QUIMICA - PROFESSOR JORGE


ENSINO MÉDIO - 1º ANO A/1º ANO B/2º ANO E/3º ANO A/3º ANO B/3º ANO C

ENSINO MÉDIO - EJA -  1º TA/1º TB/2º TA/2º TB/3º TA/3º TB/3º TC


ATIVIDADES PARA:  1º ANO A, 1º ANO B, 1º TA e 1ºTB

Química
A química estuda fundamentalmente a matéria, sendo que podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, apresenta volume.
- Um corpo é caracterizado como sendo uma porção limitada da matéria; um objeto é a matéria transformada em algum utensílio ao homem. Assim, por exemplo, o vidro é matéria, uma placa de vidro caracteriza um corpo, já um copo de vidro define um objeto.
- A matéria pode ainda ser classificada como simples (quando constituída por um mesmo elemento químico, como o caso do gás oxigênio, O2) ou composta (quando constituída por dois ou mais elementos químicos, como o caso da água, H2O).
- Conforme o seu estado de agregação, a matéria possui três estados físicos fundamentais (sólido, que apresenta forma e volumes constantes; líquido, que apresenta forma variada e volume constante; e gasoso, que apresenta forma e volume variáveis).
- Conforme as condições de temperatura e pressão, qualquer porção de matéria pode passar de um estado físico para outro, ou seja, mudar de fase. Isso se dá pela alteração nas distâncias médias entre os átomos, sendo que o maior afastamento favorece o estado gasoso, e a maior proximidade favorece o estado sólido.
- Um fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, assim, toda a queima é sempre de natureza química. Já num fenômeno físico não há modificação da natureza da matéria, sendo que toda a mudança de fase é sempre de natureza física.
- Alotropia é a parte da química que estuda a capacidade de duas ou mais substâncias puras simples serem formadas por um mesmo elemento químico. Os quatro elementos da tabela periódica que apresentam essas propriedades são: o carbono, o oxigênio, o enxofre e o fósforo.
- O elemento carbono forma predominantemente as variedades alotrópicas grafite e diamante, o elemento oxigênio os gases oxigênio e ozônio, o enxofre as variedades rômbica e monoclínica, o fósforo as espécies branco e vermelho.
- A principal diferença entre uma substância pura e uma mistura é que a primeira apresenta mudança de fase em temperatura constante, sendo que na segunda essa temperatura pode variar.
- Casos especiais de mistura são as eutéticas (que apresentam ponto de fusão constante) e as azeotrópicas(que apresentam ponto de ebulição constante).
Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.

Densidade
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
Equação matemática para o cálculo da densidade

Unidades de medida para a densidade
A unidade de medida da densidade, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Interpretação da expressão matemática da densidade
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Para entendermos como isso ocorreu na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, ou seja, o “peso” deles é o mesmo. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena porque sua massa espalha-se em um grande volume.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
Note que a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.
Para compararmos essa questão, veja a figura abaixo, na qual temos um copo com água e gelo e outro copo com uma bebida alcoólica e gelo:
Gelo adicionado a líquidos com diferentes densidades

Observe que o gelo flutua quando colocado na água e afunda quando colocado em bebidas alcoólicas. A densidade é a grandeza que explica esse fato. Conforme já dito, a densidade do gelo (0,92 g/cm3) é menor que a da água (1,0 g/cm3); já a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o que significa que é menor que a densidade do gelo, por isso, o gelo afunda.
Outra questão que pode ser observada na ilustração é que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água. Isso ocorre porque, comparando a densidade do gelo com a da água, podemos calcular pela diferença entre elas que é necessário apenas 92% do volume do gelo para igualar a massa de água que ele desloca. Dessa forma, 92% do volume do gelo fica abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície. É por isso que os icebergs são tão perigosos para a navegação.


A maior parte de um iceberg está submersa

É em razão disso que várias espécies animais e vegetais sobrevivem, pois, em épocas frias, a água da superfície de mares e lagos congela-se. Quando a temperatura aumenta, esse gelo derrete. No entanto, se o gelo formado afundasse, ficando no fundo dos lagos e mares, o resultado seria que dificilmente esse gelo derreteria e, em pouco tempo, as vidas das espécies nessas regiões estariam comprometidas.
Densidades de alguns materiais
A seguir temos as densidades de algumas substâncias do nosso cotidiano:
Leite integral...........................1,03 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3


A diferença de densidade é a propriedade que mantém os líquidos da figura separados

Atividades
1) Uma solução foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 300 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de:
a)      10,0
b)      1,0
c)       0,9
d)      1,1
e)      0,1
2) Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:
A seguir temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.

3) Uma solução aquosa foi preparada dissolvendo-se certa massa de hidróxido de sódio (NaOH) em 600 mL de água, originando um volume de 620 mL. Qual será a massa do soluto presente nessa solução? (Dados: densidade da solução = 1,19 g/mL; densidade da água = 1,0 g/mL)
a)      222,4 g
b)      137,8 g
c)      184,5 g
d)      172,9 g
e)      143,1 g
4) (ACAFE-SC) Correlacione a coluna da direita com a coluna da esquerda.
( 1 ) – elemento químico                          (  ) água
( 2 ) – substância composta                     (  ) gás oxigênio
( 3 ) – substância simples                        (  ) vinagre
( 4 ) – mistura                                          (  ) sódio
                                                                (  ) água do mar
                                                                (  ) liga de cobre
A sequência numérica, de cima para baixo, deve ser:
a) 1 - 3 - 4 - 2 - 1 - 2
b) 3 - 2 - 2 - 4 - 1 - 4
c) 4 - 3 - 1 - 4 - 2 - 2
d) 2 - 3 - 4 - 1 - 4 - 4
e) 2 - 3 - 4 - 4 - 2 - 1
5) (UNIUBE-MG) Foi realizada uma festa de formatura do terceiro ano do ensino médio de uma escola de Uberaba. Dois formandos estavam muito entusiasmados com a festa, que aconteceu em um dia quente de primavera. Percebendo os fenômenos químicos e físicos que ocorriam ao seu redor, afirmaram:
I) O gelo, que está nos copos, após a ingestão dos sucos, está derretendo com muita facilidade.
II) A carne do churrasco está ao ponto.
III) Para acender o fogo na churrasqueira foi utilizado um pouco de etanol em gel, facilitando, assim, o processo.
IV) A água da piscina não estava quente, porém visivelmente evaporava com facilidade devido à alta temperatura ambiente.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ções) em que há presença de um fenômeno químico:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e IV, apenas
e) II e III, apenas

6) (Unievangélica-GO) Considera-se um sistema homogêneo ou heterogêneo qualquer porção do universo que seja submetida a uma observação, sendo que a mesma pode ser uma substância pura ou uma mistura. São exemplos de sistemas homogêneos e heterogêneos, respectivamente,
a) água potável e água com álcool etílico.
b) água com gelo e água barrenta.
c) água destilada com gelo e água potável com sal.
d) água destilada e água com óleo de soja.
7) A Química é uma ciência que estuda as transformações e a composição de toda matéria. O termo matéria pode ser substituído por corpo ou objeto de acordo com a situação que estivermos analisando. Se estamos estudando a composição de uma porção limitada (um pedaço ou uma parte) da matéria, por exemplo, estamos estudando um corpo. Já se estivermos estudando a composição de uma porção da matéria que possui uma utilização (uso) específica para o homem, estaremos estudando um objeto. Dentro dessa perspectiva, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de matéria, corpo e objeto:
a) ar, vento, ar comprimido
b) vento, ar, ar comprimido
c) ar comprimido, vento e ar
d) ar comprimido, ar e vento.
e) vento, ar comprimido e ar.

 Enviar as atividades para o e-mail : jorgerivelino@hotmail.com

                                             
ATIVIDADES PARA: 2º ANO E,  2º TA e  2º TB

                                                       SOLUÇÕES

É possível estabelecer uma relação entre as quantidades de soluto dissolvido em determinada quantidade de solvente e em uma dada temperatura. Imagine que 10 g de sal foram misturados em 100 mL de água a 20ºC. O sal dissolve-se completamente e podemos até mesmo colocar mais sal que ele continuará dissolvendo-se.
Se colocarmos 25 g de sal na mesma quantidade de água e na mesma temperatura, o sal também se dissolverá todo. No entanto, se colocarmos 50 g de sal em 100 mL de água a 20ºC, 14 g de sal não se solubilizarão, permanecendo no fundo do béquer. Essa parte não dissolvida é denominada de precipitado, corpo de chão ou corpo de fundo.
·         Coeficiente de solubilidade
Por meio do último exemplo, vemos que existe uma quantidade limite ou quantidade máxima de soluto que se dissolve em determinada quantidade de solvente, o que chamamos de coeficiente de solubilidade. No caso do sal, o coeficiente de solubilidade é 36 g em 100 mL ou 100 g de água a 20º C. É por isso que, de 50 g, 14 g não se solubilizaram.
O coeficiente de solubilidade varia de acordo com o soluto, a quantidade de solvente e a temperatura em que se encontra a solução. Em relação à natureza do soluto, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes em uma mesma quantidade de solvente e na mesma temperatura.
Se dissolvermos 100 g de açúcar, que é bem mais do que a quantidade de sal dissolvido, em 100 mL de água, a 20 ºC, todo o açúcar se dissolverá, o que significa que seu coeficiente de solubilidade é bem maior que o do sal.
a) Solução insaturada
Quando colocamos uma quantidade de soluto abaixo de seu coeficiente de solubilidade, temos uma solução insaturada ou não saturada.


b) Solução saturada
Se colocarmos exatamente o coeficiente de solubilidade (36 g), teremos uma solução saturada, isto é, solução que contém a máxima quantidade de soluto em uma certa quantidade de solvente e em uma determinada temperatura.
No exemplo que demos em que se colocaram 50 g de sal e 14 g não se dissolveram, temos uma solução saturada com corpo de fundo. Para obter somente a solução saturada, basta realizar uma filtração.

c) Solução supersaturada
Agora, se nós aquecermos essa solução saturada com corpo de fundo, o precipitado dissolver-se-á totalmente, pois, a uma temperatura mais elevada, o seu coeficiente de solubilidade aumenta.
Se deixarmos essa solução em repouso, até ela voltar para a temperatura de 20 ºC, obteremos uma solução supersaturada, que é muito instável, pois contém mais soluto dissolvido do que o coeficiente de solubilidade naquela temperatura.
Assim, se adicionarmos a ela um pequeno cristal do soluto, ocorrerá a precipitação dos 14 g de sal, que é a quantidade dissolvida acima da quantidade possível para a saturação (36 g).
Ao adicionarmos um pequeno cristal a uma solução supersaturada de acetato de sódio, por exemplo, a cristalização inicia-se. Isso pode ser visto na figura a seguir:
Solução supersaturada preparada com acetato de sódio

Concentração de soluções

A concentração das soluções corresponde a quantidade de soluto presente em uma determinada quantidade de solvente.
Quando nos referimos à concentração, estamos interessados em descobrir a relação entre a quantidade de soluto e solvente em uma solução.
Existem diversas formas de calcular a concentração de uma solução e diferentes unidades de medidas podem ser utilizadas.

Tipos e formas de calcular a concentração

Concentração comum

A concentração comum é a relação estabelecida entre a massa do soluto e o volume da solução.
Ela é expressa através da seguinte fórmula:
C = m / V
Onde:
C = concentração comum, em g/L
m = massa do soluto, em g
V = volume da solução, em L
Não confunda a concentração comum com a densidade, que relaciona a massa e o volume da solução. A densidade é calculada da seguinte forma:
d = m / V
d = densidade, em g/L
m = massa da solução (massa do soluto + massa do solvente), em g
v = volume da solução, em L

Concentração Molar ou Molaridade

A concentração molar ou molaridade é a relação existente entre a massa de soluto em número de mols e o volume de uma solução.
A molaridade é expressa através das seguintes fórmulas:
M = n1 / V ou M = m / M1.V
Onde:
M = molaridade, em mols/L
n1 = número de mols do soluto, em mol
m = massa de soluto, em g
M1 = massa molar, em g/mol
V = volume da solução, em L

Concentração em Título

O título ou porcentagem em massa da solução consiste na relação entre a massa do soluto e a massa da solução.
Ele é expresso a partir da seguinte fórmula:
T = m1 / m ou T = m1 / m1 + m2
Onde:
T = título
m = massa da solução, em g
m1 = massa de soluto, em g
m2 = massa de solvente, em g
O título não possui uma unidade de medida, sendo expresso, na maioria dos casos, em porcentagem. Para isso, deve-se multiplicar por 100 o resultado alcançado: % = 100 . T
Quando a solução for gasosa ou apenas líquida, o título também pode ser calculado a partir do volume da solução, substituindo os valores de massa por volume. Porém, não é possível somar o volume de solvente e soluto.
T = V1 / V

