ANDERSON SOCIOLOGIA
PROF. ANDERSON - SOCIOLOGIA - 1ºD
1º
Ano do Ensino Médio (2º Bimestre) 2020 .
A Sociologia e o Trabalho do Sociólogo.
TEMAS: noção básica do que é a Sociologia e como ela se distingue
de outras disciplinas, bem como do contexto histórico de sua formação.
HABILIDADES: desenvolver habilidades de leitura; produção de texto
contínuo e expressão oral; iniciar o contexto do surgimento da Sociologia e
tornar apto a distinguir a Sociologia de outras disciplinas.
ETAPA
1: O contexto de surgimento da Sociologia.
A Sociologia nasceu no
séc. XIX, um século marcado por dualidades:
Ø
A ideia de progresso. Aponta para uma
evolução – essa evolução era o progresso da humanidade;
Ø
Muitos viam as mudanças em curso como um sinal
de desordem, e não de evolução (GAY, 1998; MARTINS,2003)
Tratava-se, portanto,
de uma época marcada por “dilemas sociais” (FERNANDES, 1980) em que a
Sociologia surge como ciência preocupada em construir explicações a respeito da
sociedade e de suas transformações.
A palavra “Sociologia” nasceu por volta de 1830,
na França, cunhada por Augusto Comte. Assim como outros homens de sua época,
Comte considerava que a sociedade estava em crise e achava que a função da
Sociologia seria a de resolver a crise do
mundo moderno, isto é, fornecer um sistema de ideias científicas que
presidiria a reorganização social. A Sociologia era entendida de forma ampla e
incluía parte da Psicologia, da Economia Politica, da Ética e da Filosofia da
História.
Achava-se que o mundo
moderno estaria em crise, devido ao contexto da época, da Revolução Industrial
e da rápida urbanização.
A Revolução Industrial
havia começado no séc. XVIII. Ela está relacionada ao desenvolvimento de um
sistema fabril mecanizado, que produz quantidades tão grandes e a um custo tão
rapidamente decrescente, que não precisa mais depender da demanda existente,
pois ela cria o seu próprio mercado. Não foi a demanda por carros em 1890 que
criou a indústria de porte que hoje conhecemos, mas a capacidade de produzir
carros baratos. Nos grandes centros urbanos, a Revolução Industrial disseminou
a miséria e o descontentamento entre operários e pequenos comerciantes. No
século XIX, tanto operários como pequenos comerciantes não viam que o problema
não era as máquinas em si, mas todo um sistema econômico que estava se
alterando.
No início da Revolução
Industrial, um dos fatores que atraíram os trabalhadores e os fizeram deixar os
campos eram os salários mais altos e a liberdade que a cidade trazia. Karl Marx
mostra que um fator importante para essa migração para a cidade foi à concentração
da propriedade como o objetivo de aumentar as pastagens para a criação de
ovelhas, para a produção da lã destina às manufaturas. A redução da margem de
lucro, ocasionada pela competição, fazia com que o preço dos produtos caísse e
muitos empresários, para diminuir os custos de produção, passaram a contratar
mulheres e crianças, cujos salários eram muito mais baixos do que os dos
homens. A Revolução Industrial alterou o modo de vida das pessoas. Este sempre
fora dado pela luz diurna, fazendeiros e artesãos começavam e terminavam o seu
dia, em geral, com o amanhecer e o crepúsculo. Com a disseminação da energia
elétrica, o dia passou a ser encompridado artificialmente. O tempo passou a ser
controlado, curvando-se à vontade dos homens. As fábricas passaram a funcionar
em turnos e os operários começaram a trabalhar à noite.
Acompanhando a
Revolução Industrial ocorria o processo de urbanização, com o desenvolvimento e
crescimento desmensurado das cidades, que se tornaram o palco dessas
transformações. Ocorreu um esvaziamento do campo.
Em meio a tudo isso
surgiu a Sociologia. Ela veio, nesse primeiro momento, não só para compreender,
mas também para reformar a sociedade. A pobreza existente nas sociedades
industriais não era mais vista como um problema
natural, mas fruto da exploração excessiva e, portanto, um problema social. A Sociologia nasceu
como uma ciência da sociedade industrial (BOTTOMORE, 2008).Há correntes que
explicam a sociedade a partir de seus fundamentos econômico, do antagonismo
existente entre classes (KARL MARX),
outros fazem uma interpretação causal da cultura e da história a partir do
indivíduo e da sua ação social e o significado que essas ações possuem, sendo a
sociedade um construto consciente dos
objetivos e interesses do indivíduo .Não havendo separação entre indivíduo e
sociedade (MAX WEBER). Há teorias que
explicam a sociedade a partir de um princípio do equilíbrio e de uma tendência à integração propiciando pelas instituições os
chamados os fatos sociais, sendo
sociedade um construto de natureza moral e objetivo , externo, coercitiva que
nasce da consciência coletiva ,
existindo independente da consciência individual havendo separação entre
indivíduo e sociedade (ÉMILE DURKHEIM) .
ATIVIDADE
1 1) Como
cada pensador Karl Marx, Max Weber e Émile DurKheim explicam a sociedade?
2 2) Em
meio a tudo isso surgiu a Sociologia, qual o problema que era visto como
natural, e já não é visto mais dessa forma, e de forma esse problema é
enxergado?
3 3) Com o
evento da Revolução Industrial o modo de vida das pessoas foi alterado, quais
foram essas alterações?
4 4) Quais
foram às consequências, ocasionadas pela competição e redução da margem de lucro?
5 5) Qual
foi o fator importante que Karl Marx nos mostra para a migração naquele período?
6 6) Qual
era o problema que tanto operários como pequenos comerciantes não viam no séc.
XIX?
7 7) O que
a Revolução Industrial acabou provocando nos grandes centros urbanos?
8 8) Se
não foi a demanda de carros em 1890 que criou a indústria de porte que hoje conhecemos
então qual foi à causa?
9 9) A
Revolução Industrial havia começado no sec. XVII, e com o que ela está
relacionada?
10) Por
que se achava que o mundo moderno estava em crise
11) Qual seria a função da Sociologia para
Augusto Comte, quando ele pensou nessa ciência?
12 ) Quais as dualidades que marcam o nascimento
da Sociologia?
enviar atividades para o e=mail: andersonrazan@hotmail.com
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