CIENCIAS - PROFESSORA DEISI

Atividades de Ciencias  para o 3º bimestre para o 7º ano C (4 atividade)

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https://youtu.be/xLRwlkkZ3hU (BIOMAS BRASILEIROS)
https://youtu.be/eJKrX0OXFCg  (BIOMAS BRASILEIROS)

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PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS
Todos os ecossistemas têm fatores vivos e não vivos, mas diferem nas espécies de seres vivos e nas particularidades dos fatores não vivos. A diversidade de espécies e a quantidade de indivíduos de cada uma delas em um ecossistema dependem das características do ambiente. O conjunto de ecossistemas vizinhos que formam um ambiente semelhante quanto a vegetação, fauna, clima, relevo e solo é chamado bioma. As áreas geográficas em que há um bioma predominante, podendo também haver outros em menor proporção, são chamadas de domínios de bioma (ou domínios morfoclimáticos). O Brasil pode ser dividido em seis domínios de bioma: Amazônico, do Cerrado, Atlântico, das Caatingas, das Araucárias e das Pradarias. Há ainda as faixas de transição, que são áreas que apresentam características dos domínios que as cercam.
 Como exemplos de faixas de transição, temos a Mata dos Cocais e o Pantanal mato-grossense.

1 Floresta Amazônica
 As florestas tropicais são aquelas que se situam na faixa entre as linhas dos trópicos (duas linhas de traçado imaginário sobre o globo terrestre). Essas florestas recebem muita chuva, sendo, por tanto, ambientes muito úmidos. A umidade e a temperatura pratica mente constante tornam esses ambientes ideais para o desenvolvimento de muitas formas de vida. Nas florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade do mundo.
A Floresta Amazônica é a maior das florestas tropicais do planeta. Nela existe grande variedade de plantas; estão presentes orquídeas, bromélias, musgos, samambaias, arbustos e árvores altas, algumas com mais de 30 metros. A camada fértil de solo é rasa e as árvores têm raízes pouco profundas. E como essas raízes podem sustentar árvores tão altas sem deixá-las tombar? A resposta está ligada a uma interessante adaptação apresentada por algumas espécies. Muitas árvores altas da Floresta Amazônica têm raízes tabulares, ou seja, em forma de tábuas. Elas ajudam na sustentação do vegetal. Há muitas plantas que vivem sobre as árvores. Algumas delas têm raízes que descem até chegar ao solo. Essas raízes são conhecidas como cipós. Entre as árvores amazônicas estão a castanheira-do-pará — de cujos frutos retiram-se as sementes, as castanhas-do-pará, que são muito apreciadas, além de servirem para extração de óleo — e a seringueira — árvore de cujo tronco provém o látex, que, uma vez endurecido, dá origem à borracha natural. Sobre os troncos e galhos das árvores, encontram-se muitas espécies de seres vivos. Nesse ambiente, existem animais como preguiças, macacos, pererecas, serpentes, lagartos, tucanos, papagaios e muitos outros. Há uma infinidade de espécies diferentes de insetos, como besouros, mosquitos, borboletas e formigas. As copas das árvores mais altas reduzem bastante a entrada de luz. Perto delas, a temperatura é alta, mas o interior da mata, abaixo delas, é mais fresco, com temperatura razoavelmente constante durante o ano todo. O vento não passa por essas copas e o ar interno é parado. O solo da floresta está sempre coberto por uma camada de folhas caídas das plantas.




Desmatamento na Amazônia
A biodiversidade amazônica pode causar a impressão de que o solo da região é rico. Contudo,
 isso não é verdade. O solo amazônico é uma fina camada relativamente pobre em nutrientes. Com a alta umidade, as folhas mortas são rapidamente decompostas por fungos e bactérias, que liberam nutrientes para o solo. São esses nutrientes que propiciam o desenvolvimento das árvores. Assim, o que mantém a riqueza das formas de vida no local é a própria presença de seres vivos. O solo retém pouca água. Quando chove, a água é absorvida pelas raízes e, circulando por dentro da planta, vai até as folhas, de onde sai como vapor (transpiração vegetal) e constitui as nuvens para uma nova chuva. As copas das árvores protegem o solo da chuva direta e do vento. As raízes seguram o solo, impedindo que seja levado pela enxurrada. Com o desmatamento, a água da chuva consegue atingir diretamente o solo e escorre para locais mais baixos. Assim, ocorre erosão, que carrega, junto com a água, a parte de cima do solo — a parte fértil — e deixa o local incapaz de sustentar novas plantas. Sem os vegetais, os animais vão embora ou morrem. O solo desprotegido permite que a terra escorra para os rios. Isso deixa a água barrenta e pode entupir o leito dos rios, causando enchentes. Muitas atividades que se realizam na região amazônica têm transformado grandes áreas da floresta em deserto, com a terra nua cheia de buracos. O desmatamento vem sendo praticado para dar lugar a terrenos para pastagem e agricultura. A extração de madeira e de minérios, assim como as queimadas, contribuem para o desmatamento, quando realizadas sem controle, pois podem destruir enormes áreas de floresta e, como consequência, matar os seres vivos, extinguindo algumas espécies e ameaçando outras de extinção. Indígenas, seringueiros e ribeirinhos, povos que habitam a floresta, têm muito a nos ensinar. A exploração deve ser feita sem destruir a floresta. Se tirarmos pouco dela, ela terá chances de se recompor.

Manguezal

O solo do Manguezal é muito úmido, pois, além de receber a água dos rios, é coberto pela água salgada do mar sempre que a maré sobe. Quem visita o Manguezal pela primeira vez pode pensar que não há animais no seu solo lamacento. Mas basta observar e esperar um pouco que logo se percebe que isso não é verdade. Caranguejos costumam cavar suas tocas na lama, debaixo da sombra das árvores.  Saem à procura de alimento e voltam às tocas para se proteger.
 Mas protegerem-se de quê? Ao cavarem suas tocas, os caranguejos se abrigam do calor do sol e de um animal chamado guaxinim ou mão-pelada, que é seu predador. Além de caranguejos e guaxinins, muitos outros animais podem ser encontrados no Manguezal. Lá, vivem aves como as garças, os maguaris, os socós, os urubus e os gaviões. Em meio às águas lamacentas, podem ser encontrados camarões e pequenos peixes. O jacaré-de-papo-amarelo também pode ser visto em alguns manguezais. Esse grande animal passa um tempão na água e depende dela para obter seu alimento. Ele come, por exemplo, peixes e aves do Manguezal. Os restos de organismos em decomposição tornam o solo lamacento do Manguezal muito rico em nutrientes. É como se fosse uma sopa nutritiva, que serve de comida para muitos seres vivos. Muitos peixes, camarões, caranguejos e outros animais costumam deixar seus ovos nessa região para que iniciem seu desenvolvimento num local rico em alimento. Por isso, nas águas do Manguezal, são encontradas larvas de siris, de camarões, de caranguejos e de algumas variedades de peixes. Larva é a forma jovem e imatura de certos animais no início de suas vidas. Algumas dessas larvas vão se transformar em animais adultos. Outras servirão de comida para peixes e aves que frequentam o Manguezal. Você já sentiu o cheiro ruim de comida estragada? Esse cheiro se origina quando um alimento está em decomposição.
 Da mesma forma, no solo do Manguezal existem muitos restos em decomposição e, por isso, ele cheira mal. Esses restos, apesar de malcheirosos, são alimento para pequenos animais, que, por sua vez, servem de alimento para animais maiores.
Pensou-se, no passado, que os manguezais não tinham importância nenhuma e que o ser humano e a natureza não dependiam deles. Em muitos locais do litoral brasileiro eles foram devastados. Acontece que os manguezais são fundamentais, entre outros fatores, para a reprodução de muitos tipos de peixes, camarões e outros animais. Destruir os manguezais é impedir que muitas espécies de seres vivos consigam se reproduzir.