Partes por milhão

Em alguns casos, a massa de soluto presente na solução é extremamente pequena, sendo inviável calcular a porcentagem.
Uma possibilidade é calcular a quantidade de soluto, em gramas, presente em 1 000 000 (106) gramas de solução.
A fórmula para este cálculo é a seguinte:
1 ppm = 1 parte de soluto / 106 de solução

Molalidade

A molalidade ou concentração molal expressa a quantidade de número de mols de soluto presente no solvente.
W = 1000 . m1 / m2. M1
Onde:
W: Molalidade, em mol/Kg
m1: massa de soluto
m2: massa do solvente, em kg
M1: massa molar do soluto

Relação entre as concentrações

Além das formas apresentadas, também é possível calcular a concentração a partir da relação entre a concentração comum, densidade e título.
A fórmula a ser usada é a seguinte:
C = 1000 . d . T
Onde:
C = concentração comum
d = densidade
T = título

Atividades
1.(UFSCAR - SP) Soro fisiológico contém 0,900 gramas de NaCℓ, massa molar=58,5g/mol, em 100 mL de solução aquosa. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a:
a) 0,009
b) 0,015
c) 0,100
d) 0,154
e) 0,900
2. São dissolvidos 24g de sacarose em água suficiente para 500 mL de solução. Qual é a concentração comum dessa solução?

3. (Vunesp-2000) Sabendo-se que a massa molar do lítio é 7,0g/mol, a massa de lítio contida em 250mL de uma solução aquosa de concentração 0,160mol/L de carbonato de lítio é:
a) 0,560g.
b) 0,400g.
c) 0,280g.
d) 0,160g.
e) 0,080g.
4. (UCS-RS) Uma pessoa usou 34,2g de sacarose (C12H22O11) para adoçar seu cafezinho. O volume de cafezinho adoçado na xícara foi de 50 mL. A concentração molar da sacarose no cafezinho foi de:
a) 0,5 mol/L.
b) 1,0 mol/L.
c) 1,5 mol/L.
d) 2,0 mol/L.
e) 2,5 mol/L.
5. (PUC - RS/1-2000) Solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua composição coincide com aquela dos fluídos do organismo. Sabendo-se que foi preparada pela dissolução de 0,9g do sal em 100 mL de solução, podemos afirmar que a molaridade da solução é, aproximadamente:
a) 1,25.
b) 0,50.
c) 0,45.
d) 0,30.
e) 0,15.

                                               

