PORTUGUES - PROFESSORA PATRICIA
Atividades para 0 3º bimestre 7º ano A ( 4 atividade)
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS,
PREFERENCIALMENTE DIGITADAS.
SE FOR FOTO DO CADERNO, AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS À
CANETA E A FOTO DEVE ESTAR LEGÍVEL;
ATIVIDADE 1-
1- Em quais situações você e sua família costumam utilizar o e-mail?
2- Pelo assunto do e-mail (“Novos dados do projeto científico”), de que você
imagina se tratar?
O e-mail é praticamente o substituto das antigas cartas seladas, que enviávamos
por correio e demoravam pelo menos dois dias para chegar ao destino. Vamos
conferir um e-mail enviado a vários destinatários.
3- Quem é o remetente do e-mail?
4- Quem são os destinatários?
5- Qual é o assunto desse e-mail e a finalidade?
6- Você sabe para que serve o desenho (ícone) do clip no e-mail?
1- Que diferença há entre o e-mail do professor e o da Júlia, enviado para a mãe, quanto à variação linguística?
2- Quanto aos interlocutores, a variação linguística utilizada está adequada ao nível de intimidade e ao assunto? Explique:
E-mail 1:
E-mail 2:
ATIVIDADE 2
Leia o conto africano.
OS SEGREDOS DA NOSSA CASA
Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.
O cão queixou-se:
— A senhora, por favor, não me queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira...
Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:
— O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!
A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a:
— Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.
Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito
Fonte:"Eu conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas", org. de Aldónio Gomes, 1999
Responda:
1- Onde acontece a história?
2- Quem são os personagens?
3- Há uma expressão de tempo que indica quando aconteceu a história. Qual é a expressão?
4- “... A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a: ...”
Nesse trecho há duas palavras que organizam o tempo dos acontecimentos. Quais são elas?
5- A narração do texto está em 1ª ou 3ª pessoa?
6- Os verbos em sua maioria estão em dois tempos. Quais são eles?
Leia:
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc. Sempre é importante saber qual o contexto da fala, pois cada verbo carrega um comportamento ou características das personagens.
7- No trecho, quais são os dois verbos dicendi?
“...O cão queixou-se:
— A senhora, por favor, não me queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira...
Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:
— O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!...”
ENCAMINHAR AS ATIVIDADES PARA O EMAIL DA PROEFESORA: patriciaalves72@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário