QUÍMICA - PROFESSORA SHEILA

ENSINO MÉDIO - 1º ANO C/1º ANO D/1º ANO E/2º ANO A/2º ANO B/2º ANO C/2º ANO D


ATIVIDADES PARA:  1º ANO C / 1º ANO D/1º ANO E    
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA: Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e/ou global.

 Exercícios
1) Indique matéria, corpo e objeto na relação abaixo:
a) madeira               b) copo               c) cadeira             d) vidro
e)  panela                f)  alumínio         g) tijolo                h) pedra
i)  areia                    j)  água               l) mesa                 m) plástico
n) argila                  o) telha               p) cinzeiro            q) caco de vidro
r) paralelepípedo    s) granito            t) pote                   u) ouro
   (pedra)

2) Identifique matéria e energia na relação abaixo:
a) ar atmosférico         b) madeira        c) trovão            d) luz
e) calor                        f) pólvora         g) fumaça           h) vidro
i) eletrecidade              j) raio               l) plástico           m) petróleo

3) Dê os símbolos dos seguintes elementos:
a) Hidrogênio                        e) sódio
b) oxigênio                            f) ferro
c) carbono
d) magnésio

4) Dê os símbolos dos seguintes elementos:
a) sódio                                 e) chumbo
b) potássio                             f) fósforo
c) cobre                                 g) ouro
d) mercúrio                           h) prata

5) Desenhe o modelo atômico atual. Indique: núcleo, eletrosfera, prótons, nêutrons e elétrons.

Exercícios complementares de Química 
1.  Qual das alternativas a seguir contém apenas substâncias compostas?
      a)  N2, P4, S8
      b) CO, He, NH3
      c) CO2, H2O, C6H12O6
      d) N2, O2, H2O
      e) H2O, I2, Cl2

2.  (Mack-SP) Qual o número de substâncias simples com atomicidade par entre as substâncias de fórmula O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e He?
      a) 0
      b) 1
      c) 2
      d) 3
      e) 4

3.  (Cesgranrio-RJ) Identifique a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte alternativa: “Uma substância ............... é formada por ..............., contendo apenas ............... de um mesmo ............... .”
      a) composta; moléculas; elementos; átomo
      b) composta; moléculas; átomos; elemento
      c) química; elementos; moléculas; átomo
      d) simples; átomos; moléculas; elemento
      e) simples; moléculas; átomos; elemento

4.  Considerando-se a reação: C + H2O  CO + H2. Qual o número de substâncias simples e compostas, respectivamente,  existentes nessa reação?
      a) 0 e 4
      b) 1 e 3
      c) 2 e 2
      d) 3 e 1
      e) 4 e 0

5. (F.São Marcos-SP) Dentre as substâncias abaixo, é uma substância simples o:
      a) HCl
      b) NH3
      c) Br2
      d) H2O
      e) CaO


6.   (PUC-MG) Observe os sistemas abaixo, onde as esferas representam átomos:
Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:
      a)  II contém uma substância pura;
      b)  III contém uma mistura;
      c)  I contém duas substâncias simples;
      d) II contém uma mistura;
      e) I contém uma mistura;

No esquema a seguir estão representados sete sistemas (I a VII), formados por moléculas constituídas por três tipos de átomos. Responda os testes seguintes relativos à classificação desses sistemas: 

7. Quais são substâncias puras?
      a) I, IV e V
      b) II, V e VI
      c) somente II
      d) V, VI e VII
      e) I e II

8. Qual o número de elementos participantes de todos os sistemas?
      a) 1
      b) 2
      c) 3
      d) 4
      e) 5

9. Quantas substâncias simples diferentes existem no total?
      a) 2
      b) 3
      c) 4
      d) 5
      e) 6

10.Quantas substâncias compostas diferentes existem no total?
      a) 2
      b) 3
      c) 4
      d) 5
      e) 6

Considere o sistema a seguir e responda os próximos testes:

11. Qual o número de átomos presentes?
      a) 4
      b) 5
      c) 7
      d) 8
      e) 9 
12.  Qual o número de elementos?
      a) 1
      b) 2
      c) 3
      d) 4
      e) 5 
13.  Assinale o número de substâncias simples:
      a) 0
      b) 1
      c) 2
      d) 3
      e) 4

14. Assinale o número de moléculas:
      a) 1
      b) 2
      c) 3
      d) 4
      e) 5

15. Qual o número de substâncias compostas?
       a) 0
      b) 1
      c) 2
      d) 3
      e) 4 

16. (UNISA-SP) Em qual das seqüências a seguir, estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente?
      a) H, Cl2 , O2
      b) H, Ne , H2O
      c) N , HI , He
      d) H2O , O2 , H2
      e) Cl , N2 , HI 

17. (UNESP-SP) Os nomes latinos dos elementos chumbo, prata e antimônio dão origem aos símbolos químicos desses elementos. Esses símbolos são respectivamente:
      a) P, Ar, Sr
      b) Pm, At, Sn
      c) Pb, Ag, Sb
      d) Pu, Hg, Si
      e) Po, S, Bi

18. Considerando as fórmulas moleculares da água (H2O), gás clorídrico (HCl), gás carbônico (CO2), gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), gás cloro (Cl2), gás ozônio (O3), assinale a alternativa que apresenta apenas substâncias simples:
      a) água, gás clorídrico,  gás carbônico, gás oxigênio
      b) gás carbônico, gás oxigênio, gás hidrogênio,  gás cloro 
      c) gás hidrogênio, gás oxigênio, gás cloro, gás ozônio
      d) água, gás cloro,  gás carbônico, gás oxigênio
      e) gás hidrogênio, gás carbônico, gás oxigênio, gás clorídrico 

19. (UFSC adaptado) As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Selecione, abaixo, a opção que apresenta uma substância simples:
      a) H2O, Hg, HI, Fe
      b) CO2, HCl, H2S, SO2
      c) CO, NaCl, CH4, CO2
      d) H2SO4, SiO2, O2, H3PO4
      e) Au, Ag, H2, N2 

20. Observe as fórmulas:CO, Co, N2, NO2, CO2, C, C3H6O, H2O, H2O2, H2, O2, Fe e  Pb. e assinale o número de substâncias compostas? 
      a) 3
      b) 4
      c) 5
      d) 6
      e) 8

21.  A figura representa recipientes contendo algumas moléculas de gás oxigênio  e gás ozônio. O gás oxigênio tem fórmula O2 e sabemos que é fundamental para a grande maioria dos seres vivos. Por outro lado, o gás ozônio (O3) é tóxico ao nível do solo, porém, constitui uma camada protetora contra a radiação ultravioleta dos raios solares. A respeito dos recipientes, um aluno comentou:
-Cada recipiente possui doze átomos do elemento químico oxigênio;

-Em ambos os recipientes há o mesmo número de moléculas;

-Cada recipiente representa uma substância pura composta;

Qual o número de comentários corretos?














      a) nenhum
      b) um
      c) dois
      d) três
      e) quatro 

22. O ácido fosfórico, encontrado em muitos refrigerantes, possui H3PO4. Pode-se afirmar que:
      a) A molécula de ácido fosfórico apresenta sete átomos;
      b) O índice 4 indica que o elemento fósforo comparece com quatro átomos;
      c) A molécula contém três átomos de hidrogênio;
      d) A molécula é formada por quatro elementos químicos;
      e) O hidrogênio apresenta o maior número de átomos.

23. Com quem a Química tornou-se uma ciência?
      a) Demócrito
      b) Rutherford
      c) Lavoisier
      d) Dalton
      e) Thomson

24. Analise as afirmativas:
I-Substâncias puras simples são formadas por átomos de apenas um elemento químico;
II-Substâncias puras compostas são formadas por átomos de apenas dois elementos químicos;
III-As substâncias puras são representadas por fórmulas químicas;
IV-As misturas são representadas por fórmulas químicas.
  Estão corretas:
      a) somente I e IV
      b) somente II e III
      c) somente I e II
      d) somente III e IV
      e) somente I e III

25. (FAEE-GO) A seqüência na qual todas as substâncias simples apresentam atomicidades diferentes entre si é:
      a) H2 , H2O , H2O2  e O2
      b) S8 , Fe , O2 e P4
      c) F, Al , N2 e O3
      d) CH, CCl4 , H2SO4 , HClO4
      e) Na2O , NaCl , HCl , H2O

26. (UnB-DF adaptado) Julgue os itens:
I-As substâncias são representadas por fórmulas;
II-As moléculas são constituídas por átomos;
III-Os átomos são constituídos por elementos;
IV-A água, de fórmula H2O, possui apenas dois átomos;
V-O álcool etílico (C2H5OH) é uma substância composta.
São verdadeiras:
      a) somente III e IV
      b) somente I 
      c) somente V
      d) somente I, II e V
      e) somente II e III

Observe o desenho e responda os testes finais:













27. Assinale o número de moléculas:
      a) 9
      b) 8
      c) 7
      d) 4
      e) 3

28. Quantas substâncias compostas?
      a) 1
      b) 2
      c) 3
      d) 4
      e) 5

29. Qual o número de componentes da mistura?
      a) 1
      b) 2
      c) 3
      d) 4
      e) 5

30. Assinale o número de substâncias simples:
     a) 5
     b) 4
     c) 3
     d) 2
     e) 1
                                            
Enviar as atividades para o e-mail: scsquim@gmail.com


ENSINO MÉDIO - 2º ANO A/2º ANO B/2º ANO C/2º ANO D



COMPETÊNCIA ESPECÍFICA : Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis.