ATIVIDADES PARA: 3º ANO A, 3º ANO B e 3º ANO C

               HIDROCARBONETOS

1 – (PUC – PR) – Alcinos são hidrocarbonetos:
a) alifáticos saturados.
b) alicíclicos saturados.
c) alifáticos insaturados com dupla ligação.
d) alicíclicos insaturados com tripla ligação.
e) alifáticos insaturados com tripla ligação.
2 – (Unesp) – O octano é um dos principais constituintes da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos. A fórmula molecular do octano é:
a) C8H18
b) C8H16
c) C8H14
d) C12H24
e) C18H38
3 – (UFSCar-SP) – Considere as afirmações seguintes sobre hidrocarbonetos.
I) Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio.
II) São chamados de alcenos somente os hidrocarbonetos insaturados de cadeia linear.
III) Cicloalcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados de fórmula geral CnH2n.
IV) São hidrocarbonetos aromáticos: bromobenzeno, p-nitrotolueno e naftaleno.
São corretas as afirmações:
a) I e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.
4 – (FATEC – 2008) – O gás liquefeito de petróleo, GLP, é uma mistura de propano, C3H8, e butano, C4H10. Logo, esse gás é uma mistura de hidrocarbonetos da classe dos:
a) alcanos.
b) alcenos.
c) alcinos.
d) cicloalcanos.
e) cicloalcenos.
5 – (Uel) – A fórmula molecular do 2,3 – dimetil butano, é:
a) C6H14
b) C6H12
c) C6H10
d) C4H10
e) C4H8
6 – (UFU-MG) – A substância de fórmula C8H16 representa um:
a) alcano de cadeia aberta.
b) alceno de cadeia aberta.
c) alcino de cadeia aberta.
d) composto aromático.
e) alcino de cadeia fechada.
7 – (Unifor – CE) – O 2-metilpent-2-eno tem fórmula molecular:
a) C6H12.
b) C6H10.
c) C5H12.
d) C5H10.
e) C5H8.
8 – (Uema 2014) – A OGX energia, braço de exploração de petróleo no Maranhão do grupo EBX, do empresário Eike Batista, descobriu uma reserva gigante de gás natural, uma mistura de hidrocarbonetos leves, constituído principalmente por etano, propano, isobutano, butano, pentano, isopentano, dentre outros, na cidade de Capinzal do Norte, localizada a 260 km de São Luís. As reservas, segundo a OGX, têm de 10 trilhões a 15 trilhões de pés cúbicos de gás, o equivalente a 15 milhões de metros cúbicos por dia – metade do que a Bolívia manda ao Brasil diariamente. Fonte: Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2013. (adaptado)
A nomenclatura desses hidrocarbonetos leves, constituintes do gás natural é baseada, dentre alguns critérios, na quantidade de carbonos presentes no composto. O número correto de carbonos nos seis primeiros compostos citados no texto, são, respectivamente:
a) 2, 5, 5, 3, 4, 4.
b) 2, 4, 4, 3, 5, 5.
c) 2, 4, 4, 5, 5, 3.
d) 2, 3, 5, 5, 4, 4.
e) 2, 3, 4, 4, 5, 5.
9 –  (Uel) – Um dos hidrocarbonetos de fórmula C5H12 pode ter cadeia carbônica:
a) cíclica saturada.
b) acíclica heterogênea.
c) cíclica ramificada.
d) aberta insaturada.
e) aberta ramificada.
10 – (Fatec) – No rótulo de um solvente comercial há indicação de que contém apenas hidrocarbonetos alifáticos. A partir dessa informação conclui-se que esse solvente não deverá conter, como um de seus componentes principais, o:
a) tolueno.
b) n-hexano.
c) heptano.
d) ciclohexano.
e) pentano.
11 – (Fatec-SP) – O hidrocarboneto que apresenta a menor quantidade de átomos de H por molécula é:
a) metano.
b) etano.
c) eteno.
d) etino.
e) propino.
12 – (UEPB-PB) – As bolinhas de naftalina são produtos muito utilizados em armários, no combate às traças. Elas diminuem de tamanho com o passar do tempo devido ao fenômeno da sublimação. Assinale a alternativa que corresponde ao constituinte químico da naftalina e a série orgânica a que pertence, respectivamente:
a) tolueno; hidrocarboneto.
b) naftaleno; cicleno.
c) fenantreno; alceno.
d) naftaleno; hidrocarboneto aromático.
e) naftol; fenol.

Enviar as atividades para o e-mail : jorgerivelino@hotmail.com

                                                 
ATIVIDADES PARA: 3º TA, 3º TB e 3º TC

                               Petróleo

O petróleo é uma matéria orgânica formada há milhões de anos. Sua origem é a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia).
Com a ação do calor, da pressão, dos microrganismos e do tempo, esta matéria orgânica se transformou em petróleo.
A palavra petróleo vem do latim petra, que significa pedra e oleum, que significa óleo. O petróleo é um líquido oleoso, denso, de cor geralmente escura.


Pode ser encontrado no fundo do mar, mas também é encontrado em terra firme. É mais comum encontrarmos petróleo sobre água salgada, por isso a sua origem marinha, e embaixo de uma camada com gases, como o metano (CH4), etano (C2H6), e outros, em altas pressões.
A descoberta dos poços de petróleo é feita de várias maneiras. A mais comum é feita com a detonação de cargas explosivas no solo e com a medição das ondas de choque refletidas nas várias camadas do subsolo. A partir do estudo destas ondas, é possível indicar o local provavél de se encontrar petróleo.
Após encontrar petróleo, é preciso fazer a extração. Ela é feita através das plataformas petrolíferas. A extração do petróleo do mar é uma das tarefas mais difíceis.


Plataforma petrolífera em alto mar


Veja o esquema da extração do petróleo:
Fonte: http://www.cdb.br/prof/arquivos/79472_20080429052718.gif

 O petróleo extraído dos poços é enviado por bombeamento para os depósitos mais próximos. Fica em repouso para decantar a água salgada, argila e algumas impurezas existentes.
Uma das piores impurezas do petróleo é o enxofre (S). Em seguida, é bombeado para tanques de armazenamento e enviado por oleodutos, que são tubulações especias para o petróleo, para a refinaria.
A refinaria é o local onde acontece a purificação e separação dos componentes do petróleo. É trasformado em uma série de derivados através de diversos métodos.




Fonte: supletivounicanto.com.br/modulos/quimica/moduloqui1.htm

Um dos processos realizados é a destilação fracionada. É realizada em grandes colunas de destilação. Cada fração do petróleo apresenta uma mistura de várias moléculas que, de acordo com o seu tamanho, vão ocupando a coluna de destilação. As frações mais leves ficam na parte de cima da torre, como por exemplo, os gases metano e etano.
Veja como se distribuem as frações do petróleo em uma coluna de destilação:
COMPOSIÇÃO
P.E. (°C)
UTILIDADES
1 a 4 C – Gás de Petróleo
menos de 20
Gás de cozinha
Clorofórmio
Etanol
Acetona
Plásticos
5 a 6 C - Éter
20 a 60
Solvente de tinta
Anilina
Náilon
Orlon
6 a 7 C - Nafta
20 a 100
Tecido de fibra sintética
Fenol
Hidroquinona
Ciclohexano
Nitrobenzeno
5 a 10 C - Gasolina
40 a 200
Combustível de motores
11 a 18 C - Querosene
175 a 275
Combustível de aviões
15 a 18 C – Óleo Diesel
275 a 400
Combustível de trator, trem, ônibus, caminhão, óleo diesel
Acima de 17 C – Graxa e Óleo Lubrificante
acima de 350
Lubrificante de peças e máquinas
Acima de 30 C – Asfalto (piche)
acima de 400
Pavimentação de ruas, estradas, parafinas e vaselinas
  
Questões
·       
1) O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética. Esse fato se deve à exploração das jazidas localizadas em vários pontos do território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica os maiores produtores de petróleo no Brasil.
a) Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.
b) Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
c) Acre, Rondônia, Amapá e Pará.
d) São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.
e) Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

2) Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro.
a) Bacia do Espírito Santo
b) Bacia Sedimentar Amazônica
c) Bacia de Campos
d) Bacia do Recôncavo Baiano
e) Bacias de Sergipe-Alagoas e do Rio Grande do Norte

3) Responsável pela exploração e produção de petróleo no território brasileiro, essa empresa é considerada a maior da América Latina. Foi criada em outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, cujo slogan era “o petróleo é nosso”. Marque a alternativa que corresponde à empresa que possui as características citadas.
a) Vale
b) Eletrobrás
c) Petrobras
d) Gerdau
4) De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.

5) O mapa mostra a localização de importante região produtora de:
a) Carvão mineral
b) Petróleo
c) Fosfato
d) Bauxita
e) Manganês

6) As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.
a) Escudos cristalinos.
b) Bacias sedimentares.
c) Dobramentos cenozoicos.
d) Placas tectônicas.
e) Aluviões quaternários.
7) Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.
b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.
c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.
d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.
e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
8) Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em questão.
a) União Europeia
b) Petrobras
c) Opep
d) Apec
9) No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Essa área é denominada:
a) Bacia de Campos
b) Pré-sal
c) Recôncavo Baiano
d) Campo de Lobato

Enviar as atividades para o e-mail : jorgerivelino@hotmail.com

Comentários

  1. Jonathan, 3TC, N15

    Boa noite,
    Com relação aos trabalhos que era para escrever em folha almaço e encapar, por conta dessa pandemia, precisará ser digitado por E-mail e enviá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a postagem Entrega de atividades e prazos.

      Excluir
    2. Pode enviar por e-mail as respostas

      Excluir
    3. Deve. Leia a postagem sobre Entrega de atividades e prazos.

      Excluir
  2. ciamaAren-gi1997 Ivan Hindiyeh click here
    oregtrohec

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY