CIENCIAS - PROFESSORA DEISI

ATIVIDADES PARA 0 7º AN0 C ( 3 ATIVIDADE)

7ºC Profª Deisi/Ciências 
TEMA:MÁQUINAS SIMPLES

ASSISTIR OS VÍDEOS, 

 https://youtu.be/1cLd3zoe5WQ ( Máquinas Simples)

https://youtu.be/P3pctzmt8eo ( Máquinas Simples)

LER O MATERIAL .E RESPONDER AS QUESTÕES NO FINAL. 


E RESPONDER AS QUESTÕES NO FINAL. 
OBS: RESPONDER NA PRÓPRIA FOLHA, SALVAR E ENVIAR.


QUESTÕES
Complete utilizando as máquinas simples: Alavanca, parafuso, plano inclinado, polia ou roldana, roda eixo, engrenagem, cunha.

1. Que tipo de máquina simples está envolvido no funcionamento de um abridor de garrafas?
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________________

2. Ao usarmos uma chave de fenda para abrir uma lata de tinta, estamos empregando qual máquina simples?
_______________________________________________________________

 3. Qual é o tipo de máquina simples que está envolvido no funcionamento de um saca-rolhas?
_______________________________________________________________

 4. Que tipos de máquinas simples estão envolvidos no funcionamento de uma tesoura?
_______________________________________________________________


5. Que máquina simples é utilizada para se arriar ou hastear uma bandeira?

_____________________________________________________________

6. Explique por que é mais difícil abrir uma lata de refrigerante quando aquela “argolinha” está quebrada.

_______________________________________________________________

7- Que tipo de máquina simples é utilizada para subir os  varais de teto?
____________________________________________________

8- Ao colocar uma caixa pesada em um caminhão, que máquina simples está sendo empregada?
_______________________________________________________________

9- Algumas máquinas manuais como de moer carne, café , ou espremer cana utiliza um tipo de máquina simples. Esse movimento de giro é transmitido por:

_______________________________________________________________

10- Transportar um caixote pesado de um lugar para o outro.

__________________________________________________________

11- A aplicação mais importante está nos instrumentos para cortar, como o machado, o formão e a talhadeira. Possibilita mudar a direção de atuação da força aplicada.
_____________________________________________________________

COLOCAR NOME E SERIE , ENCAMINAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA: deisimarchetti@yahoo.com.br




ATIVIDADES PARA 8º ANOS A - C (ATIVIDADE3)

8ºano A e C Profª DEISI/CIÊNCIAS 
TEMA:Vida e Evolução

LEIA O MATERIAL 

ASSISTA OS VÍDEOS PARA AUXILIAR NOS
ESTUDOS. 
https://youtu.be/UlNCJd3fJe8 ( REPRODUÇÃO NO REINO VEGETAL)


 Responder na própria folha , salvar e enviar

QUESTÕES
1. Cite uma característica dos processos reprodutivos de briófitas e pteridófitas
que não ocorre nos de gimnospermas e angiospermas.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
_____________________________________________________________
____________________________
2. Qual é a importância do grão de pólen para gimnospermas e angiospermas?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3. Descreva as características das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e
angiospermas:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

4. Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas
nas:
a) Gimnospermas.
b) Briófitas.
c) Pteridófitas.
d) Angiospermas.

5. Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos
básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas
características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a
seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos
condutores de seiva.
a) Briófitas.
b) Pteridófitas.
c) Gimnospermas.
d) Angiospermas.

6. Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de
ciências para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao
local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma
angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se
tratava desse grupo de planta?
a) Presença de sementes.
b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam
maiores.
c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.
d) Presença de frutos envolvendo a semente.
e) Presença de raízes.

7. Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que
indica corretamente um representante das pteridófitas.
a) Musgos.
b) Pinheiros.
c) Mangueiras.
d) Milho.
e) Samambaias.

8. Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas,
algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de
organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a
alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:
a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e
frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.
b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.:
algas cianofíceas.
c) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos
frutos. Ex.: pinheiros.
d) Gimnospermas: plantas avasculares; possuem somente raízes, caule,
plantas de pequeno porte. Ex.: musgo.
e) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e
folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

9. Quando falamos de uma planta que apresenta tecido vascular, não possui
ovário, não produz sementes e tem como geração dominante a esporofítica,
estamos nos referindo a uma:
a) Angiosperma.
b) Gimnosperma.
c) Pteridófita.
d) Briófita.

10.Sabemos que os vegetais são seres autotróficos. Eles são capazes de
produzir glicose utilizando gás carbônico e água em um processo denominado:
a )Fermentação lática.
b) Fotossíntese
c) Respiração celular
d) Respiração anaeróbia


COLOCAR NOME E SERIE , ENCAMINAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA: deisimarchetti@yahoo.com.br


ATIVIDADES PARA O 9º ANO A - B - C (ATIVIDADE 3)

9º Ano A, B e C
CIÊNCIAS/ PROFESSORA DEISI

ASSISTIR OS VÍDEOS 
ONDAS MECÂNICAS E ELETROMAGNÉTICAS
https://youtu.be/EuCQ7YdqHjE  (radiações eletromagnéticas)
https://youtu.be/7kgIbTY4HXM (luz visível e a sua composição)
https://youtu.be/dkP21iaG0Ek (radiações e suas aplicações)
https://youtu.be/DcDhVIwCKns (radiação a serviço da saúde )
https://youtu.be/2UGL7QosvXE (radiações na medicina)
https://youtu.be/LqsdO3WadOw (mecanismos de transmissão e
recepção de imagem e som)

LER O MATERIAL E RESPONDER AS QUESTÕES


OBS: PODE RESPODER NO PRÓPRIO FORMULÁRIO ABAIXO.
ONDAS MECÂNICAS E ELETROMAGNÉTICAS.

QUESTÕES
1- Cite exemplos:
a) Ondas mecânicas
____________________________________________________________________________________________________________________________
b) Ondas eletromagnéticas
____________________________________________________________________________________________________________________________
2 De acordo com o texto, cite algumas aplicações do efeito Doppler no
cotidiano e sua presença em meio à fauna.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- As ondas são fenômenos que transportam matéria e energia? Explique.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
_____________________________________________________________
______________________________________________________________
4- Observe a onda abaixo.
Responda:
a) Comprimento de onda larga a frequência é ________________.
b) Comprimento de onda curta a frequência é ________________.


5- Considere uma onda que se propaga em uma corda. Qual característica da
onda está descrita em cada item abaixo?
a) Parte mais alta de uma onda _________________________
b) Parte mais baixa de uma onda.___________________________
c) Distância entre o ponto de equilíbrio e uma crista.______________________
d) Distância entre duas cristas. ____________________________

e) Número de oscilações em uma unidade de tempo. ______________________
f) Tempo de uma oscilação. ________________________

6- Em quais categorias é possível classificar as ondas com relação à sua
natureza?
____________________________________________________________________________________________________________________________

7-Por que conseguimos ouvir melhor o som proveniente de um cômodo vizinho
quando encostamos a orelha na parede?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

8- Faça desenhos representando duas ondas:
a) de mesmo comprimento de onda e de diferentes amplitudes;
b) de mesma amplitude e de diferentes comprimentos de onda.

9- Ordene as radiações eletromagnéticas abaixo de forma crescente, de
acordo com a sua frequência.
Luz visível, infravermelho, raios X, ultravioleta, ondas de rádio e micro-ondas.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

10- RESPONDA
a) Diferencie radiação ionizante de radiação não ionizante. Cite exemplos
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
b) Cite exemplo de radiação ionizante, no diagnóstico e no tratamento do
câncer.
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________



COLOCAR NOME E SERIE , ENCAMINAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA: deisimarchetti@yahoo.com.br

Comentários

  1. Parabéns aos alunos que concluíram as atividades!
    Vocês com certeza farão a diferença...
    Para aqueles, que por algum motivo não o fizeram ainda, vamos lá, façam a diferença também, ainda da tempo.Estou aguardando!!!
    Beijos da Pro Deisi/Ciências

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY