FISICA - PROFESSOR JORGE
ENSINO MÉDIO - 2º ANO E/3º ANO C
ENSINO MÉDIO - EJA - 1º TA
ATIVIDADES PARA: 2º ANO E
Termometria
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc. Termometria é a parte da termologia voltada para o estudo da temperatura, dos termômetros e das escalas termométricas.
Temperatura
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem a mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.
Escalas Termométricas
Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.
Escala Celsius
É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0 °C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100 °C).
Escala Fahrenheit
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0 °F) e a temperatura do corpo humano (100 °F).
Em comparação com a escala Celsius:
0 °C = 32 °F
100 °C = 212 °F
Escala Kelvin
Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0 K) e é calculada apartir da escala Celsius.
Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:
-273 °C = 0 K
0 °C = 273 K
100 °C = 373 K
Conversões entre escalas
Para que seja possível expressar temperaturas dadas em uma certa escala para outra qualquer deve-se estabelecer uma convenção geométrica de semelhança.
Por exemplo, convertendo uma temperatura qualquer dada em escala Fahrenheit para escala Celsius:
Pelo princípio de semelhança geométrica:
Exemplo:
Qual a temperatura correspondente em escala Celsius para a temperatura 100 °F?
E para escala Kelvin:
Algumas temperaturas: |
Escala Celsius (°C)
|
Escala Fahrenheit (°F)
|
Escala Kelvin (K)
|
Ar liquefeito
|
-39
|
-38,2
|
243
|
Maior Temperatura na superfície da Terra
|
58
|
136
|
331
|
Menor Tempertura na superfície da Terra
|
-89
|
-128
|
184
|
Ponto de combustão da madeira
|
250
|
482
|
523
|
Ponto de combustão do papel
|
184
|
363
|
257
|
Ponto de fusão do chumbo
|
327
|
620
|
600
|
Ponto de fusão do ferro
|
1535
|
2795
|
1808
|
Ponto do gelo
|
0
|
32
|
273,15
|
Ponto de solidificação do mercúrio
|
-39
|
-38,2
|
234
|
Ponto do vapor
|
100
|
212
|
373,15
|
Temperatura na chama do gás natural
|
660
|
1220
|
933
|
Temperatura na superfície do Sol
|
5530
|
10000
|
5800
|
Zero absoluto
|
-273,15
|
-459,67
|
0
|
Atividades
1) Um turista brasileiro sente-se mal durante uma viagem à Nova Iorque. Ao ser examinado em um hospital local a enfermeira lhe diz que sua temperatura no momento era 105°, mas que ele deveria ficar tranquilo, pois já havia baixado 4°. Após o susto, o turista percebeu que sua temperatura havia sido medida em uma escala Fahrenheit. Qual era a sua temperatura anteriormente e qual sua temperatura atual
(2) Um astrônomo analisa um buraco negro no espaço. Após muitos estudos ele chegou a conclusão que este corpo celeste tinha temperatura de 10K. Qual a temperatura do buraco negro em escala Celsius?
(3) Um estudante de física criou uma escala (°X), comparada com a escala Celsius ele obteve o seguinte gráfico:
a. Qual a equação de conversão entre as duas escalas?
b. Qual a temperatura do corpo humano (37°C) nesta escala?
4) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 33ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
5) (Unesp 2003) Uma panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:
a) 32 K e 105°F.
b) 55 K e 99°F.
c) 57 K e 105°F.
d) 99 K e 105°F.
e) 105 K e 32°F.
6) Julgue as afirmações abaixo:
I – A escala Celsius atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da água;
II – O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III – 1°C equivale a 1°F.
Estão corretas:
a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) I, II e III
d) II e III apenas
e) I apenas
ATIVIDADE DE FÍSICA 3ºC
Eletricidade
É o nome dado a um conjunto de
fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação
das cargas elétricas, uma propriedade inerente
aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados.
Na eletricidade, existem fenômenos eletrostáticos e eletrodinâmicos,
relativos a cargas em repouso e em movimento, respectivamente.
Conceito
de eletricidade
O conceito de eletricidade é
abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos que as
cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente
associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que
é estabelecida quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.
Eletricidade
na Física
A origem dos fenômenos elétricos está
nos elétrons, que apresentam a menor carga elétrica
possível, conhecida como carga fundamental, que vale cerca de 1,6.10-19 C.
Quando excitados ou sob a ação de um campo elétrico externo, os elétrons podem ser conduzidos, dando origem
a correntes elétricas e toda a gama de fenômenos relacionados à eletricidade.
A eletricidade é um
grande conjunto de fenômenos relacionados a cargas elétricas.
Na Física, é muito comum que o termo
eletricidade seja empregado como a quantidade de energia consumida nos circuitos elétricos. Essa energia, também
conhecida como energia potencial elétrica, pode ser
calculada por meio da potência elétrica – a quantidade de energia
elétrica que um dispositivo consome a cada segundo.
A energia potencial elétrica é medida
em joules, ou em kWh, que é uma unidade mais comum,
usada como o parâmetro pelas companhias de distribuição de energia elétrica. A
energia contida em um kWh tem um valor econômico, que pode ser diferente em
cada região, de acordo com as dificuldades técnicas da distribuição de energia
ou ainda, com a demanda local. A energia contida em 1 kWh é igual a
3,6.106 J.
Fórmulas
de eletricidade
Nesta seção, trazemos as principais fórmulas relacionadas
à eletricidade, confira:
A corrente elétrica que
atravessa um condutor pode ser calculado por meio da seguinte expressão:
i – corrente elétrica (A)
ΔQ – carga elétrica (C)
Δt – intervalo de tempo (s)
A tensão elétrica ou potencial
elétrico que uma carga produz a uma distância d, medida a partir de
seu centro, é calculada por meio da fórmula:
U – potencial elétrico (V)
k0 – constante eletrostática do vácuo (9.109 Nm²/C²)
Q – carga elétrica (C)
d – distância (m)
O campo elétrico produzido
por uma carga puntiforme é uma grandeza vetorial e pode ter seu módulo
calculado pela fórmula a seguir:
E – campo elétrico (N/C)
A força elétrica entre
duas cargas puntiformes, separadas por uma distância d, é calculada pela
fórmula a seguir:
Q
e q – cargas elétricas
A relação entre o campo
elétrico e a força elétrica descrita pela Lei de Coulomb é mostrada na
expressão:
A energia potencial elétrica proveniente
da interação de cargas puntiformes separadas por uma distância d é calculada
pela fórmula a seguir:
O potencial elétrico,
escrito em termos da energia potencial elétrica, é definido por meio da fórmula
a seguir:
A energia elétrica consumida por
algum aparelho, de potência elétrica P, pode ser calculado por meio da fórmula
abaixo:
P – potência
História
da eletricidade
O primeiro relato documentado de
uma observação de fenômenos elétricos é atribuída ao filósofo
grego Tales de Mileto. Tales percebeu que,
quando esfregado em tiras de couro, o âmbar (uma resina vegetal fóssil) tinha a
capacidade de atrair pequenos objetos, como folhas secas. O âmbar, que em grego
é chamado de elektron, deu nome à partícula que origina a maior
parte dos fenômenos elétricos, o elétron.
Confira uma breve linha do tempo com os
principais acontecimentos que marcaram a história da eletricidade, após a
descoberta de Tales de Mileto:
1730 – Charles Francis Dufay descobriu
que a eletricidade gerada pelo atrito pode ter duas classes distintas: as
cargas positivas e as cargas negativas, conforme conhecemos atualmente.
1744 – Benjamin Franklin utilizou
um acumulador de cargas elétricas preso a um fio condutor que mantinha presa
uma pipa, durante uma tempestade, constatando, assim, que os raios eram
fenômenos elétricos.
1780 – Luigi Galvani descobriu
que a eletricidade pode mover os membros de animais mortos, sugerindo que os
músculos contraem-se graças à passagem de cargas elétricas.
1796 –
Um grande número de discos de cobre e zinco foi empilhado sobre um pano
embebido em solução ácida. Alessandro Volta havia
inventado a primeira pilha.
1820 – Hans Christin Oersted descobriu
que a corrente elétrica é capaz de produzir campo magnético.
1831 - Michael Faraday descobriu
a indução eletromagnética.
1827 – George Simon Ohm descobriu
uma relação matemática entre resistência, tensão e corrente elétrica, hoje conhecida
como a Primeira Lei de Ohm.
1875 –
O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell
1880 – Thomas Edison inventou
a lâmpada.
1886 – George Westhinghouse o
primeiro sistema de distribuição de eletricidade por corrente alternada, inventado por Nikola Tesla.
1890 – Nikola Tesla desenvolveu
o sistema de distribuição de corrente elétrica trifásico.
1905 – Albert Einstein explicou
o funcionamento do efeito fotoelétrico, que permitiu o
desenvolvimento dos painéis solares.
1911 – Kamerlingh Onnes descobriu
o fenômeno da supercondutividade, de grande importância para a geração de
energia elétrica moderna.
Como
surgiu a eletricidade
Assim como os demais fenômenos da
natureza, a eletricidade sempre existiu, muito tempo antes de a
humanidade surgir. Os raios, por exemplo, são os fenômenos elétricos que produziram
a maior parte de todo o ozônio da atmosfera terrestre. Os raios têm
origem em nuvens que eletrizam-se pelo atrito entre um grande número de
cristais de gelo, ar e vapor de água, eventualmente, descarregando-se e fazendo
com que uma grande corrente elétrica seja formada pelo ar, o que
produz um grande clarão e estrondo, além de temperaturas da ordem de milhares
de graus.
As ligações químicas que formaram as primeiras
moléculas de água do planeta Terra, por exemplo, são produto da atração elétrica entre cargas,
descrita matematicamente pela Lei de Coulomb. Essa força fez com que diferentes
elementos se combinassem, meramente pela compatibilidade de cargas elétricas,
dando assim, origem à vida.
A eletricidade como a conhecemos foi
fruto de longas pesquisas e do trabalho incansável de um
grande número de físicos, químicos, engenheiros e matemáticos que
possibilitaram a produção, distribuição e o surgimento de máquinas e
tecnologias cuja força motriz era a eletricidade, tornando-a assim, cada vez
mais popular e acessível.
Exercícios
sobre eletricidade
1) Um fio condutor é percorrido por cerca de 2.10-14 C
a cada microssegundo (10-6 s). Determine a intensidade da
corrente que percorre o condutor:
a) 3.10-4 A
b) 2.10-8 A
c) 5.10-6 A
d) 7.10-8A
e) 2.10-5 A
2) A unidade de medida do potencial elétrico, de
acordo com as unidades do SI é o volt, que também pode ser escrito como:
a) V/m
b) C/F
c) N/m
d) J/C
e) A/m
3) Assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas da frase:
O campo elétrico é uma grandeza
________, definido como a __________ exercida por unidade de carga. O potencial
elétrico, por sua vez, é uma grandeza _________, definida como a __________ por
unidade de carga.
a) escalar; força elétrica; vetorial;
energia potencial elétrica
b) vetorial; força elétrica; escalar;
energia potencial elétrica
c) escalar; energia potencial elétrica;
escalar; força elétrica
d) física; corrente elétrica; vetorial;
força elétrica
e) física; carga elétrica; escalar;
força elétrica
4) Analise: Um condutor A,
eletrizado positivamente e colocado em contato com outro condutor B,
inicialmente neutro.
a) B se eletriza positiva ou
negativamente?
b) Durante a eletrização de B
ocorre uma movimentação de elétrons ou de prótons? De A para B
ou de B para A?
5) Quando um corpo exerce sobre o outro
uma força elétrica de atração, pode-se afirmar que:
a) um tem carga positiva e o outro,
negativa.
b) pelo menos um deles está carregado
eletricamente.
c) um possui maior carga que o outro.
d) os dois são condutores.
e) pelo menos um dos corpos conduz
eletricidade.
6) Um chuveiro elétrico de potência nominal 6600W,
produzido para ser ligado sob uma d.d.p. de 220V, foi equivocadamente ligado
sob uma d.d.p. de 110V. Se esse chuveiro permanecer assim ligado, durante um
intervalo de 15 minutos, seu consumo de energia elétrica será
a) 6600kWh
b) 3300kWh
c) 1650kWh
d) 0,8250kWh
e) 0,4125kWh
7) Os corpos que são eletrizados por atrito, por
contato e por indução ficam carregados, respectivamente, com cargas de sinais
A) iguais, iguais e iguais.
B) contrários, iguais e iguais.
C) contrários, contrários e iguais.
D) iguais, contrários e contrários.
E) contrários, iguais e contrários.
8) A instalação elétrica de uma residência consiste
de diversas lâmpadas associadas em paralelo, todas com a especificação
"60W − 120V".
Se a instalação é protegida por um disjuntor (ou
fusível) de 10A, qual é o número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas
simultaneamente? Admitimos que, no caso, nenhum outro tipo de aparelho elétrico
esteja funcionando.
(A) 30
(B) 20
(C) 15
(D) 10
(E) 6
9) Se todos os outros fatores são mantidos
constantes, a resistência elétrica de um fio de seção transversal uniforme:
a) Aumenta se o comprimento do fio diminuir.
b) Diminui se a área da seção transversal do fio
diminuir.
c) Aumenta se a área da seção transversal do fio
diminuir.
d) Diminui se o comprimento do fio aumentar.
e) Não varia se o comprimento do fio aumentar.
10) Três lâmpadas, L1, L2 e L3, com potências
de 4 W, 12 W e 8 W, respectivamente, são conectadas em série através de uma
bateria de 12 V .
Podemos afirmar que a voltagem na lâmpada L2 vale:
a) 8 V.
b) 4 V.
c) 3 V.
d) 6 V.
e) 2 V.
ATIVIDADES PARA: 1º TA
Cinemática/Velocidade
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: velocidade média e velocidade instantânea. É considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um módulo (valor numérico), uma direção (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamado movimento unidimensional, convém tratá-la como uma grandeza escalar (com apenas valor numérico).
As unidades de velocidade comumente adotadas são:
m/s (metro por segundo);
km/h (quilômetro por hora);
No Sistema Internacional (S.I.), a unidade padrão de velocidade é o m/s. Por isso, é importante saber efetuar a conversão entre o km/h e o m/s, que é dada pela seguinte relação:
Velocidade média
Indica o quão rápido um objeto se desloca em um intervalo de tempo médio e é dada pela seguinte razão:
Por exemplo:
Um carro se desloca de Florianópolis – SC a Curitiba – PR. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de 300 km e que o percurso iniciou as 7 horas e terminou ao meio dia, calcule a velocidade média do carro durante a viagem:
Exercícios
1. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula,
que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele?
2. Um carro viaja de uma cidade A a uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois
decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20
minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade média que o carro desenvolveu durante a viagem?
3. No exercício anterior, qual foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar à cidade B.
· - Antes da parada:
4. Uma bola de basebol é lançada com velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao
rebatedor. Supondo que a bola se desloque com velocidade constante. Qual a distância entre o arremessador
e o rebatedor?
6. Um carro desloca-se em uma trajetória retilínea descrita pela função S=20+5t (no SI). Determine:
(a) a posição inicial;
(b) a velocidade;
(c) a posição no instante 4s;
(d) o espaço percorrido após 8s;
(e) o instante em que o carro passa pela posição 80m;
(f) o instante em que o carro passa pela posição 20m.
Comparando com a função padrão:
7 . Em um trecho de declive de 10km, a velocidade máxima permitida é de 70km/h. Suponha que um carro
inicie este trecho com velocidade igual a máxima permitida, ao mesmo tempo em que uma bicicleta o faz com
velocidade igual a 30km/h. Qual a distância entre o carro e a bicicleta quando o carro completar o trajeto?
Ja é difícil na sala de aula, agora assim piorou. Ainda mais pq os professores não facilitam. Colocam matéria difícil, se os se. Não sabem vou dizer: eu não estou parado estou trabalhando normalmente, mi ha área, está, sou porteiro, e francamente, não tenho tempo p estar quebrando a cabeça com matérias tão difíceis,Pelo menos eu não entendi nada. Obg professores pelo bom senso... Affffffff
ResponderExcluirEntendemos o seu ponto de vista. Mande um e mail para o professor com as suas dúvidas.
ExcluirComo faço pra as matérias do 2ta dos dias anteriores? por favor
ResponderExcluirSe você já fez, tire fotos e mande por e-mail também.
ExcluirEntão qual é materia do 2 t A eja
ResponderExcluirEstá muito bagunçado
Não tem nada bagunçado, leia a postagem até o final que você vai encontrar.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirTem que copiar todo o texto?
ResponderExcluirNão, só respostas. Leia a postagem que fala sobre Entrega de atividades e prazos.
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