SILONE PORTUGUES
PROF. SILONE - PORTUGUES - 2ºA,2ºB,2ºC,2ºD e 2ºE
ATIVIDADE DE LINGUA PORTUGUESA
LEIA ATENTAMENTE O ASSUNTO ABAIXO, RESPONDA
AS ATIVIDADES CONFORME SOLICITAÇÃO NO FINAL E ENVIE POR E-MAIL A PROFESSORA
ARTIGO DE OPINIÃO
É um texto onde a opinião do autor é
expressa
O artigo
de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento/opinião sobre
um determinado tema específico. É um dissertativo-argumentativo que
traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o
seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos
coerentes.
As ideias
defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por
isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados,
além de assinar o texto no final. Os artigos de opinião são encontrados em
jornais, revistas, TVs, rádios.
Estrutura do artigo de opinião
Um artigo de opinião deve obrigatoriamente ser iniciado por
um título. E, além disso, possuir uma introdução, um desenvolvimento e uma
conclusão. Veja a seguir o que deve conter em cada parte do texto:
Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor
faz a apresentação do tema que será visto no corpo do
texto.
Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para
tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo
apresentados.
Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o
problema que foi proposto.
Principais características de um
artigo de opinião
Os artigos
de opinião têm como principais características:
• O uso
da argumentação e persuasão;
• Os
textos escritos na primeira e terceira pessoa;
•
Normalmente os textos são assinados pelo autor;
• São
textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;
• Possuem
uma linguagem simples, objetiva e subjetiva;
• A
maioria dos seus temas é da atualidade;
• Possuem
títulos polêmicos e provocativos;
Um bom artigo de opinião precisa ter interlocução com o leitor. (Foto:
Pixabay)
Como escrever um bom artigo de
opinião?
Separei 9 dicas para escrever
um ótimo artigo de opinião
Sabemos que não é todo mundo
que tem facilidade em escrever textos. Tem estudantes que só de pensar na ideia
já ficam super nervosos.
E é por isso que vou te mostrar
9 dicas super legais que vão te ajudar muito na hora de escrever um artigo de
opinião. Confere só!
1. Pense em um título atrativo
A nossa primeira dica é sobre o
título. Como mencionamos antes, este é um texto que exige que você o intitule.
Então, se coloque no lugar do leitor e imagine que você vai ler aquele texto,
procure então pensar em um título que, se lido por você, chamaria a sua atenção
e te chamaria a ler o conteúdo do artigo.
2. Defenda seu ponto de vista
de maneira bem embasada
Olha, um artigo de opinião só
vai ser considerado bom se ele for bem embasado. Esse é um texto que faz parte
do gênero dissertativo-argumentativo e, portanto, saber selecionar e
relacionar argumentos é fundamental.
3. Interprete, exponha e opine
sobre o fato
Antes de efetivamente escrever
sobre o tema, você deve lê-lo com cuidado e interpretá-lo. Pense em como a
universidade quer que você escreva sobre aquilo, faça essa breve reflexão e só
depois exponha o fato ao leitor e por fim opine sobre esse fato. Essa é a
melhor ordem para se escrever um artigo de opinião.
4. Abuse das expressões
subjetivas
Esse é um texto que libera o
uso da primeira pessoa do singular. Então, fique à vontade para abusar das
expressões “eu acho”, “eu penso”, “acredito que”. Claro que as expressões
objetivas também deverão existir, principalmente, quando você estiver
apresentando fatos concretos, mas o uso dessas expressões subjetivas é o que dá
ao texto a cara de um artigo de opinião.
5. Utilize a comparação como
arma argumentativa
Bom, neste texto você deverá
argumentar e uma ótima estratégia argumentativa é a comparação. Compare o tema
em diferentes países e mesmo épocas. Mas para saber comparar com propriedade,
você deve ter um ótimo conhecimento sociocultural e saber fazer uma
contextualização histórica.
6. Narre os fatos para
construir uma argumentação
Outra ótima estratégia
argumentativa é a narração dos fatos. Narrar os fatos vai te ajudar a construir
a sua argumentação de maneira concisa e coerente seguindo uma linha do tempo.
7. Antecipe o pensamento
crítico do leitor e contra-argumente
Ainda sobre a argumentação,
você deve antecipar o pensamento do leitor e pensar em como contra-argumentá-lo
caso ele possa questionar algum de seus argumentos ou mesmo seu posicionamento.
