JONATHAN PROJETO DE VIDA
PROF. JONATHAN - PROJETO DE VIDA - 1ºC,2ºA,2ºB,2ºC e 2ºD
ATIVIDADES PARA O 1ºC
Projeto de vida.
"O coletivo e
o grandes sonhos"
Objetivos:
Entender o valor das pessoas ao nosso redor;
Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.
Atividades:
Atividade 1: A limitação visual - 15 minutos
Desenvolvimento: Use um espaço onde possa circular livremente sem se
machucar
Forme duplas com alguém em casa, nesta quarentena, e peça para que um
feche os olhos e se deixe ser guiado pelo o outro
que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte.
Vocês devem andar pelo espaço de sua escolha. Será ideal se for colocada
uma
música de fundo.
Reflexão da atividade 1: No caderno, de PV. Fazer uma reflexão
sobre trabalharmos em grupo,seja na escola,em casa,ou em qualquer
outro lugar, precisamos confiar em quem está ao nosso lado e fazer por onde
esse alguém também possa confiar em nós. conte sua experiência.
Atividade 2: Nossos objetivos -
Material: Lápis e papel para os integrantes.
Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo,
um
sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.
Pense em seu maior desejo, e como a quarentena interfere neste desejo (
sim ou não)
Faça um desenho como uma escola de evolução para chegar neste desejo.
Ex: se for futebol, faça um desenho do treino. Depois de um clube de
futebol. De um contrato, depois Copa do mundo
( Como se fossem os passos e etapas que mostram como alcançar este
desejo)
Não esqueçam de colocar nome, número e série
ATIVIDADES PARA 2ºA,2ºB,2ºC e 2ºD
Projeto de vida
ATIVIDADE: UM
DIA TUDO “CLICA” E FAZ SENTIDO!
Competências socioemocionais em foco: Empatia e
Imaginação Criativa.
Atividade 1: Lugar preferido. Responda em seu caderno
de P.V.
1. Pense em um lugar em que mais gosta de frequentar.
2. Descreva o que faz desse lugar o seu preferido. O lugar
preferido é aquele que você dá valor emocional com base nas suas experiências e
personalidade. Geralmente, um lugar preferido é aquele que dá a paz que você
precisa. É onde você pode se concentrar nos seus passatempos preferidos, como a
prática de algum esporte, artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode
ser também um lugar em plena natureza, a casa de um bom amigo
e até mesmo um lugar que não, necessariamente, seja físico, mas que tenha
grande apelo emocional.
3. Agora ouvindo os seus colegas no app CMSP ou as pessoas
que estão em sua casa nesta quarentena, é possível identificar lugares comuns
ou de preferências similares entre cada um de vocês? Reflita sobre isso e
descreva em seu caderno de P.V.
Na atividade anterior, você deve ter percebido que existem
diferentes maneiras de organizar algo. Quando você identificou um(a) colega ou
um familiar que tem um lugar preferido semelhante ao seu, você usou algum
critério para isso. Os critérios nos ajudam a organizar o nosso quarto, por
exemplo quando definimos que roupas ficam no armário e livros na estante, e a
nossa mente também! A organização traz bem-estar e felicidade. Se você não consegue
se organizar, sua mente também pode estar em desordem!
Atividade 2: Representação Visual
Com os seus colegas no app CMSP ou as pessoas que estão em
sua casa nesta quarentena conversem sobre tudo o que vocês sabem sobre a
organização das disciplinas/componentes curriculares e como essa organização
pode favorecer a forma e quanto você aprende. Pense como isso se relaciona com
o seu Projeto de Vida. Reflita sobre:
• Como os componentes curriculares se organizam por área do
conhecimento?
• Quais componentes
curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre si?
• Existem critérios
na ordem dos conteúdos escolares apresentados em cada bimestre? Quais critérios
foram usados para isso?
• É possível aprender
os conteúdos dos componentes curriculares de acordo com o que você vivencia na
sua rotina e prática escolar? Como?
• Como deve ser um currículo que é centrado no estudante (em
você)?
A partir das discussões em grupo, construa um desenho em seu
caderno de P.V. de como você entende a organização das disciplinas/componentes
curriculares e explique sobre ele.
enviar as atividades para o e-mail: silva.jonathan18@gmail.com
Comentários
Postar um comentário