EDUCACAO FISICA - PROFESSOR MARCIO
ENSINO MÉDIO - 1º ANO D/1º ANO E
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismit, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes, emMassachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano.
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Enviar as atividades para o e-mail: marcioluiz2008@hotmail.com
O BASQUETEBOL
O basquetebol ou bola
ao cesto é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física
canadense James Naismit, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos.[1] É
disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm
como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no
seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os
cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores
podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada
passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja,passar a bola em
direção a um companheiro de equipe.
O basquetebol é um desporto olímpico desde
os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.
O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente
"bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo.
James Naismith, o inventor do basquetebol.
James Naismith, o inventor do basquetebol.
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismit, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes, emMassachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano.
James Naismith logo
descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois
poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveram as treze
regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou
adequada: 10 pés, equivalentes a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra
possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.
Primeira
quadra de basquetebol no Springfield College.
Em contrastes com as redes
de basquete moderno, em cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as
bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesto" ou ponto
marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no
fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma
longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram
finalmente substituídos por aros de metal com tabela.
Outra alteração foi feita
logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para
o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre
que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, a sua equipe ganharia um ponto. A
equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo As cestas foram
originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se
provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos
arremessos. A tabela foi introduzida para evitar essa interferência, que teve o
efeito adicional de permitir rebotes. Esse desporto chama-se
"basquetebol".
O primeiro jogo
O primeiro jogo de
Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e
utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM.[8] Cerca de
duzentas pessoas viram o jogo, que terminou com o placar de 1 a 0, sendo a
cesta feita de uma distância de 7,6 metros. Equipes de cinco pessoas passaram a
ser o padrão por volta de 1897-1898.
O basquete feminino iniciou
em 1892 quando a professora de educação física do Smith
College, Senda Berenson, adaptou as
regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu
a Universidade da Califórnia.
História do basquete no Brasil
A prática do basquetebol no
Brasil começou quando o norte-americano Augusto Louis introduziu o desporto
na Associação Atlética Mackenzie College de São Paulo, em 1896.
No Rio de Janeiro, teriam
acontecido, em 1912, os primeiros jogos de
basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo
sido o primeiro clube carioca a introduzir o desporto nesta cidade, incentivado
por Henry J. Sims, diretor da
Associação Cristã de Moços.
Posições
São usadas, geralmente, no
basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos
dois alas, dois pivôs e um armador.
●
Armador ou base é como o cérebro dos
jogadores. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa
posição é conhecida como point guard ou
simplesmente PG.
●
Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A
função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitas cestas.
Em inglês essas
posições são conhecidas como small
forward ou simplesmente SF e shooting guard ou
simplesmente SG.
●
Ala/pivô e Pivô ou postes são, na maioria das vezes,
os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem
muitos afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com os
tocos. Em inglês essas
posições são conhecidas como power
forward ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.
Regulamento
(FIBA)
Diagrama das dimensões de uma quadra oficial.
Diagrama das dimensões de uma tabela oficial.
Diagrama das dimensões de uma quadra oficial.
Diagrama das dimensões de uma tabela oficial.
●
Equipe -
Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7
reservas.
●
Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro,
entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada
quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica
com a seta a seu favor.
●
Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo
útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o
segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de
dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto
período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é,
sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
●
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo
recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances
livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás
da linha do campo da equipe que defende.
●
Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não
é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés
ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
●
Pontuação -
Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo
vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3
pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre
vale 1 ponto.
●
Empate –
Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de
períodos suplementares de 5 minutos. Excetuando torneios cujo regulamento
obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem
concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o
término do tempo regulamentar se ambas as equipes concordarem podem dar a
partida por terminada.
●
Resultado –
O jogo é ganho pela equipe que marcar maior número de pontos no tempo
regulamentar.
●
Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam
os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus
lugares até que a bola saia das mãos do lançador do lance livre (A6); não podem
tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que este toque no aro.
●
Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador
que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma
reposição de bola lateral, desde que a equipa(e) não tenha cometido mais do que
4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao
jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for
cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda,
ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto,
o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2
ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3
pontos).
●
Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não
pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
●
Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3
segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipe esteja
na posse da bola.
●
Regra dos 8 segundos - Quando uma equipe ganha a posse da bola
na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue
à zona de ataque.
●
Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola,
dispõe de 24 segundos para lançá-la ao cesto do adversário.
●
Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de
cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta
presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
●
Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de
bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de
defesa (retorno).
●
Dribles -
Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não
pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles
consecutivos (jogar a bola agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
●
Passos –
O jogador não pode executar mais de quatro passos com a bola nas mãos.
●
Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o
adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar,
Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
●
Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do
árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe
adversária.
●
Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o
adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando
gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar
imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada
uma falta.
●
Falta da equipe – Se uma equipa cometer um total de quatro
faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois
lançamentos livres.
●
Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está
desqualificado da partida.
●
Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.
Fundamentos
Empunhadura geral
É feita com os dedos e a
parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da
bola. Não é correto segurar a bola com as palmas da mão
Manejo de corpo
São movimentos corporais
utilizado no basquete que visam facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a
bola. Esses movimentos incluem: finta, giro, mudança de direção, mudança de
ritmo e parada brusca
Finta
Pela frente, por trás,
reversão, por baixo das pernas e em passe livre
Giros ou rotações
Para frente e para trás
Falando sobre tempo:
No 1º,2º e 3º período pode
1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos de 1 min. Os intervalos entre cada
período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos.
Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou sem
posse de bola. Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona
(lado da quadra) de defesa. Há 24 segundos para arremessar a bola (zona de
ataque). Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo,
não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.
Paragens
A um tempo e a dois tempos.
Podendo ser chamado de jump, uma
jogada ao qual o atleta da um tempo no ar para executar um arremesso.
Corridas
De frente, lateral, de
costas, zigue-zague e perseguições.
Drible
●
Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de
uma zona congestionada e avançar no terreno sem encostar no corpo do adversário
.
●
Drible de proteção - Serve fundamentalmente para abrir linhas
de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma
maior proximidade de defesa, o jogador tem de dar maior atenção à proteção da
bola. "Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de
proteção.
●
Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento
da pedalada do basquetebol por cima da bola.
Regras de Drible
Um jogador não poderá tirar
o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible.
Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um
arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.
O pé-de-pivô é determinado
da seguinte forma:
●
Jogador recebe
a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
●
Jogador recebe
a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será
considerado pé-de-pivô.
●
Jogador recebe
a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o
solo é o pé-de-pivô.
●
Jogador recebe
a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o
outro será considerado pé-de-pivô.
Um jogador que esteja
driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode
executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso
não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado),
pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que
mantenha o mesmo ritmo.
Mas o esquema dos passos
não é a única restrição. Você também não pode: driblar a bola, pegá-la com as
mãos e driblá-la novamente; Não pode driblar a bola com ambas as mãos; Não pode
apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola.
Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da
caminhada.
Passe
O passe tem como objetivo a
colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a
criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo.
Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com
1 mão, por trás das costas, etc.
Passe com uma mão
Usado para lançar a bola
mais longe.
Técnicas determinantes:
1. jogue a bola com uma mão.
Passe de peito
Como o nome indica, com a
bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direção do alvo. Neste
movimento os polegares é que darão força ao passe e as palmas das mãos deverão
apontar para fora no final do gesto técnico.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços;
4. Executar a rotação dos pulsos;
5. Após a execução do passe, deve-se ficar com as
palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para
baixo.
Passe picado ou quicado
Muito semelhante ao passe
de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá
um objetivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as
zonas próximas do peito.
Técnicas determinantes:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar um movimento de repulsão com os braços.
Passe de ombro (ou de basebol)
É utilizado nas situações
que solicitam um passe comprido. A bola é lançada como no lançamento de uma
bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajetória linear
(sem arco), e em direção ao alvo.
Técnicas determinantes:
1. Segurar a bola com as duas mãos e por cima do
ombro;
2. Colocar o cotovelo numa posição levantada;
3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola;
4. Fazer a extensão do braço e finalizar o passe
para as distancias maiores.
Passe por cima da cabeça
É usado quando existe um
adversário entre dois jogadores da mesma equipe.
Técnicas determinantes:
1. Elevar os braços acima da cabeça;
2. Avançar um dos apoios;
3. Executar o passe com o movimento
RESPONDA:
Leia o texto, pesquise na internet e responda:
Leia o texto, pesquise na internet e responda:
ATIVIDADE DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
1 – No
basquetebol o passe picado é aquele que?
a) sai da frente do corpo, encontra
o chão próximo ao pé do colega
b) sai de trás da cabeça fazendo uma
parábola e chegando na mão do colega.
d) nenhuma das alternativas está
correta.
2 – Quando foi
inventado o basquetebol?
a) 1981
b) 1891
c) 1890
d) 1990.
3 – Quantos
jogadores fazem parte de uma equipe de basquetebol em quadra?
a) 5
b) 6
c) 7
4 – Descreva a
regra dos 05 segundos no basquetebol ?
5 – Qual a
função dos pivôs?
E so pra ler o texto ou tem que copiar ?
ResponderExcluirLeia a postagem Entrega de trabalhos e prazos.
ExcluirLer e responder e mandar no meu e-mail as perguntas respondidas não esqueça do nome número e série
ExcluirOi Boa noite esse texto é pra ler e responder as pergunta é isso ou tem que copiar o texto pfvr ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMais e pra copiar?
ResponderExcluirEstou precisando de ajuda da secretaria! O texto é pra copiar? Vocês não estão deixando evidente!
ResponderExcluirResponder as questões e mandar no meu e-mail não esquecer nome número e série
ExcluirSe vocês tivessem lido direito a postagem sobre Entregas de atividades e prazos teriam percebido que lá está explicando que é só as respostas. Prestem mais atenção, não tem como responder a mesma pergunta para todos os alunos, por isso tem uma postagem para isso.
ResponderExcluirComo vai funcionar as entregas? No texto não tem nada explicando. Boa noite!
ResponderExcluirLeia a postagem Entrega de atividades e prazos
ResponderExcluirProfessor, você havia pedido um trabalho sobre Anorexia e Bulimia para entregar na sala, porém com toda essa questão da pandemia não teve como eu entregar o trabalho. Posso entregar pelo seu e-mail?
ResponderExcluirGostaria de achar minha matéria
ResponderExcluir