ARTE - PROFESSORA JULIA
ENSINO MÉDIO - 3°C
ENSINO MÉDIO - EJA - 1TA/1TB/ 2TA/2TB/3TA/3TB/3TC
ENSINO MÉDIO - 3°C
Enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com
ENSINO MÉDIO - EJA - 1TA/1TB/ 2TA/2TB/3TA/3TB/3TC
As atividades que seguem são direcionadas para todas as séries citadas acima.
ANEXO - 1
Fonte:
Cadernos do Professor São Paulo faz escola SEE - SP
2º A inscrição num dos livros de registro terá sempre como referência a
continuidade histórica do bem e sua relevância nacional para a memória, a
identidade e a formação da sociedade brasileira.
ANEXO - 3
Fonte: Site da Secretaria de Estado da Cultura
de Alagoas
ANEXO - 4
Fonte: portal.iphan.gov.br
ANEXO - 5
1- Questionário
referente ao texto distribuído em sala de aula
Enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com
ENSINO MÉDIO - EJA - 1TA/1TB/ 2TA/2TB/3TA/3TB/3TC
ENSINO MÉDIO - 3°C
Enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com
ENSINO MÉDIO - EJA - 1TA/1TB/ 2TA/2TB/3TA/3TB/3TC
As atividades que seguem são direcionadas para todas as séries citadas acima.
ANEXO - 1
TEXTO DISTRIBUIDO EM SALA, DURANTE AULA
Patrimônio
cultural: É o conjunto de
bens, móveis e imóveis, materiais e imateriais das sociedades humanas. Envolve
produtos artísticos, artesanais e técnicos, expressões literárias linguísticas
e musicais, usos e costumes de todos os povos e grupos étnicos, do passado e do
presente, além de espaços naturais como bosques, matas, reservas de água,
fauna, etc. Preservação, restauro e incentivo às formas contemporâneas de
cultura (considerados patrimônios culturais) tem sido exigidos às políticas
públicas.
Patrimônio
cultural imaterial: A
Unesco - Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o define como sendo "as
práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os
instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados -
que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como
parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Imaterial é
transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e
grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua
história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo
assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Patrimônio
cultural material:
com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens
culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo:
arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes
aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios
arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções
arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos,
arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos
Educação
patrimonial: Forma de
mediação cultural que estimula o contato do público com a obra de arte,
valorizando o patrimônio cultural material e imaterial. Seu objetivo é o
exercício da cidadania e da responsabilidade social, compartilhando e cuidando
da preservação e valorização das heranças culturais.
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional: Órgão federal responsável pela preservação dos bens culturais no
Brasil. Foi criado no governo de Getúlio Vargas em 1937 e atualmente está
ligado ao Ministério da Cultura e atua na identificação, registro, tombamento,
fiscalização, conservação, restauração e promoção do patrimônio cultural
brasileiro
Preservação: Prefixo ‘pre’ significa antes e determina uma
série de medidas para prevenir futuros danos, desde uma descrição clara e
detalhada das condições do que se vai conservar (objetos, prédios, etc
Conservação: O início ‘con’ indica ações com as obras, atitudes de manutenção e limitação
da intervenção humana e natural ao mínimo possível (para efeito de
durabilidade).
Restauração: Prefixo ‘re’ significa de novo e indica a
recuperação da obra em seus aspectos estéticos, históricos e em sua função
social; a descrição dos métodos e materiais utilizados durante o tratamento,
com absoluto respeito à integridade estética, história e material dos bens
culturais.
ANEXO - 2
Bens Imateriais brasileiros registrados no IPHAN - Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
De acordo com a UNESCO, Patrimônio Cultural Imaterial
consiste em "práticas, representações, expressões, conhecimentos e
técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais
que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os
indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
Ainda, de acordo com a Constituição Federal:
Art.
216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os
bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto,
portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos
formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e
viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados
às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de
valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico,
ecológico e científico.
1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá
o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros,
vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e
preservação.
Através do Decreto n.º 3.551/2000 foi instituído o registro de bens culturais de natureza imaterial
que constituem o patrimônio cultural brasileiro e criado o Programa Nacional do
Patrimônio Imaterial
Art.
1º Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que
constituem patrimônio cultural brasileiro.
1º Esse registro se fará em um
dos seguintes livros:
I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e
modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;
II - Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e
festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do
entretenimento e de outras práticas da vida social;
III - Livro de Registro das Formas de Expressão, onde serão inscritas
manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;
IV - Livro de Registro dos Lugares, onde serão inscritos mercados, feiras,
santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas
culturais coletivas.
Atualmente, existem os
seguintes bens imateriais brasileiros registrados no IPHAN: Oficio das
Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi,
Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Modo de
Fazer Viola-de-Cocho, Oficio das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste,
Cachoeira de Iauaretê Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e
Papuri, Feira de Caruaru, Frevo, Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de
Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo, Modo de Fazer Queijo
de Minas, nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, Roda de
Capoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, Modo de Fazer Renda Irlandesa
produzida em Divina Pastora (SE), Toque dos Sinos de Minas Gerais e Ofício de
Sineiros.
Patrimônio Mundial. O IPHAN foi
criado em 1937, no governo de Getúlio Vargas, com a colaboração de grandes
nomes ligados ao movimento modernista como Mário de Andrade, Oswald de Andrade,
Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros. Seu trabalho pode
ser reconhecido em cerca de 21 mil edifícios tombados, 79 centros e conjuntos
urbanos, 9.930 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de
objetos, incluindo acervo museológico, cerca de 834.567 mil volumes
bibliográficos, documentação arquivísticas e registros fotográficos,
cinematográficos e videográficos, além do
Fontes :
Aula de Patrimônio Cultural Ambiental:
Instrumentos de Tutela, ministrada pela Prof. Liana Portilho Matos, em
13.05.2010, no curso de Pós Graduação Televirtual em Direito Ambiental e
Urbanístico.
IPHAN Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/ Acesso em 20.05.2010.
Tombamento
O
significa “Tombar um Bem Cultural”?
O
tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo
de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de
valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo
para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O
que pode ser tombado?
O
Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural
ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras
de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc.
Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da
memória coletiva.
Quem
pode efetuar um tombamento?
O
Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais,
utilizando leis específicas ou a legislação federal.
O
ato do tombamento é igual à desapropriação?
Não.
São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um
bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem
tombado não necessita ser desapropriado.
Um
bem tombado pode ser alugado ou vendido?
Sim.
Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para
a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita
uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta
manifeste seu interesse na compra do mesmo.
O
Tombamento preserva?
Sim.
O Tombamento é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens
culturais, na medida que impede legalmente a sua destruição. No caso de
bens culturais, preservar não é só a memória coletiva, mas todos os esforços e
recursos já investidos para sua construção. A preservação somente se torna
visível para todos quando um bem cultural se encontra em bom estado de
conservação, propiciando sua plena utilização
Os livros
do Tombo são quatro, neles estão registrados diversos tipos de bens culturais
Livro do
Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico - Onde são
inscritos os bens culturais em função do valor arqueológico, relacionado a
vestígios da ocupação humana pré-histórica ou histórica; de valor
etnográfico ou de referência para determinados grupos sociais; e de valor paisagístico,
englobando tanto áreas naturais, quanto lugares criados pelo homem aos quais é
atribuído valor à sua configuração paisagística, a exemplo de jardins, mas
também cidades ou conjuntos arquitetônicos que se destaquem por sua relação com
o território onde estão implantados.
Livro do Tombo Histórico - Neste livro são inscritos os bens culturais em
função do valor histórico. É formado pelo conjunto dos bens móveis e imóveis
existentes no Brasil e cuja conservação seja de interesse público por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil. Esse Livro, para melhor
condução das ações do Iphan, reúne, especificamente, os bens culturais em
função do seu valor histórico que se dividem em bens imóveis (edificações,
fazendas, marcos, chafarizes, pontes, centros históricos, por exemplo) e móveis
(imagens, mobiliário, quadros e xilogravuras, entre outras peças).
Livro do Tombo das Belas Artes - Reúne as inscrições dos bens culturais em
função do valor artístico. O termo belas-artes é aplicado às artes de caráter
não utilitário, opostas às artes aplicadas e às artes decorativas. Para a
História da Arte, imitam a beleza natural e são consideradas diferentes
daquelas que combinam beleza e utilidade. O surgimento das academias de
arte, na Europa, a partir do século XVI, foi decisivo na alteração do status
do artista, personificado por Michelangelo Buonarroti (1475 - 1564). Nesse
período, o termo belas-artes entrou na ordem do dia como sinônimo de arte
acadêmica, separando arte e artesanato, artistas e mestres de ofícios.
