JONATHAN EDUCACAO FISICA

 PROF. JONATHAN - EDUCACAO FISICA - 1ºA, 1ºB, 1ºC, 2ºA, 2ºB, 2ºC, 2ºD, 3ºA e 3ºB


  ATIVIDADE 1 PARA O 1ºA,1ºB e 1ºC.


TEMA – CORPO, SAÚDE E BELEZA


VIVER COM DISPOSIÇÃO!!!

Você já se perguntou como tem sido sua disposição durante o dia? Na maioria das vezes, fazemos escolhas pensando na praticidade e abdicamos de atitudes saudáveis. Uma vida saudável está relacionada aos hábitos alimentares, atividades e exercícios físicos, lazer, bem como ao período de repouso. É preciso levar em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes do dia a dia para se tornar uma pessoa saudável. Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico? Faça uma pesquisa sobre o tema. Em seguida, responda o quiz.

(Lembrando que a pesquisa deve ser entrega por e-mail, preferencialmente feita no Word e não esqueça o nome, numero e serie)

QUIZ

Após a pesquisa, responda ao quiz, identificando as práticas como atividade física ou exercício físico.

1. Fernanda mora há um km da escola, vai caminhando lentamente todos os dias. Durante seu percurso encontra com os amigos. _____________________

2. Juliana vai ao parque todos os dias, caminha três km numa velocidade média e constante. Seu objetivo agora é começar a correr, para isso, tem intercalado sua caminhada com corridas. _____________________

3. Gabriel adora nadar sempre que volta da escola, se o clima estiver agradável, entra na piscina. _____________________

4. Fabiano faz musculação na academia todos os dias, intercalando seu treino: tórax, membros superiores e membros inferiores, glúteos e abdômen. _____________________

5. Débora ajuda sua mãe com os afazeres da casa, mora no 4º andar e seu prédio não têm elevador, todos sobem e descem pelas escadas. _____________________

6. Silvana ama dançar, não perde um fim de semana para sair e dançar muito! _________________

7. Hugo quer ser jogador profissional de voleibol, hoje representa a equipe de sua cidade, treina todos os dias com foco no seu objetivo. _____________________

enviar atividades e duvidas para o e-mail: 

silva.jonathan18@gmail.com

ATIVIDADE 1 PARA O 2ºA,2º B,2º C e 2ºD.


TEMA – CONHECENDO O TCHOUKBALL

Como se joga Tchoukball. O jogo de Tchoukball tem como objetivo marcar mais pontos que o adversário, fazendo um arremesso para um dos quadros. A bola deverá rebater no quadro e cair no chão, fora da área restritiva, dentro da área de jogo sem que seja apanhada pela equipe adversária. Para conhecer mais sobre o Tchoukball faça uma pesquisa contando sobre o processo histórico do Tchoukball, e suas principais regras.

(Lembrando que a pesquisa deve ser entrega por e-mail, preferencialmente feita no Word e não esqueça o nome, número e série)

Após a pesquisa, responda.

Para um melhor aproveitamento tático, existem três tipos de posições pré-determinadas: os alas (AE - Ala Esquerda e AD - Ala Direita), os pivôs de quadro (PQ) e o pivô central (PC). De modo geral, os alas fazem a maior parte dos ataques e são responsáveis pela primeira linha de defesa junto com o pivô de quadro, no “seu” lado da quadra, e colaboram na 2º e 3º linha de defesa quando o ataque adversário está do “outro” lado da quadra. Existem situações em que os pivôs (PQ e PC) executam ataques, mas sua função primária é a defesa. Observe a situação de ataque na figura a seguir e identifique as posições de cada jogador colocando as siglas: AD, AE, PQ e PC.

enviar atividades e duvidas para o e-mail: 

silva.jonathan18@gmail.com


ATIVIDADE 1 PARA O 3º A e 3º B.


TEMA – DANÇA

Todas as culturas têm algum tipo de manifestação rítmica e expressiva. No Brasil, existe uma riqueza muito grande dessas manifestações: danças trazidas pelos africanos, pelos imigrantes, por povos da fronteira, etc., cada região ou cidade do Brasil têm suas festas e danças (Moçambique, maculelê, maracatu, reisado, carimbó, cacuriá, folia, bumba, forró, samba, pezinho, congada, coco, pastoril, quadrilha etc.). Cada manifestação dessas tem uma história, uma razão de ser, e revela um pedacinho da história do Brasil, contada, recontada, recortada e ampliada. Os grandes centros urbanos também têm suas tradições: bailes funk, forrós, lambadas, escolas de samba, gafieira, pagode, carnaval de rua e muito mais.

VAI DAR SAMBA... 

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.  A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação. (São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).  Neste momento, desafiamos você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir: 

Sugerimos assistir ao vídeo: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Disponível em: Acesso em 27 jan. 2020.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=249&v=z42pA3xaegk

 

enviar atividades e duvidas para o e-mail: 

silva.jonathan18@gmail.com

Comentários

  1. Tem que mandar só as resposta das questão,ou as pesquisa também? 1ANOC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY