BIOLOGIA - PROFESSOR MAURO

ENSINO MÉDIO – EJA - 3 TB/3TC

Atenção: esta atividade deverá ser realizada pelo aluno  e pode ser digitada ou escrita à mão.

Durante as aulas presenciais abordamos vários temas introdutórios, mais especificamente sobre as bases biológicas na classificação dos seres vivos e compreendemos que através desta classificação é possível conhecer e analisar a biodiversidade do planeta, esquematizar os graus de parentescos evolutivos entre os indivíduos, entre outras possibilidades.
Estudamos também as classificações básicas entre os seres vivos, relacionadas à forma de obtenção de alimentos em seres autótrofos e heterótrofos. Quanto à forma de produção de matéria orgânica em fotossintetizantes e quimiossintetizantes. E quanto ao habito alimentar classificamos os seres vivos em herbívoroscarnívoros e decompositores 
Com base nisso, estabelecemos as relações biológicas dos seres vivos  e consequentemente conceituamos a cadeia alimentar e sua classificação quanto ao seu nível trófico em: produtoresconsumidores primáriosconsumidores secundáriosconsumidores terciários (ou final) e decompositores.
Com base neste resumo e nos conteúdos passados em sala:
      1) Apresente a definição de cada uma das palavras em negrito no texto acima.              
         2)  Qual o outro nome pelo qual são chamados os organismos quimiossintetizantes e quais são os seres vivos que realizam esta forma de produção de matéria orgânica?
     3)  Quais são os dois tipos de reações químicas realizadas pelos organismos quimiossintetizantes, quais as fontes de energia que usam e quais os tipos de matérias orgânicas que produzem?
       4)  Esquematize a equação química da primeira fase da quimiossíntese.
       5)  A segunda fase da quimiossíntese é semelhante a qual fase da fotossíntese? Por quê?
       6) Esquematize a equação da segunda fase da quimiossíntese.
       7)  Defina fotossíntese e esquematize a sua equação química.
     8) A nomenclatura dos seres vivos é baseada  nas regras propostas por Lineu e os Seres vivos são classificados em táxons. Quais são (na ordem decrescente) os sete níveis de classificação dos seres vivos?
       9) Quais são os cinco Reinos de classificação dos seres vivos? Dê exemplos para cada um deles.
   10)  Faça uma pesquisa e responda o que é um Ecossistema e o que são comunidades de um ecossistema.

Enviar atividades para o e-mail: aulasescolasestado@gmail.com

Comentários

  1. o e-mail está errado. não estou conseguindo enviar. Tem outro e-mail para envio ????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY