KATIA FISICA


PROF. KATIA - FISICA - 2ºD e 1ºTB



2º ANO D- FÍSICA -PROFª KATIA- EMAIL -katiamalves22@gmail.com
Assista os reprises das aulas do CMSP , ajudará a responder as atividades abaixo.
PPTS para os estudos.

Segue um mapa conceitual para ajudar nos estudos.
Exercícios de fixação: Copiar e resolver no caderno e enviar no email katiamalves22@gmail.com Não esqueça de montar as fórmulas e os cálculos.
P = Q                Q = m . c . ΔT                                  
     Δt
1-Determine a quantidade de calor em Kcal necessária para um bloco de gelo com 2 kg de massa, inicialmente a -5°C, seja aquecido até a temperatura de 5°C.
DADOS: Calor específico do gelo = 0,5 cal/g°C / Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g
a) 145
b) 155
c) 165
d) 175
e) 185
2-(MACKENZIE) Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/gºC, pode-se concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é:
a) 500
b) 600
c) 700
d) 800
e) 900  
3-Em um recipiente termicamente isolado, 200 g de água recebem calor de uma fonte térmica e elevam a sua temperatura de 10°C para 90°C. Sabendo que a massa de água ficou exposta à fonte por 3,5 minutos, determine a potência aproximada fornecida pela fonte em cal/s.
DADO: Calor específico da água = 1 cal/g°C
a) 56
b) 66
c) 76
d) 86
e) 96
4-Determine o calor específico em cal/g°C de uma substância com massa de 1 kg que, ao receber 5000 cal de calor de uma fonte térmica, teve a sua temperatura elevada em 20 °C.
a) 0,15
b) 0,25
c) 0,35
d) 0,45
e) 0,55
5-Unifor-CE) Um cubo de gelo de massa 100 g, inicialmente à temperatura de - 20 °C, é aquecido até se transformar em água a 40 °C (dados: calor específico do gelo 0,50 cal/g °C; calor específico da água 1,0 cal/g °C; calor de fusão do gelo 80 cal/g). As quantidades de calor sensível e de calor latente trocados nessa transformação, em calorias, foram, respectivamente:
a) 8.000 e 5.000
b) 5.000 e 8.000
c) 5.000 e 5.000
d) 4.000 e 8.000
e) 1.000 e 4.000 
6-Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.
7-O gráfico  representa a temperatura de  uma amostra de massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por ela absorvida.
Pode-se afirmar que o calor latente tem fusão desse metal, em cal/g é:
a) 12
b) 10
c) 8
d) 6
e) 2
8-Inicialmente em estado líquido, um corpo com massa igual a 40g, é resfriado e alcança devido ao resfriamento o estado de fusão. Sabendo que a quantidade de calor é 1200 cal, determine o calor latente de fusão desse corpo. 
9-       Quais são os três estados físicos da água?

10-Explique o significado das palavras a seguir. Observe o modelo.
Solidificação:  é o processo em que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido.
Vaporização:_____________________________________________________
Condensação:____________________________________________________
Fusão:__________________________________________________________

11-  Quais são os processos de mudança de estado em que a substância recebe calor?

12-  Imagine que um cubo de gelo seja retirado de um congelador e colocado em um copo com água da torneira. Nesse caso a água receberá calor do gelo ou é o gelo que receberá calor da água? Justifique.
  
13-  Qual a quantidade de calor necessária para aquecer 200g de água em 20°C? Dado que o calor específico da água é de 1cal/g.°C.
  
14    Por que nas regiões desérticas a amplitude térmica (diferença entre a máxima e mínima temperaturas) é tão grande?
  
15-Qual a relação entre caloria e joule?
  

16-UFES - Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a 10,0°C?
Dados:
- calor específico da água: 1,00 cal/g°C;
- densidade da água: 1,00 g/cm3;
- calor latente de vaporização da água: 540 cal/g.
a) 5,40 × 104 cal
b) 6,30 × 104 cal
c) 9,54 × 104 cal
d) 5,40 × 105 cal
e) 6,30 × 105 cal
17- ENEM - O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados a seguir.
UELONDRINA - Ao se retirar calor Q de uma substância líquida pura de massa 5,0g, sua temperatura cai de acordo com o gráfico a seguir.


18-O calor específico da substância no estado sólido é, em cal/g°C,
            a) 0,20      b) 0,30       c) 0,40        d) 0,50         e) 0,80


19-A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve
a) à pressão no seu interior, que é igual à pressão externa.
b) à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local.
c) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela.
d) à quantidade de vapor  que esta  sendo liberada pela válvula.
e) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns.





 ATIVIDADES PARA 1ºTB




Espero que todos estejam bem.
PROFª KATIA   EMAIL katiamalves22@gmail.com

Texto copiar no caderno. Não precisa enviar a cópia para a profª.

    Texto :   DINÂMICA
É a parte da Mecânica que estuda as causas dos movimentos dos corpos.

FORÇA: são interações entre corpos, que causam variações no seu estado de movimento ou uma deformação no corpo. É caracterizada por uma intensidade (módulo), uma direção e um sentido, sendo assim uma grandeza vetorial. UNIDADE (S.I.) → N (newton).

 FORÇA RESULTANTE: é a força (única) que substitui todas as forças aplicadas sobre um corpo e produz sobre esse corpo o mesmo efeito de todas as outras forças. Pode ser representada pela soma vetorial de todas as forças que atuam sobre um corpo.

 INÉRCIA: é a tendência que os corpos tem em permanecer no seu estado de movimento, ou seja: se o corpo está em repouso, ele tende a permanecer em repouso e se está em movimento, ele tende a permanecer em movimento.

MASSA DE UM CORPO: É a quantidade de inércia de um corpo. Está diretamente associada à quantidade de matéria (átomos) que o corpo possui. Quanto mais matéria, maior a Inércia do corpo.
1ª LEI DE NEWTON (ou Princípio da Inércia):
Sob a condição de força resultante nula, um corpo tende a permanecer ou em repouso ou em movimento com velocidade constante.
2ª LEI DE NEWTON (ou Princípio Fundamental da Dinâmica):
A resultante das forças aplicadas a uma partícula é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida. É expressa matematicamente: FR = m.a , onde: FR = força resultante (N); m = massa da partícula (Kg); a = aceleração adquirida através da aplicação da força (m/s2 ).
3ª LEI DE NEWTON: Princípio da Ação e Reação:
A toda ação corresponde uma reação, com mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários.

ATIVIDADE 1

Faça uma pesquisa sobre as 3 leis de Newton  e exemplifique .
A atividade poderá ser escrita ou  digitada, não esqueça de colocar nome, nº série e bibliografia.Enviar no email katiamalves22@gmail.com

ATIVIDADE 2- exercícios de revisão dos conteúdos já aplicados

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – Copiar no caderno e enviar uma foto por email. katiamalves22@gmail.com

.Não esqueça de colocar antes da atividade nome nº, série.

-1) Transforme 20m/s em Km/h:
 2) Transforme 108Km/h em m/s
3) Uma bicicleta percorre uma distância de 7200m em 3600s. Determine a velocidade média da bicicleta , em m/s.                     V = DISTÂNCIA  :  TEMPO
4) Calcule a aceleração média de um carro, sabendo que a sua velocidade varia de 4m/s para 12m/s em 2s
5) ão consideradas unidades presentes no sistema internacional de unidades (SI):
a) m, kg, s
b) cm, kg, s
c) m, g, s
d) km, g, h
e) mm, mg, h

 6) TRANSFORME:
 a- 2 Km em m
 b- 1,5 m em mm
 c- 5,8 Km em cm

7-Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei Física).
Coluna I – Afirmação
 1. Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.
 2. Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.
3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.
 Coluna II – Lei Física
 ( ) 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação).
( ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).
( ) 2ª Lei de Newton (F m a). = ×
A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para baixo, é:
 a) 1, 2 e 3.         b) 3, 2 e 1.       c) 1, 3 e 2.      d) 2, 3 e 1.        e) 3, 1 e 2.




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