LUCIANE GEOGRAFIA
PROF. LUCIANE - GEOGRAFIA - 1ºD e 1ºE
GEOGRAFIA ATIVIDADES PARA 1º D e 1ºE
Professora; Luciane
Não deixar acumular atividades, isso sobrecarrega e não
ficam bem feitas;
Não precisa imprimir as atividades, somente copiar as
perguntas e responder; porém quem quiser, pode, cole em seu caderno;
Não esqueça de colocar a data da aula; NOME COMPLETO; NÚMERO E SÉRIE.
Conteúdo (s): A globalização e as redes geográficas. Organismos econômicos internacionais.
Habilidade (s): Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais
Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas
Materiais necessários :Livro didático; Caderno; Internet, livros e outras fontes de pesquisa.
Assista o vídeo como sugestão;
https://www.youtube.com/watch?v=NXJQZQQoUWI
https://www.youtube.com/watch?v=r7jIhZNlMTg
1. Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:
a) vem acontecendo uma ampla distribuição geográfica dos investimentos e a mundialização das aplicações financeiras;
b) todos os lucros dessas empresas voltam para serem reinvestidos nos seus países de origem;
c) a estrutura de produção tem pouca relação com o desenvolvimento científico, tecnológico e informacional;
d) a aliança entre as empresas tem dificultado a ampliação e a garantia de novos mercados;
e) com a associação de muitas empresas, foi possível eliminar, na sua totalidade, a existência de holdings e cartéis. Produção fabril de automóveis
2. A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:
a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.
b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.
c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.
d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.
e) a inclusão social através da inserção das camadas mais pobres na produção de sistemas sofisticados de produção industrial.
3. Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:
a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
4. Observe o mapa abaixo:
Distribuição espacial da indústria no Brasil
(Adaptado de: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.p.136)
Assinale a alternativa que indica corretamente as causas para a atual disposição industrial apresentada no mapa.
a) Desenvolvimento industrial têxtil na região Nordeste no século XIX.
b) Herança das infraestruturas geradas pelo café na política industrial do Brasil durante o século XX.
c) Guerra fiscal brasileira, que beneficiou os investidores da região Sul do Brasil.
d) Resistência da região Centro-oeste do Brasil que se recusou a passar pela industrialização por sucessivas vezes.
ENVIAR PARA O EMAIL DA PROFESSORA
Comentários
Postar um comentário