A água pura (apostila do aluno 2ano – vol 1)
 A vida, como a conhecemos, depende da água, a substância mais abundante nos tecidos animais e vegetais, bem como na maior parte do mundo que nos cerca. Três quartos da superfície terrestre são cobertos de água: 97,2% formam os oceanos e mares; 2,11%, as geleiras e calotas polares; e 0,6%, os lagos, os rios e as águas subterrâneas. Esta última é a fração de água aproveitável pelo homem, que pode utilizá-la para abastecimento doméstico, indústria, agricultura, pecuária, recreação e lazer, transporte, geração de energia e outros ande São Paulo são produzidos 5,8 bilhões de litros de água tratada por dia. Essa água provém dos Sistemas Cantareira, Alto do Tietê e Rio Grande. Embora a ONU recomende o consumo per capita de 110 litros de água, a média da capital tem sido de 221 litros por dia por habitante (dados de 2008). Levando-se em conta não só o consumo, mas também a perda de água por vazamentos, desperdício e outros, o Instituto Socioambiental (ISA) está promovendo uma campanha para combater o desperdício de água. Tanto as águas “doces” como as “salgadas” são imensas soluções aquosas, que contêm muitos
materiais dissolvidos. Assim, a água na natureza não se encontra quimicamente pura. Mesmo as águas da chuva e a destilada nos laboratórios apresentam gases dissolvidos, como o CO2, o O2 e o N2, provenientes de sua interação com a atmosfera. É a presença desses gases e também de sais e outros compostos que torna a água capaz de sustentar a
vida aquática – os peixes e outros seres não poderiam viver em água pura: eles necessitam do oxigênio dissolvido na água para sua respiração. Uma substância apresenta um conjunto de propriedades específicas que podem ser usadas
para a sua identificação.
Elaborado por Maria Eunice Ribeiro Marcondes e  Yvone Mussa Esperidião especialmente para o  São Paulo faz escola.

 A água potável
A palavra potável vem do latim potábilis, que significa “própria para beber”. Para ser ingerida, é essencial que a água não contenha elementos nocivos à saúde. Muitas vezes, as águas superficiais provenientes de rios, lagos ou de afloramentos naturais, destinadas ao consumo humano ou a outros fins, não apresentam a qualidade sanitária exigida. Por essa razão, a água para consumo humano deve passar por tratamento a fim de torná-la potável, isto é, atender a certos requisitos estéticos, tais como ser isenta de cor, sabor, odor ou aparência desagradável, ou seja, ser própria para beber. Também pode ser utilizada no preparo de alimentos ou para lavar louças e roupas. Deve ser também isenta de substâncias minerais ou orgânicas ou organismos patogênicos que possam produzir agravos à saúde. Assim, o critério de potabilidade é diferente do critério de pureza. A potabilidade tem como fim o auxílio da manutenção dos seres vivos, inclusive o ser humano. A pureza indica que a única espécie química existente é H2O, que tem propriedades específicas que a caracterizam.
Elaborado por Maria Eunice Ribeiro Marcondes e Yvone Mussa Esperidião especialmente para o  São Paulo faz escola.

 Questões para análise do texto
1.     Por que se afirma que a vida depende da água? Onde a utilizamos? Qual é sua importância para o ser humano?
2.     Compare, em termos de ordem de grandeza, a fração de água aproveitável pelo ser humano com as frações dos demais corpos de água do planeta.