Livro do Tombo das Artes Aplicadas - Onde são
inscritos os bens culturais em função do valor artístico, associado à função
utilitária. Essa denominação (em oposição às belas artes) se refere à produção
artística que se orienta para a criação de objetos, peças e construções
utilitárias: alguns setores da arquitetura, das artes decorativas, design,
artes gráficas e mobiliário, por exemplo. Desde o século XVI, as artes
aplicadas estão presentes em bens de diferentes estilos arquitetônicos. No
Brasil, as artes aplicadas se manifestam fortemente no Movimento Modernista de
1922, com pinturas, tapeçarias e objetos de vários artistas
ATIVIDADES
(está
aqui, para quem ainda não o tem colado no caderno)
2- Imagens
de Patrimônios Culturais Tombados no Brasil,
como segue
a)1 (um) Patrimônio
Cultural Materiais Imóvel Tombado dos seguintes Estados Brasileiros:
Bahia
São Paulo
Goiás
Amazonas
Brasília
Paraná
b) 1 (um) Patrimônio
Cultural Imaterial Tombado dos seguintes Estados Brasileiros:
Amazonas
Rio de
Janeiro
Pernambuco
Bahia
Minas Gerais
São Paulo
3- Responda
a) O que é tombamento?
b) Por qual razão um bem cultural deve ser
preservado?
c) Que tipo de bem cultural é registrado no Livro
do Tombo Histórico?
d) Um bem natural como o Arquipélago de Noronha e Abrolho (Pernambuco) foram
registrados em qual Livro do Tombo?
e) O dono e um bem cultural desapropriado, um
imóvel por exemplo, perde seu bem?
f) Que tipo de bem cultural registrado no
Livro do Tombo das Artes Aplicadas?
g) Houve no Bairro da Penha, um “Palacete” que
pertenceu à família Rodovalho. Ele não existe mais. Qual sua opinião sobre
isso? Qual seria a importância de ter sido mantida sua edificação nos dias
atuais? O que deveria ter sido feito pelo Palacete?
h) Temos
no Estado de São Paulo, Patrimônio Cultural Natural, qual é ele?
i) Os Bens
Culturais Imateriais são preservados pela memória dos povos. Para eles, e
tão somente para eles, foi criado um sistema de registro em (quatro) livros
também. Quais são eles?
Patrimônio Cultural
1.
O que é
Patrimônio Cultural Material?
2.
Escreva três
exemplos de bens do patrimônio cultural
Material Móvel
3.
Escreva três
exemplos de bens do patrimônio cultural
Material Imóvel
4.
Escreva três
exemplos de bens do patrimônio cultural
Imaterial
5.
Qual é o órgão federal responsável pela
preservação de bens patrimoniais tombados, no Brasil? (nome por extenso)
6.
Ao visitar um
museu, uma exposição temporária de arte, conhecer a história de imóveis
tombados e sua importância Qual é a diferença entre ‘reformar’ e ‘restaurar’?
O que se pratica em um bem cultural tombado?
7.
O que significa
‘preservar’ um bem
cultural?
8.
O que significa ‘conservar’ um bem cultural?
9.
‘Visitei o Masp
neste final de semana. Durante a visita mediada, soube que o MASP possui a
mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América latina,
tombada, além de outras coleções também tombadas. Em 2003, o edifício foi tombado
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional.
Que
tipo de bens tombados eu conheci durante a minha visita?
10.
Diário do
Estado de São Paulo, 03 de setembro de 2009 - ‘Artigo 1º - Fica tombada a
fachada remanescente do Teatro Cultura Artística localizado na Rua Nestor
Pestana nº 196, São Paulo, Capital, inclusive os elementos de vedação e
caixilhos que dela fazem parte, bem como o painel de Emiliano Di Cavalcanti
que o integra’.
Que
tipo de bem é este que foi declarado tombado?
11.
O carnaval é um
bem de que tipo?
Manter viva a memória das sociedades, divulgando suas práticas artísticas,
seus fazeres cotidianos em geral, festas, brincadeiras, história, nos
enriquece culturalmente. Justifique esta afirmação.
|
Enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com
No 3-ta vc nunca passou isso é nem deu folha alguma pra nós
ResponderExcluirVocê tem a oportunidade de fazer agora.
ExcluirÉ preciso copiar toda a matéria ou apenas as questões ?
ResponderExcluirLeia a postagem Entrega de atividades e prazos.
ExcluirPor gentileza não consigo achar se precisa copiar ou não por gentileza responder se sim ou não
ResponderExcluirProfessora aqui é o Ezequiel do 2TB, gostaria de saber se recebeu minha atividade, eu enviei porém não tive nenhum retorno
ResponderExcluirFiz contato por e-mail
ExcluirTambén quería saber se é preciso copiar tudo
ResponderExcluirNão coloquei a cópia como atividade a ser realizada.
ExcluirProfessora Julia