MATEMATICA - PROFESSORA KATIA

ATIVIDADES PARA 8º ANO A - B ( ATIVIDADE3)

MATEMATICA  ATIVIDADE PARTE I 8º ANO A - B- 


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 8o A / B PROFa KATIA PARTE 1

Nome_________________________________________n°_____8°____data_________

Instruções:
Copie apenas essa atividade no caderno)
A atividade é composta por cinco testes com 5 alternativas cada uma
Faça um (x) em apenas uma alternativa
Tire uma foto da atividade com as alternativas escolhidas e mande para meu email
Katiamalves22@gmail.com

Atividade de radiciação - 2° bimestre
1) Os valores das raízes de √64 , √169 e ∛27 são respectivamente:
a) ( ) 8, 16 e 9
b) ( ) 32, 9 e 3
c) ( ) 8, 16, e 3
d) ( ) 8, 13 e 3
e) ( ) 32, 9 e 6

2) Assinale a alternativa que representa a raiz de √900 e √50 respectivamente.
a) ( ) 90 e 5√2
b) ( ) 30 e 25
c) ( ) 3 e 5
d) ( ) 30 e 5√2
e) ( ) 3 e √2

3) Assinale a alternativa que representa respectivamente√(1) e √(0,16)
a) ( ) 1 e 0,04
b) ( ) 0 e 8
c) ( ) 1 e 0,08
d) ( ) 0 e 4
e) ( ) 1 e 0,4

4

a) ( ) 2, 7 e 5
b) ( ) 2, 14 e 25
c) ( ) 2, 3 e 125
d) ( ) 1, 14 e √3
e) ( ) 1, 7 e 5√5

5) Assinale a solução da raiz quadrada do produto de dois ao quadrado com três ao quadrado.
a) ( ) 4
b) ( ) 5
c) ( ) 6
d) ( ) 2
e) ( ) 3

ATIVIDADE DE NOTAÇÃO CIENTÍFICA (assista a aula do CMSP do dia 08/06/2020 ) ( 09/06/2020) ( 15/0/2020) segue o link




Instruções:

Fazer as anotações das aulas Resumo com os exercícios

Copie essa atividade no caderno.

A atividade é composta de 3 exercícios.

Escreva as resposta ao lado.

Tire uma foto da atividade e mande para meu email .
Katiamalves22@gmail.com

6) Escreva os números abaixo como potências de base 10: a) 1 b) 10 c) 100 d) 1000 e) 10000
f) 100000 g) 1000000 h) 0,1 i) 0,01 j) 0,0001 k) 0,0000001

7)Escreva em notação científica:
a) 0,0000012
b) 0,234234
c) 0,0000000223
d) 0,0204
e) 23.000.000
f) 1.325.000
g) 8.532.000.000
h) 12.000.000.000.000

8)Determine, em notação científica, a massa do átomo de hidrogênio que é igual a
0,00000000000000000000000166

CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA 8 o ano EF volume 2
Resolver no cadernos as atividades do caderno do aluno.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – AS DESCOBERTAS DA BASE 10 PÁG. 58

ATIVIDADE 2 – COMPREENDENDO OS NÚMEROS GRANDES PÁG.59

ATIVIDADE 3-TRABALHANDO COM NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS PÁG.59

ATIVIDADE 4 – COMO PODEMOS TOCAR O SOL PÁG.60

ATIVIDADE 5: AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA PÁG.61

Responder as questões no caderno , não precisa copiar o enunciado apenas o título como está
descrito acima. Colocar nome n°, serie e disciplina para identificação
Tanto nas aulas do CMSP, como no caderno do aluno e no anexo abaixo está a explicação dos
exercícios.
 Bom estudo.

Dúvidas estou no aplicativo do CMSP  ̈turmas ̈ ̈ todas as quartas feiras no período da tarde.




Encaminhar duvidas e questões respondidas para o email da professora :   Katiamalves22@gmail.com







MATEMÁTICA PARTE II PROFª KATIA 8º ANO A / B 2º BIMESTRE PARTE 2

1-Atividades de revisão no livro (APRENDER SEMPRE MATEMÁTICA) livro azul
Responder no próprio livro .Se tiver dúvida quanto alguma atividade, pode mandar por email.

2-Atividade do caderno do aluno volume 2.
Responder no caderno colocando número da questão e da página da apostila. Não precisa o
enunciado do exercícios.
Se tiver dúvida quanto alguma atividade, pode mandar por email.
Katiamalves22@gmail.com

ATIVIDADE 1 – AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE SEQUÊNCIAS pág.65
ATIVIDADE 2 – ATIVIDADE 2 – CONHECENDO AS SEQUÊNCIAS pág.65

Todas as atividades colocar no cabeçalho de entrega nome nº série

Assista a reprise as aulas de sequencia Sequência recursiva e não recursiva,
ajudará muito na resolução dos exercícios.
https://youtu.be/rOTmsgkQhWs
https://youtu.be/ema_tSEKvi8
https://youtu.be/cBTEvgRB2WE
https://youtu.be/UudwzVrlYNQ
https://youtu.be/HOq2xFG3x7Y

Fórmula Geral para adição na notação científica
(x . 10 a ) + ( y . 10 a ) = (x + y) . 10 a
O valor do x e do y pode ser um número qualquer.


  •  Exemplo: Efetue a adição das notações científicas abaixo:


a) 1,2 . 10  2  + 11,5 . 10 2  = (1, 2 + 11. 5) . 10 2  = 12,7 . 10 2
b) 0,23 . 10 -3  + 0,4 . 10 -3  = (0,23 + 0,4) . 10 -3  = 0,63 . 10 -3

Fórmula Geral para subtração na notação científica
(x . 10 a ) – ( y . 10 a ) = (x – y) . 10 a

O valor do x e do y pode ser um número qualquer.


  •  Exemplo: Obtenha os resultados das subtrações abaixo:

a) 34,567 . 10 3  – 5,6 . 10 3  = (34,567 – 5,6) . 10 3  = 28,967 . 10 3  =
b) 1,14 . 10 -2  – 0,26 . 10 -2  = (1,14 – 0.26) . 10 -2  = 0,88 . 10 -2  = 8,8 . 10 -3

Sequência ou sucessão numérica

DEFINIÇÃO

Sequência numérica é uma sequência ou sucessão que tem como contradomínio (conjunto de

chegada) o conjunto dos números reais.

As sequências numéricas podem ser finitas, quando é possível “contar” os seus elementos, ou
infinitas, quanto não é possível “contar” os seus elementos. Visualize, nos dois casos, as
representações matemáticas.

  •  Sequência finita: (a 1 , a 2 , a 3 , ..., a n )
  •  Sequência infinita: (a 1 , a 2 , a 3 , ..., a n,...)

Leitura dos termos acima:

  •  a 1 →  a índice 1 (primeiro termo)
  •  a 2 →  a índice 2 (segundo termo)
  •  a 3 →  a índice 3 (terceiro termo)
  •  a n →  a índice n (enésimo termo)

Veja exemplos de sequências finitas e infinitas:

  •  Sequência finita: (5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19)
  •  Sequência infinita (3, 5, 7, 11, 13, 17,...)

Verificação da aprendizagem

  •  Dada a sequência definida por a n  = 4n – 1, com n Є N*, calcule:

a)      a 3  – a 1
Lembre-se de que o domínio desta sequência é N* (naturais não nulos), sendo assim, o
primeiro termo (a 1 ) é 1.

  •  Para n = 1, temos: a 1  = 4x1 – 1 = 3
  •  Para n = 3, temos: a 3  = 4x3 – 1 = 11
  •  a 3  – a 1  = 11 – 3 = 8

b)      (a 5 ) 2  + (a 6 ) 2
Mais uma vez considerando que o conjunto domínio é N*, temos:

  •  Para n = 5, temos: a 5  = 4x5 – 1 = 19
  •  Para n = 6, temos: a 6  = 4x6 – 1 = 23
  •  19 2  + 23 2  = 890
  •  Escreva os quatro primeiros termos das sequências dadas pelos termos gerais, sendo n Є N*


a)      a n  = 3n – 1

  •  Para n = 1, temos: a 1  = 3x1 – 1 = 2
  •  Para n = 2, temos: a 2  = 3x2 – 1 = 5
  •  Para n = 3, temos: a 3  = 3x3 – 1 = 8
  •  Para n = 4, temos: a 4  = 3x4 – 1 = 11

Conclusão: (2, 5, 8, 11)
b)      a n  = 2 n - 1


  •  Para n = 1, temos: a 1  = 2 1 – 1  = 1
  •  Para n = 2, temos: a 2  = 2 2 – 1  = 2
  •  Para n = 3, temos: a 3  = 2 3 – 1  = 4
  •  Para n = 4, temos: a 4  = 2 4 – 1  = 8

Conclusão: (1, 2, 4, 8)

Uma sequência é dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser calculado
em função de termos antecessores.

Sequências não recursivas

As sequências não recursivas são aquelas que não dependem de termos anteriores para
determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência

apenas pela sua posição.



EMAIL DO PROFESSOR:  Katiamalves22@gmail.com

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