MATEMATICA - PROFESSORA PAMELA

Atividade de Matematica para o 3º bimestre para o 7º ano C ( 4 atividade)
Escola Estadual Padre Antão - Disciplina Matemática – 7° ano C

Bons Estudos! Professora Pamela Andrade

Vamos retomar os conteúdos de nossa última atividade, sobre

Multiplicação e Divisão de Frações

Para tirar as dúvidas que ainda persistirem acesse o vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=A7qhhHHnEuM

Resolva os exercícios a seguir acompanhando os exemplos:
Exemplo 1 – Multiplicando frações

5 x 7/10 = 35/10

1⁄2 x 3/6 = 3/12 = 1⁄4

Observe que na multiplicação de frações apenas multiplicamos o numerador
pelo numerador e o denominador pelo denominador, até encontrar a fração
irredutível desta multiplicação podemos simplificá-la.

Exercícios:

1. Resolva as multiplicações entre frações, a seguir:
a) 6 x 8/3
b) 1⁄2 x 7/9
c) 6/3 x 1⁄4
d) 5/2 x 2/3
e) 9 x 4/3

2. Em uma caixa cabem 2/5 de quilogramas de bala. Quantos quilogramas de
bala podem ser colocados em 15 caixas iguais a essa?

3. Em um mapa, cada 1 cm equivale a 21/4 quilômetros. Se a distância entre

Serra Azul e Paraíso é de 12 cm, qual a distância real em quilômetros?

Exemplo 2 – Dividindo Frações

¼ / 2/3 = ¼ x 3/2 = 3/8
3 / 4/6 = 3 x 6/4 = 18/4
4/5 / 4 = 4/5 x ¼ = 4/20 = 1/5

Observe que na divisão entre frações devemos inverter a segunda fração, assim invertemos também a operação que passa a ser multiplicação. Depois das inversões multiplicamos numerador por numerador e denominador por denominador.

Exercícios

 4. Resolva as divisões entre frações, a seguir:

a) 12/6 / 3
b) ½ / 4/3
 c) 2/5 / 5
 d) 2/4 / 1/8
 e) ½ / 1/6

5. Júlio tem um pedaço de 2/3 de um bolo e quer dividi-lo com 8 amigos. Que fração da torta cada amigo irá receber?

6. Ana quer organizar seu material escolar em uma prateleira com espaço livre de 5/7. Ela tem 10 matérias diferentes e suas respectivas apostilas. Que fração da prateleira cada matéria irá ocupar? Reta numérica dos números inteiros A reta numérica dos números inteiros representa um conjunto que possui números negativos e positivos. O conjunto dos números inteiros é representado por (Z). Um número é considerado inteiro quando não apresenta casas decimais, ou seja, números após uma vírgula. Pertencem a esse conjunto os números inteiros positivos, inteiros negativos e o zero.

Veja um exemplo da representação desse conjunto:

Z = { … -5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, + 1, + 2, + 3, + 4, + 5 …}

Reta Numérica

A reta numérica do conjunto dos inteiros é infinita. Representamos essa ocorrência colocando uma seta nos dois lados da reta. Veja:


 Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.
Exemplo:

Já os números do lado negativo da reta são organizado de forma decrescente, isto é, do maior para o menor. Exemplo:



Ao observar todos os termos de uma reta numérica, é possível concluir que a ordem geral da reta é crescente, pois os números são organizados do menor para o maior. Na imagem da reta acima, temos que – 9 é o menor número representado na reta numérica e que + 8 é o maior. Para praticar um pouco os conceitos estudados, faremos alguns exemplos.

Exemplos:
1) Organize os números do conjunto A na reta numérica: A = { -2, + 6, -9, + 8, - 8, - 1, + 5, 0, - 3}

Resolução:


2) As temperaturas, na maior parte dos países, é medida em graus Celsius (° C). Existem alguns países que são muito frios, como:
• Islândia, com temperaturas que chegam a - 40 ° C;
 • Mongólia, com temperaturas que chegam a - 20 ° C;
• Canadá, que chega a apresentar, de noite, temperatura de - 39 ° C;
• Groenlândia, com temperaturas de até - 9 ° C. Organize todas as temperaturas em uma reta numérica e indique qual país é o menos frio e qual é o mais frio.

3) Observe os números abaixo e utilize os símbolos de (<) menor e (>) maior para estabelecer as relações.

a) -5 < +3 → -5 é menor que + 3
b) 0 > - 4 → 0 é maior que - 4
 c) + 100 > - 100 → + 100 é maior que -100
d) -1 < 0 → - 1 é menor que 0
e) + 10 > - 15 → + 10 é maior que - 15

Na reta numérica dos números inteiros, os termos positivos ficam do lado direito, e os negativos, do lado esquerdo

Exercícios
7. Observe os números inteiros a seguir: -3; 7; -1; 2; 0; 1; 5; -6; agora coloqueos em ordem crescente (do menor para o maior).

8. Faça a conversão das frações a seguir para números decimais (divida o numerador pelo denominador): -½ ; -¾; 7/5; 2/3;12/6; 14/5; -12/8; -2/3.

9. Agora faça uma reta numérica e localize os resultados encontrados na questão anterior.

10. Resolva as operações a seguir: a) -15 + 12 b) - 7 – 8 c) 20 – 35 d) -50 + 23 e) -1 + 2 f) -9 – 9 Faça todo o conteúdo em seu caderno com a letra bem legível e a caneta!

Leia tudo com bastante atenção. Envie as fotos das atividades. Qualquer dúvida entre em contato com a Prof Pamela por e-mail ou pelo whatsapp.


Encaminhar as atividades para o email do professor: pami_isabelinha10@yahoo.com.br


Atividades de Matematica 3º Bimestre para o 9º ano A - B - C (4 atividade)

Disciplina Matemática – Professora Pamela Andrade 

Conteúdo de Estudos para 9° anos A/ B/ C 

Aplicação do Teorema de Pitágoras Acesse o link a seguir, para tirar dúvidas que venham a surgir: 


Para resolver as atividades de matemática e necessário clicar no link a baixo:



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