GEOGRAFIA - PROFESSOR GABRIEL
ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE PARA OS ALUNOS DO 8º ANO B - C ( 4 Atividade 4)
Professor: Gabriel Turmas: 8°B e 8°C
Matéria: Geografia
Tema: Geografia e os indicadores.
Habilidades: (EF08GE26).
Enviar a atividade ao endereço de e-mail : gagomes@professor.educacao.sp.gov.br, pode ser digitado ou manuscrito, aqueles que enviarem manuscrito, a foto deve ser legível bem como a sua identificação completa.
Olá alunos, essa atividade é complementar as vídeo aulas do CMSP (02/07 e 09/07) nessa atividade iremos estudar a diversidade e dinâmica das populações mundial e local, voltado para o enfoque da geografia e os indicadores, sejam eles sociais ou econômicos, ambientais etc.
Durante toda a história recente da civilização humana temos conflitos sociais pelos mais diversos motivos, e meados do final da primeira metade do século XX, por volta dos anos 50/60,os conflitos sociais ocorridos nessa época evidenciaram que o crescimento econômico não era suficiente para garantir condições de vida digna para as pessoas, era necessária a criação de indicadores sociais que integrados aos indicadores econômicos forneceriam quadro mais abrangente dos problemas sociais do país. Então de uma maneira mais simplificada podemos definir indicadores sociais como dados estatísticos que relatam aspectos relacionados a sociedade, e com base nesses dados os governos podem tomar medidas para mitigar problemas atuais e formar planos para evitar mais problemas.
Exemplo : Nos indicadores sociais de um país hipotético, houve a informação de que a população deste pais está tendo maior longevidade, e as pessoas estão tendo menos filhos. Baseados nesses dados o governo pode adotar políticas econômicas e sociais para atender essa população que está ficando mais velha.
Os professores nos trazem 5 diferentes mapas sobre alguns índices, análise esses mapas e respondam:
1) Qual a situação do Brasil no mapa de População total de 2017?
2) Qual a situação do Brasil no mapa de IDH de 2017?
3) Qual a situação do Brasil no mapa de Alfabetização do período entre 2011e 2017?
4) No caso do Brasil, qual a relação que podemos fazer entre o mapa de IDH e o de Alfabetização?
5) O índice de Gini é um dos índices que compõe os dados do PNAD, nos dados apresentados na videoaula, os professores nos apresentam os dados de 2016, analisando o índice de Gini do mesmo período, qual região está mais desigual e qual região está menos desigual?
6) Na videoaula do dia (09/07) as professoras explicam a importância da qualidade de vida na composição dos indicadores sociais, para você o que seria ter uma boa qualidade de vida?
7) Por que não podemos dizer que uma sociedade com alto crescimento econômico não necessariamente é uma sociedade com um bom desenvolvimento humano?
8) Qual a diferença entre IDH e IDS?
Enviar a atividade ao endereço de e-mail : gagomes@professor.educacao.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário