THAMIRIS FILOSOFIA
PTOF. THAMIRIS - FILOSOFIA - 1ºD e 2ºD
ATIVIDADE PARA O 1ºD
-A
devolutiva será por email;
-Respondam
as perguntas no corpo do e-mail;
-Colocar
apenas as perguntas e respostas no corpo do e-mail;
-Não
esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das
respostas;
-Por
favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊
·
Os
Filósofos Sofistas:
No período socrático (séculos V e IV
a.C), as culturas estavam concentradas nas colônias gregas da cidade de Atenas.
Nesse círculo fazem parte o filósofo Sócrates e seu discípulo, Platão, que foi
mestre de Aristóteles. Durante esse
período, Atenas desenvolveu uma vida política e cultural muito forte, mesmo que
os seus pensadores ainda discutissem sobre a cosmologia (qual é a origem dos
seres?), os filósofos se perguntavam sobre antropologia, política e moral.
Nessa época também havia os sofistas.
Mas quem eram os sofistas? Eles eram
responsáveis por um ensino itinerante, ou seja, eles iam de lugar a lugar,
ensinam as pessoas de uma determinada região. O problema era que os sofistas
utilizavam um discurso muito bem feito para ensinar, o que poderia afetar as
opiniões dos seus alunos, então recebiam muitas críticas por parte de Sócrates
e consequentemente de Platão e Aristóteles também.
Justamente por utilizarem esses
discursos bem construídos, mais conhecidos como, a retórica, incentivando os
jovens a prática da dessa arte do discurso, fazendo com que mais jovens e
pessoas participassem das assembleias da cidade. Como citado anteriormente, os
sofistas eram duramente criticados por se utilizar de discursos muito
enfeitados, mas tão enfeitados que chegavam a ser vazios, mas outros tinham
como principal ambição aperfeiçoar sua capacidade de persuasão e assim,
buscando coerência e rigor na argumentação, o que levaria posteriormente ao
início da lógica. Dois dos principais sofistas foram Protágoras e Górgias.
·
Protágoras:
Conhecido como Protágoras de Abdera (485 a.C-411 a.C) dizia que “O homem é a
medida de todas as coisas”. Descontextualizado, esse fragmento torna-se um
pouco complicado pois pode significar diversas coisas, mas é muito interpretado
como uma exaltação da capacidade humana de construir e encontrar uma verdade.
Assim, o logos(conhecimento), não é divino, mas resulta do exercício técnico da
razão humana, responsável por confrontar as diversas concepções possíveis da
verdade. Colocando uma relatividade e subjetivismo, fazendo a
verdade depender das circunstâncias e do lugar onde é discutida. Ou seja, ele
defende que ninguém detém a verdade ou, pelo menos, que ela resulta da
discussão entre iguais (ou seja, resulta da discussão de pessoas que possuem a
mesma bagagem, nasceram e foram criadas no mesmo lugar, da mesma forma...).
·
Górgias:
Conhecido como Górgias de Leontini (século V a.C), nasceu na cidade a Sicília. Percorreu
diversas cidades da Grécia, inclusive Atenas e era conhecido como mestre de retórica.
Do ponto de vista do conhecimento, Górgias era um cético (ou seja, acreditava
apenas nas coisas ao qual podia ver e prová-las de forma lógica). Criticou o
debate dos Pré-Socráticos sobre a verdade e a opinião, admitindo não podemos
conhecer nada. Desenvolveu três teses:
-O ser não existe;
-Se existe alguma coisa, não
poderíamos conhecê-la;
-Se a conhecêssemos, não poderíamos
comunicá-la aos outros.
Essas
teses representam a separação ente o ser, o pensar e o dizer, aspectos que as
filosofias anteriores costumavam entrelaçar, ao identificar o pensamento acerca
do real á realidade das coisas. Górgias critica o conceito de verdade porque o
ser não se deixa desvelar pelo pensamento, restando-lhe o caminho pelo qual a
razão busca iluminar os fatos, sem chegar em uma conclusão definitiva. Ele
também foi um crítico á retórica, por acreditar que ela não ensinava de maneira
efetiva, mas sim, levando a persuasão, ou seja, a emoção e não a lógica.
1.
Por
que os Sofistas eram desrespeitados pelos filósofos antigos? Justifique sua
resposta.
2.
Procure
os significados das palavras relatividade (relativo) e subjetivismo
(subjetividade) e as explique com suas palavras, como o nosso conhecimento pode
ser afeitado pela nossa bagagem pessoal.
ATIVIDADE PRA O 2ºD
·
-A devolutiva será por
email;
-Respondam as perguntas no
corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar
NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Não precisa copiar o
exercício todo, coloquem apenas as perguntas e respostas no e-mail.
-Por favor, respondam as
devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊
· Filosofia Medieval:
· A Patrística:
No Período posterior á Filosofia
Clássica, houve o Helenismo, resultado da fusão entre as culturas grega e
oriental. Indo do século III a.C até o século III d.C. Durante meados do século
II d.C, o cristianismo começou a se expressar em contraposição á cultura
grego-romana, sendo assim difundido e acabou ganhando força na sociedade.
Os teólogos antigos utilizavam da
Bíblia e os textos dos filósofos antigos, os adaptando á razão da fé cristã. Os
religiosos que elaboraram a doutrina cristã foram chamados da Padres da Igreja,
derivando a denominação Patrística. Ela foi do período da Antiguidade,
durante a queda do Império Romano, possuindo dois períodos importantes:
-Do século II ao IV, com os primeiros
Padres da Igreja;
-Nos séculos IV e V, sendo seu auge
com Agostino de Hipona.
Como maneira de converter os pagãos e
combater heresias, os Padres da Igreja escreviam obras que utilizavam
argumentos racionais e lógicos para defender a fé católico-cristã.
O principal nome da Patrística foi
Agostinho de Hipona, ou o Santo Agostinho, como vimos no exercício passado.
·
A
Escolástica:
Após a queda do Império
Romano, a região da Roma antiga foi invadida pelos bárbaros, tornando-se novos
reinos bárbaros. O que possibilitou a Igreja Católica e consolidar nessa
sociedade, até o início do Renascimento.
No segundo período da
Idade Média, na Baixa Idade Média, era possível observar mudanças na sociedade,
sendo um perigo para a Igreja, onde a razão buscava sua autonomia da sociedade
cristã. Foi nesse período que surgiu o Tomás de Aquino (como vimos na lição
passada). São Tomás de Aquino tratou de unir a razão e a fé, onde a filosofia
trabalhava a favor da religião.
Foi justamente nesse
período que surgiram as primeiras universidades, por isso esse período tem o
nome de “Escolástica”.
·
MONGES
COPISTAS: Você sabe quem são eles?
Eles cumpriam a função de reproduzir
ou traduzir obras clássicas. Ou seja, Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino e
vários outros filósofos do período medieval apenas conseguiam entender o
pensamento da Grécia Antiga, porque os monges copistas traduziram e copiaram as
obras de Platão, Aristóteles e vários outros. Quem decidia quais obras seriam
copiadas e assim, estudadas, era a Igreja Católica.
1. Qual a diferença entre o acesso da
informação dos tempos atuais, com o advento da internet e do acesso a
informação dos tempos antigos?
2. Como você acredita que a Filosofia
consegue se relacionar com a religião?
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