Soluções

São misturas homogêneas (aspecto uniforme) que apresenta dois componentes principais, chamado de soluto e solvente.
Podemos ter vários tipos de soluções. Observe:
·         Solução sólida: ligas metálicas, tais como bronze (Cu+Sn) e latão (Cu+Zn);
·         Solução gasosa: ar atmosférico;
·         Solução liquida: Podemos ter um sólido dissolvido em um líquido, ou então, dois líquidos dissolvidos entre si. São formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) num líquido (solvente). Seus componentes não podem ser separados por filtração. Sua separação pode ocorrer usando outros processos físicos, tais como a destilação.
O soluto sempre irá representar o componente que se encontra dissolvido em uma outra substância que, no caso, será o solvente. Ainda com base na definição, é possível dizer que o soluto sempre será a espécie que se encontra em menor quantidade.
Coeficiente de solubilidade: é a quantidade de soluto que se encontra dissolvido em uma quantidade padrão (mínima) de solvente a uma determinada temperatura. Normalmente a quantidade de solvente mais usada é de 100g.
q       Solução saturada: é toda solução em que o soluto atinge o seu coeficiente de solubilidade na temperatura fornecida;
q       Solução saturada com corpo de fundo: é toda solução em que a quantidade de soluto dissolvida ultrapassa o coeficiente de solubilidade (ponto de saturação);
q       Solução supersaturada: é quando excede a quantidade máxima de soluto a ser dissolvida de acordo com o coeficiente de solubilidade, sendo que o excesso de soluto é dissolvido por variação de temperatura.
v      Concentração comum (C):  Determina a quantidade de massa de soluto (m1) em gramas por unidade de volume (V) de solução (L).
         
                                                        
1.       Qual a concentração de uma solução contendo 40g de cloreto de sódio dissolvidos em 250 mL de solução?
2.   Uma solução foi preparada adicionando-se 40g de hidróxido de sódio em água suficiente para produzir 200 mL de solução. Calcule a concentração comum dessa solução. R:200
    3.   Calcule a concentração comum de uma solução de nitrato de prata, sabendo que ela encerra 120g do sal em 600 cm3       de solução.
    4.   Determine a massa de ácido nítrico, em gramas,  necessária para a preparação de 150 mL de uma solução de  concentração 50g/L.
    5.   (Faap-SP) Calcule a concentração, em g/L, de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contêm 30g de sal em       400 mL de solução.
     6.   (Mack-SP) Qual a concentração, em g/L, da solução obtida ao se dissolverem 4g de cloreto de sódio em 50 cm3 de      solução?
7.   São dissolvidos 24g de sacarose em água suficiente para 500mL de solução. Qual é a concentração comum dessa solução?
8.   Calcule a concentração comum de uma solução que apresenta volume de 800mL e contém 80g de soluto.
9.   (PUCCamp-SP) Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de cloreto de magnésio de concentração 8,0g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?
10.   São dissolvidos 200g de cloreto de sódio em água suficiente para 2 litros de solução. qual é a concentração comum dessa solução?
                                        
1.      Se um corpo tem a massa de 20 g em um volume de 5 cm3 , qual é a sua densidade ?
2.      Determine a massa de um corpo cuja densidade é de 5 g/cm3 em um volume de 3 cm3.
3.      Uma pedra tem 52 g e volume igual a 20 cm3. Determine a densidade em kg/m3.
4.      Bromo é um líquido vermelho acastanhado com densidade de 3,10 g/mL. Que volume ocupa uma amostra de 88,5 g de bromo?
5.      A densidade do selênio é 4,79 g/cm3.  Qual a massa, em kg, de 6,5 cm3 de selênio?
6.      O etanol tem a densidade de 0,789 g/cm3. Que volume deve ser medido numa proveta graduada para se ter 19,8 g de etanol?
7.      A densidade do diamante é 3,5 g/cm3. A unidade prática internacional para a pesagem de diamantes é o quilate, que corresponde a 200 mg. Qual o volume de um diamante de 1,5 quilate?
8.      Quando se deixa cair uma peça de metal com massa 112,32 g em um cilindro graduado que contém 23,45 mL de água, o nível de água sobe para 29,27 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?
9.      Qual o volume, em litros, ocupado por 5 g de prata sólida cuja densidade é 10,5 g/cm3?

10. Um líquido, com volume de 10,7 mL, tem a massa de 9,42 g. O líquido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades são, respectivamente (em g/cm3),  0,702, 0,789 e 0,879. Qual é o líquido? Justifique a resposta

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Comentários

  1. Respostas
    1. Não, só do que tem aula de Química com a professora Sheila.

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  2. é para mandar por email,e fazer no caderno também?

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  3. Minha sala não tem física com a professora Sheila é pra fazer mesmo assim, sou do 2º ano

    ResponderExcluir
  4. A minha sala também não tem aula com a prof sheila (1°)

    ResponderExcluir
  5. Qual o prazo de entrega?

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