MARCIO EDUCACAO FISICA


PROF. MARCIO - EDUCACAO FISICA - 1ºD e 1ºE


ATIVIDADE DE EDUCACAO FISICA PARA 1ºD e 1ºE


Ginástica Rítmica
Objetivo             
Apresentar os conceitos históricos da ginástica rítmica;
Espera-se que os estudantes identifiquem os conceitos históricos da ginástica rítmica; identificar técnicas e combinações de diferentes movimentos que constituem a GR; Analisar, identificar e criar aparelhos da GR com materiais recicláveis de forma artesanal.
Espera-se que os estudantes utilizem seus conhecimentos intrínsecos na obtenção de novas abordagens do conteúdo de trabalho e apresente-os em forma de texto teórico dissertativo e atividades práticas.

Por ferramentas de online (google);

História da Ginástica Rítmica (GR)

Ao contrário da ginástica artística, a ginástica rítmica é uma prática recente na história da humanidade, tendo sido criada no início do século 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente chamado de ginástica moderna, o esporte nasceu de uma combinação de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, entre outros.

Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmico”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns países do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) como esporte.
Bom, que começou a desenvolver a ginastica rítmica foi o pedagogo Jean Jacques Rousseau, porém com o passar do tempo o estudioso Guts Muths, foi um dos pioneiros da ginástica em si, onde a mesa é voltada ao fortalecimento do indivíduo, contudo somente no século XIX, está modalidade da ginástica começou a se enraizar, com a atitude de François Delsarte, ele foi o primeiro a lançar suas ideias sobre a expressão de sentimentos com movimentos corporais. 

As primeiras décadas do século 20 serviram para desenvolver o novo esporte. Em 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna, cujo objetivo era disseminar a modalidade por meio de competições e demonstrações. Mas o movimento de divulgação já vinha ganhando força antes da fundação da liga. Em 1948, durante as Olimpíadas de Londres, os países que disputaram as competições de ginástica artística tiveram que participar de dois eventos da ginástica moderna por equipes: em um aparelho escolhido livremente e de mãos livres, com acompanhamento musical. Na edição seguinte dos Jogos, em 1952, em Helsinque, a ginástica moderna foi incluída como esporte de demonstração.
Dez anos depois disso, o 41º Congresso da Federação Internacional de Ginástica reconheceu, em 1962, a ginástica moderna como modalidade independente. Em 1963, foi realizado em Budapeste, na Hungria, o 1º Campeonato Mundial. Naquele mesmo ano e até 1972, o esporte foi rebatizado de ginástica rítmica moderna. Então, no 53º Congresso da Federação Internacional de Ginástica, adotou-se a nomenclatura ginástica rítmica desportiva (GRD). Finalmente, em 2003, o nome foi reduzido para ginástica rítmica.

Competências e habilidades: Reconhecer e analisar o histórico da Ginástica rítmica tanto em seu país de origem quanto sua chegada ao Brasil; identificar técnicas e combinações de diferentes movimentos que constituem a GR; Analisar, identificar e criar aparelhos da GR com materiais recicláveis de forma artesanal.
ATIVIDADES:

1- Escreva quais são os aparelhos da GR feminina e suas características.
2- Escreva quais são os aparelhos da GR masculina e suas características.
3- Confeccione um aparelho de Ginastica Rítmica com materiais recicláveis e artesanais, fotografe você e o aparelho juntos e envie.

Aparelho da Ginástica rítmica: materiais recicláveis como papel, plástico, barbantes. Cola, fita adesiva, adesivos.
Link de um exemplo de aparelho:https://www.youtube.com/watch?v=0YVNRmzk5rc

enviar atividades para o e-mail: 

marcioluiz2008@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY