AURIDELIA SOCIOLOGIA
PROF. AURIDELIA - SOCIOLOGIA - 2ºE e 3ºC
ATIVIDADES PARA O 2ºE
Tema: Qual a importância do Trabalho na Vida Social.
Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais
Para o alemão Karl Marx (1818-1883), os indivíduos devem ser analisados
de acordo como contexto de suas condições sociais, já que produzem sua
existência em grupo. O homem primitivo, segundo ele, diferenciava-se dos
outros animais não apenas pelas características biológicas, mas também
por aquilo que realizava no espaço e na época em que vivia. Caçando,
defendendo-se e criando instrumentos, os indivíduos construíram sua
história e sua existência no grupo social.
Ainda segundo Marx, a ideia de indivíduos isolado só apareceu
efetivamente na sociedade de livre concorrência, ou seja, quando as
condições históricas criaram os princípios da sociedade capitalista.
Quando um operário é aceito numa empresa, assina um contrato do qual
consta que deve trabalhar tantas horas por dia e por semana e que tem
determinados deveres e diretos, além de um salário mensal.
Nesse exemplo, existem dois indivíduos se relacionando: o operário, que
vende sua força de trabalho, e o empresário, que compra essa força de
trabalho. Aparentemente se trata de um contrato de compra e venda
entre dois iguais. Mas só aparentemente, pois o “vendedor” não escolhe
onde nem como vai trabalhar.
As condições já estão impostas pelo empresário e pelo meio social.
ATIVIDADE
1-A relação entre os dois empresário e operário, no entanto, não é apenas
entre indivíduos, mas também entre classes sociais. Qual as duas classes
sociais envolvidas?
2-Por que a classe operaria se relacionar com a classe burguesa?
3-O empresário precisa da força de trabalho do operário e este precisa do
salário. Quais são as condições que permitem esse relacionamento?
4-Como que o Estado aparece na relação entre empresários e trabalhados
para tentar reduzir os conflitos?
enviar atividades e duvidas para o e-mail: auridelia20@hotmail.com
ATIVIDADES PARA O 3ºC
Como surgiu o Estado Moderno
O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e
das relações políticas até então dominantes na Europa. Como costa no período medieval,
o poder estava nas mãos dos senhores feudais, que mantinham o controle sobre a
maior parte das terras e sobre toda a sociedade.
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas
revoltas sociais dos camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e
pelo crescimento das cidades e do comercio, que apressaram a desagregação dos
feudos. Paralelamente, a partir do século XIV, ocorreu um processo de
centralização e concentração:
-Das Forças Armadas e do monopólio da violência;
-DA estrutura jurídica, isto é, dos juízes e dos tribunais em
várias instâncias;
-Da cobrança de impostos- um signo do poder e, ao mesmo
tempo, o meio de assegurar a manutenção das Forças Armas, da burocracia e do
corpo jurídico;
-De um corpo burocrático para administrar o patrimônio
público, como as estradas, os portos, o sistema educacional, a saúde, o
transporte, as comunicações e outros tantos setores.
A centralização e a
concentração desses poderes e instituições caracterizam o Estado moderno, que
assumiu diferentes formas até hoje.
Atividade
1- Defina:
A-Povo
B-Território
C- Governo
D-Estado
2- Quais são os poderes do Estado e explique cada um deles
3-Explique as formas de governo:
Monarquia absolutista
Monarquia limitada
Aristocracia
4-Descreva:
Filiação partidária
Idade mínima
Domicílio eleitoral
5- Segundo Nicolau Maquiavel, o líder deve estar acima da moral e da ética, por quê?
6-Responda para Maquiavel o líder deve ter a força do leão e a astucia de uma raposa “o príncipe”
7-Segundo os Pensadores; HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU, como seria a vida sem o Estado?
8- Para os pensadores, HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU, por que se formaria o Estado? É o que as pessoas poderiam esperar do Estado?
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