PORTUGUES - PROFESSORA PATRICIA


ENSINO MÉDIO - 1º ANO A/1º ANO B/1º ANO C/3º ANO A/3º ANO B


ATIVIDADES PARA: 1º ANO A/1º ANO B/1º ANO C


Atividade 1                     
1-Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora:
a-Eles morreram de rir daquela cena.        b-Aqueles olhos eram como dois faróis.
c-Ah! O doce sabor da vitória!                  d-Aquele velho é uma raposa!

2-"Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.". Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?
a-Metonímia     b-Ironia               c-Indireta          d-Antítese

3- No trecho, ocorrem duas figuras de linguagem, quais? "A voz áspera daquele cantor nos fazia ter vontade de morrer.”

4- Quais figuras de linguagem temos neste texto: "Às sete horas da manhã, a rua acordava. Era possível ouvir o grito irritante daquelas lindas crianças que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o 'trim' do despertador para trabalhar."
a-Personificação - Ironia - Hipérbole - Pleonasmo - Onomatopeia
b-Metáfora - Sarcasmo - Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo – Assonância
c-Metonímia - Indireta - Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo - Antonomásia
d-Personificação - Indireta - Sinestesia - Hipérbole - Pleonasmo – Onomatopeia

5- Na frase "Não tenho mais Maizena em casa", qual figura de linguagem é empregada?
a-Metáfora              b-Metonímia                 c-Catacrese                     d-Eufemismo

6-"Aquele ser desprovido de inteligência era como palhaço: não queria saber de nada, só contava piada e fazia graça até que todos morressem de rir. Era uma situação difícil, até uma porta pensa mais que ele!". O texto possui as seguintes figuras:
a-Eufemismo - Comparação - Hipérbole - Personificação
b-Catacrese - Metáfora - Hipérbole - Personificação
c-Eufemismo - Metáfora - Hipérbole - Personificação
d-Metonímia - Comparação - Hipérbole – Personificação

7-"O rato roeu a roupa do rei de Roma". Qual é a figura de linguagem desta frase?
A -Aliteração        b-Gradação                    c-Onomatopeia                   d-Anáfora

8- Quais figuras de linguagem aparecem nos  trechos?
a- Que ninguém mais merece tanto amor e amizade

Que ninguém mais deseja tanto poesia e sinceridade

Que ninguém mais precisa tanto de alegria e serenidade

b- Era grande, e de tanta tristeza tornou-se pequeno.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
9-Identifique a função da linguagem nos trechos: fática, metalinguística, emotiva, informativa, apelativa ou poética.
a-Economize com a HDI seguros. Peça uma cotação HDI Auto para seu corretor."
b-"A minha alma partiu-se como um vaso vazio." (Álvaro de Campos)
c-"Entre outubro de 2008 e agosto de 2009, ladrões invadiram mansões de gente como Paris Hilton e Lindsay Lohan, em Los Angeles, levando mais de 3 milhões em roupas, sapatos e joias." (Veja, ed. 2334, ano 46, nº 33 - 14.08.2013)
d-Preciso que você confirme alguns dados, pode ser? Certo. Podemos começar?
e-"Uma palavra, outra mais, e eis um verso/ Doze sílabas a dizer coisa nenhuma./ Esforço, limo, devaneio e não impeço/ Que este quarteto seja inútil como a espuma." (Antonio Carlos Secchin) No poema, evidenciam-se duas funções linguagem:


Atividade 2  
1-  Para haver a comunicação são necessários cinco elementos. Quais são eles?
2- Numa partida de futebol usam-se as linguagens verbal, não-verbal e mista. Dê dois exemplos de cada uma.
a- Qual seria o objetivo da mídia?
b- E você tem a utilizado para que fins?
c- Esses fins têm ajudado em sua na sua vida? Explique:
3- Depois de ler o texto A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO responda:
a- Fale um pouco sobre a o respeito político-social em relação às questões básicas como saúde, educação e segurança.
b- Você tem sido respeitado pela comunidade escolar? Explique.
c- E você? Respeita a todos na escola? De que forma?

 A importância do Respeito

Em todos os lugares, inclusive nas organizações estamos nos relacionando, a maior parte do tempo, com outras pessoas.
O respeito é um dos valores essenciais nas relações humanas. Cultivar o respeito por si e pelos outros permite que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos. Em outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”, respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.
Respeitar é demonstrar um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou entidade (como uma nação, uma religião, instituição, etc.). Quando desenvolvemos o respeito, o foco muda; olhamos para pessoas, situações, instituições de modo diferente, só existe a palavra benefício em mente. Passamos a reconhecer nos outros seus esforços para melhorar, encorajando-nos a focar mais a atenção no potencial deles do que em seus erros. O respeito valoriza a individualidade e permite que cada um cresça no seu próprio tempo. Observa os altos e baixos sem perder o foco na singularidade e no propósito maior.

