APARECIDA FILOSOFIA
PROF. APARECIDA FILOSOFIA - 2º C e 2ºE
ATIVIDADE PARA 0 2ºC e 2ºE
Humilhação social
A humilhação é uma modalidade de angústia que se dispara a partir do enigma da desigualdade de classes. Angústia que os pobres conhecem bem e que, entre eles, inscreve-se no núcleo de sua submissão. Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus-tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem estranha, misteriosa: "vocês são inferiores”. E o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada, mesmo nas circunstâncias em que, para nós outros, observadores externos, não pareceria razoável esperá-la. Para os pobres, a humilhação ou é uma realidade em ato ou é frequentemente sentida como uma realidade iminente, sempre a espreitar-lhes, onde quer que estejam, com quem quer que estejam. O sentimento de não possuírem direitos, de parecerem desprezíveis e repugnantes, torna-se-lhes compulsivo: movem-se e falam, quando falam, como seres que ninguém vê.
GONÇALVES FILHO, José M. Humilhação social: um problema político em Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 9, n. 2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200002&lng=pt&nrm=iso>.
Acesso em: dois dez. 2013.
QUESTÃO
1 ) Os pobres, os idosos, a criança indefesa, o afro descendente, o estrangeiro, o migrante ,os homossexuais são alguns exemplos de seres humilhados , e muitas vezes sofrem violência física e moral, como podemos modificar tais situações em nosso convívio social?
enviar atividades e duvidas para o e-mail:
Comentários
Postar um comentário