KAIQUE BIOLOGIA



PROF. KAIQUE - BIOLOGIA - 1ºD


 DENSIDADE E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

 Os estudos feitos a partir do vídeo “A História das Coisas” indicam que o crescimento da população e das regiões de maior densidade poderiam significar algumas das causas da intensificação dos problemas ambientais. Para dar continuidade a esse trabalho, é importante compreender os elementos que contribuem para o aumento do número de indivíduos de um determinado grupo. Porém, para reconhecer os elementos que resultam nessa expansão, é preciso uma análise mais minuciosa dos fatores reguladores das populações.
 Utilizando seus conhecimentos e pesquisando em livros didáticos ou sites, registre em seu caderno o significado dos termos a seguir:
Densidade / População / Imigração / Emigração / Taxa de natalidade / Taxa de mortalidade

 Diante do resultado da pesquisa realizada, analise o esquema a seguir e elabore um texto que possa explicar, de forma clara, o que está representado na imagem:
Observação: dê um título para o texto.
Fatores ambientais (bióticos e abióticos)
Natalidade   ------- POPULAÇÂO ------- Mortalidade
 Imigração --------- POPULAÇÂO ------- emigração
 Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Neste momento, seu(sua) professor(a) irá organizar uma discussão coletiva sobre o tema, abordando também “Fatores Bióticos” e “Fatores Abióticos”, que servirão como parâmetro para você observar o que escreveu. Reescreva o seu texto, caso necessário.

 Observando a densidade populacional humana por meio da análise de imagens 

Apresentamos, a seguir, duas imagens planificadas da superfície do Planeta Terra, criadas a partir de várias outras imagens que foram coletadas à noite, durante períodos em que as regiões estavam sem a cobertura de nuvens, entre abril e outubro de 2012, pelo satélite Suomi-NPP. Essas imagens foram obtidas de uma órbita polar a cerca de 824 km da superfície da Terra, usando um instrumento chamado Visible Infrared Imaging Radiometer Suite, ou VIIRS.
 Observe atentamente as fotos e depois responda às questões propostas

.- Mapa Mundi Destaque: América do Sul

• O que representam os pontos mais claros (iluminados) visualizados nos mapas?
 • Considerando as imagens, como se apresenta a distribuição populacional humana em nosso planeta?
 • As regiões mais iluminadas indicam maior densidade populacional? Seriam essas regiões as que apresentam maior devastação ambiental? Comente.
• Quais conclusões podemos tirar ao compararmos as regiões litorâneas com as interioranas?

Investigando...
Reúna-se com seu grupo e pesquise dados sobre as densidades populacionais da região costeira brasileira:
Qual(is) relação(ões) podemos estabelecer com a devastação da Mata Atlântica? 
Organizem uma apresentação criativa para demonstrar os resultados obtidos e socialize-a com a turma, conforme combinado com o(a) professor(a).

 Mudança nos padrões de produção e de consumo

Sob orientação do(a) professor(a), você irá refletir e dialogar com o(a)s colegas sobre determinados hábitos de vida que impactam diretamente o meio ambiente, a sociedade e suas relações, e as mudanças que têm ocorrido na natureza. Para tanto, considerem as questões apresentadas a seguir.

1. Você já comprou alguma coisa que não usou?
2. Qual é a motivação que o(a) levou a comprar produtos de que não necessitava no momento?
 3. Você já parou para pensar na quantidade de materiais que são necessários para produzir esses produtos que nem sempre satisfazem as nossas necessidades?
4. Pense nos produtos que você tem ou que gostaria de ter e faça uma lista. Esses produtos são duráveis? Precisam ser descartados e substituídos rapidamente? Eles podem ser reaproveitados ou reciclados?
5. Você já reparou na quantidade de embalagens que envolvem os produtos que compra? Seriam tão necessárias? Como você poderia intervir no momento da escolha do produto que deseja comprar, pensando nas embalagens?
6. Você já parou para pensar em quantos litros de água são necessários para produzir uma calça jeans?

 BIOLOGIA

 Após realizada a reflexão e discussão sobre alguns hábitos de vida relacionados ao consumo, leia o trecho de texto abaixo, extraído do Ministério do Meio Ambiente (MMA):

 “O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca...[...] O consumidor consciente pode ser um agente transformador da sociedade através de práticas no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e essas práticas acabam produzindo impacto significativo na sociedade e no meio ambiente...[...] Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.”

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (Brasil).

 Após ler o texto, responda: você se considera um(a) consumidor(a) consciente? O que precisaria modificar ou fortalecer nos seus hábitos de vida para que possa se tornar um(a) consumidor(a) consciente?
Após as reflexões quanto aos “hábitos de vida adotados & consumo consciente”, dialoguem a respeito da seguinte questão: “Qual é o nosso papel na Terra e o que estamos fazendo para melhorar?”
Participem da discussão coletiva organizada pelo(a) professor(a) e aproveite para esclarecer dúvidas, se houver.

Atividade Investigativa – Consumo consciente, sustentável, responsável – qual a proposta?

 Outras propostas de consumo tratam sobre os impactos do excesso de consumo e visam o bem-estar dos seres vivos e a preservação do meio ambiente. Várias Organizações Mundiais se reúnem para discutir metas que possam dar mais equilíbrio entre os fatores econômicos e ambientais.
 Após a investigação sobre “Consumo Consciente, Sustentável, Responsável”, dialogue com um(a) colega e responda aos questionamentos a seguir, registrando tudo em seu caderno pessoal:

 1. Reflita sobre as “suas” ações quanto a “ser” um(a) consumidor(a) consciente e responsável com o meio ambiente, bem como sobre sua atuação cidadã para a transformação da sociedade e escreva quais seriam as ações que você realiza e considera positivas e quais você deve mudar.

2. Indique atitudes coletivas que poderá desenvolver para contribuir com um planeta mais sustentável.

 Pegada Ecológica - Qual é a sua? Depois de terem refletido sobre suas atitudes com relação ao que consomem, como consomem, como ocorre a produção do que consomem, desafiamos você, estudante, a realizar o teste da Pegada Ecológica. Antes, reflitam sobre “Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente?

 ATIVIDADE

 1) Em seus respectivos cadernos, realizar uma pesquisa referente aos os ciclos biogeoquímicos existentes;

2) A pesquisa deverá ser entrega por fotografia do caderno, ou em arquivos pdf/doc e encaminhada para o e-mail abaixo:

enviar atividades para o e-mail: kaiqueroque@professor.educacao.sp.gov.br

obs: favor informar no e-mail o nome da escola, poi o professor tem varias escolas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY