FILOSOFIA - PROFESSORA THAMIRES

ENSINO MÉDIO - 1º ANO D/2º ANO D  



ATIVIDADES PARA: 1º ANO D              

    - Utilize o texto que passei em sala, e realizem as atividades no caderno. Se puderem, passem para os colegas!
- Caso encontrem alguma palavra que não compreenderam, não hesitem em procurá-la no dicionário. Ela pode ser essencial para você entender a atividade.
Bons estudos e boa sorte para todos nós.

Textos do caderno:





·         Responda as questões abaixo:
                   1- Leia atentamente o parágrafo citado abaixo:  
    Há no mundo um mistério que nem a voracidade do cotidiano consegue tragar. O desenvolvimento técnico e científico, as descobertas e invenções que dia após dia despertam fascínio e polêmica não nos afastam- ao contrário, nos aproximam- desse encantamento. Quem, diante do universo que as sondas espaciais hoje revlema, já não se indagou de onde veio tudo isso? De onde nós viemos?
Essas são perguntas que há muito acompanham o ser humano. Muita gente, ao longo dos séculos. Tem procurado responder a elas. De tentativa em tentativa, o leque dos interesses humanos foi se ampliando. Matemática, geometria, física, química, biologia, astronomia, ética, política, sociologia, economia, tudo derivou de uma curiosidade inicial, á qual alguns homens da Grécia Antiga procuraram satisfazer usando a razão.”
A história da filosofia. Editora Nova Cultural 2004. Pg 5.

De acordo com o texto “O que é Filosofia?” em seu caderno e com o trecho citado anteriormente. Descreva com suas palavras, o que significa “Filosofia” e o que é “Exercício Filosófico”.
·         2-  No trecho abaixo, de autoria de Platão, o protagonista Sócrates afirma que é acusado de corromper a juventude. Leia-o e, em grupo, discuta: quais seriam, nos dias atuais, os acusadores de Sócrates?
“[...] os jovens [...] seguindo-me espontaneamente, gostam de ouvir-me examinar os homens, e muitas vezes me imitam [...] e então encontram grande quantidade daqueles que acreditam saber alguma coisa [...]. Daí, aqueles que são examinados por eles encolerizam-se comigo [...] e dizem que há um tal Sócrates, perfidíssimo, que corrompe os jovens.”
PLATÃO. Apologia á Sócrates. Rio de Janeiro. Edições de Ouro. s/d.p.42

Enviar as atividades para o e-mail: thamieobana@hotmail.com


ATIVIDADES PARA: 2º ANO D         

- Utilize o texto que passei em sala, e realizem as atividades no caderno. Se puderem, passem para os colegas!
- Caso encontrem alguma palavra que não compreenderam, não hesitem em procurá-la no dicionário! Ela pode ser essencial para você entender a atividade.
   Bons estudos e boa sorte para todos nós.

Textos do caderno:


Responda as questões abaixo:
·         1- Leia atentamente o parágrafo citado abaixo:
“Há no mundo um mistério que nem a voracidade do cotidiano consegue tragar. O desenvolvimento técnico e científico, as descobertas e invenções que dia após dia despertam fascínio e polêmica não nos afastam- ao contrário, nos aproximam- desse encantamento. Quem, diante do universo que as sondas espaciais hoje revlema, já não se indagou de onde veio tudo isso? De onde nós viemos?
Essas são perguntas que há muito acompanham o ser humano. Muita gente, ao longo dos séculos. Tem procurado responder a elas. De tentativa em tentativa, o leque dos interesses humanos foi se ampliando. Matemática, geometria, física, química, biologia, astronomia, ética, política, sociologia, economia, tudo derivou de uma curiosidade inicial, á qual alguns homens da Grécia Antiga procuraram satisfazer usando a razão.”
A história da filosofia. Editora Nova Cultural 2004. P 5.

De acordo com o texto “O que é Filosofia?” em seu caderno e com o trecho citado anteriormente.   Descreva com suas palavras, o que significa “Filosofia” e o que é “Exercício Filosófico”.
   2-  Leia atentamente o trecho a seguir:

“Muito antes do nascimento da pólis, porém a Grécia já era marcada por uma vida culturla intensam da qual Homero é representante- embora a existencia real desse poeta seja controversa. Os poemas atribuidos a ele narram as últimas guerras troianas, que supõe-se, ocorreram entre 1260 e 1250. A Íliada conta a fase final dos combates, em que um guerreiro Aquiles envolve-se com uma série de aventuras contra os troianos. Derrotada Tróia, o herói Ulisses (Odisseu) parte para ítaca, sua terra natal, onde a esposa Penélope o espera. Odisséia descreve essa longa viagem (de dez anos) através dos mares.”
A história da filosofia. Editora Nova Cultural. 2004. P.17

a) Realize uma pesquisa sobre as obras de Homero, a Íliada e a Odisséia.
 b) Escreva uma pequena biografia do autor;
             c) Resuma as duas histórias;   (No mínimo 20 linhas).

3- Leia atentamente sobre moral e ética no trecho abaixo:

“O que é ser moral? Para que ser moral? As respostas a essas duas questões são cruciais para orientarmos nossa conduta com relação aos outros e a nós mesmos. O que entendemos por “bem” ou por “mal” pode definir que tipo de pessoas queremos ser e que compromisso temos com os valores ético e morais.
            Vejamos o por quê.
            Os conceitos de moral e ética ainda que diferentes são com frequencia usados como sinonimos. Podemos estabelecer algumas diferenças entre eles, embora essas definições variem de acordo com a abordagem de cada filósofo.
            -Moral é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos individuos em um grupo social. Em um primeiro momento, o sujeito moral é o que agem bem ou mal ao acatar ou transgredir as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. (...) A moral refere-se á ação moral concreta, quando nos perguntamos: o que devo fazer? Como devo agir nessa situação?  O que é certo? O que é condenável?
           
            -Ética ou filosofia moral é a reflexão sobre as noções e principios que fundamental a vida moral. Esses principios que fundamental a vida moral. Esses principios e noções dependem da concepção de ser humano tomada por um ponto de partida. Por exemplo. Á pergunta “O que são o bem e o mal?”, respondemos diferentemente caso o fundamento da moral esteja na ordem coósmica, na vontade de Deus, na natureza humana ou em nenhuma ordem exterior á propria consciencia.
            Do ponto de vista é ética, podemos perguntar: “há uma hierarquia de valores que devemos obedecer? O que é dever? E o que é justiça?.

De acordo com o trecho citado, explique por quê temos responsabilidades como pessoas e se podemos ser livres, mesmo possuindo obrigações para cumprir. Não esqueça de explicar, nas suas palavras, o que significa liberdade e ser livre.  (Mínimo 10 linhas)

Enviar as atividades para o e-mail: thamieobana@hotmail.com                              
                                                                                                                          .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY