THAMIRIS FILOSOFIA


PROF. THAMIRIS -FILOSOFIA - 1ºD e 2ºD



  Atvidade 1º ano D do Ensino Médio.

-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Colocar apenas as perguntas e respostas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

·         2º Bimestre: Filosofia antiga: Os pré socráticos.
Os pré-socráticos foram os primeiros filósofos que temos registro, eles são anteriores a Sócrates (470 a.C-399 a.C). Como essas obras são extremamente antigas, muitas se perderam pelo tempo e o acesso é complicado, então o conhecimento sobre elas são apenas por fragmentos e a doxografia. Os ensinamentos eram passados por meio da fala, a filosofia não era por meio da escrita, ela era vista como forma de discussão, um debate.
-Fragmentos: São, literalmente fragmentos de obras que foram encontradas e conservadas durante a passagem do tempo. Eles vêm de citações de filósofos posteriores.
-Doxografia: Comentários de filósofos posteriores aos pré-socráticos, sobre seus antecessores.
            Com os fragmentos, acessamos exatamente as palavras ao qual o filósofo pré-socrático, quis expressar, enquanto com a doxografia, o acesso é por meio das palavras de outro filósofo posterior.
            Os filósofos pré-socráticos foram divididos por escolas, cada escola possuía a influência de um filósofo específico e isso variava de acordo com as teorias e ideias de cada um.
            Durante a primeira fase dos pré-socráticos, nós temos:
-A Escola Jônica: Possuíam o interesse sobre o estudo da Physis e teorias sobre a natureza. Seus principais filósofos foram Tales de Mileto (585 a.C), e seu aprendiz, Anaximandro (610 a.C-547 a.C). Outros filósofos notórios foram Xenófanes de Colofon (580 a.C-480 a.C) e Heráclito de Eféso (500 a.C).
Tales e Anaximandro foram responsáveis por criar a Escola de Mileto.
-A Escola Italiana: Possuíam uma visão de mundo mais abstrata, ou seja, os estudos sobre a natureza eram menos frequentes. Cuidavam de estudar mais sobre o surgimento da lógica e da metafísica. Seus principais filósofos foram Pitágoras de Samos (530 a.C), criador da Escola de Pitágoras, Parmênides de Eleia (500 a.C) e Zenão de Eleia (464 a.C).

·         Tales de Mileto: Tudo começa pela água: É considerado o primeiro filósofo. De seus pensamentos, ficaram apenas comentários posteriores, não há registros de seus escritos. Para ele, quando a água quando se resfria, ficaria densa e dá origem á terra; ao ser aquecida, transforma-se em ar e vapor, que retorna para os homens no formato da chuva. Durante esse ciclo (vapor, chuva, rio, mar, terra), nasceriam diversas formas de vida.

·         Anaximandro: Apeiron, o ilimitado: Principal discípulo e sucessor do Tales de Mileto. Suas teorias colocam o ar como elemento primordial para a origem da vida. Tudo vem do ar, ele é respiração, é vida; o fogo é ar rarefeito; a água e a terra são formas condensadas do ar. Todas as coisas apresentam variações de quantidades de ar dentro de si, sendo mais densas ou menos densas.

·          Pitagoras: tudo é matemática: Pitágoras estudou não só a filosofia, mas como também a matemática, música e a geometria. Com ele, a matemática tornou-se ciência. O número é o elemento básico da realidade, sendo chamado de tetractys, ou seja, “grupo de quatro”, onde os quatro primeiros algarismos (1,2,3 e 4) somam dez e podem ser dispostos em uma forma triangular, representando uma relação perfeita.

·         Zenão: E seu paradoxo: Zenão acreditava que o paradoxo, ou seja, ser contrário a opinião comum, demonstraria a variedade das coisas. As coisas existem em um lugar, e esse lugar também existe em um lugar específico. Não há espaço para o vazio, pois um lugar contém o outro.

