ARTES - PROFESSOR - JOSE ANTONIO
ATIVIDADES DE ARTES 1º ANOS A - B - C
Prof Jose Antonio /ARTE
Na atividade anterior estudamos o Surgimento das Historias em Quadrinhos e as
mudanças provocadas no mundo . No retorno as aulas presenciais espero aprofundar a
analise deste assunto e produzir Histórias em Quadrinhos COM os 1ºs Anos .
Agora apresento a vocês um conteúdo interessante que pode ser comparado a uma importante
manifestação popular cultural do mundo de hoje :
P R É - H I S T Ó R I A DA A R T E
No decorrer dos anos em que vive sobre a face da Terra, o homem sempre manifestou uma
necessidade incrível de expressar sua opinião , seus sentimentos , sua impressão sobre o mundo
que o cerca.
Daí surge a Arte, em diversos níveis, diversas modalidades. Alguns dos tipos de Arte que
surgiram antigamente e que podemos citar são :
ARQUITETURA LITERATURA TEATRO DANÇA
PINTURA ESCULTURA MÚSICA
HISTÓRIAS em QUADRINHOS - CINEMA ( TV) - FOTOGRAFIA WEB ART
Desde que surgiu sobre a face da Terra , o ser humano deixou em diversas obras e objetos
um registro claro da sua vida e do mundo que o cercava .
Os primeiros registros de que temos notícia datam de um período conhecido como Pré –
História , que por ser um período muito longo foi dividido em três :
Paleolítico Inferior
Paleolítico Superior
Neolítico
As primeiras manifestações artísticas do homem de que temos notícias, calcula-se, tenham
ocorrido durante o Período do Paleolítico Superior .
Eram pinturas Rupestres ( feitas nas paredes das cavernas ) : Niaux, Font de Gaume e
Lascaux , na França e Altamira, na Espanha ) .
As primeiras pinturas eram muito simples com traços feitos nas paredes da cavernas como
“As mãos em negativo” e depois de um certo tempo começaram a aparecer a figura de animai
A principal característica da Arte da Idade da Pedra Lascada ( Pal. Superior ) é o Naturalismo:
O artista pintava os seres do modo como os via na natureza .
A explicação mais aceita para a existência dessa Arte é o Religioso . Teriam sido realizadas por
caçadores paleolíticos e teriam finalidade mágica . O caçador imaginava que conseguiria o
animal se possuísse sua imagem .
ESCULTURA
Nota-se no período Paleolítico a ausência de figuras masculinas, predominando as figuras
femininas com as cabeças surgindo como um prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado
e grandes nádegas .
Ex . destas obras são : Venus de Savinhano e Venus de Willendorf da Austria .
ARTE NEOLÍTICA
O último período da Pré- História é chamado de Neolítico , Ou Idade da Pedra Polida ;
nome dado por causa da técnica de construir armas e instrumentos com pedras polidas
mediante o atrito .
Esse foi um período de grandes mudanças :
Início das atividades agrícolas Domesticação de animais
Substituição da vida nômade ( por uma mais estabilizada ) Divisão de trabalho
Criação da primeira instituição ( família )
TRABALHOS ARTÍSTICO DO PERÍODO NEOLÍTICO
Tecelagem Cerâmica Primeiras moradias
Trabalhos diversos com metais ( após a descoberta do fogo, através do atrito )
MUDANÇA NA VIDA E NA ARTE DO NEOLÍTICO
O homem Neolítico não precisava mais ter os sentidos aguçado do caçadorPaleolítico . Seu poder de observação então foi substituído pela abstração e a racionalização .
Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na a arte e provocaram a mudanças :
- homem caçador torna-se camponês
- o poder de observação do homem torna-se abstrato
- Abandonodo estilo Naturalista com o Surgimento de um estilo Simplificado e Geometrizante
- As figuras que antes representavam fielmente a natureza passaram apenas a sugerir .
Os temas também mudaram . O homem começou a representar a vida coletiva e
surpreendentemente resolveu problemas na Arte , como :
- Dar idéia de movimento com a criação de figuras ágeis ,leves pequenas e de pouca cor .
Com o tempo as figuras foram se reduzindo a apenas traços e linhas muito simples .
Desses desenhos surge a primeira forma de escrita : A escrita Pictográfica, que consiste em
representar seres e idéias pelo desenho .
ARQUITETURA
Dessas contruções são conheci -das “OS NURAGUES” ( Edificações de pedra em forma de
Cone Truncado )
São também desse período : os Dolmens ( Duas ou mais pedras grandes fincadas
verticalmente no chão, como se fossem paredes e uma grande pedra colocada horizontalmente
sobre ela, parecendo um teto , ) Ex : Dolmens : Santuário de Stonehenge
Interessante não ? O ser humano sempre produziu e continua produzindo Arte em sua vida .
Hoje, uma dessas manifestações artísticas são os Grafites, presentes em muros e painéis pelo mundo.
. Baseado nisso , quero pedir a vocês que pesquisem tudo que puderem sobre o :
- O Grafite no mundo, no Brasil e a trajetória de 02 artistas significativos. Vida e suas obras
-Sugestões : COBRA - NINA PANDOLFO - CRANIO - Edgar MILLER - basquiat etc
- Relacionem também só o nome de mais 10 grafiteiros . Surpreendam . o professor !!