De fato este é um método eficaz para ajudar pessoas e organizações a promoverem as transformações e mudanças que almejam de modo saudável e sustentável ao longo do tempo. Pense nisso!
Marina M. Mendes
Consultora e Coach, Mestre em Serviço Social pela PUC-SP com foco em sustentabilidade, Pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela Alubrat.
 Enviar as atividades para o e-mail: patriciaalves72@hotmail.com


ENSINO MÉDIO - 3º ANO A/3º ANO B


Atividade 1 
VESTÍGIOS DIVINOS (Na Serra de Marumbi)
Houve deuses aqui, se não me engano;
Novo Olimpo talvez aqui fulgia;
Zeus agastava-se, Afrodite ria,
Juno toda era orgulho e ciúme insano.
Nos arredores, na montanha ou plano,
Diana caçava, Actéon a perseguia.
Espalhados na bruta serrania,
Inda há uns restos da forja de Vulcano.
Por toda esta extensíssima campina
Andaram Faunos, Náiades e as Graças,
E em banquete se uniu a grei divina.
Os convivas pagãos ainda hoje os topas
Mudados em pinheiros, como taças,
No hurra festivo erguendo no ar as copas.
 (Poesias, 4ª série, 1928.) Alberto de Oliveira
  A respeito do poema e relacionando ao Parnasianismo, responda:
1- Quanto a estrutura.
2-  Rimas ricas:
3- A temática:
A Morte – Cruz e Sousa
Oh! que doce tristeza e que ternura
No olhar ansioso, aflito dos que morrem...
De que âncoras profundas se socorrem
Os que penetram nessa noite escura!

Da vida aos frios véus da sepultura
Vagos momentos trêmulos decorrem...
E dos olhos as lágrimas escorrem
Como faróis da humana Desventura.

Descem então aos golfos congelados
Os que na terra vagam suspirando,
Com os velhos corações tantalizados.

Tudo negro e sinistro vai rolando
Báratro abaixo, aos ecos soluçados
Do vendaval da Morte ondeando, uivando...

4- Explique a necessidade de grafar algumas palavras com letra maiúscula no simbolismo.
5- Explique as metáforas dos versos abaixo:
Descem aos golfos congelados
Os que na terra vagam suspirando,
6- Retire do texto quatro palavras que remetem à sinestesia, característica simbolista.
7- Explique como o poema aborda o místico e espiritual.


ATIVIDADE 02- PRODUÇÃO DE TEXTO
De acordo com o que foi explicado em sala sobre o que é tese, modelos e características, produza duas  com aproximadamente quatro linhas cada, a respeito dos textos motivadores do livro.

Primeiro texto :
(Natalia Paiva.www.tranparencia.org.br.Adaptado.
  
Primeira tese: Corrupção no congresso nacional: reflexo da sociedade brasileira?

Segundo texto:
A CGU (Controladoria Geral da União) colocou no ar em meados do ano passado uma campanha publicitária nas redes sociais alertando para o que chama de ‘pequenas corrupções’. O órgão, responsável por fomentar a transparência nas contas do governo (leia-se ajudar a combater a corrupção), publicou uma série de imagens pedindo para as pessoas que deixem de lado certos hábitos que chamou de pequenas corrupções –furar fila, falsificar carteirinha de estudante, etc. Até aí, normal. Teve uma boa repercussão, mas nada de extraordinário.

Porém, na manhã do último domingo, o órgão federal juntou as recomendações em uma imagem só e recolocou no ar. 
O resultado foi surpreendente: a postagem já tem mais de 110 mil compartilhamentos e 6 milhões de visualizações, algo notável para uma página com pouco menos de 39 mil seguidores. Para comparar, o post mais compartilhado da história da Folha e os seus mais de 3 milhões de seguidores, o da morte de Nelson Mandela, teve pouco mais de 22 mil compartilhamentos.
“Nunca vimos algo parecido nem nas outras páginas do governo, que monitoramos para podermos ter base de comparação”, diz a chefe da comunicação do CGU, Thaisis Barboza.
Mas por qual motivo a campanha é tão compartilhada? O principal é que o assunto suscita polêmica.
Ela ataca uma das mais famosas leis não escritas deste país, a ‘Lei de Gérson’ –aquela que diz que “o importante é levar vantagem em tudo”. O problema dela é que, ao levar vantagem em tudo, geralmente se leva vantagem de forma imoral ou até ilícita. Muitas das atitudes são comuns entre os brasileiros –todo mundo conhece alguém que já aceitou troco errado, subornou um guarda, etc. “São mensagens de coisas que acontecem no nosso dia a dia, ou porque fazemos ou porque conhecemos quem faça. Estamos sujeitos a elas”, diz Thaisis.
Além do interesse legítimo de combater tais atitudes, a campanha viraliza porque, ao postar a imagem, o internauta dá aquele chutinho no calcanhar do amigo/parente fã da ‘Lei de Gérson’. Afinal, quem não tem aquele tio que brada contra a corrupção enquanto persiste ao ‘gatonet’ que instalou em casa?
 Aluna da rede estadual de SP vence concurso nacional com desenho ...
Segunda tese: Nossas pequenas corrupções são tão antiéticas quanto as dos políticos?

Enviar as atividades para o e-mail: patriciaalves72@hotmail.com




Comentários

  1. Eu não entendi o que fazer na questão oito, são quatro frases diferentes, e em cada uma delas temos que identificar a figura de linguagem, correto? Ou só devemos identificar da A e B?

    ResponderExcluir
  2. É pra copiar

    ResponderExcluir
  3. Tenho que copia a pergunta ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY