HISTORIA - PROFESSOR FABIO

ATIVIDADES PARA 0 9º ANO A - B (ATIVIDADE 3)

Escola Estadual Padre Antão

Nome:___________________________________________-nº _____________ 9ºano____________

Atividade Domiciliar – História

Esses exercícios correspondem a aula do centro de mídias de São Paulo do dia 17 de Junho
No dia 30 de Junho o Prof. Fábio revisou o conteúdo em aula ao vivo pela plataforma Micro Soft Teams

1- O período que precedeu a Primeira Guerra Mundial ficou conhecido como Belle Époque, a Bela Época, pelo
fato de:
a) apresentar uma profunda rejeição pela ciência e uma veneração pela arte.
b) apresentar um grande entusiasmo com o progresso tecnocientífico e a vida da sociedade industrial.
c) por ter sido um período de regresso à cultura clássica antiga, como foi o Renascimento.
d) por ter reagido à arte modernista, que desprezava a beleza clássica.

2- Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
A - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
B - O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de
Neocolonialismo (século XIX).
C - A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D - O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

3-    Paz Armada é historicamente conhecida como a:
 a) política de tratados e alianças entre as potências europeias caracterizada pela corrida armamentista  que
antecede a Primeira Guerra Mundial;
b) política internacional europeia que caracterizou as relações entre vencidos e vencedores do 1º         Conflito
Mundial, numa reforma revanchista de manter a situação geoeconômica e pós-guerra;
c) política desenvolvida por Hitler a partir de 1933, apesar do Tratado de Versalhes que tentava impedir o
rearmamento alemão após a 1ª Guerra Mundial;
d) frustrada política desenvolvida pela Liga das Nações entre as duas guerras mundiais, no sentido de equilibrar os
interesses das potências evitando um segundo conflito;

4) O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações europeias, rompido com a eclosão da Primeira
Guerra Mundial, fundamentava-se no(a):
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão
mundial;
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus;
c) sistema de alianças que agrupavam as potências europeias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice
Entente;
d) autoridade política da Liga das Nações em arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre
seus países membros;

5-Analise as afirmativas abaixo:
I – A defesa da soberania de determinados grupos minoritários e nacionalistas levou as grandes nações industriais a
empreender pequenas guerras que potencializavam as diversas animosidades. Nesse aspecto, compreendemos a
realização de uma corrida armamentista que alcançaria seu auge momentos antes da Grande Guerra, iniciada em
1914;

II – Ao contrário do previsto, a I Guerra Mundial não foi resolvida em um curto prazo de tempo. A fragilidade militar
das nações envolvidas na guerra dificultou o aparecimento de um vencedor inconteste e fez com que as batalhas se
arrastassem ao longo de quatro anos e três meses;

III – Ao fim da I Guerra Mundial, a Europa começou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio às desilusões
de um continente destruído, as tendências comunistas e fascistas começaram a atrair boa parte da população.

A partir da análise das afirmativas acima, assinale a alternativa:
a) se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
b) se apenas a afirmativa II estiver incorreta.
c) se apenas a afirmativa III estiver incorreta.

d) se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.


6-. (Fgvrj 2015) Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) O governo brasileiro declarou guerra à Alemanha, em 1914, após o torpedeamento de um navio, carregado de
café, que acabara de deixar o porto de Santos.
b) O governo brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses do ministro das relações
exteriores Lauro Muller, de origem alemã.
c) A partir de 1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da França com milhares de
soldados desembarcados na região.
d) O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que
se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães.

7- Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo.
I. Caracterizou-se pela chamada “guerra de trincheiras”, que resultou em um nível de mortandade sem precedentes
na história europeia, como demonstrado na Batalha do Somme, ocorrida na França.

II. Valeu-se da chamada “guerra química”, com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio,
amplamente empregada tanto pela Tríplice Aliança como pela Tríplice Entente.

III. Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) I, II e III.

8-. (Espm 2015) “Foi um período caracterizado por rápidas investidas. Os alemães invadiram a Bélgica, cuja
resistência heróica, notadamente em Liège, possibilitaria a plena mobilização dos franceses e dos russos.
Apesar dos esforços franceses, 78 divisões germânicas armadas com artilharia pesada chegaram às
vizinhanças de Paris. Graças à extrema habilidade do general Joffre, os alemães foram obrigados a recuar
até o vale do Rio Marne, onde em setembro foi disputada a primeira bata¬lha do Marne com a participação de
2 milhões de homens.”(Luiz Cesar Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial)
A primeira batalha do Marne tratada no texto deve ser relacionada com:
a) a Blitzkrieg, estratégia de guerra alemã que combinava o rápido avanço de tropas de infantaria com o apoio aéreo e de blindados;
b) a guerra de trincheiras, cenário que do¬minou todo o curso da Primeira Guerra Mundial;
c) a guerra de movimento, adotada no início da Primeira Guerra Mundial pelos ale¬mães, estratégia que fazia parte do chamado Plano Schlieffen;
d) a primeira batalha em que se registrou o emprego do gás como arma, recurso utilizado pelos alemães;

9-(G1 – utfpr 2015) Até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa era o centro cultural e econômico do
mundo. Após a Guerra, o eixo econômico mundial passou para os Estados Unidos que despontaram como
uma potência econômica e militar. Essa mudança pode ser atribuída ao fato de que:
a) os Estados Unidos só entraram na guerra após a saída da Rússia, em 1917; ajudaram a definir a vitória e saíram
como uma economia fortalecida e poucas perdas militares.
b) os Estados Unidos passaram a comprar toda a produção industrial dos países europeus.
c) os Estados Unidos tiveram muitas batalhas no seu território e mostraram superioridade militar.
d) os Estados Unidos desenvolveram tecnologia militar, inclusive a bomba atômica.
e) os países europeus se tornaram dependentes da tecnologia americana.

10- Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e
África.
B - Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que
impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha,
sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

Revolução Russa
A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do
século XX, uma vez que derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o
contexto sociopolítico da Revolução, responda:

a)    Quais foram às condições sociais, politicas, econômicas e culturais que desencadearam o
processo revolucionário na Rússia.

b)    Duas forças se opuseram na Rússia no período da Revolução: os bolcheviques e os
mencheviques. Indique e explique as diferenças ideológicas entre eles.

c) Diferencie os seguintes períodos da Revolução Russa: Revolução de Fevereiro de 1917 e
Revolução de Outubro de 1917

d) Cite e explique três fatos importantes ocorridos com o término da Revolução Russa.


NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR SEU NOME E SERIE;
DUVIDAS E QUESTÕES RESPONDIDAS DEVEM SER ENCAMINHADAS PARA O EMAIL DO PROFESSOR:  frventuri@yahoo.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY