KAIQUE BIOLOGIA
PROF. KAIQUE - BIOLOGIA - 1ºD
ATIVIDADES PARA O 1ºD
Para dar início ao teste, indicamos os seguintes sites:
INPE – Teste sua Pegada Ecológica. Disponível em: http://www.suapegadaecologica.com.br/ (Acesso em: 07 de nov. de 2019).
Pegada Ecológica. Disponível em: http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php?utm_source=banner&utm_medium=sitewwf&utm (Acesso em: 07 de nov. de 2019).
Terminado o teste, esperamos que tenham compreendido o significado da Pegada Ecológica e qual a sua importância para a sociedade. Recomendamos que produzam um painel coletivo com “Dicas” sobre como as pessoas podem reduzir a pegada ecológica, para expor na escola.
Interferências Humanas nos Ciclos Naturais
Reúna-se com um(a) colega e dialogue sobre os ciclos biogeoquímicos estudados. Qual deles estaria mais diretamente relacionado ao Efeito Estufa? Registrem as ideias no caderno e façam a atividade a seguir.
Efeito Estufa RADIAÇÃO SOLAR Fonte: Elaborada Especialmente para o São Paulo Faz Escola
Observação: participe da roda de diálogo organizada pelo(a) professor(a) a respeito e, se necessário, registre informações complementares ou faça as devidas correções.
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Estudando aspectos que envolvem a poluição da água, do ar e do solo
Resíduos – O “Lixo” de cada dia
Para dar início a conversa sobre Resíduos (“lixo”), seguem alguns questionamentos a serem respondidos, mediante seu conhecimento sobre:
BIOLOGIA
1. Para onde vai o “lixo” produzido? O que é (ou pode ser) feito com ele?
2. O que é “lixo”? Quais tipos de materiais você conhece?
3. Qual é a diferença entre lixões e aterro sanitário? Existem aterros sanitários na sua região?
4. Qual seria a forma mais adequada de tratar os resíduos, considerando a questão ambiental?
Vídeo – Lixo Extraordinário
Após as reflexões sobre o “lixo”, assistam ao documentário “Lixo Extraordinário”, que apresenta acontecimentos ocorridos durante dois anos de acompanhamento, realizados pelo artista plástico Vik Muniz, no maior aterro sanitário do mundo, localizado no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro. Na sequência, discutam, sob orientação do(a) professor(a), quais possibilidades de transformação podemos ter a partir do que vimos no filme. Qual é o “nosso olhar” para aqueles materiais?
Sugestão de atividade: Transforme, recicle, reutilize “coisas” para servirem de brinquedos, objetos de arte, moda (colares, brincos, pulseiras, etc.) ou fantasias. Junto com o(a)s colegas, seguindo as orientações do(a) professor(a), criem uma exposição para divulgar o conceito de sustentabilidade por meio da transformação do “lixo”
.
Água – poluição e tratamento
Em grupos, e sob a orientação do(a) professor(a), vocês irão responder, por meio de uma pesquisa, as questões propostas:
1. De onde vem a água que consumimos? (grupos 1 e 2)
2. Utilização da água: como funciona a coleta do esgoto? (grupos 3 e 4)
3. Qual é a diferença entre esgoto doméstico e esgoto industrial? (grupos 5 e 6)
4. Como se dá o tratamento, estabelecimento da qualidade e distribuição da água? (grupos 7 e 8)
Preparem uma apresentação com textos e ilustrações e participem ativamente da discussão coletiva organizada pelo(a) professor(a). Aproveitem para trocar informações e registrem tudo no caderno.
Experimento – identificando a relação entre matéria orgânica e gás oxigênio
Reúna-se com seu grupo para realizar o experimento proposto, conforme segue: Questão problema: A matéria orgânica, quando “jogada” na água, provoca alguma alteração na quantidade de oxigênio dissolvido? Dialoguem a respeito da questão problema e registrem no caderno a hipótese do grupo. Montagem do experimento: Materiais: quatro recipientes transparentes, água, tampa ou papel alumínio para cobrir os recipientes, pão amanhecido, azul de metileno, conta-gotas, quatro etiquetas, lápis, duas colheres (sopa).
enviar as atividades para o e-mail: kaiqueroque@professor.educacao.sp.gov.br
obs: favor informar o nome da escola qdo forem enviar o e-mail, pois o mesmo e novo na escola e tem mais escolas
Comentários
Postar um comentário