E. E. Padre Antão
Nome:
___________________________________________________________ nº _____ 3ºT ___
Professora:
Soraya Atividades de Língua Portuguesa Data: ____/_____/2020
ROTEIRO DE ATIVIDADES
DE LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADE: Desenvolver
estratégias de leitura crítica frente aos textos jornalísticos, midiáticos
entre outros.
OBJETIVO: Contribuir
para que os estudantes aprendam a lidar com diferentes textos, nas mais diferentes
situações de uso.
|
Situação
de aprendizagem- Manchete e Notícia
|
Leia a notícia para responde as
questões:
PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO
Motoristas estão bloqueando o acesso
ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no
local destinado à pesagem das cargas
Em São Gonçalo do Amarante, o
acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam
pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão
estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.
Em nota, a CIPP S.A.
informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo
realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
"As operações internas dentro do porto
estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação
de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.
1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?
a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas
estradas interditadas.
2ª) “Motoristas estão
bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e
se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz
parte da notícia e ele é conhecido como
a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.
3ª) O fato que gerou a notícia foi
a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do
porto.
4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos
veículos.” A palavra grifada introduz uma...
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se
aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada
estabelece ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
6ª) Onde o protesto está sendo realizado?
a) São Gonçalo
b) Itanhaém
c) Tiradentes
d) Amazonas
7ª) O que impactou a redução de movimentação de cargas?
a) Os portões do porto estavam fechados
b) As operações que estavam acontecendo de forma parcial.
c) Os funcionários estavam em horário de almoço
d) Os navios estavam parados.
8ª) Qual a função das aspas no último parágrafo?
a) Indica a falta de informações na frase.
b) Indica ironia na frase.
c) Indica a manchete da notícia.
d) Indica a fala do funcionário.
9ª) No trecho: “... está sendo realizado por meio da interrupção...”,
a palavra grifada tem o sentido de
a) continuidade.
b) suspensão.
c) concessão.
d) permissão.
10ª) O trecho abaixo que NÃO é uma consequência da interrupção
da rodovia de acesso ao porto, a CE-155, é
a) “As operações internas dentro do porto estão acontecendo de
forma parcial.”
b) “Mais de 500 caminhões estão estacionados...”
c) “Automóveis não podem sair ou entrar...”
d) “... a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o início
da manhã de quarta-feira...”
Boa atividade!
|
A atividade está cortada algumas palavras da lateral não dá pra entender
ResponderExcluirEu respondi copiando a tabela e cortando no word, lá sai tudo legível.
ExcluirEssa atividade é do 1° semestre de 2020. Para o 2° semestre criamos um blog somente para a EJA. https://ejapadreantao.blogspot.com/?m=1
Excluir