FISICA - PROFESSORA SHEILA

ENSINO MÉDIO - 1º ANO A/1º ANO B


COMPETÊNCIA ESPECÍFICA: analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


1º Etapa
Um móvel realiza movimento retilíneo uniforme retrógrado. Sabe-se que no instante t= 0 seu espaço é 10 m. A velocidade escalar do móvel tem valor, em módulo, igual a 5 m/s. Determine sua equação horária do espaço.  Faça o desenho do trajeto junto com os cálculos.

2º Etapa
Movimento uniforme no cotidiano


Apesar de ser o movimento mais simples que se possa imaginar, ele não é muito frequente na natureza. O que impede um objeto de manter-se em velocidade constante, quando impelido a colocar-se em movimento, são as forças que atuam sobre ele.
O exemplo mais simples desse fenômeno é o do carro que se move numa autoestrada plana, sem qualquer inclinação, a 100km/h. Se deixarmos o carro por sua própria conta (tirando o pé do acelerador), ele irá, fatalmente, parar. O automóvel para como resultado da força de atrito, que resulta do contato dos pneus com o solo.
Para conseguirmos velocidade constante, precisamos buscar formas de compensar ou equilibrar as forças que tendem a desacelerar. O acelerador do seu carro tem exatamente essa função. Você pode se manter com velocidade constante, desde que comprima, adequadamente, o acelerador do veículo. Alguns automóveis mais modernos têm um dispositivo (o piloto automático), que faz isso automaticamente, mantendo a velocidade do veículo constante.
Um trator se move lentamente e com velocidade praticamente constante em linhas retas.

Um trem longe das estações também mantém a velocidade praticamente constante em trechos retos.

Um paraquedas aberto, embora inicialmente realize um movimento acelerado, dada a resistência do ar, logo entra em movimento uniforme e, exatamente por isso, a velocidade não aumenta demasiadamente.
 















3º Etapa


    Utilize a imagem acima como referência e elabore um texto que confirme as evidências dos estudos dos movimentos estudados na Física.

Responda as questões abaixo, deixe a contas para confirmar seus cálculos.
1) O que significa  dizer  que  um  móvel  realiza um movimento retilíneo uniforme?

2)Um  móvel  passou  pelo  “marco  zero”  de uma estrada, o que isso significa?

3)Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha  de  ouro  nas  Olimpíadas  de  Los Angeles,  correu  800m  em  100s.  Qual foi sua velocidade média?

4)Um  nadador  percorre  uma  piscina  de  50m de   comprimento   em   25s.   Determine a velocidade média desse nadador.

5)Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada  às  12  horas.  A  seguir,  passou pelo  marco  150  km  da  mesma  estrada  às 14  horas.  Qual  a  velocidade  média  desse
automóvel entre  as  passagens  pelos  dois marcos?

Enviar as atividades para o e-mail: scsquim@gmail.com

Comentários

  1. Tem que fazer no caderno e mandar por foto?

    ResponderExcluir
  2. As etapas 1,2,3 e pra responder? Ou só as questões de 1 a 5

    ResponderExcluir
  3. Eu não estou conseguido responder a etapa 2 e 3, posso enviar mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande e-mail para a professora primeiro, converse com ela.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY