GEOGRAFIA PROFESSOR - JORGE

Atividades para o 6º ano 

ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE:   6 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge

HABILIDADES: Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa

OBJETIVO: Identificar os pontos cardeais.



Conteúdo: Rosa dos ventos



Atividade 1-    Responda as seguintes questões.

1)   Como é chamado o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo? Explique o fenômeno dia e noite.

2)   Como as pessoas faziam para se localizar quando não havia instrumentos de orientação?

3)   Como foi criada a ideia de direções cardeais?

4)   Como é chamado o primeiro instrumento de localização?

5)   Faça um desenho completo da Rosa dos Ventos.

ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE:   6 ANO BC
Disciplina:Geografia
Professor:Jorge

HABILIDADES: Inferir título mais adequado para uma representação cartográfica

OBJETIVO:  Entender a representação cartográfica.



Conteúdo: Representação Cartográfica



Atividade 2 -    Responda as seguintes questões.

1)   Qual a importância do estudo da cartografia?

2)   Como podemos representar a superfície terrestre?

3)   Para que foi criado o planisfério?

4)   Para que foram criadas as projeções cartográficas?

5)   O que é mapa e quais são os grupos que podemos dividí-lo? Explique cada um deles.


 Encaminhar as atividades para o email do professor: jorgelibonati@prof.educacao.sp.gov.br



Atividades para os 7º anos B - C



ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE:   7 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge

HABILIDADES:  Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais

OBJETIVO: Identificar elementos que favoreceram a formação do espaço brasileiro.



Conteúdo: Formação territorial do Brasil


Atividade 1-    Responda as seguintes questões.

1)   Como se inicia a história da formação territorial brasileira e como foi feita? Escreva sobre os produtos comercializados nesse período.

2)   O que eram as entradas e qual era seu propósito?

3)   O que era o tratado de Tordesilhas? Faça uma comparação com o tamanho atual do Brasil.

4)   Qual era o objetivo do movimento chamado bandeiras e qual a sua consequência para o espaço brasileiro?

5)   Em que ano o Brasil atinge seu tamanho próximo do atual e de que maneira consegue adquirir seu tamanho atual.


ROTEIRO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE:   7 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge

HABILIDADES:  Identificar, em mapas de divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul.

OBJETIVO: Identificar limites e fronteiras do espaço brasileiro.



Conteúdo: Limites e fronteiras.

Vídeo sugerido:  https://www.youtube.com/watch?v=2c09-Rubovg&t=416s
   
Atividade 2 -    Responda as seguintes questões.

1)   Onde se localiza o Brasil e qual a sua posição no mundo em termos de tamanho?

2)   Quais são os pontos extremos do Brasil?

3)   O que são limites e fronteiras?

4)   Quais países fazem fronteira com o Brasil?

5)   Quais são os dois países que não fazem?

  ENCAMINHAR AS ATIVIDADES PARA O EMAIL DO PROFESSOR   jorgelibonati@prof.educacao.sp.gov.br



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