HISTORIA - PROFESSORA RITA

Atividades de HISTORIA para os 1º anos B - C 


Disciplina : HISTÓRIA
Série/Ano: 1º B e 1ºC
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Aluno :


31 - A civilização grega exerceu uma profunda influência cultural na história do Ocidente. Diante disso é correto afirmar:

a) O teatro grego, com tragédias e comédias, abordando conflitos da condição humana, influenciou fortemente a arte contemporânea.
b) A religião monoteísta grega constituiu a base da crença cristã, assim como a valorização de elementos da natureza e do humanismo.
c) A filosofia desenvolvida pelos gregos buscava a compreensão do mundo e do homem visando a elaboração de um saber racional e autônomo.
d) Os Jogos Olímpicos podem ser associados à mitologia porque a homenagem a Zeus era mais importante que as guerras e por isso decretava-se um período de trégua.
e) O mito de Édipo revela a importância do oráculo para os gregos. O oráculo era consultado através da pitonisa(sacerdotisa) que transmitiria o conselho dos deuses, prevendo o futuro.


32 - [ ... ] "Polis" é a palavra grega que traduzimos por "cidade-estado". É uma tradução, porque a polis normal não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais que do que um Estado. Mas a tradução, como a política, é a arte do possível [ ... ] 
(KITTO, 1980, p. 107).
Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto:
a) A Democracia, invenção grega, possibilitou, desde a época arcaica, uma tendência à participação eqüânime da população na propriedade da terra, superando as barreiras de riqueza e de sangue.
b) As primeiras poleis, ao que parece, teriam surgido na Grécia asiática, local de chegada de jônios e eólios expulsos pelos invasores dórios e que, mediante um processo de sinecismo topográfico e político, formaram cidadelas com governos próprios.
c) As cidades formavam um conjunto de estados autônomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer alianças e coligações, mas nunca chegaram a submeter-se a um único governo.
d) Os poemas, como a "Ilíada" e a "Odisséia", que revelam detalhes do período Homérico, deram aos gregos o sentimento de que, a despeito das suas divergências, faziam parte de um conjunto.
e) A Guerra do Peloponeso, embora tivesse causado algumas fraturas entre espartanos e atenienses, serviu para garantir a hegemonia grega no Mediterrâneo.

33 - A Civilização Ocidental tem na Grécia Antiga uma de suas fontes mais ricas. Um dos seus legados mais expressivos foi o termo e a noção de DEMOCRACIA. A respeito da prática da democracia entre os gregos da antiguidade, é CORRETO afirmar: 
a) Da democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".

b) Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados "cidadãos" e, por conseguinte, não tinham os mesmos direitos que eles.
c) Democracia significa poder do povo.

d) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de guerra, não gozavam de direitos políticos.

e) Os escravos gregos conseguiram melhores condições de vida após promoverem constantes revoltas, em particular aquela liderada por Crixus, Oenomaus e Spartacus em 73-71 a.C.


34 - Sobre a história da Grécia antiga e sobre as contribuições da cultura grega para a chamada civilização Ocidental, assinale a alternativa correta. 

a) Uma das principais contribuições dos gregos antigos para a cultura Ocidental foi a religião monoteísta.


Disciplina : HISTÓRIA
Série/Ano: 1º B e 1ºC
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Aluno :


b) Em muitas línguas modernas, o termo draconiano remete às idéias de severidade e rigor na elaboração e na aplicação de leis. O vocábulo deriva de Dracon, um político ateniense do século VII a.C. que se celebrizou como legislador, registrando, por escrito, duras leis que, até então, baseavam-se na tradição oral.

c) O adjetivo espartano é mais um indício da influência da Grécia antiga na cultura ocidental. Em uma de suas acepções, o vocábulo remete à idéia de uma vida desregrada, luxuosa, que valoriza o ócio e devota desprezo aos exercícios físicos e às artes marciais, em alusão ao estilo de vida licencioso dos habitantes de Esparta, um dos centros da cultura grega da antiguidade.

d) Aristóteles (384-322 a.C.) é considerado um dos precursores da ideologia comunista por ter defendido, em seu livro A República, a possibilidade de se organizar uma sociedade sem diferenças de classe.

e) As mulheres votavam e eram eleitas.


35 - O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente:

a) de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.

b) acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.

c) portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.

d) de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.

e) influenciada pelas conquistas de Alexandre, o Grande pelo Oriente, que propiciou a expansão da cultura grega em detrimento da romana.


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Atividades de Historia para os 2º anos A - B - C - D - E


Disciplina : HISTÓRIA
Série/Ano: 2º A, 2ºB, 2º C, 2ºD e 2º E
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Aluno :


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

1 - Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medidas/exceto a informacão.
a) Decretou os Atos de Navegação.
b) Extinguiu o tráfico de escravos negros.
c) Assinou o Tratado de Methuen com Portugal.
d) Redefiniu o comércio com o Oriente,  e passou a comercializar somente com o Japão.

 2 - (Fei) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial: 
a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril. 
b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção. 
c) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão. 
d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora. 

3 - A Revolução Industrial trouxe como resultado social: 
a) uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho. 
b) a garantia de emprego a todos os assalariados. 
c) a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho. 
d) uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical. 

4 - "Para ele, os fatos econômicos e a luta de classes são o motor da História; o triunfo do proletariado e a implantação de uma sociedade sem classes são os objetivos finais. Esses objetivos, contudo, só serão alcançados com a união de todos os proletários”.
O texto acima refere-se ao criador do socialismo científico:
a) Karl Marx
b) Vladimir Lenin
c) Saint-Simon
d) Pedro Kropotkin
e) Adam Smith


5 – Pesquise e responda as questões abaixo:




1 - O quadro representa Luís XIV, qual foi a forma de governo estabelecia por ele? Explique-a. 
2- Qual foi o país que Luís XVI governou de forma despótica?


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Atividades de Historia para os 3º anos A - B - C 


Disciplina : HISTÓRIA
Série/Ano: 3º A, B e 3ºC
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Aluno :


Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou. As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixaram. Fazendeiros faliram. As grandes indústrias diminuíram fortemente a produção; as médias e pequenas fecharam. Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas. O Estado, essencialmente liberal, não intervinha na produção e o mercado sozinho não controlava a crise. Para controlar a crise, Franklin Delano Roosevelt, democrata eleito presidente em 1932, lançou um programa de reconstrução nacional.Segundo informações do texto,responda as questões abaixo:

31)Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?
a) Plano Marshall.
b) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
c) Plano Schlieffen.
d) New Deal.


32)Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?

a) O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
b) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
c) No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América.
d) No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.







33)O filme O menino do pijama listrado, dirigido por Mark Herman, é uma adaptação do livro escrito pelo irlandês John Boyne, se passa em 1940 e descreve a história de Bruno, que aos oito anos muda-se com a família de Berlim e passa a viver próximo a um campo de concentração, durante a segunda guerra Mundial.“Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a “fazenda” que ele viu a certa distância”. O que ele descobre lá? O que eram na verdade, essas “fazendas”?

a) O local era uma fazenda da região onde havia muitos trabalhadores.
b)Havia no local uma comunidade estranha,diferente da sua familia,ele fez amizade com um garoto.
c) A fazenda era marcada por um campo de concentração,nesse local Bruno faz amizade com um garoto judeu e inicia uma amizade,pura e verdadeira.
d)O filme não retrata os horrores do campo de concentração e a morte de bruno em uma câmara de gás.


34)Leia atentamente o texto:
“A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHTFREI –o trabalho liberta. Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! Oleve zumbido da água nos canos da calefação nosenlouquece:faz quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água poluída (...).Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé,diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água potável,esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada.”
(LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 20).



A descrição acima – de um prisioneiro chegando a Auschwitz – revela angústia e horror. Os campos de
concentração nazistas eram:

a)     lugares de reabilitação de doentes mentais, criminosos comuns e prisioneiros políticos, adversários do Nazismo.
b)    lugares onde os judeus, considerados indesejáveis, eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados e execuções em massa.
c)     lugares de execução sumária e imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que se recusavam a trabalhar.
instalações para acolher os imigrantes que, vindos da Europa Oriental, tentavam







De acordo com a afirmação desses líderesalemães,e a história retratada no filme O Menino do Pijama Listrado, no qual os irmãos Bruno e Gretel são orientados por um tutor, a ideologia política nazista:
a)     considerava as áreas da educação, da cultura e da militarização não relevantes no projeto nazista de dominação.
b)    exerceu forte controle somente nas escolas frequentadas por alunos não-arianos, filhos de pais bolcheviques e  judeus.
c)     não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e cultura, reforçando apenas a prática da obediência sem questionamentos.
d)    enquadrava a educação e a cultura dentro dos pressupostos básicos do regime, transformando-as em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.



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