FILOSOFIA - PROFESSORA THAMIRES
ENSINO MÉDIO - 1º ANO D/2º ANO D
ATIVIDADES PARA: 1º ANO D
De acordo com o texto “O que é Filosofia?” em seu caderno e com o trecho citado anteriormente. Descreva com suas palavras, o que significa “Filosofia” e o que é “Exercício Filosófico”.
2- Leia atentamente o trecho a seguir:
ATIVIDADES PARA: 1º ANO D
- Utilize o texto que passei em sala, e
realizem as atividades no caderno. Se puderem, passem para os colegas!
- Caso encontrem alguma palavra que não
compreenderam, não hesitem em procurá-la no dicionário. Ela pode ser essencial
para você entender a atividade.
· Responda as questões abaixo:
1- Leia atentamente o parágrafo citado abaixo:
1- Leia atentamente o parágrafo citado abaixo:
“ Há no mundo um mistério que
nem a voracidade do cotidiano consegue tragar. O desenvolvimento técnico e
científico, as descobertas e invenções que dia após dia despertam fascínio e
polêmica não nos afastam- ao contrário, nos aproximam- desse encantamento.
Quem, diante do universo que as sondas espaciais hoje revlema, já não se
indagou de onde veio tudo isso? De onde nós viemos?
Essas são perguntas que há muito acompanham o ser
humano. Muita gente, ao longo dos séculos. Tem procurado responder a elas. De
tentativa em tentativa, o leque dos interesses humanos foi se ampliando.
Matemática, geometria, física, química, biologia, astronomia, ética, política,
sociologia, economia, tudo derivou de uma curiosidade inicial, á qual alguns
homens da Grécia Antiga procuraram satisfazer usando a razão.”
A história da filosofia. Editora Nova Cultural
2004. Pg 5.
De acordo com o
texto “O que é Filosofia?” em seu caderno e com o trecho citado anteriormente.
Descreva com suas palavras, o que significa “Filosofia” e o que é “Exercício
Filosófico”.
·
2- No trecho abaixo, de autoria de
Platão, o protagonista Sócrates afirma que é acusado de corromper a juventude.
Leia-o e, em grupo, discuta: quais seriam, nos dias atuais, os acusadores de
Sócrates?
“[...]
os jovens [...] seguindo-me espontaneamente, gostam de ouvir-me examinar os
homens, e muitas vezes me imitam [...] e então encontram grande quantidade
daqueles que acreditam saber alguma coisa [...]. Daí, aqueles que são
examinados por eles encolerizam-se comigo [...] e dizem que há um tal
Sócrates, perfidíssimo, que corrompe os jovens.”
PLATÃO. Apologia á Sócrates. Rio de Janeiro.
Edições de Ouro. s/d.p.42
ATIVIDADES PARA: 2º ANO D
- Utilize o texto que passei em sala, e
realizem as atividades no caderno. Se puderem, passem para os colegas!
- Caso encontrem alguma palavra que não
compreenderam, não hesitem em procurá-la no dicionário! Ela pode ser essencial
para você entender a atividade.
Bons estudos e boa sorte para todos nós.
Responda as questões abaixo:
·
1- Leia atentamente o parágrafo
citado abaixo:
“Há no mundo um mistério que
nem a voracidade do cotidiano consegue tragar. O desenvolvimento técnico e
científico, as descobertas e invenções que dia após dia despertam fascínio e
polêmica não nos afastam- ao contrário, nos aproximam- desse encantamento.
Quem, diante do universo que as sondas espaciais hoje revlema, já não se
indagou de onde veio tudo isso? De onde nós viemos?
Essas são perguntas que há muito acompanham o ser
humano. Muita gente, ao longo dos séculos. Tem procurado responder a elas. De
tentativa em tentativa, o leque dos interesses humanos foi se ampliando.
Matemática, geometria, física, química, biologia, astronomia, ética, política,
sociologia, economia, tudo derivou de uma curiosidade inicial, á qual alguns
homens da Grécia Antiga procuraram satisfazer usando a razão.”
A história da filosofia. Editora Nova Cultural
2004. P 5.
De acordo com o texto “O que é Filosofia?” em seu caderno e com o trecho citado anteriormente. Descreva com suas palavras, o que significa “Filosofia” e o que é “Exercício Filosófico”.
2- Leia atentamente o trecho a seguir:
“Muito antes do nascimento da pólis, porém a
Grécia já era marcada por uma vida culturla intensam da qual Homero é
representante- embora a existencia real desse poeta seja controversa. Os poemas
atribuidos a ele narram as últimas guerras troianas, que supõe-se, ocorreram
entre 1260 e 1250. A Íliada conta a fase final dos combates, em que um
guerreiro Aquiles envolve-se com uma série de aventuras contra os troianos.
Derrotada Tróia, o herói Ulisses (Odisseu) parte para ítaca, sua terra natal,
onde a esposa Penélope o espera. Odisséia descreve essa longa viagem (de
dez anos) através dos mares.”
A história da filosofia. Editora Nova
Cultural. 2004. P.17
a) Realize uma pesquisa sobre as obras de Homero, a
Íliada e a Odisséia.
b) Escreva uma pequena biografia do autor;
b) Escreva uma pequena biografia do autor;
c) Resuma as duas histórias; (No mínimo
20 linhas).
3- Leia
atentamente sobre moral e ética no trecho abaixo:
“O que é ser moral? Para que ser
moral? As respostas a essas duas questões são cruciais para orientarmos nossa
conduta com relação aos outros e a nós mesmos. O que entendemos por “bem” ou
por “mal” pode definir que tipo de pessoas queremos ser e que compromisso temos
com os valores ético e morais.
Vejamos
o por quê.
Os
conceitos de moral e ética ainda que diferentes são com frequencia usados como
sinonimos. Podemos estabelecer algumas diferenças entre eles, embora essas
definições variem de acordo com a abordagem de cada filósofo.
-Moral
é o conjunto de regras que determinam o comportamento dos individuos em um
grupo social. Em um primeiro momento, o sujeito moral é o que agem bem ou mal
ao acatar ou transgredir as regras morais admitidas em determinada época ou por
um grupo de pessoas. (...) A moral refere-se á ação moral concreta, quando nos
perguntamos: o que devo fazer? Como devo agir nessa situação? O que é certo? O que é condenável?
-Ética
ou filosofia moral é a reflexão sobre as noções e principios que fundamental a
vida moral. Esses principios que fundamental a vida moral. Esses principios e
noções dependem da concepção de ser humano tomada por um ponto de partida. Por
exemplo. Á pergunta “O que são o bem e o mal?”, respondemos diferentemente caso
o fundamento da moral esteja na ordem coósmica, na vontade de Deus, na natureza
humana ou em nenhuma ordem exterior á propria consciencia.
Do
ponto de vista é ética, podemos perguntar: “há uma hierarquia de valores que
devemos obedecer? O que é dever? E o que é justiça?.
De acordo com o trecho citado, explique por quê temos
responsabilidades como pessoas e se podemos ser livres, mesmo possuindo
obrigações para cumprir. Não esqueça de explicar, nas suas palavras, o que
significa liberdade e ser livre. (Mínimo
10 linhas)
.
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