PORTUGUES - PROFESSORA SILONE


ENSINO MÉDIO - 2º ANOA/2º ANO B/2º ANO C/2º ANO D/2º ANO E


                                 
  TROVADORISMO
      Pesquise e explique o que é Trovadorismo, seu contexto histórico e suas características (lembrando de descrever cada tipo de cantiga)

 HUMANISMO 
      Você vai ler alguns textos que situam historicamente as ideias humanísticas e, também, textos contemporâneos que retomam temáticas e preocupações características da prosa, da poesia, do teatro e da novela produzidos no Humanismo de Portugal.


      Leia o trecho a seguir, em que o historiador e primeiro cronista de Portugal, Fernão Lopes, descreve uma cena que se passa na época da Revolução de Avis - uma guerra entre Portugal e Castela, no final do século XIV (1383-1385)
Responda:
1- Qual alternativa que se aplica ao texto lido:
 A) retrata o sofrimento das mães e a fome que ameaçava a vida de seus filhos.
 B) Apresenta uma visão humanista vivida pelo povo naquela época.
 C) Descreve as consequências da guerra, com o objetivo de sensibilizar o leitor.
 D) Apresenta uma visão espiritualista, característica própria do medievalismo.
 E) Retrata a cena como se o narrador estivesse no local onde se passa.

2- Leia estas informações:
4- Como você interpreta esses versos?
5- Do episódio lírico-amoroso de Inês de Castro surgiu uma citação que se popularizou na fala brasileira: “Agora Inês é morta…”. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao sentido dessa expressão.
A) A morte é a única alternativa que resta.
B) Não há mais solução possível. Agora é tarde.
C) Não adianta reclamar do que já está consumado.
D) O que não tem remédio remediado está.
E) Não adianta chorar o leite derramado.

Antes do próximo texto, leia estas informações sobre a obra teatral de Gil Vicente.


       Agora, leia um trecho do Auto de Mofina Mendes. Nele, a personagem principal é uma moça solteira que recebe esse apelido de outras personagens no transcorrer da narrativa. Durante a leitura, preste atenção às rubricas e observe noque elas indicam.
 6- O Novo Dicionário Aurélio não traz o verbete MENDES, uma palavra que caiu em desuso. Leia, a seguir o verbete da palavra MOFINA retirado desse dicionário e identifique a acepção em que ela foi usada no auto vicentino.

MOFINA [F. Subst. do adj. mofino.] Substantivo feminino
A) V.caiporismo
 B) Mulher desditosa, infeliz.
C) Mulher acanhada, tacanha.
 D) Fig. Avareza, mesquinhez.
 E) Bras. Artigo anônimo difamatório.
F) Bras. Pop. V. Ancilostomíase.

 7- Qual alternativa corresponde ao sentido filosófico dessa citação?
 A) reflexão otimista sobre o destino humano, como estímulo aos que se consideram perseguidos pelo azar.
B) Reflexão pessimista sobre as possibilidades de realização da felicidade terrena de todo e qualquer ser humano, num alerta aos que se consideram acima do bem e do mal.
 C) Consideração de que o prazer da Terra é momentâneo, transitório, podendo terminar a qualquer instante, e que o ser humano só se realiza após a vida terrena.
D) Consideração e advertência de que a falta de sorte simbolizada pela perda do pote não atinge só a ela, mas a qualquer ser humano, indistintamente.
 E) Advertência sobre a transitoriedade do prazer humano e confiança na própria sorte.
8- Autos e farsas revelam costumes e hábitos da época em que foram produzidos. Muitos mostram que as mulheres saíam de casa apenas para ir à igreja. Essa situação do cotidiano de uma mulher  da Idade Média ainda está presente na vida das mulheres contemporâneas? Explique.

 Abaixo segue um trecho da Farsa de Inês Pereira, apresentada ao rei D.João III, no convento de Tomar, Portugal, em 1523. Para escrevê-la, Gil Vicente inspirou-se no note “Mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube”, que equivale ao provérbio encerram a ideia de que não se deve trocar uma vantagem real, ainda que modesta, por outra que não é tão segura. Assim nasceu essa farsa de caráter profano que muitos consideram a obra-prima de Gil Vicente.

Leia o excerto e verifique se a personagem Inês Pereira é uma mulher passiva e resignada ou uma mulher rebelde e insatisfeita com sua condição. No trecho apresentado, a personagem Inês Pereira, filha de uma mulher de pouca sorte e muito fantasiosa, está traz. Inês você numa espécie de “cativeiro familiar”. Ela está sempre em casa, costurando e bordando, enquanto a mãe está na igreja, rezando.

 9- Após a leitura do excerto da farsa, a que conclusão você chegou: Inês Pereira é uma mulher passiva e resignada ou rebelde e insatisfeita com a vida que leva? Justifique sua resposta com trechos do texto.

 10- Todas as afirmações a seguir caracterizam o texto que você acabou de ler como uma farsa, EXCETO uma delas. Assinale:
 A) No aspecto formal é uma peça cômica em um ato, com estrutura rítmica e rimas, com enredo curto, poucos atores, ação intensa, apresentando tema profano.
 B) Apresenta uma situação conflituosa, mas engraçada, entre uma mãe que pressiona a filha para que ela se ocupe com prendas domésticas (costurar, bordar), a fim de conseguir um marido.
 C) A peça tem como enredo uma situação do cotidiano, mostrando os costumes da época: essa farsa aborda a situação familiar e social da mulher que aprende trabalhos manuais, condição para conseguir um casamento.
 D) O aspecto cômico da farsa pode ser explicado pelo desejo da mãe de conseguir um marido para a filha, que, assim, não precisaria mais fazer trabalhos manuais.
E) Na farsa, a mãe que expressa os valores sociais da época, ridiculariza a filha solteira que sonha em arranjar marido, mas se aborrece com o trabalho manual, o que dificulta sua pretensão de moça casadoira.

11- Como o autor caracteriza a personagem Inês em relação à autoridade materna, considerando o contexto histórico medieval?

 12- O que o casamento representa para Inês Pereira? 

Você vai ler um trecho do Auto da Compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna. Nesse trecho, as personagens - um padre, um bispo, um sacristão, João Grilo e Severino -, depois de mortas estão diante de Jesus (Manuel) e do Diabo ( o Encourado - segundo uma crença do sertão do Nordeste, ele é um homem que se veste como um vaqueiro), para o julgamento final. Com sua presença de espírito e esperteza, João Grilo procura um meio de não deixar que o Encourado os leve para o Inferno. O que será que João Grilo fez? Que argumentos ele usou? Por que o Diabo também participa do julgamento, ao lado das outras personagens? Quem seria a Compadecida? Leia e descubra.


13- O que fez João Grilo para conseguir uma Advogada de defesa capaz de livrá-los da pena do Inferno? Quem era ela?

14- Que argumentos a Compadecida usou para justificar sua defesa dos atos pecaminosos dos homens? Comprove sua resposta com trechos do texto. 

Leia um trecho do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, em que as almas chegam a um braço de mar onde estão ancoradas as barcas que as conduzirão ao céu ou ao inferno.
15- Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere às temáticas tratadas por Gil Vicente nesse trecho do Auto da Barca do inferno.
A) crítica à crença de que se pode obter a salvação com pagamento de promessas e oferendas em dinheiro aos santos.
B) crítica ao exercício desonesto da profissão.
 C) Crítica à ingenuidade, à boa fe do sapateiro.
 D) Crítica ao comportamento contraditório entre ser católico, frequentador do ritual da missa, e agir desonestamente.

16- Que contra-argumento doi usado pelo Diabo para refutar cada uma das justificativas usadas pelo sapateiro para escapar da condenação ao inferno?
A) Sapateiro - Como pod’rá isso ser,/ confessado e comungado?
 B) Sapateiro - Quantas missas eu ouvi/ não m’hão elas de prestar?
 C) Sapateiro - E as ofertas, que darão?/ E as horas dos finados?

Enviar as atividades para o e-mail: silonelunalima@gmail.com

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Façam as atividades e encaminhe por e-mail. Dúvidas também por e- mail.

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  2. Boa tarde sou aluno do 2 E, estava sem celular e na sabia das liçoes como faço? Fui saber por um amigo

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    1. Olá. Você pode responder as atividades no seu caderno e me enviar foto das respostas no meu e-mail silonelunalima@gmail.com

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