THAMIRIS FILOSOFIA


PTOF. THAMIRIS - FILOSOFIA - 1ºD e 2ºD





 ATIVIDADE PARA O 1ºD



-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Colocar apenas as perguntas e respostas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

·        Os Filósofos Sofistas:
No período socrático (séculos V e IV a.C), as culturas estavam concentradas nas colônias gregas da cidade de Atenas. Nesse círculo fazem parte o filósofo Sócrates e seu discípulo, Platão, que foi mestre de Aristóteles.  Durante esse período, Atenas desenvolveu uma vida política e cultural muito forte, mesmo que os seus pensadores ainda discutissem sobre a cosmologia (qual é a origem dos seres?), os filósofos se perguntavam sobre antropologia, política e moral. Nessa época também havia os sofistas.
Mas quem eram os sofistas? Eles eram responsáveis por um ensino itinerante, ou seja, eles iam de lugar a lugar, ensinam as pessoas de uma determinada região. O problema era que os sofistas utilizavam um discurso muito bem feito para ensinar, o que poderia afetar as opiniões dos seus alunos, então recebiam muitas críticas por parte de Sócrates e consequentemente de Platão e Aristóteles também.
Justamente por utilizarem esses discursos bem construídos, mais conhecidos como, a retórica, incentivando os jovens a prática da dessa arte do discurso, fazendo com que mais jovens e pessoas participassem das assembleias da cidade. Como citado anteriormente, os sofistas eram duramente criticados por se utilizar de discursos muito enfeitados, mas tão enfeitados que chegavam a ser vazios, mas outros tinham como principal ambição aperfeiçoar sua capacidade de persuasão e assim, buscando coerência e rigor na argumentação, o que levaria posteriormente ao início da lógica. Dois dos principais sofistas foram Protágoras e Górgias.
·        Protágoras: Conhecido como Protágoras de Abdera (485 a.C-411 a.C) dizia que “O homem é a medida de todas as coisas”. Descontextualizado, esse fragmento torna-se um pouco complicado pois pode significar diversas coisas, mas é muito interpretado como uma exaltação da capacidade humana de construir e encontrar uma verdade. Assim, o logos(conhecimento), não é divino, mas resulta do exercício técnico da razão humana, responsável por confrontar as diversas concepções possíveis da verdade. Colocando uma relatividade e subjetivismo, fazendo a verdade depender das circunstâncias e do lugar onde é discutida. Ou seja, ele defende que ninguém detém a verdade ou, pelo menos, que ela resulta da discussão entre iguais (ou seja, resulta da discussão de pessoas que possuem a mesma bagagem, nasceram e foram criadas no mesmo lugar, da mesma forma...).

·        Górgias: Conhecido como Górgias de Leontini (século V a.C), nasceu na cidade a Sicília. Percorreu diversas cidades da Grécia, inclusive Atenas e era conhecido como mestre de retórica. Do ponto de vista do conhecimento, Górgias era um cético (ou seja, acreditava apenas nas coisas ao qual podia ver e prová-las de forma lógica). Criticou o debate dos Pré-Socráticos sobre a verdade e a opinião, admitindo não podemos conhecer nada. Desenvolveu três teses:
-O ser não existe;
-Se existe alguma coisa, não poderíamos conhecê-la;
-Se a conhecêssemos, não poderíamos comunicá-la aos outros.
            Essas teses representam a separação ente o ser, o pensar e o dizer, aspectos que as filosofias anteriores costumavam entrelaçar, ao identificar o pensamento acerca do real á realidade das coisas. Górgias critica o conceito de verdade porque o ser não se deixa desvelar pelo pensamento, restando-lhe o caminho pelo qual a razão busca iluminar os fatos, sem chegar em uma conclusão definitiva. Ele também foi um crítico á retórica, por acreditar que ela não ensinava de maneira efetiva, mas sim, levando a persuasão, ou seja, a emoção e não a lógica.
1.     Por que os Sofistas eram desrespeitados pelos filósofos antigos? Justifique sua resposta.

2.     Procure os significados das palavras relatividade (relativo) e subjetivismo (subjetividade) e as explique com suas palavras, como o nosso conhecimento pode ser afeitado pela nossa bagagem pessoal.






  ATIVIDADE PRA O 2ºD


·         
-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Não precisa copiar o exercício todo, coloquem apenas as perguntas e respostas no e-mail.
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

·       Filosofia Medieval:
·       A Patrística:
No Período posterior á Filosofia Clássica, houve o Helenismo, resultado da fusão entre as culturas grega e oriental. Indo do século III a.C até o século III d.C. Durante meados do século II d.C, o cristianismo começou a se expressar em contraposição á cultura grego-romana, sendo assim difundido e acabou ganhando força na sociedade.
Os teólogos antigos utilizavam da Bíblia e os textos dos filósofos antigos, os adaptando á razão da fé cristã. Os religiosos que elaboraram a doutrina cristã foram chamados da Padres da Igreja, derivando a denominação Patrística. Ela foi do período da Antiguidade, durante a queda do Império Romano, possuindo dois períodos importantes:
-Do século II ao IV, com os primeiros Padres da Igreja;
-Nos séculos IV e V, sendo seu auge com Agostino de Hipona.
Como maneira de converter os pagãos e combater heresias, os Padres da Igreja escreviam obras que utilizavam argumentos racionais e lógicos para defender a fé católico-cristã.
O principal nome da Patrística foi Agostinho de Hipona, ou o Santo Agostinho, como vimos no exercício passado.

·        A Escolástica:
Após a queda do Império Romano, a região da Roma antiga foi invadida pelos bárbaros, tornando-se novos reinos bárbaros. O que possibilitou a Igreja Católica e consolidar nessa sociedade, até o início do Renascimento.
No segundo período da Idade Média, na Baixa Idade Média, era possível observar mudanças na sociedade, sendo um perigo para a Igreja, onde a razão buscava sua autonomia da sociedade cristã. Foi nesse período que surgiu o Tomás de Aquino (como vimos na lição passada). São Tomás de Aquino tratou de unir a razão e a fé, onde a filosofia trabalhava a favor da religião.
Foi justamente nesse período que surgiram as primeiras universidades, por isso esse período tem o nome de “Escolástica”.

·        MONGES COPISTAS: Você sabe quem são eles?
Eles cumpriam a função de reproduzir ou traduzir obras clássicas. Ou seja, Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino e vários outros filósofos do período medieval apenas conseguiam entender o pensamento da Grécia Antiga, porque os monges copistas traduziram e copiaram as obras de Platão, Aristóteles e vários outros. Quem decidia quais obras seriam copiadas e assim, estudadas, era a Igreja Católica.

1.     Qual a diferença entre o acesso da informação dos tempos atuais, com o advento da internet e do acesso a informação dos tempos antigos?

2.     Como você acredita que a Filosofia consegue se relacionar com a religião?



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