2 Mata Atlântica
 A Mata Atlântica é muito úmida, porém não tão quente como a Floresta Amazônica. Nela são encontrados muitos animais e vegetais que não existem em nenhum outro lugar do planeta. A Mata Atlântica está muito mais ameaçada que a Floresta Amazônica. Estima-se que restem bem menos de 10% da área original que existia quando Cabral aqui chegou em 1500. Boa parte foi derrubada para dar lugar à lavoura de cana-de-açúcar, no Nordeste, e de café, em São Paulo e no Paraná. A abertura de estradas e loteamentos, a expansão de cidades e a extração ilegal de madeira e palmito vêm sendo as principais causas da redução dessa importante mata nas últimas décadas. Vários animais da Mata Atlântica correm o risco de desaparecer, como os mamíferos onça-pintada, onça-parda (suçuarana), jaguatirica e as aves papagaio-da-cara-roxa e jacutinga.
Muitos rios correm pela Mata Atlântica. Com o desmatamento nas suas beiradas, os rios recebem muita terra, que é levada por eles até os manguezais. Isso pode soterrar os manguezais, que são importantes berços da vida aquática. As fotos abaixo mostram alguns dos habitantes da Mata Atlântica

 3 Floresta de Araucárias
A araucária é o pinheiro brasileiro, muito conhecido no Paraná. No passado, praticamente todo esse estado estava coberto pela Floresta de Araucárias (ou Mata de Araucárias). Partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também. Trata-se de uma floresta onde predomina o pinheiro-do-paraná, ou araucária, com árvores que podem atingir 50 metros de altura. Vegetação rasteira — grama e capim — também é encontrada, assim como variedades de samambaias e árvores como o cedro e a imbuia. O verão nessa área é quente e o inverno tem temperaturas bem baixas. Resta, hoje, pequena parte da mata original. Ela foi derrubada para dar lugar a plantações, pastagens, cidades, estradas e para a extração ilegal de madeira. O pouco que ainda existe está sobretudo em áreas de conservação

4 Caatinga
 O interior da região nordestina é o lugar do país com menor índice de chuvas. Nessa área só conseguem sobreviver espécies adaptadas à seca. Essa região do sertão nordestino, a Caatinga, cobre cerca de um décimo do território brasileiro. Arbustos e árvores baixas, que geralmente perdem as folhas na época da seca, marcam a paisagem
 nessa região. Há também os cactos. A Caatinga tem aspecto de deserto, e a seca, às vezes, pode durar anos. As plantas estão adaptadas à falta de água, com paredes grossas e folhas transformadas em espinhos que reduzem a perda de água e caules capazes de armazenar água. Os animais que vivem na Caatinga também estão adaptados ao ambiente quente e seco. Alguns, como cascavéis e lagartos, têm pele grossa e impermeável, que reduz a perda de água. Outros, como aranhas e escorpiões, têm exoesqueletos impermeáveis que também desempenham esse papel. De modo geral, os animais da região exibem comportamentos adaptativos que reduzem a perda de água, tais como sair do abrigo só à noite ou abrigar-se do sol nos períodos mais quentes do dia.

5 Faixa de transição:
Mata dos Cocais Na faixa de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga, existe a Mata dos Cocais. Nela, encontramos as palmeiras babaçu, macaúba, carnaúba e buriti. Essas plantas fornecem muitos produtos de interesse para o ser humano, como ceras, óleos, fibras e madeira. Algumas populações locais sobrevivem extraindo dessas palmeiras os produtos de importância e vendendo-os para indústrias, que os processam e comercializam. Na Mata dos Cocais encontramos também a árvore denominada oiticica, de cujas sementes se pode extrair óleo, que pode ser empregado na fabricação de tintas e vernizes.


6 Cerrado O Cerrado
Ocupa cerca de um quarto do território nacional.
 Nessa região, costuma chover com certa regularidade no período de outubro a abril, quando o solo fica coberto por bastante grama e capim.
 No restante do ano, o clima é seco, o que diminui a quantidade de grama e capim e faz a parte superficial do solo ficar seca.
No Cerrado, há arbustos e certas árvores que não são de grande porte, têm galhos retorcidos, cascas grossas e não crescem muito. Estão espalhadas e não fazem muita sombra. A luz solar chega praticamente a todos os lugares, não existindo locais mais frescos que outros. O Cerrado não tem a grande quantidade de chuvas das florestas tropicais úmidas, mas não chega a ser tão seco como a Caatinga. As raízes de algumas plantas são muito profundas, algumas com mais de 15 metros. Essa adaptação permite ao vegetal conseguir água nos lençóis freáticos e sobreviver. Na época da seca, ocorrem queimadas. Umas são naturais; outras, causadas pelo ser humano. Algumas árvores têm a incrível adaptação de resistir às queimadas e brotar na época chuvosa seguinte. Os animais encontrados no Cerrado são lobos-guará, tamanduás-bandeira, emas, tatus-canastra, pacas, entre outros.

