JULIA ARTE ATV 5

 PROF. JULIA - ARTE - 1ºD e 3ºC



ATIVIDADE PARA 0 1ºD





Intervenção Artística  -  Performance

 

 

As atividades propostas aqui, serão para contato com “Performances” artísticas e faremos esse contato conhecendo grupos performáticos e suas propostas e ação na cidade.

Vamos lembrar que, ao propor uma Intervenção artística, o artista visa, por meio da surpresa, sensibilizar quem a vê,  para um tema polêmico, uma questão para a qual nosso olhar, no vai e vem do cotidiano não está atento.

 

Leia atentamente o texto e observe as imagens. Serão subsídios para a atividade a seguir.

 

 

 

 

 

Performance ‘Entre Saltos’ trata sobre relação do feminino com a cidade

 

Coletivo Pi faz caminhada para refletir sobre a metáfora de subir e descer do salto, equilíbrio e desequilíbrio, força e fragilidade. Ação usa rua como extensão do corpo e da vida das mulheres”

 

O Coletivo Pi, um núcleo de performance e intervenções urbanas radicado em São Paulo, promoveu uma caminhada pelas ruas do Centro da capital paulista.  A intenção foi promover, na semana do Dia Internacional da Mulher, reflexões sobre questões de gênero e a relação do feminino com a cidade. A intervenção Entre Saltos pretende reafirmar a rua e outros locais utilizados cotidianamente, como espaços de experiência, memória e afetividade.

 

Ação não foi restrita apenas às mulheres, mas a qualquer pessoa que desejasse refletir sobre o gênero feminino. A participação na performance foi livre e gratuita, com duas condições: os interessados deveriam frequentar a oficina preparatória para participar, recebendo orientações básicas e cada participante deveria levar um par de sapatos de salto alto preto para ser doado e compor uma instalação artística feita especialmente para a performance. Com exceção dos sapatos, o restante do figurino foi de responsabilidade do Coletivo Pi. As inscrições foram feitas pelo blog do grupo e pessoalmente no Centro de Referência da Dança.

 

Entre Saltos é uma performance para ser realizada por artistas e não-artistas, performers e não-performers. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de manifestação artística pode se inscrever para participar das oficinas preparatórias. É uma ação que não está restrita apenas às mulheres, e sim a qualquer pessoa interessada em refletir sobre o gênero feminino. O salto alto é o elemento principal dessa performance, pois o elegemos como símbolo para discutir os vários papéis da mulher na sociedade. Trata-se de uma provocação sobre o constante subir e descer do salto, metáfora do equilíbrio e desequilíbrio, da força e fragilidade que permeiam o universo feminino,” afirma Priscilla Toscano, diretora do Coletivo PI.

 

 

 

 

Textos e fotos, retiradas da Internet

 

 

 

 

 

Coletivo Pi





 


 


 


 

 



 

 

ATIVIDADES

1.      Assista ao vídeo no Youtube

Escreva  o que compreende sobre Intervenção Artística (tema abordado desde o primeiro bimestre deste ano) e relate o que observou em “Entre Saltos”, com sua opinião fundamentada.

 

https://youtu.be/woyE9s-fW4A 

 

2.      Pesquise sobre “Performance Artística”

(sua pesquisa deve conter: Definição de Performance, origem do termo, onde surgiu,  objetivo do artista,

artistas i

--nternacionais, artistas brasileiros, performance na atualidade)

 



enviar atividades e duvidas para o e-mail: 

juliartrocha@gmail.com







ATIVIDADES PARA O 3ºC





 



Experimentação da Dança 





          Sondagem 


  1. RESPONDA


  1. O que você sabe sobre  profissionais e profissões contemporâneas, diretamente ligadas à Linguagem da Dança? 


  1. Como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos? 


  1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo? 


  1.  Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 


  1.  O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 


  1.  Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador?




  1. ASSISTA AOS VIDEOS 


Observe e relate/registre aspectos relacionados a:


  1. Coreografia

  2. Iluminação 

  3. Trilha sonora 

  4. Suas impressões, reflexões e sentimentos ao assistir cada um dos vídeos


https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE - Dança das sombras diferenciada


https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A  - Shadows - Lindsey Stirling (Original Song).



  1. Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, como vocês imaginam

                 que o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?


  1. Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos

                 possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.


  1. Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?


  1. Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.




           Ação expressiva 


  1. Pesquisa (livros, revistas, internet, imagens, textos e vídeos que tratem dos temas) 


a)  Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;

b)  Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança. 




enviar atividades e duvidas para o e-mail: 

juliartrocha@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY