GEOGRAFIA PROFESSOR - JORGE
Atividades para o 6º ano
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE: 6 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge
HABILIDADES: Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar técnicas de orientação relativa
OBJETIVO: Identificar os pontos cardeais.
Conteúdo: Rosa dos ventos
Atividade 1- Responda as seguintes questões.
1) Como é chamado o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo? Explique o fenômeno dia e noite.
2) Como as pessoas faziam para se localizar quando não havia instrumentos de orientação?
3) Como foi criada a ideia de direções cardeais?
4) Como é chamado o primeiro instrumento de localização?
5) Faça um desenho completo da Rosa dos Ventos.
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE: 6 ANO BC
Disciplina:Geografia
Professor:Jorge
HABILIDADES: Inferir título mais adequado para uma representação cartográfica
OBJETIVO: Entender a representação cartográfica.
Conteúdo: Representação Cartográfica
Atividade 2 - Responda as seguintes questões.
1) Qual a importância do estudo da cartografia?
2) Como podemos representar a superfície terrestre?
3) Para que foi criado o planisfério?
4) Para que foram criadas as projeções cartográficas?
5) O que é mapa e quais são os grupos que podemos dividí-lo? Explique cada um deles.
Atividades para os 7º anos B - C
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE: 7 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge
HABILIDADES: Identificar, a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formação territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais
OBJETIVO: Identificar elementos que favoreceram a formação do espaço brasileiro.
Conteúdo: Formação territorial do Brasil
Atividade 1- Responda as seguintes questões.
1) Como se inicia a história da formação territorial brasileira e como foi feita? Escreva sobre os produtos comercializados nesse período.
2) O que eram as entradas e qual era seu propósito?
3) O que era o tratado de Tordesilhas? Faça uma comparação com o tamanho atual do Brasil.
4) Qual era o objetivo do movimento chamado bandeiras e qual a sua consequência para o espaço brasileiro?
5) Em que ano o Brasil atinge seu tamanho próximo do atual e de que maneira consegue adquirir seu tamanho atual.
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA SÉRIE: 7 ANO BC
Disciplina: Geografia
Professor: Jorge
HABILIDADES: Identificar, em mapas de divisão política, as principais demarcações do território brasileiro em relação à América do Sul.
OBJETIVO: Identificar limites e fronteiras do espaço brasileiro.
Conteúdo: Limites e fronteiras.
Vídeo sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=2c09-Rubovg&t=416s
Atividade 2 - Responda as seguintes questões.
1) Onde se localiza o Brasil e qual a sua posição no mundo em termos de tamanho?
2) Quais são os pontos extremos do Brasil?
3) O que são limites e fronteiras?
4) Quais países fazem fronteira com o Brasil?
5) Quais são os dois países que não fazem?
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