MATEMATICA - PROFESSOR ROSIVAN / VALÉRIA
Atividades de Matematica para o 3º bimestre para 6º ano A - B - C e 7º ano A (4 atividades)
ATIVIDADE 4 – 6 ANO A, B e C - PROF. ROSIVAN
PROBLEMAS DE PARTILHA EM PARTES DESIGUAIS
Obs.: Leia atentamente aos problemas e resolva no caderno (não precisa copiar)
Mande somente a resolução e as respostas escritas a caneta e foto nítida.
Não esqueça de colocar nome, número e série
Qualquer dúvida, estou à disposição
1. A mãe de Ana e Gustavo, dividiu as tarefas domésticas entre os dois irmãos. Como Ana tem o dobro da idade de Gustavo, as tarefas de Ana são sempre o dobro das tarefas de Gustavo. Ajude a mãe de Ana a fazer a divisão das tarefas. a) Eles terão que lavar a louça do café da manhã, almoço e jantar todos os dias da semana. Quantas lavagens de louça cada um deles deverá fazer?
b) - Eles devem juntar as folhas do pátio 3 vezes por semana. Em um mês, quantas vezes cada um juntará as folhas?
c) Se eles fizerem tudo direitinho, receberão juntos uma mesada de R$ 60,00. Quanto cada um deve receber para que a divisão seja justa?
2. Pedro está guardando dinheiro para comprar uma televisão e um notebook. Ele guarda R$ 1.200,00 por mês, sendo que para o notebook ele guarda o dobro do valor que guarda para a televisão. Quanto ele guarda para cada objeto?
3. A mãe de Sophia fez um bolo e dividiu 27 pedaços. Reservou uma quantidade de pedaços para a família e o dobro dessa quantidade Sophia levou para uma festa na escola. Quantos pedaços Sophia levou para a escola?
4. Ana utiliza uma parte dos R$120,00 que recebe trabalhando aos sábados em seus gastos pessoais e guarda o dobro disso para comprar um par de patins que custa R$240,00. Se ela já economiza há um mês, será que já pode comprar o patins?
5. Gabriel trabalha por dia como ajudante de pintor e recebe R$50,00 por dia. Mês passado ele estava pintando as paredes externas de uma casa, por isso quando chovia, ele não podia trabalhar. Dos 30 dias do mês, os dias de sol foram o dobro dos dias de chuva. Qual foi o salário de Gabriel neste mês?
6. Paulo e Andreia abriram uma loja de roupas em sociedade. Paulo investiu R$5.000,00 e Andreia investiu R$10.000,00. O lucro da loja desse mês foi de R$6.000,00. Como eles devem dividir esse lucro de forma justa?
ENCAMINHAR DUVIDAS E ATIVIDADES PARA O EMAIL DO PROFESSOR: rosivantometome@gmail.com whats: 99281-9474
Atividades de Matematica para o 3º bimestre para 7º ano A (4 atividades)
ATIVIDADE 4 – 7 ANO A
Números Racionais – Resolução de problemas com representação decimal
Obs.: Leia atentamente aos problemas e resolva no caderno (não precisa copiar)
Mande somente a resolução e as respostas escritas a caneta e foto nítida.
Não esqueça de colocar nome, número e série
Qualquer dúvida, estou à disposição
1. Ao contar suas moedas, Bete separou as de R$ 1,00 das outras. Com as demais, ela obteve R$ 18,25. Depois, ela somou ao montante inicial as de R$ 1,00, chegando a um total de R$ 29,25. Quantas moedas de R$ 1,00 Bete tinha?
2. Por falar em moedas, descubra maneiras diferentes de formar R$ 5,00 usando moedas de R$ 1,00, de R$ 0,50 e de R$ 0,25. Depois, verifique se todos na classe encontraram as mesmas formações que você.
3. Zeca precisa calcular o total de fio elétrico de que precisa para a instalação elétrica de uma casa. Veja as anotações que fez:
Cozinha – 22,3 m
Banheiro – 17,2 m
Quartos – 19,7 m
Sala – 28,5 m
Quando estava na loja, percebeu que não havia medido quanto precisaria para a área externa. Então, decidiu comprar 100 m de fio. Você acha que ele terá fio suficiente para todas as áreas?
4. Um corredor de maratona tem 13 semanas para se preparar para a próxima prova. Ele quer começar correndo 10 km na primeira semana e aumentar certo número de quilômetros a cada semana, até atingir a marca dos 42,195 km, que é a extensão da maratona que correrá. Construa uma planilha com a quantidade de quilômetros que ele deverá correr a cada semana, lembrando que os aumentos não precisam ser iguais, mas devem ser mais ou menos próximos.
5. Um piloto de Fórmula 1 sofre intenso desgaste físico e emocional: dentro de um pequeno espaço invadido pelo calor, em posição semideitada, preso por um cinto de segurança, sacudido pelas fortes trepidações da pista e “esmagado” pela poderosa força G (força da gravidade exercida sobre um corpo). Some-se a tudo isso o estarrecedor som do motor do carro, tendo pela frente uma hora e meia de corrida. O coração do piloto bate de 150 a 170 vezes por minuto. Não existe nenhum outro esporte em que a adrenalina seja bombeada na circulação sanguínea com tanta intensidade! Devido à alta temperatura, o piloto perde muito líquido, o que resulta em desidratação. No GP da Malásia, por exemplo, ele pode perder de 3 a 6 quilos durante uma corrida! 1 . A partir do que você leu no texto, responda: um piloto de Fórmula 1 que termina a corrida com 75,3 kg, tendo perdido 3,123 kg durante o percurso, iniciou a corrida com quantos quilos?
6. Pedro quer colar, em sua mochila, um adesivo de seu game favorito. As dimensões desse adesivo são 7,5 cm de largura por 19,6 cm de altura. As dimensões de sua mochila são 30 cm de largura, 16
são 7,5 cm de largura por 19,6 cm de altura. As dimensões de sua mochila são 30 cm de largura, 16 cm de profundidade e 44 cm de altura. Determine as distâncias das bordas da mochila, para que o adesivo seja aplicado centralizado, na parte da frente.
Encaminhar as atividades e duvidas para o email do professor: valeriasouza@prof.educacao.sp.gov.br
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