- Selecionem e anexem ao trabalhos IMAGENS relacionadas ao tema e comentem
Abaixo, seguem Sugestões de tópicos para as analises ? ( Este não é um questionário a ser
respondido, mas sugestões de assuntos a serem abordados )
- As polemicas que envolvem esta arte ( Proibições, criminalização, Graffite/Pixaçoes )
- Outras Artes relacionadas : o Hip Hop , o Break - nada extenso , só curiosidades.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA A AVALIAÇÃO :
- ( Declarar as fontes de pesquisa, Selecionar imagens e guardar toda PESQUISA em casa )
O que deve ser enviado p/ o professor ?
Somente CONCLUSÃO PESSOAL DETALHADA
Repito . Conclusão não é copia do texto pesquisado, mas uma analise, pessoal do conteúdo com
pontos positivos, negativos, interessantes , curiosos, E comparativos com a Arte Pre histórica.
Duvidas ?? Se você tiver alguma , entre em contato proartjose@gmail.com
ATIVIDADES DE ARTES PARA 2º ANOS A - B - C - D - E
ATIVIDADE PARA O 2ºA 2º B 2º C 2º D 2º E - ENSINO MEDIO
Prof Jose Antonio /ARTE
Na atividade anterior estudamos o Surgimento da Fotografia e as mudanças provocadas no
mundo ., No retorno as aulas presenciais espero aprofundar a analise deste assunto e produzir
com todas os 2ºs Anos surpreendentes FOTOGRAFIAS .
Agora apresento a vocês uma interessante mudança que teve grande influencia da
Fotografia, que foi o Movimento artístico chamado :
IMPRESSIONISMO -
O Impressionismo foi um movimento que revolucionou profundamente a pintura e deu inicio
as grandes tendências da arte do século XX. Foi batizado pelo crítico de arte Leroy ao contemplar o
quadro de Claude Monet, “Impressão, sol nascente “1872
Pintores : Monet, Pissarro, Sisley, Degas, Renoir, Morisot, Cesane, etc .Os objetivos deste movimento :
- Abandonar os ateliês fechados e sair para pintar ao ar livre, para registrar, pela observação direta,
as constantes modificações que a luz solar produz na natureza . A invenção da Fotografia ajudou
a impulsionar este movimento
- As figuras não deveriam ter contornos nítidos ( já que a linha é uma abstração do ser humano)
- As cores e tonalidades não deveriam ser obtidas na mistura das tinta na paleta do pintor, mas pelo contrário deveriam ser puras e dissociadas nos quadros .Geralmente apresentavam cores leves e transparentes, com contornos diluído pelos efeitos
luminosos da natureza. (As incidências de luz num objeto refletem a cor deste objeto em outro)
NEO – IMPRESSIONISMO
O Neo- Impressionismo baseia-se no estudo científico da cor através da mistura ótica .ë também
conhecido por Pontilhismo e Divisionismo .
Pintores : Paul Signac e Georges Seurat são os melhores expoentes
Os artistas queriam dar a sensação de imagens pulverizadas no espaço, colocando as cores
puras ao lado uma da outra diretamente na tela para que produzissem sensações óticas de novas cores
Gauguin – Trabalha com as cores fortes sem claro-escuro e as formas são bidimensionais, sem perspectiva .
Interessante não? Com o retorno as aulas presenciais produziremos composições
baseadas nestas técnicas. . Aguarde !. Este movimento que revolucionou o mundo fez com
todos observassem as composições a partir de cores, formas, manchas, pontos . Atualmente
vivemos mais um período de revolução com o avanço no uso das tecnologias e mídias . E
a arte tem tido um papel fundamenta neste sentido , principalmente quando se aprimora
no uso dos mesmos elementos e principalmente dos pontos ( ou PIXELS) . Para
complementar esta atividade gostaria que vocês pesquisassem .sobre o tema :
- ARTE DIGITAL .- Inclua também o conceito Pixel
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA A AVALIAÇÃO :
- ( Declarar as fontes de pesquisa, Selecionar imagens interessantes e guardar tudo em casa )
- A sugestão sempre é utilizar mais de uma fonte de pesquisa, retirando de cada uma delas
somente o que achar mais interessante
- A pesquisa novamente deve ser arquivada deve ser arquiva no email dos alunos
O que deve ser enviado no e mail ?
– Somente A CONCLUSÃO PESSOAL DETALHADA .
Repito . Conclusão não é copia do texto pesquisado, mas uma analise, pessoal do conteúdo
com pontos positivos, negativos, interessantes , curiosos, E comparativos com a Arte Neo
Impressionista ( Pontilhismo E Arte Digital )
Abaixo, seguem Sugestões de tópicos para as analises ? ( Este não é um questionário a ser
respondido, mas sugestões de assuntos a serem abordados )
- Como você ve a utilização da arte pelos alunos e pessoas em geral hoje ?
- Como você ve a utilização da arte nas Mídias e meios de Comunicação ?
- A arte e a Mídia influenciam as pessoas ??
Duvidas ?? Se você tiver alguma , entre em contato proartjose@gmail.com
Comentários
Postar um comentário