LUCIANE PROJETO DE VIDA
PROF. LUCIANE - PROJETO DE VIDA - 1ºD e 1ºE
ATIVIDADES
PARA 1ºD e 1ºE
Não precisa imprimir as atividades, somente copiar as
perguntas e responder; porém quem quiser, pode, cole em seu caderno;
Não esqueça de colocar a data da aula; Nome completo,
número e série.
Às vezes sentimos que não temos força, que não seremos capazes de
ultrapassar os desafios. Sentimos até que não merecemos qualquer gênero de
felicidade. Mas estamos errados!
Todo mundo tem o direito de ficar de bem com vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de paz e alegria. Mantenha o otimismo na sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais difícil que lhe pareça!
Todo mundo tem o direito de ficar de bem com vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de paz e alegria. Mantenha o otimismo na sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais difícil que lhe pareça!
ASSISTA O VÍDEO COMO SUGESTÃO:
Situação de
aprendizagem 3: AS MARCAS QUE RECEBO E DEIXO
Caderno do aluno página 152
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências.
Objetivo:
Possibilitar que os alunos identifiquem e reflitam
sobre as marcas que recebem e deixam no mundo.
Marcas são
informações que a vida deixou na linha do tempo!
O importante é que todas elas, foram necessárias para sermos quem somos!
O importante é que todas elas, foram necessárias para sermos quem somos!
Para
refletir: Pensar sobre o que se fez, refletir sobre as próprias ações e
saber
antecipar as consequências dos próprios atos são algumas
formas de avaliar nossas
próprias atitudes, de pensar sobre elas e, principalmente,
produzir significado para
nossas experiências. Avaliar, nesse sentido, é compreender o
que aconteceu,
estabelecer relações causais a partir das ações e escolhas
que fazemos. Junto com
isso, também podemos pensar na importância da determinação e
persistência.
Essas duas competências permitem que olhem para suas marcas
no mundo e reflitam
de que forma querem continuar caminhando para atingir seus
objetivos e sonhos futuros.
Estudante, leia atentamente ao texto:
MARCAS QUE RECEBO E DEIXO
Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas marcas
no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o nosso
nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de nascimento,
a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito das pessoas
para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando e a coisa
continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a matrícula na
escola e a entrada nas redes sociais!
Somos marcados também por outros tipos de coisas: pelas
lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o
primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou,
ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento
de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc.
Atividade 1:
Vamos fazer um teste para ver se tudo isso que foi dito anteriormente é
verdade? Então, vamos lá.
Você tem até 30 segundos para pensar e responder, em um
papel, a cada item abaixo:
a- Duas marcas de produtos que você consome sempre;
b- Dois esportistas que marcaram a sua vida;
c- Dois políticos que fizeram história no Brasil;
d- Dois conteúdos aprendidos na escola que você nunca
esqueceu;
E aí, como se saiu? Os 30 segundos foram suficientes?
Se não, é porque as marcas não foram muito profundas! Por
falar na profundidade daquilo que é importante nas nossas vidas, há mesmo uma
diferença entre as coisas que marcam a gente: alguns acontecimentos deixam marcas
em nossas lembranças. Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa história, por
isso consideramos que são mais profundas.
Novo teste. Desta vez, mais difícil e de maior
responsabilidade:
Atividade 2:
Responda as questões em seu diário de práticas e vivencias:
1) Quais são os acontecimentos pessoais, familiares,
comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você? Três
minutos para pensar...
Vamos dar mais um passo adiante. Outra pergunta, ainda mais
desafiadora:
2) Que tipo de marcas você tem deixado no mundo? Pense sobre
elas com cuidado. Tente compreender os vários aspectos dessas marcas que você
deixa no mundo à sua volta.
Atividade 3:
Depois de tantas perguntas instigantes, chegou a hora do grande desafio: criar,
graficamente, uma marca para você. Já fez isso antes? Se não fez, precisa
saber que, em geral, as marcas representam negócios ou produtos. Nesse
universo, a criação de uma marca envolve uma série de pontos. A nova forma de
expressar essas marcas pode ser um momento para desenvolver imaginação
criativa.
Alguns deles são:
❖ Pesquisa: antes de qualquer
coisa, é preciso refletir sobre os valores, a identidade, a personalidade do
negócio ou produto;
❖ Conceito: é essencial definir
a mensagem, a ideia que se pretende comunicar com aquela marca;
❖ Legibilidade: a marca precisa
ser legível, compreendida pelas pessoas;
❖ Uso: é importante que a marca
seja facilmente aplicada em suportes (papel, internet etc.) e produtos
variados.
enviar as atividades para o e-mail: luciane.mont10@gmail.com
Comentários
Postar um comentário