REGINA PROJETO DE VIDA


PROF. REGINA - PROJETO DE VIDA - 3ºB




ATIVIDADE PARA O 3ª SÉRIE, B


HABILIDADE:  COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAL EM FOCO: Organização, foco, reponsabilidade, determinação, iniciativa social, assertividade, imaginação criativa, curiosidade para aprender, e tolerância a frustação.
MATERIAL NECESSARIO: DIARIO DE PRATICA E VIVENCIAS CELULAR OU COMPUTADOR COM INTERNET
OBJETIVO :Explorar a aprendizagem sobre redes do mundo do trabalho e elaboração de projeto que possibilita articulação com rede profissional relacionada ao projeto de vida do estudante.
PARA INICIAR SUA REUNIÃO VOCÊ PODE CONVIDA  SEUS FAMILIARES PARA FAZER PARTE DA REUNIÃO COM VOCÊ.
LER O CADERNO DO ALUNO PARA INICIAR, A LIÇÃO NAS páginas 146-147 e 148.
O planejamento é uma etapa essencial para que qualquer processo seja desenvolvido com sucesso, assim, as chances de que tudo dê certo aumenta muito e crescem quando o planejamento é bem feito. No caso do projeto, a proposta é que vocês façam o planejamento a partir de reuniões e tenha um projeto como produto desta etapa.
A reunião é uma atividade muito comum em praticamente em todas as áreas do mundo do trabalho, seja em uma oficina mecânica do bairro, uma ONG , em time de futebol ou uma empresa multinacional ,as quais precisam planejar ações para o futuro,  tomar decisões, avaliar como o trabalho está acontecendo, dentre tantas outra ação.
Uma reunião pode ser composta por duas pessoas ou dezenas e acontece à rede de uma mesa ou por meio de videoconferências, cujo princípio é: muitas cabeças juntas pensam melhor do que uma. Além disso, é o jeito mais prático e rápido de garantir que todos os envolvidos acompanhem os acontecimentos da organização e compartilhem dos objetivos e metas da equipe, construindo juntos seus próximos passos.
O PASSO A PASSO NECESSARIO PARA REALIZAR UMA BOA REUNÃO.
ESCOLHER UM MEDIADOR:
O mediador é o integrante do grupo responsável por “puxar” a reunião. Não é o chefe, não é “quem manda”, mas é quem deve ficar atenta a pauta do encontro, quem trabalha para que todos mantenha o foco, quem organiza o fluxo da conversa. Como é uma função essencial, é necessário revezar: a cada reunião, o grupo escolhe quem assume esse papel.

ESCOLHER UM REDATOR: O relator é tão importante quanto o mediador: é quem registra a pauta, as discussões e os encaminhamentos propostos na reunião e garante que o que foi conversado conste capacidade de síntese, para resumir o que foi discutido e combinado. Façam um rodízio, assim vocês dividem a responsabilidade e todos praticam o registro
DEFINIR UMA PAUTA: A pauta é a lista de assuntos que orienta uma reunião. É a paridela que as discussões vão se organizar. Uma boa pauta deve ser bem focada: definam no máximo cinco tópicos, para que a conversa seja produtiva e resulte em bons encaminhamentos. Se ficarem assunto pendentes, agendem outra reunião para abordá-los.
TROCAR IDEIAS EM DISCUSSÃO COLETIVA: Discutam livremente, assumam suas posições no debate, sem esquecer que é preciso respeitar   as opiniões e o tempo do outro. Caso seja necessário, o mediador atua para garantir que ninguém “atropele” a fala do colega do grupo e para que a conversa não se disperse e não perca o foco.
DEFINIR ENCAMINHAMENTOS E RESPONSAVEIS: Ao final da reunião, é fundamental definir quais são os encaminhamentos, ou seja, as tarefas que serão realizadas a partir do foi discutido. Dividam responsabilidades e estabeleçam os responsáveis no grupo por cada ação. Na reunião seguinte, o mediador pode começar a reunião conferindo se as ações previstas foram concretizadas e o que ainda falta fazer.
REDIGIR UMA PAUTA: A ata é o documento oficial de uma reunião. O relato descreve nesse documento, em tópico ou texto corrido, o encontro realizado, sendo ideal que faça isso na própria Reunião, porque a ata deve ser aprovada por todos e logo estar disponível a qualquer interessado. Um conjunto de atas compõe uma memória de percurso feito. Por essa razão, não podem faltar em uma ata, data, local, horário de início e fim da reunião; pessoas presentes; pauta; síntese das discussões; decisões tomadas encaminhamento e responsáveis.
RESPONDA AS QUESTÕES
1) QUAL A FUNÇÃO DO MEDIADOR?
2) O QUE É UMA ATA?
3) Pauta é a lista de assuntos que orienta uma reunião
(   ) falso        (   ) verdadeiro
4)  Não é precisa fazer reunião para um projeto dar certo.
(   ) falso        (   ) verdadeiro
5)O planejamento desenvolvido deve ser apresentado na reunião em forma de projeto.
(   ) falso        (   )  verdadeiro
6) Redigir uma ata relatando como foi a reunião com seus familiares.

COLOCAR: NOME, NÚMERO E SERIE
FAZER DE CANETA OU DIGITADO: ENVIA PARA reginaviera_silva@hotmail.com
BONS ESTUDOS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY