BIOLOGIA - PROFESSORA NADIA / RAFAEL
ENSINO MÉDIO - 1º ANO A/1º ANO B/1º ANO C/1º ANO E/2º ANO A/2º ANO B/2º ANO C/2º ANO D/3º ANO A/3º ANO B
ATIVIDADES PARA OS 1º ANOS A - C / PROF. NADIA
ATIVIDADES PARA OS 1º ANOS A - C / PROF. NADIA
Com auxílio do trabalho anterior responda esta questões; ( trabalho de Biogeoquímica )
Copia e responder
01) (UNICAMP/2004) A cidade ideal seria aquela em que cada habitante pudesse dispor, pelo menos,
de 12 m2 de área verde (dados da OMS). Curitiba supera essa meta com cerca de 55 m2 por habitante.
A política ambiental da prefeitura dessa cidade prioriza a construção de parques, bosques e praças que, além de proporcionar áreas de lazer, desempenham funções como amenizar o clima, melhorar a
a qualidade do ar e equilibrar o ciclo hídrico, minimizando a ocorrência de enchentes.
a) Explique como as plantas das áreas verdes participam do ciclo hídrico, indicando as estruturas
vegetais envolvidas nesse processo e as funções por elas exercidas.
b) Qual seria o destino da água da chuva não utilizada pelas plantas no ciclo hídrico?
02) (UNICAMP/2006) O aquecimento global é assunto polêmico e tem sido associado à intensificação
do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificação desse efeito a várias atividades
humanas, entre elas a queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte nos grandes centros
urbanos.
intensificação do efeito estufa.
b) Por que a intensificação do efeito estufa é considerada prejudicial para a Terra?
c) Indique uma outra atividade humana que também pode contribuir para a intensificação do efeito
estufa. Justifique.
03) (UFES) Na figura ao lado, está representado o Ciclo do Nitrogênio.
utilizado pelas plantas?
b) Descreva as seguintes etapas desse ciclo:
I – fixação;
II – nitrificação;
III – desnitrificação
c) Descreva o papel das leguminosas nesse ciclo.
ENCAMINHAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA, TANTO AS DUVIDAS QUANTO AS QUESTOES RESPONDIDAS; nalsonbia@gmail.com
ATIVIDADES PARA OS 1º ANOS B - E / PROF. RAFAEL
Com auxílio do trabalho anterior responda esta questões; ( trabalho de Biogeoquímica )
Copia e responder
01) (UNICAMP/2004) A cidade ideal seria aquela em que cada habitante pudesse dispor, pelo menos,
de 12 m2 de área verde (dados da OMS). Curitiba supera essa meta com cerca de 55 m2 por habitante.
A política ambiental da prefeitura dessa cidade prioriza a construção de parques, bosques e praças que, além de proporcionar áreas de lazer, desempenham funções como amenizar o clima, melhorar a
a qualidade do ar e equilibrar o ciclo hídrico, minimizando a ocorrência de enchentes.
a) Explique como as plantas das áreas verdes participam do ciclo hídrico, indicando as estruturas
vegetais envolvidas nesse processo e as funções por elas exercidas.
b) Qual seria o destino da água da chuva não utilizada pelas plantas no ciclo hídrico?
02) (UNICAMP/2006) O aquecimento global é assunto polêmico e tem sido associado à intensificação
do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificação desse efeito a várias atividades
humanas, entre elas a queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte nos grandes centros
urbanos.
intensificação do efeito estufa.
b) Por que a intensificação do efeito estufa é considerada prejudicial para a Terra?
c) Indique uma outra atividade humana que também pode contribuir para a intensificação do efeito
estufa. Justifique.
03) (UFES) Na figura ao lado, está representado o Ciclo do Nitrogênio.
utilizado pelas plantas?
b) Descreva as seguintes etapas desse ciclo:
I – fixação;
II – nitrificação;
III – desnitrificação
c) Descreva o papel das leguminosas nesse ciclo.
ENCAMINHAR PARA O EMAIL DO PROFESSOR, TANTO AS DUVIDAS QUANTO AS QUESTOES RESPONDIDAS; rafbueno@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PARA OS 2º ANOS A - B- C- D- BIOLOGIA
ENCAMINHAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA, TANTO AS DUVIDAS QUANTO AS QUESTOES RESPONDIDAS; nalsonbia@gmail.com
ATIVIDADES PARA 0S 3º ANO A -B
Questões de Biologia 3 ° ano A, B
Professora Nádia
Assista a "23/06 - 3ª série EM - Biologia - Características do reino fungi e plantae" no YouTube
Link: https://youtu.be/vPpwPjKO90A
Resposta no caderno
1) Considerando o que foi visto em aula sobre a anatomia da folha responda:
a- como ocorre a formação da folha?
b- externamente como as folhas são constituídas?
c- quais as funções atribuídas à folha?
d- quais são as características da epiderme foliar?
e- como as folhas podem ser classificadas em relação à localização dos estômatos?
f- defina mesofilo. Como pode ser classificado?
g- como se constituem os sistemas vasculares da folha. O que é venação? O que é bainha do feixe? h- defina bainha Kranz. Onde ocorre na folha e em que grupos de plantas?
i- quais as classificações das folhas de acordo com o ambiente? Relacione com papel funcional.
j- diferencie folhas de sol e folhas de sombra.
k- o que é abscisão foliar do ponto de vista anatômico?
2) Em relação ao que foi visto em aula sobre a anatomia da flor responda:
a- como ocorre a formação da flor?
b- quais as partes que constituem uma flor completa?
c- quais as principais características anatômicas de sépalas e pétalas?
d- quais estruturas anatômicas constituem a antera e o filete?
e- como é a estrutura do grão de pólen? Qual a função das suas células?
f- quais estruturas anatômicas constituem o ovário, o estigma e o estilete?
g- como é a estrutura do óvulo e do saco embrionário? Qual a função das células do saco embrionário?
h- o que é dupla fecundação?
3) Sobre o que foi visto em aula sobre a anatomia do fruto responda:
a- como ocorre a formação do fruto?
b- como o fruto é constituído?
c- como é a estrutura anatômica do pericarpo, de um modo geral?
d- no que se baseia a classificação em fruto seco e carnoso?
4) De acordo com o que foi visto em aula sobre a anatomia da semente responda:
a- como ocorre a formação da semente?
b- como a semente é constituída?
c- quais as partes de um embrião?
d- como é constituído o tegumento das sementes?
e- no que se baseia a classificação das sementes em testais e tegmicas?
f- quais os possíveis tecidos de reserva da semente? Qual a origem de cada um?
g- diferencie semente albuminosa de exalbuminosa?
h- diferencie o embrião de mono e eudicotiledônea.
5)Fuvest-SP) Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:
a) Do ovário;
b) Do óvulo fecundado;
c) Do zigoto;
d) Da parede do epicarpo;
e) Da oosfera fecundada
ENCAMINHAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA, TANTO AS DUVIDAS QUANTO AS QUESTOES RESPONDIDAS; nalsonbia@gmail.com
biologia? mas a nossa professora não é a Thayslane?
ResponderExcluirBoa tarde, aconteceu uma mudança,será outro professor o responsável pela sala de aula de vocês, o nome dele é Rafael
ResponderExcluir(1 B , 1 E);