7 Faixa de transição:
 Pantanal O Pantanal, também chamado Pantanal mato-grossense, ocupa a faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, e ocorre em parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A quantidade de chuvas não é tão grande como numa floresta tropical, mas se concentra no mesmo período. Nesse local existem duas estações: uma seca e outra chuvosa. A biodiversidade encontrada no Pantanal é espantosa. O terreno na região é plano com suaves ondulações. Na época das chuvas, ocorre a inundação de muitas áreas do Pantanal. Só as partes mais altas escapam do alagamento e servem de abrigo para os animais terrestres que lá vivem. A cheia periódica é fundamental para a vida na região. Com as chuvas, os rios que chegam ao Pantanal trazem pequenas partículas de alimento para os micorganismos aquáticos. Eles se desenvolvem e se multiplicam. Como servem de alimento aos peixes pequenos, estes também se desenvolvem e se reproduzem, fornecendo alimento aos peixes maiores, que, por sua vez, são devorados pelas aves pescadoras e pelos jacarés. As fezes desses animais servem de alimento aos microrganismos. E o ciclo se repete. Quando as águas baixam, muitos nutrientes nelas presentes ficam no solo, servindo de adubo para os vegetais. O Pantanal é riquíssimo em formas de vida e, portanto, de muito interesse para a Ciência. Ele vem sendo ameaçado pelo uso de fertilizantes e agrotóxicos, que se acumulam na água e prejudicam os seres vivos. O mercúrio empregado nos garimpos também contaminou seriamente alguns dos rios da região.

8 Pampas Os Pampas
são regiões de campos existentes no Rio Grande do Sul. É um bioma com poucas árvores, coberto por grama e capim. Esse ambiente de clima frio e vegetação rasteira vem sendo empregado, há muito tempo, para a criação de gado. Grandes plantações de trigo e soja também são encontradas. Em alguns locais, o solo já perdeu a fertilidade e se transformou em solo nu e improdutivo, ou seja, sofreu desertificação.
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QUESTÕES PARA SISTEMATIZAR O CONTEÚDO APRENDIDO

1. Os cientistas sabem há tempos que o solo amazônico é pobre. Porém, na Floresta Amazônica, como em outros locais, os vegetais obtêm nutrientes por meio de suas raízes. Se o solo amazônico é pobre, de onde vêm esses nutrientes? E por que o desmatamento da região pode, em pouco tempo, transformar o local desmatado em deserto? Explique
.
 2. Na Mata dos Cocais existem variedades de palmeiras: o babaçu, a carnaúba e o buriti. Lembre-se do tipo de fruto que dão as palmeiras e proponha uma explicação para o nome Mata dos Cocais.

3. É possível explorar as florestas sem destruí-las? Conservar as florestas é se opor ao progresso?
 Explique.

4. Para fazer um novo loteamento de casas, uma área do Manguezal teve todas as suas árvores derrubadas e a região de lama foi aterrada. Nos anos seguintes, a população de pescadores daquela região não conseguiu pescar o suficiente, nem para comer. Sugira uma explicação para isso.
5. Com a destruição da Mata Atlântica, você acha que os manguezais são prejudicados? Explique.

6. Qual é o domínio ou bioma característico da região em que você mora?  Quais são as suas características

7. Acompanhe o seguinte trecho de conversa entre dois habitantes de determinada localidade da Região Nordeste:  “— Após meses de seca, aquele mandacaru lá perto de casa florou.  — É sinal que a chuva chega no sertão!” 

A respeito desse diálogo, responda às perguntas a seguir.
a) O que significa florar?
b) Pesquise o que é o mandacaru


 Encaminhar a atividade e as duvidas para o email da professora: deisimarchetti@yahoo.com.br


Atividades de Ciencias  para o 3º bimestre para o 8º ano  A - C (4 atividade)

Assistir os vídeos 
https://youtu.be/gdh8DSb0i2M (VIDA DE ADOLESCENTE)

 Ler as páginas (180 a 187) fazer as questões das
páginas 186 e 187  que estão no link a baixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1VQk9fRh6jZaYsBae04cFpft1c9gW3KER?usp=sharing


e enviar via e-mail deisimarchetti@yahoo.com.br



Atividades de Ciencias  para o 3º bimestre para o 9º ano  A -  B - C (4 atividade)



ASSISTIR OS VIDEOS E LER O MATERIAL DE APOIO
RESPONDER AS QUESTOÕES ABAIXO
https://youtu.be/0D1NRusC-QU (TEORIAS EVOLUCIONISTAS)
https://youtu.be/22cQBJv0Cas  (HEREDITARIEDADE)

Origem da vida

A possibilidade de vida na Terra teria surgido há 3,5 bilhões de anos quando o planeta começou a resfriar formando a crosta. Nesta ocasião, na atmosfera terrestre não havia gás oxigênio o que favorecia a entrada dos raios solares e ação dos raios ultravioleta. Há cerca de 2 bilhões de anos, neste ambiente muito energético, reações começaram a formar as primeiras estruturas organizadas, os coacervados. Estes ainda não podem ser considerados formas vivas mas precursores dos organismos futuros. Posteriormente surgiram os primeiros organismos unicelulares heterótrofos, organismos formados por uma única célula e que se alimentavam a partir de matéria orgânica simples, produzindo gás carbônico e álcool. Com essa nova possibilidade (gás carbônico) foi favorecido o surgimento dos primeiros organismos fotossintetizantes (autótrofos), unicelulares que aproveitavam o gás carbônico radiação solar para a produzir moléculas mais complexas. Do processo de fotossíntese, por sua vez, resta como subproduto o oxigênio que possibilitou a seleção de organismos mais complexos, capazes de produzir moléculas na ausência ou presença de oxigênio. Dentro deste processo gradual, novas associações foram se efetuando até surgirem os organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que dependem
de fonte externa de alimentação.

Seleção Natural ( meio ambiente seleciona variações preexistentes)

Seleção natural é o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace, para teoria da evolução. A base da seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias, isto é, passadas de um indivíduo a outro através das gerações, tornam-se mais comuns enquanto características menos favoráveis que também sejam hereditárias tornam-se menos comuns. Desta forma, a seleção natural é o fenômeno que age permitindo com que organismos com características favoráveis tenham mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com caracteres menos favoráveis.

Hoje todos os seres vivos conhecidos são distribuídos conforme suas características, em 5 grupos diferentes (Reinos Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal).
Toda essa diversidade presente nestes grupos, surgiu a partir de modificações no material genético do ancestral comum e de seus descendentes ao longo de milhões de anos. Com as mudanças no conteúdo genético surgiam novas possibilidades morfológicas, isto é, novas características surgiam podendo ser vantajosas ou não. Quando as novas características conferiam alguma vantagem ao organismo elas se estabeleciam permitindo que os descendentes também apresentassem estas características, favorecendo a continuidade dos indivíduos portadores de tal característica em detrimento daqueles que não a apresentavam.
A sobrevivência de uma espécie está diretamente relacionada à sua capacidade de obter alimento e deixar descendentes. Em alguns casos, grandes eventos podem alterar o equilíbrio de uma área promovendo a extinção já que são alteradas as condições ideais para a manutenção daqueles seres vivos.
Estudos apontam que o choque de um meteoro com a Terra, reduziu a entrada de radiação solar na superfície do planeta o que além da escuridão gerou a queda da temperatura e a escassez de alimento.
É importante lembrar que existem seres vivos em quase todos os ambientes conhecidos do planeta Terra, ou seja, há seres vivos extremamente adaptados a basicamente quaisquer condições. No entanto, espécies encontradas numa região apresentam muitas características diferentes dos seres de outro local,
ainda que façam parte do mesmo grupo taxonômico. Por exemplo, um urso que vive em ambientes extremamente frios como o círculo polar ártico, necessita ter uma importante camada de pelos e gordura a fim de manter-se quente. Assim, os exemplares de ursos mais adaptados, isto é, aqueles que conseguirem suportar o frio e deixarem descendentes, continuarão sua espécie, enquanto aqueles que não suportarem essas adversidades deixarão de se reproduzir e naturalmente serão extintos. No entanto, esta característica dos ursos polares lhes confere vantagem quando se pensa em seu habitat natural (temperaturas extremamente baixas). Entretanto, se este mesmo urso for colocado em ambiente de calor tórrido, esta característica lhe conferirá desvantagem, à medida que quanto mais calor ele sentir, maior será sua necessidade de água, por exemplo. Isto mostra como a seleção natural exerce uma pressão sobre os diversos organismos de uma região, favorecendo que aqueles que estejam mais aptos às condições sobrevivam e deem continuidade às suas espécies, e aqueles menos adaptados sejam dizimados.

Evolução é a modificação gradual ao longo do tempo
Lamarck- Lei do uso e desuso e Lei da transmissão dos carcacteres adquiridos
Charles Darwin- Seleção Natural
SELEÇÃO NATURAL  O meio ambiente seleciona variações preexistentes . Os seres mais adaptados teriam mais chances de sobreviver e deixar descendentes férteis.  



VARIABILIDADE                     SELEÇÃO                             ADAPTAÇÃO


A HEREDITARIEDADE
Como os filhos recebem características de seus pais e as transmitem para seus filhos?
A resposta é, através dos GENES.
GENES – Um segmento de DNA composto por uma sequência que contém um código para produzir proteínas.
DNA (ácido desoxirribonucleico)  São filamentos organizados no núcleo da célula .
Os Genes são transmitidos nos cromossomos através dos gametas : espermatozoides e óvulos, células reprodutoras .
Cada gene recebido dos pais é denominado alelo.
Os genes alelos não se misturam nos descendentes, mas formam pares.
Por exemplo, os humanos possuem 46 cromossomos sendo 23 da mãe e 23 do pai, na fecundação do óvulo e do espermatozoide vai formar o zigoto com 46 cromossomos, sendo 23 da mãe e 23 do pai.
Exemplo
Espermatozoide = 23 cromossomos
Óvulo = 23 cromossomos
Na união forma-se o ZIGOTO com 46 cromossomos
Nos cromossomos temos sequências de genes que guardam  nossas características hereditárias , por exemplo cor de olhos, cor de pele, cabelo...

GENE ( TRECHO DE DNA)
DNA (armazena informação genética)
A partir do DNA forma-se uma molécula chamada RNA
RNA ( ácido ribonucleico) essa estrutura coleta informação do DNA e a transcreve em proteína.
RNA ( Transcreve informação do DNA em proteína)
As proteínas são extremamente importantes para os seres vivos, sendo, por exemplo, as responsáveis por formar mais de 50% da massa seca de grande parte das células. Além disso, elas atuam como catalisadores (alteram a velocidade de uma reação), na defesa do organismo e em várias outras importantes funções.

ATIVIDADES
1- Há cerca de 2 bilhões de anos, reações começaram a formar as primeiras estruturas organizadas, como os (as): 
a)Coacervados
b)Bactérias
c)Fungos
d)Plantas
 2- A Lei de uso e desuso e dos caracteres adquiridos foram defendidas por: 
a)Darwin
b)Lamarck
c)Pasteur
d)Wallace

3- Os seres mais adaptados ao meio, teriam maiores chances de sobreviver e deixar descendentes, essa teoria foi defendida por: 
a)Pasteur
b)Lamarck
c)Darwin
d)Oparin

4- Charles Darwin defendeu a teoria : 
a)Transmissão dos caracteres adquiridos
b)O meio seleciona variações preexistentes
c)Lei do uso e desuso
d)Sopa orgânica

5- As células reprodutoras ou germinativas do ser humano , possuem : 
a)23 cromossomos
b)46 cromossomos

6- O zigoto humano possui: 
a)46 cromossomos
b)23 cromossomos

7- São responsáveis por formar mais de 50% da massa seca de grande parte das células. *
a)Carboidrato
b)Lipídios (gorduras)
c)Vitaminas
d)Proteínas

 8- Como os filhos recebem características de seus pais e as transmitem para seus filhos? 
______________________________________________________________
 9- Os genes são transmitidos através de que célula?
­­­­­­­­­­­______________________________________________________________
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10- Em poucas palavras defina DNA e RNA. 



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