MARCIO EDUCACAO FISICA
PROF. MARCIO - EDUCACAO FISICA - 1ºD e 1ºE
ATIVIDADE DE EDUCACAO FISICA PARA 1ºD e 1ºE
Ginástica Rítmica
Objetivo
Apresentar os conceitos históricos da ginástica rítmica;
Espera-se que os estudantes identifiquem os conceitos
históricos da ginástica rítmica; identificar técnicas e combinações de
diferentes movimentos que constituem a GR; Analisar, identificar e criar
aparelhos da GR com materiais recicláveis de forma artesanal.
Espera-se que os estudantes utilizem seus conhecimentos
intrínsecos na obtenção de novas abordagens do conteúdo de trabalho e
apresente-os em forma de texto teórico dissertativo e atividades práticas.
Por ferramentas de online (google);
História da Ginástica Rítmica (GR)
Ao contrário da ginástica artística, a ginástica rítmica é
uma prática recente na história da humanidade, tendo sido criada no início do
século 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente
chamado de ginástica moderna, o esporte nasceu de uma combinação de técnicas de
movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, entre outros.
Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmico”, devido à
utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961,
alguns países do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da
modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG)
reconheceu a Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) como esporte.
Bom, que começou a desenvolver a ginastica rítmica foi o
pedagogo Jean Jacques Rousseau, porém com o passar do tempo o estudioso Guts
Muths, foi um dos pioneiros da ginástica em si, onde a mesa é voltada ao
fortalecimento do indivíduo, contudo somente no século XIX, está modalidade da
ginástica começou a se enraizar, com a atitude de François Delsarte, ele foi o
primeiro a lançar suas ideias sobre a expressão de sentimentos com movimentos
corporais.
As primeiras décadas do século 20 serviram para desenvolver
o novo esporte. Em 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna,
cujo objetivo era disseminar a modalidade por meio de competições e
demonstrações. Mas o movimento de divulgação já vinha ganhando força antes da
fundação da liga. Em 1948, durante as Olimpíadas de Londres, os países que
disputaram as competições de ginástica artística tiveram que participar de dois
eventos da ginástica moderna por equipes: em um aparelho escolhido livremente e
de mãos livres, com acompanhamento musical. Na edição seguinte dos Jogos, em
1952, em Helsinque, a ginástica moderna foi incluída como esporte de
demonstração.
Dez anos depois disso, o 41º Congresso da Federação
Internacional de Ginástica reconheceu, em 1962, a ginástica moderna como
modalidade independente. Em 1963, foi realizado em Budapeste, na Hungria, o 1º
Campeonato Mundial. Naquele mesmo ano e até 1972, o esporte foi rebatizado de
ginástica rítmica moderna. Então, no 53º Congresso da Federação Internacional
de Ginástica, adotou-se a nomenclatura ginástica rítmica desportiva (GRD).
Finalmente, em 2003, o nome foi reduzido para ginástica rítmica.
Competências e habilidades: Reconhecer e analisar o
histórico da Ginástica rítmica tanto em seu país de origem quanto sua chegada
ao Brasil; identificar técnicas e combinações de diferentes movimentos que
constituem a GR; Analisar, identificar e criar aparelhos da GR com materiais
recicláveis de forma artesanal.
ATIVIDADES:
1- Escreva quais são os aparelhos da GR feminina e suas
características.
2- Escreva quais são os aparelhos da GR masculina e suas
características.
3- Confeccione um aparelho de Ginastica Rítmica com
materiais recicláveis e artesanais, fotografe você e o aparelho juntos e envie.
Aparelho da Ginástica rítmica: materiais recicláveis como
papel, plástico, barbantes. Cola, fita adesiva, adesivos.
Link de um exemplo de
aparelho:https://www.youtube.com/watch?v=0YVNRmzk5rc
enviar atividades para o e-mail:
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