KATIA FISICA
PROF. KATIA - FISICA - 2ºD e 1ºTB
Assista os reprises das aulas do CMSP , ajudará a
responder as atividades abaixo.
PPTS para os estudos.
Segue um mapa conceitual para ajudar nos estudos.
Exercícios de fixação: Copiar e resolver no caderno e
enviar no email katiamalves22@gmail.com Não
esqueça de montar as fórmulas e os cálculos.
P = Q Q = m . c . ΔT
Δt
Δt
1-Determine a quantidade de calor
em Kcal necessária para um bloco de gelo com 2 kg de massa, inicialmente a
-5°C, seja aquecido até a temperatura de 5°C.
DADOS: Calor
específico do gelo = 0,5 cal/g°C / Calor latente de fusão do gelo = 80
cal/g
a) 145
b) 155
c) 165
d) 175
e) 185
2-(MACKENZIE)
Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma
determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC
em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/gºC, pode-se
concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é:
a) 500
b) 600
c) 700
d) 800
e) 900
3-Em um
recipiente termicamente isolado, 200 g de água recebem calor de uma fonte
térmica e elevam a sua temperatura de 10°C para 90°C. Sabendo que a massa de
água ficou exposta à fonte por 3,5 minutos, determine a potência aproximada
fornecida pela fonte em cal/s.
DADO: Calor
específico da água = 1 cal/g°C
a) 56
b) 66
c) 76
d) 86
e) 96
4-Determine
o calor específico em cal/g°C de uma substância com massa de 1 kg que, ao
receber 5000 cal de calor de uma fonte térmica, teve a sua temperatura elevada
em 20 °C.
a) 0,15
b) 0,25
c) 0,35
d) 0,45
e) 0,55
5-Unifor-CE) Um cubo de gelo de massa 100 g, inicialmente à
temperatura de - 20 °C, é aquecido até se transformar em água a 40 °C (dados:
calor específico do gelo 0,50 cal/g °C; calor específico da água 1,0 cal/g °C;
calor de fusão do gelo 80 cal/g). As quantidades de calor sensível e de calor
latente trocados nessa transformação, em calorias, foram, respectivamente:
a) 8.000 e 5.000
b) 5.000 e 8.000
c) 5.000 e 5.000
d) 4.000 e 8.000
e) 1.000 e 4.000
6-Um corpo de
massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor
latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo
corpo.
7-O
gráfico representa a temperatura de uma amostra de massa 100g de
determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por
ela absorvida.
Pode-se afirmar que o calor
latente tem fusão desse metal, em cal/g é:
a) 12
b) 10
c) 8
d) 6
e) 2
b) 10
c) 8
d) 6
e) 2
8-Inicialmente
em estado líquido, um corpo com massa igual a 40g, é resfriado e alcança devido
ao resfriamento o estado de fusão. Sabendo que a quantidade de calor é 1200
cal, determine o calor latente de fusão desse corpo.
9- Quais
são os três estados físicos da água?
10-Explique o significado das palavras a seguir. Observe o modelo.
10-Explique o significado das palavras a seguir. Observe o modelo.
Solidificação: é o processo em
que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido.
Vaporização:_____________________________________________________
Condensação:____________________________________________________
Fusão:__________________________________________________________
11- Quais são os processos de
mudança de estado em que a substância recebe calor?
12- Imagine que um cubo de
gelo seja retirado de um congelador e colocado em um copo com água da torneira.
Nesse caso a água receberá calor do gelo ou é o gelo que receberá calor da
água? Justifique.
13- Qual a quantidade de
calor necessária para aquecer 200g de água em 20°C? Dado que o calor específico
da água é de 1cal/g.°C.
14 Por que nas
regiões desérticas a amplitude térmica (diferença entre a máxima e mínima
temperaturas) é tão grande?
15-Qual a relação entre caloria e joule?
16-UFES - Quantas calorias são
necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é,
inicialmente, igual a 10,0°C?
Dados:
- calor específico da água: 1,00
cal/g°C;
- densidade da água: 1,00 g/cm3;
- calor latente de vaporização da
água: 540 cal/g.
a) 5,40 × 104 cal
b) 6,30 × 104 cal
c) 9,54 × 104 cal
d) 5,40 × 105 cal
e) 6,30 × 105 cal
17- ENEM - O esquema da panela
de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados a seguir.
UELONDRINA - Ao se retirar calor Q de
uma substância líquida pura de massa 5,0g, sua temperatura cai de acordo com o
gráfico a seguir.
18-O calor específico da substância
no estado sólido é, em cal/g°C,
a) 0,20 b)
0,30 c)
0,40 d)
0,50 e) 0,80
19-A vantagem do uso de panela de
pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve
a) à pressão no seu interior, que é
igual à pressão externa.
b) à temperatura de seu interior, que
está acima da temperatura de ebulição da água no local.
c) à quantidade de calor adicional
que é transferida à panela.
d) à quantidade de vapor que esta
sendo liberada pela válvula.
e) à espessura da sua parede, que é
maior que a das panelas comuns.
ATIVIDADES PARA 1ºTB
Espero que
todos estejam bem.
Texto copiar
no caderno. Não precisa enviar a cópia para a profª.
Texto : DINÂMICA
É a parte da Mecânica que estuda as causas dos movimentos
dos corpos.
FORÇA: são interações entre
corpos, que causam variações no seu estado de movimento ou uma deformação no
corpo. É caracterizada por uma intensidade (módulo), uma direção e um sentido,
sendo assim uma grandeza vetorial. UNIDADE (S.I.) → N (newton).
FORÇA RESULTANTE: é a força (única) que
substitui todas as forças aplicadas sobre um corpo e produz sobre esse corpo o
mesmo efeito de todas as outras forças. Pode ser representada pela soma vetorial
de todas as forças que atuam sobre um corpo.
INÉRCIA: é a tendência que os corpos
tem em permanecer no seu estado de movimento, ou seja: se o corpo está em
repouso, ele tende a permanecer em repouso e se está em movimento, ele tende a
permanecer em movimento.
MASSA DE UM CORPO: É a
quantidade de inércia de um corpo. Está diretamente associada à quantidade de
matéria (átomos) que o corpo possui. Quanto mais matéria, maior a Inércia do
corpo.
1ª LEI DE
NEWTON (ou Princípio da Inércia):
Sob a condição de força resultante nula, um corpo tende a
permanecer ou em repouso ou em movimento com velocidade constante.
2ª LEI DE NEWTON (ou Princípio Fundamental da Dinâmica):
A resultante das forças aplicadas a uma partícula é igual ao
produto da sua massa pela aceleração adquirida. É expressa matematicamente: FR
= m.a , onde: FR = força resultante (N); m = massa da partícula (Kg); a =
aceleração adquirida através da aplicação da força (m/s2 ).
3ª LEI DE NEWTON: Princípio da Ação e Reação:
A toda ação corresponde uma reação, com mesma intensidade,
mesma direção e sentidos contrários.
ATIVIDADE 1
Faça uma pesquisa sobre as 3 leis de Newton e exemplifique .
A atividade poderá ser escrita ou digitada, não esqueça de colocar nome, nº
série e bibliografia.Enviar no email katiamalves22@gmail.com
ATIVIDADE 2- exercícios de revisão dos conteúdos já aplicados
EXERCÍCIOS DE REVISÃO – Copiar no caderno e enviar uma
foto por email. katiamalves22@gmail.com
.Não
esqueça de colocar antes da atividade nome nº, série.
-1) Transforme 20m/s em Km/h:
2) Transforme
108Km/h em m/s
3) Uma bicicleta percorre uma distância de 7200m em
3600s. Determine a velocidade média da bicicleta , em m/s. V =
DISTÂNCIA : TEMPO
4) Calcule a aceleração média de um carro, sabendo que a
sua velocidade varia de 4m/s para 12m/s em 2s
5) ão
consideradas unidades presentes no sistema internacional de unidades (SI):
a) m,
kg, s
b) cm,
kg, s
c) m, g, s
d) km, g, h
e) mm, mg, h
6) TRANSFORME:
a- 2 Km em m
b- 1,5 m em mm
c- 5,8 Km em cm
7-Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei
Física).
Coluna I – Afirmação
1. Quando um
garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este
adquira uma aceleração.
2. Uma pessoa
tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na
pessoa.
3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate
bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado para frente.
Coluna II – Lei
Física
( ) 3ª Lei de
Newton (Lei da Ação e Reação).
( ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).
( ) 2ª Lei de Newton (F m a). = ×
A ordem correta das respostas da Coluna II, de cima para
baixo, é:
a) 1, 2 e 3. b) 3, 2 e 1. c)
1, 3 e 2. d) 2, 3 e 1. e) 3, 1 e 2.
Professora não da pra abrir o drive
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