LUCIANE GEOGRAFIA
PROF. LUCIANE - GEOGRAFIA - 1ºD e 1ºE
ATIVIDADES PARA OS 1ºS
Não deixar acumular atividades, isso sobrecarrega e não
ficam bem feitas;
Não precisa imprimir as atividades, somente copiar as
perguntas e responder; porém quem quiser, pode, cole em seu caderno;
Não esqueça de colocar a data da aula; NOME COMPLETO;
NÚMERO E SÉRIE.
Às vezes sentimos que não temos força, que não seremos
capazes de ultrapassar os desafios. Sentimos até que não merecemos qualquer
gênero de felicidade. Mas estamos errados!
Todo mundo tem o direito de ficar de bem com vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de paz e alegria. Mantenha o otimismo na sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais difícil que lhe pareça!
Todo mundo tem o direito de ficar de bem com vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de paz e alegria. Mantenha o otimismo na sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais difícil que lhe pareça!
Conteúdo (s): A globalização e as
redes geográficas (CMSP 19/06/2020)
Habilidade
(s): Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas.
ASSISTA O
VÍDEO COMO SUGESTÃO;
1) O índio do Xingu, que ainda acredita
em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em
Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante,
não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do
Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes
pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser
cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os
seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar
essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que:
a) Pessoas
de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam
da mesma realidade cultural.
b) O índio
assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não
pertencem à sua cultura.
c) Pessoas
com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas
informações.
d) Os
moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma
visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença
em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong
Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
2) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da
economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global,
expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecno polos
aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que
conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção
dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica.
Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão
desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da
assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e
aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F.
A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo
contemporâneo?
Campinas:
Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações
ocorridas, é reconhecido que:
a) A
inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a
agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países
desenvolvidos.
b) Os fluxos
de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao
novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas
tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações
que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os tecno
polos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de
industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O
crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da
produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.
3) São características da Globalização:
a) A adoção
do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados
e a valorização tecnológica.
b) O
estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o
aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção
de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices
de robotização na indústria.
d) A
dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos
trabalhistas.
e) A
formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital
financeiro.
4) O processo de globalização tem, na atualidade,
provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política
quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A
esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria
das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço
das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para
os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado
intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial,
fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As
transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma
forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos
econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças
para defender a autonomia política dos países membros.
enviar atividades para o e-mail : luciane.mont10@gmail.com
Comentários
Postar um comentário