ARTE - PROFESSORA JULIA

ENSINO MÉDIO - 3°C
ENSINO MÉDIO  - EJA - 1TA/1TB/ 2TA/2TB/3TA/3TB/3TC



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As atividades que seguem são direcionadas para todas as séries citadas acima.

ANEXO - 1

TEXTO DISTRIBUIDO EM SALA, DURANTE AULA

Patrimônio cultural: É o conjunto de bens, móveis e imóveis, materiais e imateriais das sociedades humanas. Envolve produtos artísticos, artesanais e técnicos, expressões literárias linguísticas e musicais, usos e costumes de todos os povos e grupos étnicos, do passado e do presente, além de espaços naturais como bosques, matas, reservas de água, fauna, etc. Preservação, restauro e incentivo às formas contemporâneas de cultura (considerados patrimônios culturais) tem sido exigidos às políticas públicas.
Patrimônio cultural imaterial: A Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o define como sendo "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Patrimônio cultural material: com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos
Educação patrimonial: Forma de mediação cultural que estimula o contato do público com a obra de arte, valorizando o patrimônio cultural material e imaterial. Seu objetivo é o exercício da cidadania e da responsabilidade social, compartilhando e cuidando da preservação e valorização das heranças culturais.
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Órgão federal responsável pela preservação dos bens culturais no Brasil. Foi criado no governo de Getúlio Vargas em 1937 e atualmente está ligado ao Ministério da Cultura e atua na identificação, registro, tombamento, fiscalização, conservação, restauração e promoção do patrimônio cultural brasileiro
Preservação: Prefixo ‘pre’ significa antes e determina uma série de medidas para prevenir futuros danos, desde uma descrição clara e detalhada das condições do que se vai conservar (objetos, prédios, etc         
Conservação: O início ‘con’ indica ações com as obras, atitudes de manutenção e limitação da intervenção humana e natural ao mínimo possível (para efeito de durabilidade).        
 Restauração: Prefixo ‘re’ significa de novo e indica a recuperação da obra em seus aspectos estéticos, históricos e em sua função social; a descrição dos métodos e materiais utilizados durante o tratamento, com absoluto respeito à integridade estética, história e material dos bens culturais. 
 Fonte:  Cadernos do Professor São Paulo faz escola SEE - SP
ANEXO - 2
Bens Imateriais brasileiros registrados no IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

De acordo com a UNESCO, Patrimônio Cultural Imaterial consiste em "práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."

Ainda, de acordo com a Constituição Federal:

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I -   as formas de expressão;
II -  os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V -  os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Através do Decreto n.º 3.551/2000 foi instituído o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro e criado o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

Art. 1º Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.

 Esse registro se fará em um dos seguintes livros:         

I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;
II - Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;
III - Livro de Registro das Formas de Expressão, onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;
IV - Livro de Registro dos Lugares, onde serão inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.
  A inscrição num dos livros de registro terá sempre como referência a continuidade histórica do bem e sua relevância nacional para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira.

Atualmente, existem os seguintes bens imateriais brasileiros registrados no IPHAN: Oficio das Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Oficio das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste, Cachoeira de Iauaretê Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri, Feira de Caruaru, Frevo, Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo, Modo de Fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, Roda de Capoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, Modo de Fazer Renda Irlandesa produzida em Divina Pastora (SE), Toque dos Sinos de Minas Gerais e Ofício de Sineiros.
Patrimônio Mundial. O IPHAN foi criado em 1937, no governo de Getúlio Vargas, com a colaboração de grandes nomes ligados ao movimento modernista como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros. Seu trabalho pode ser reconhecido em cerca de 21 mil edifícios tombados, 79 centros e conjuntos urbanos, 9.930 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos, incluindo acervo museológico, cerca de 834.567 mil volumes bibliográficos, documentação arquivísticas e registros fotográficos, cinematográficos e videográficos, além do

Fontes :
Aula de Patrimônio Cultural Ambiental: Instrumentos de Tutela, ministrada pela Prof. Liana Portilho Matos, em 13.05.2010, no curso de Pós Graduação Televirtual em Direito Ambiental e Urbanístico.
IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/ Acesso em 20.05.2010.

 ANEXO - 3
Tombamento

 O significa “Tombar um Bem Cultural”?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O que pode ser tombado?
O Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.
Quem pode efetuar um tombamento?
O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.
O ato do tombamento é igual à desapropriação?
Não. São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado.
Um bem tombado pode ser alugado ou vendido?
Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.
O Tombamento preserva?
Sim. O Tombamento é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais, na medida que impede legalmente a sua destruição.  No caso de bens culturais, preservar não é só a memória coletiva, mas todos os esforços e recursos já investidos para sua construção. A preservação somente se torna visível para todos quando um bem cultural se encontra em bom estado de conservação, propiciando sua plena utilização

Fonte: Site da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas

ANEXO - 4

Os livros do Tombo são quatro, neles estão registrados diversos tipos de bens culturais

2 - Livro do Tombo Histórico          

Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico - Onde são inscritos os bens culturais em função do valor arqueológico, relacionado a vestígios da ocupação humana pré-histórica ou histórica; de valor etnográfico ou de referência para determinados grupos sociais; e de valor paisagístico, englobando tanto áreas naturais, quanto lugares criados pelo homem aos quais é atribuído valor à sua configuração paisagística, a exemplo de jardins, mas também cidades ou conjuntos arquitetônicos que se destaquem por sua relação com o território onde estão implantados.

Livro do Tombo Histórico - Neste livro são inscritos os bens culturais em função do valor histórico. É formado pelo conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no Brasil e cuja conservação seja de interesse público por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil. Esse Livro, para melhor condução das ações do Iphan, reúne, especificamente, os bens culturais em função do seu valor histórico que se dividem em bens imóveis (edificações, fazendas, marcos, chafarizes, pontes, centros históricos, por exemplo) e móveis (imagens, mobiliário, quadros e xilogravuras, entre outras peças).


Livro do Tombo das Belas Artes - Reúne as inscrições dos bens culturais em função do valor artístico. O termo belas-artes é aplicado às artes de caráter não utilitário, opostas às artes aplicadas e às artes decorativas. Para a História da Arte, imitam a beleza natural e são consideradas diferentes daquelas que combinam beleza e utilidade. O surgimento das academias de arte, na Europa, a partir do século XVI, foi decisivo na alteração do status do artista, personificado por Michelangelo Buonarroti (1475 - 1564). Nesse período, o termo belas-artes entrou na ordem do dia como sinônimo de arte acadêmica, separando arte e artesanato, artistas e mestres de ofícios.
           
Livro do Tombo das Artes Aplicadas - Onde são inscritos os bens culturais em função do valor artístico, associado à função utilitária. Essa denominação (em oposição às belas artes) se refere à produção artística que se orienta para a criação de objetos, peças e construções utilitárias: alguns setores da arquitetura, das artes decorativas, design, artes gráficas e mobiliário, por exemplo. Desde o século XVI, as artes aplicadas estão presentes em bens de diferentes estilos arquitetônicos. No Brasil, as artes aplicadas se manifestam fortemente no Movimento Modernista de 1922, com  pinturas, tapeçarias e objetos de vários artistas

Fonte: portal.iphan.gov.br

ANEXO - 5


           ATIVIDADES

            1- Questionário referente ao texto distribuído em sala de aula
(está aqui, para quem ainda não o tem colado no caderno)

2- Imagens de Patrimônios Culturais Tombados no Brasil,  como segue

a)1 (um) Patrimônio Cultural Materiais Imóvel Tombado dos seguintes Estados Brasileiros:
Bahia
São Paulo
Goiás
Amazonas
Brasília
Paraná

b) 1 (um) Patrimônio Cultural Imaterial Tombado dos seguintes Estados Brasileiros:
Amazonas
 Rio de Janeiro
Pernambuco
Bahia
Minas Gerais
São Paulo

 3- Responda
 a) O que é tombamento?
 b) Por qual razão um bem cultural deve ser preservado?
 c) Que tipo de bem cultural é registrado no Livro do Tombo Histórico?
 d) Um bem natural como o Arquipélago de   Noronha e Abrolho (Pernambuco) foram registrados em qual Livro do Tombo?
 e) O dono e um bem cultural desapropriado, um imóvel por exemplo, perde seu bem?
 f) Que tipo de bem cultural registrado no Livro do Tombo das Artes Aplicadas? 
 g) Houve no Bairro da Penha, um “Palacete” que pertenceu à família Rodovalho. Ele não existe mais. Qual sua opinião sobre isso? Qual seria a importância de ter sido mantida sua edificação nos dias atuais? O que deveria ter sido feito pelo Palacete?
 h) Temos no Estado de São Paulo, Patrimônio Cultural Natural, qual é ele?
 i) Os Bens Culturais Imateriais são preservados pela memória dos povos. Para eles, e tão somente para eles, foi criado um sistema de registro em (quatro) livros também. Quais são eles?


      Patrimônio Cultural

      1.       O que é Patrimônio Cultural Material?
      2.       Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Móvel 
      3.       Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Imóvel 
      4.       Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Imaterial 
      5.       Qual é o órgão federal responsável pela preservação de bens patrimoniais tombados, no Brasil? (nome por extenso)
      6.       Ao visitar um museu, uma exposição temporária de arte, conhecer a história de imóveis tombados e sua importância Qual é a diferença entre reformar e restaurar’? O que se pratica em um bem cultural tombado?
      7.       O que significa preservar um bem cultural?
      8.        O que significa conservar’ um bem cultural?
      9.       ‘Visitei o Masp neste final de semana. Durante a visita mediada, soube que o MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América latina, tombada, além de outras coleções também tombadas. Em 2003, o edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Que tipo de bens tombados eu conheci durante a minha visita?
    10.    Diário do Estado de São Paulo, 03 de setembro de 2009 - ‘Artigo 1º - Fica tombada a fachada remanescente do Teatro Cultura Artística localizado na Rua Nestor Pestana nº 196, São Paulo, Capital, inclusive os elementos de vedação e caixilhos que dela fazem parte, bem como o painel de Emiliano Di Cavalcanti que o integra’.
Que tipo de bem é este que foi declarado tombado?
    11.    O carnaval é um bem de que tipo?
 Manter viva a memória das sociedades, divulgando suas práticas artísticas, seus fazeres cotidianos em geral, festas, brincadeiras, história, nos enriquece culturalmente. Justifique esta afirmação.


Enviar as atividades para o e-mail: juliartrocha@gmail.com

Comentários

  1. No 3-ta vc nunca passou isso é nem deu folha alguma pra nós

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  2. É preciso copiar toda a matéria ou apenas as questões ?

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  3. Por gentileza não consigo achar se precisa copiar ou não por gentileza responder se sim ou não

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  4. Professora aqui é o Ezequiel do 2TB, gostaria de saber se recebeu minha atividade, eu enviei porém não tive nenhum retorno

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  5. Tambén quería saber se é preciso copiar tudo

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    Respostas
    1. Não coloquei a cópia como atividade a ser realizada.
      Professora Julia

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