FILOSOFIA PROFESSORA THAMIRIS


Atividade de filosofia para o 1º ano D

Escola Estadual Padre Antão.
                             1º ano D do Ensino Médio.
·      Atividades 3º Bimestre:
-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Não precisa copiar o exercício todo, coloquem apenas as perguntas e respostas no e-mail.
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

                                               A Filosofia de Sócrates:
         Sócrates (469 a.C-399 a.C) é um marco na história da filosofia. A ponto de que os que vieram antes dele receberem todos, apesar de suas diferenças, o nome genérico de “pré-socráticos”. Sócrates viveu no melhor momento, mas também, na queda da democracia ateniense. Atenas, após a vitória sobre os persas, torna-se uma grande potência, estendendo sua influência por quase toda a Grécia. Todo esse resplendor de Atenas, fez crescer a rivalidade com Esparta, trazendo a Guerra do Peloponeso, o que fez a hegemonia da democracia ateniense, quebrar e desaparecer.
         Os poucos indícios que temos da existem de Sócrates, são por meio de imagens deixadas por seus aprendizes, o maior deles era Platão, que mostrou a imagem do Sócrates ao qual observamos até os tempos atuais. A diferença entre ele e os outros pensadores da época, é a forma como seus diálogos ocorriam. Não buscava belas palavras ou longas definições, mas sim, conhecer melhor a origem e essência das coisas.
         Sócrates, simplesmente pergunta sobre as coisas, não há um intuito educacional, mas há a vontade de aprender. Mesmo sendo considerado o homem mais sábio de Atenas pelo Oráculo de Delfos, ele não cansou de procurar alguém para lhe mostrar o contrário, chegando na sua frase mais conhecida, a famosa “só sei, que nada sei”. Mas por que Sócrates chegou nessa conclusão? Ao questionar um político sobre os mais diversos assuntos sobre seus deveres, ele observou que o político era bom em apenas conhecer sobre várias coisas, mas não era suficientemente sábio.
         “Mais sábio do que esse homem eu sou; é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um nadinha mais sábio do que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei.”
         No final, o resultado da sua investigação para achar alguém mais sábio do que ele é sempre o mesmo, todos falam como se fossem sábios e, mesmo quando conhecem algo, acabam falando demais, chegando a falar sobre assuntos ao qual não possuem nenhum ou pouco conhecimento.

1)   Como você definiria uma pessoa sábia? Procure o significado de sábio no dicionário e pense melhor sobre.
2)   Você consideraria que Socrátes agiu corretamente ao tentar procurar alguém mais sábio do que ele? Justifique sua resposta.

Encaminhar as duvidas e ativdades para o email da professora   thamieobana@hotmail.com;

Atividade de filosofia para o 1º ano D

  2º ano D do Ensino Médio.
·      Atividades 3º Bimestre:
-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Não precisa copiar o exercício todo, coloquem apenas as perguntas e respostas no e-mail.
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

·      3º Bimestre:

·      Renascimento e Filosofia Moderna:
Com a chegada do século XIV na Europa, principalmente na Itália, começou a tomar forma aquilo que mais tarde se chamaria de Renascimento. Os estudiosos começaram a vasculhar diante de textos das civilizações antigas e acreditando ser herdeiros desse conhecimento, produziram novas teorias e técnicas. Beneficiados pelo desenvolvimento sem precedentes da ciência e da técnica, lançaram-se aos mares, aventuravam-se para além de terras conhecidas. Esse período de novas descobertas dos europeus é conhecido como Renascimento.
O Renascimento não é apenas a retomada da marcha triunfal da razão e do espírito científico após o período da Idade Média. O que se denomina “ciência” no Renascimento, embora prepare os fundamentos para a arrancada científica do século XVII, guarda sinais do pensamento medieval que levam traços judaicos e do misticismo oriental. Como por exemplo a astronomia e astrologia, a química e a alquimia e a investigação da natureza e a magia permaneciam juntas e assim caminhavam.
A originalidade do pensamento renascentista está em construir uma nova imagem do mundo a partir da permanecia de elementos do passado. É em nome do humanismo que o homem, mesmo temeroso, começa a se separar-se da grande ordem do universo, para ser o seu espectador privilegiado. Mais do que isso, ele é organizador dessa ordem. Na nova ordem das coisas, o homem de virtú é aquele que tem capacidade única de saber escolher as ocasiões propícias para, ousadamente, transformar o curso dos acontecimentos. No Renascimento, o homem é basicamente o indivíduo.
Essa valorização do indivíduo manifesta-se na busca da fama, uma noção antiga e diametralmente oposta a ideia medieval do homem anônimo que, despojando-se das vaidades pessoais, coloca-se a serviço de Deus. Na escultura ou na arquitetura do Renascimento, grande parte das obras serve para exaltar a fama conquistada por muitas personalidades. Na literatura, proliferam os gêneros biográfico e autobiográfico, enquanto, na pintura, florescem o retrato e o autorretrato, com a identificação das pessoas representadas.
O termo “Renascimento” mostra a revalorização daquilo que o classicismo grego e romano havia exaltado. Trata-se então de retornar ao brilho da civilização antiga.
1.    O que seria um “homem de virtú”? Você acha que essa expressão ter com “ser virtuoso”?
2.    Pesquise sobre uma obra Renascentista famosa e a descreva com suas próprias palavras.

Encaminhar as duvidas e ativdades para o email da professora   thamieobana@hotmail.com;

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