THAMIRES FILOSOFIA ATV 5
PROF. THAMIRES - FILOSOFIA - 1ºD e 2ºD
ATIVIDADES PARA O 1ºD
-Em
caso de dúvida, podem mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A
devolutiva será por email;
-Respondam
as perguntas no corpo do e-mail;
-Colocar
apenas as perguntas e respostas no corpo do e-mail;
-Não
esqueçam de colocar NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das
respostas;
-Por
favor, respondam as devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊
Atividade: Caderno do Aluno.
Página
72.
Leia o texto e responda com suas
palavras! O objetivo é observar a opinião de vocês sobre esse assunto.
Você sabe o que é a geração “nem-nem”?
Para realizar esse exercício de reflexão, sugerimos que assista à
entrevista da (TV Senado) sobre a temática.
Nem-nem:
De acordo com a pesquisa, embora o termo “nem-nem” possa induzir à ideia
de que os jovens são ociosos e improdutivos, 31% deles estão procurando
trabalho, principalmente os homens, e mais da metade, 64%, dedicam-se a
trabalhos de cuidado doméstico e familiar, principalmente as mulheres. “Ou
seja, ao contrário das convenções estabelecidas, este estudo comprova que a
maioria dos nem-nem não são jovens sem obrigações, e sim realizam outras
atividades produtivas”, diz a pesquisa. (...)
Políticas públicas:
A melhora de serviços, os
subsídios para o transporte, uma maior oferta de creches para que as mulheres
possam conciliar trabalho e estudo com os afazeres domésticos são políticas que
podem ser efetivadas até no curto prazo, segundo Joana. Com base nas
informações, os pesquisadores indicam ainda a necessidade de investimentos em
treinamento e educação, e sugerem ações políticas para ajudar os jovens a fazer
uma transição bem-sucedida de seus estudos para o mercado de trabalho. (...)
Realidade brasileira:
No Brasil há cerca de 33 milhões
de jovens com idade entre 15 e 24 anos, o que corresponde a mais de 17% da
população. Segundo a pesquisadora do Ipea Enid Rocha, o país vive um momento de
bônus demográfico, quando a população ativa é maior que a população dependente,
que são crianças e idosos, além de estar em uma onda jovem, que é o ápice da
população jovem.
1. As referências à geração “nem nem”
trazem considerações sobre o privilégio de uns em detrimento de outros no mundo
do trabalho? Justifique a sua resposta.
ATIVIDADES PARA O 2ºD
-Em caso de dúvida, podem
mandar e-mail para thamieobana@hotmail.com;
-A devolutiva será por
email;
-Respondam as perguntas no
corpo do e-mail;
-Colocar apenas as perguntas
e respostas no corpo do e-mail;
-Não esqueçam de colocar
NOME, NÚMERO E SÉRIE no corpo do e-mail antes das respostas;
-Por favor, respondam as
devolutivas para formarmos um feedback legal. 😊
Atividade: Caderno do Aluno.
Página 74.
Responda com suas palavras! Quero observar a opinião própria
de vocês sobre o assunto. 😊
1.
Você
já presenciou casos de preconceito e/ou discriminação contra alguém? O que você
pensa a respeito disso?
2.
Quando
pensamos nas desigualdades, pensamos nas minorias e no quanto elas passam por
momentos de preconceitos e de discriminação. Para você, o que seria uma
“minoria social”?
3.
Pesquise e registre o significado das palavras
destacadas nos quadros:
Alteridade: |
4.
Por
que as palavras “empatia” e “alteridade” devem adquirir mais importância no
mundo contemporâneo?
Comentários
Postar um comentário