Responda:

1)    Para você, a filosofia deve ser feita por meio da escrita, ou por meio de debate? Justifique sua resposta.
2)    Seria melhor compreender por meio de doxografia ou fragmentos?
3)    Escolha um dos 4 filósofos citados acima e pesquise uma biografia pequena sobre ele. (No máximo 15 linhas).



  Atividade  2º ano D do Ensino Médio.

·         
-Em caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por email;
-Respondam as perguntas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Não precisa copiar o exercício todo, coloquem apenas as perguntas e respostas no e-mail.
-Por favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊

·         2º Bimestre: Filosofia Medieval: Filosofia x Religião.
Houve um momento onde a Filosofia juntou-se com o Cristianismo, mas de qual forma isso ocorreu? A religião apenas necessita da crença para existir, não eram necessários estatutos lógicos. Mas durante o Império Romano, a religião e a razão sofreram uma serie de tensões, o que estreitou o relacionamento entre elas e com a queda da Roma Antiga, que foi dominada por povos bárbaros, foi possível a expansão do Cristianismo na Europa e assim, a igreja absorveu todos os aspectos da cultura romana, incluindo sua filosofia.  
A queda do Império Romano, ocorreu em 313 d.C, durante o governo do imperador Constantino (280 d.C-337 d.C), pelo edito de Milão, concedendo a liberdade de culto aos cristãos. Constantino também estabeleceu uma ortodoxia (uma opinião correta) com relação a leitura dos ensinamentos cristãos, sendo assim, necessária um raciocínio para, além de revelar, convencer racionalmente o ouvinte, nascendo assim a filosofia patrística, literalmente, filosofia dos padres.
Os mais famosos durante a Filosofia Patrística foram Santo Agostinho e São Tomás.
            -Santo Agostinho: Seu principal escrito foi “Confissões”, nela escrevia sobre sua vida e a as percepções sobre a filosofia cristã. Resumidamente, ele traça um percurso que sai do ceticismo perante a religião, regado pelo conhecimento, passando pelo homem em pecado, até o conhecimento da graça de Deus e a aceitação do homem, conhecendo assim a esperança e a verdadeira fé. Para ele, o conhecimento da verdade é um fato, como provam as demonstrações matemáticas e lógicas, irrefutáveis, restando saber como esse conhecimento é possível e qual o seu aval. Como o homem é falho e sempre muda, ele não pode avaliar qual seria esse conhecimento verdadeiro, pois o conhecimento deve ser sempre verdadeiro. Assim, a verdade só pode ser assegurada por algo que se coloque acima dos homens e das coisas: Deus. Se razão na busca de sua certeza, depara com a fé me Deus, é também a fé que permite resgatar a dignidade da razão: “Compreender para crer, crer para compreender.”
            -São Tomás de Aquino: Para São Tomás, quando a fé e a razão entram em desacordo, é sempre a razão que está equivocada. Não deve haver conflitos entre a fé e a razão, ao ponto que seja possível demonstrar a existência de Deus. Definir Deus como perfeito, não asseguraria a sua existência, pois a definição é uma ideia, e não algo concreto que exista fisicamente. Então, São Tomás começa a buscar no Mundo das Ideias, o mundo sensível, seguindo a linha de pensamento de Aristóteles, onde nada se movimenta sozinho, é necessário que algo realize esse movimento, e esse algo seria justamente Deus. Deus seria não apenas causador, mas também causa primeira das coisas, pois ele que causa todas as coisas e essas coisas não o afeta.
·         Perguntas:
1)    Pesquise mais adequadamente e responda: O que foi o Edito de Milão? (Até 10 linhas)
2)    Santo Agostinho e São Tomás utilizaram muito da Filosofia Antiga para suas teorias da Filosofia Patrística. Santo Agostinho baseou-se nas ideias de Platão e São Tomás em Aristóteles. Quem foram Platão e Aristóteles? Escreva um pequeno resumo sobre Platão e Aristóteles.
(Máximo 15 linhas para cada) 


enviar atividades para o e-mail: thamieobana@hotmail.com
            





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