MATEMATICA - PROFESSORA PAMELA ( 5 ATIVIDADE)
Atividade de matemática 3º Bimestre 7º ano C (5º atividade)
Bons Estudos! Professora Pamela Andrade
Vamos continuar os nossos estudos, seguindo as últimas aulas do CMSP
sobre Grandezas Diretamente Proporcionais
Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado.
O volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o
tempo, são alguns exemplos de grandezas.
No nosso dia-a-dia encontramos várias situações em que relacionamos duas ou mais
grandezas.
Em uma corrida quanto maior for a velocidade, menor será o tempo gasto nessa
prova. Aqui as grandezas são a velocidade e o tempo.
Numa construção , quanto maior for o número de funcionários, menor será o tempo
gasto para que esta fique pronta. Nesse caso, as grandezas são o número de
funcionário e o tempo.
Grandezas Diretamente Proporcionais
Em um determinado mês do ano o litro de gasolina custava R$ 3,00. Tomando como
base esse dado podemos formar a seguinte tabela
Quantidade de gasolina (em litros) Quantidade a pagar (em reais)
1 3,00
2 6,00
3 9,00
Observe: Se a quantidade de gasolina dobra o preço a ser pago também dobra. Se a quantidade de gasolina triplica o preço a ser pago também triplica. Neste caso as duas grandezas envolvidas, quantia a ser paga e quantidade de gasolina, são chamadas grandezas diretamente proporcionais. Duas grandezas são chamadas, diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas a outra também dobra; triplicando uma delas a outra também triplica.
Regra de Três.
Consta na história da matemática que os gregos e os romanos conhecessem as proporções, porém não chegaram a aplica-las na resolução de problemas.
Na idade média, os árabes revelaram ao mundo a regra de três. No século XIII, o italiano Leonardo de Pisa difundiu os princípios dessa regra em seu livro Líber Abaci, com o nome de Regra de Três Números Conhecidos.
Regra de três simples
Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos.
Passos utilizados numa regra de três simples
· Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
· Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
· Montar a proporção e resolver a equação. Exemplos: a) Se 8m de tecido custam 156 reais, qual o preço de 12 m do mesmo tecido?
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Atividade
Após ler o conteúdo e observar com atenção os exemplos, responda os problemas aplicando a regra de três:
1. Uma usina produz 450 litros de álcool com 5.400 kg de cana–de–açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15.000 kg de cana.
2. Um muro de 12 metros foi construído utilizando 2.160 tijolos. Caso queira construir um muro de 40 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários?
3. Aplicando R$ 500,00 na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$ 2.200,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros?
4. Uma padaria produz 100 pães a cada quatro horas. Sabendo que ela fica aberta durante 12 horas, quantos pães ela produz durante um dia?
5. Uma moto percorre 250 km utilizando 25 litros de gasolina. Quantos litros ela precisa para percorrer 400 km?
6. Cinco galinhas botam 10 ovos por dia. Quantos ovos botam 14 galinhas?
7. Uma empresa consegue colocar 480 doces dentro de 6 caixas. Quantos doces cabem em 12 caixas?
8. Três caminhões transportam 300m³ de areia. Para transportar 1500m³ de areia, quantos caminhões iguais a esse seriam necessários?
9. Em 15 minutos consigo descascar 1,5kg de batata. Em 45 minutos conseguirei descascar quantos quilogramas? 10. Um trem com 5 vagões transporta 750 p
Faça todo o conteúdo em seu caderno com a letra bem legível e a caneta! Leia tudo com bastante atenção. Envie as fotos das atividades. Qualquer dúvida entre em contato com a Prof Pamela por e-mail ou pelo whatsapp.
Email: pami_isabelinha10yahoo.com.br
whatsapp: 920058248
Atividade do 3º bimestre para os 9º anos A - B - C ( atividade 5)
Disciplina Matemática – Professora Pamela Andrade
Conteúdo de Estudos para 9° anos A/ B/ C
Atenção: Leia todo conteúdo com atenção, registre as informações mais importantes.
Envie apenas as perguntas e respostas por e-mail.
Porcentagem
É frequente o uso de expressões que refletem acréscimos ou reduções em preços, números ou
quantidades, sempre tomando por base 100 unidades. Alguns exemplos:
• A gasolina teve um aumento de 15%.
Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00.
• O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias.
Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00.
• Dos jogadores que jogam no Grêmio, 90% são craques.
Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Grêmio, 90 são craques.
Razão centesimal
Toda a razão que tem para consequente o número 100 denomina-se razão centesimal.
Alguns exemplos:
EXERCÍCIOS
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