Essa é uma dica super legal, porque força com que você pense fora da caixinha,
o que não é uma tarefa fácil, mas que se feita com atenção pode te render uma
ótima nota.
8. Faça uso das marcas de
interlocução
Este é um texto em que o leitor
de seu artigo será também o seu interlocutor, como quando escrevemos uma carta,
sabe? Então, você pode sim interagir com ele, fazendo perguntas e o chamando
para dentro de seu texto, estabelecendo uma espécie de diálogo, assim será mais
fácil contra-argumentar e mostrar a ele, por meio de argumentos, que o seu
posicionamento é o correto.
9. Esteja sempre muito bem
informado
Geralmente, esse é um texto que
exigirá que você opine sobre temas pertinentes a acontecimentos atuais e
polêmicos do Brasil e mundo. E para se posicionar e emitir uma opinião você
precisa estar bem informado sobre aquilo, né? Pois é, e para se manter
inteirado sobre atualidades você já sabe, deve ler muito jornais,
revistas, podcasts… enfim, procurar por fontes de
informação (sempre confiáveis!).
Como argumentar?
Para ter
bons argumentos em um artigo de opinião, o autor pode fazer relações entre
causa e consequência; comparação entre épocas e lugares; retorno por meio da
narração de um fato; se antecipar a uma possível crítica do leitor, de forma
que já apresente os contra-argumentos; produção de afirmações de efeito e
estabelecimento de diálogo com o leitor.
Veja um
trecho de artigo de opinião sobre violência escrito por Macaé Evaristo
“A escola pública é uma política de promoção da cidadania de caráter
universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e,
sobretudo, transformadora para que o exercício pleno dos deveres e direitos
seja de fato uma conquista de todos.
Segundo a edição de 2016 do Mapa de Violência, jovens, no intervalo de
15 a 29 anos de idade, representaram quase 60% das vítimas de homicídios por
arma de fogo no Brasil no período de 2003 a 2014, embora essa faixa etária
representasse não mais do que 27% da população total. Também de acordo com o
Mapa da Violência, a incidência de homicídios entre pretos e pardos é quase o
triplo da verificada na população branca.
Os jovens negros também são os principais alvos da atividade policial e
do encarceramento no Brasil. Estudo do governo federal e do Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em dados de 2012, revelou que
55% dos presos no país tinham menos de 29 anos de idade e que se encarcerava
1,5 vezes mais negros do que brancos...”
Veja um
trecho de artigo de opinião sobre religião escrito por Renato Gomez
“... A resposta pra essa pergunta é simples: a indefinição do limite
entre fé e alienação. Quando as pessoas deixam de ter fé, pra acreditar
cegamente nas pessoas que representam sua religião, elas passam a deixar que a
religião domine suas vidas indiscriminadamente. Todo indivíduo necessita de
algo para acreditar, de um norte em sua vida. O problema é quando o indivíduo
acredita que a sua verdade é a verdade absoluta. Isso gera pessoas que se
desfazem de todos os seus bens materiais em nome da igreja, religiões que
enriquecem à custa da fé das pessoas, pessoas e religiões que justificam
atitudes discriminatórias através de sua crença, pessoas que acreditam que Deus
dá ou tira bens materiais, e entre várias outras situações, o charlatanismo de
um modo geral.
Deus tem coisas mais importantes pra se preocupar do que os bens
materiais de cada um, ou do que admirar a estética e grandiosidade
arquitetônica de templos e igrejas. Lideres religiosos também tem coisas mais
importantes a fazer do que se preocupar com discussões através da religião, ou
com o enriquecimento material usurpado através do empobrecimento espiritual das
pessoas. A representatividade de um líder religioso é formadora de opinião, é
deve ser utilizada com responsabilidade para não fundamentar atos de
discriminação. Ao invés de discutir através da religião, que tal discutir
religião?
Religião se discute sim, provamos com os cultos e atividades ecumênicas,
que podemos achar um objetivo em comum entre as religiões, seja de cunho
espiritual, seja de cunho social. O importante é respeitar a crença de cada um,
definindo bem os limites entre fé e alienação...”
Agora
chegou a hora de você colocar a mão na massa:
Faça as atividades abaixo em seu
caderno e envie por e-mail a sua professora.
Pensando em questões polêmicas reponsa:
1 – O uso das redes sociais tem um impacto negativo na
aprendizagem?
2 - O filme é melhor que o livro?
3 - As pessoas são influenciadas por quem seguem nas
redes sociais?
4 – Quem são as pessoas que influenciam sua opinião no
universo digital?
5 – Agora desenvolva um artigo de opinião com o tema: O
papel dos influencers.
COPIE O TEXTO ABAIXO NO CADERNO, RESPONDA
AS QUESTÕES E ENVIE POR E-MAIL A PROFESSORA
Esse queijo é bom demais, uai!
O queijo produzido em Minas Gerais
é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e do Estado
Há quem diga que
o queijo de Minas não pode faltar na boa mesa mineira. Um queijo com cafezinho,
queijo com goiabada [conhecido como Romeu e Julieta], o pão de queijo ou até
complementando um prato requintado, já virou receita garantida em Minas Gerais.
O tradicional alimento do estado não perde em nada para os mais aprimorados
queijos importados. Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas
do tipo padrão, o de coalho. São tantas opções que fica até difícil dizer qual
é mais gostoso. Não é à toa que essa iguaria faz tanto sucesso e já virou
patrimônio cultural brasileiro e imaterial de Minas Gerais.
Desde 2008, o
modo típico de preparo dos queijos artesanais da região do Serro e da Serra da
Canastra foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O título apenas
comprovou o que os mineiros já sabiam. “O queijo produzido aqui é mesmo o
melhor. Eu sou apaixonado por essa delícia. Não existe igual no mundo”, comenta
o dono de uma loja de queijos do Mercado Central, Rodrigo Gomes de Oliveira.
Na loja dele, há
queijos de vários tipos. Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da
Canastra. “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais
gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, revela.
Além de fazer
sucesso entre as famílias mineiras, o queijo produzido em Minas Gerais é
desejado por quem não mora no estado. Rodrigo conta que já virou tradição levar
na bagagem o queijinho de Minas. “Tenho vários clientes que compram aqui para
levar para outros estados do Brasil. Um amigo meu abriu uma loja de vinhos em
Vitória, no Espírito Santo, e levou alguns queijos daqui da loja para vender
lá. O sucesso foi tanto, que hoje ele só vende queijos mineiros”, conta.
[...]
Questão 1 – A
finalidade do texto é:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 –
No trecho, “Esse queijo é
bom demais, uai!”, o termo “uai” é um exemplo de:
a) adjetivo
b)
interjeição
c) pronome
d)
substantivo
Questão 3 – Todas as expressões retomam o referente
“o queijo de minas”, exceto em:
a) “o
tradicional alimento do estado”
b) “essa
iguaria”
c) “essa
delícia”
d) “ele”
Questão 4 – “Em “[conhecido
como Romeu e Julieta]”, os colchetes foram utilizados para a inserção de uma:
a)
exemplificação
b) observação
c) comparação
d) explicação
Questão 5 – Em todas os períodos, ocorre a omissão
de um termo da oração, exceto em:
a) “Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o
meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho.”
b) “São tantas opções
que fica até difícil dizer qual é mais gostoso.”
c) “Eu sou apaixonado por essa delícia.”
d) “Segundo o comerciante, o mais vendido é o da
região da Canastra.”
Questão 6 –
Na passagem “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos
mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, a conjunção
destacada estabelece uma relação de:
a) oposição
b) intensidade
c) adição
d) conclusão
CONJUNÇÃO E LOCUÇÃO CONJUNTIVA
Sobre a
ansiedade
Karin Hueck
[...]
Tempos
ansiosos?
Saber lidar com as preocupações se tornou
uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de
vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela
ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e
todo tipo de situação delicada. “Se o candidato não consegue dominar a
ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamentos como ele
agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos
humanos da RHBrasil, empresa que recruta candidatos para o mercado de trabalho.
É muito comum, aliás, as pessoas reclamarem que são ansiosas demais e os
especialistas chamarem os nossos tempos de “era da ansiedade”.
Mas essa noção de que vivemos numa época
especialmente estressante é coisa ultrapassada, na verdade. A ideia de “era da
ansiedade” nasceu antes da internet e do computador. Apareceu pela primeira vez
em 1947, num poema de inglês Wystan Hugh Auden, que, desiludido com a humanidade
depois da 2ª Guerra Mundial, criticou o homem e sua busca sem sentido por
significado. Desde então, há pelo menos uma obra por década que afirma que
o ser humano está passando pelos tempos, mais difíceis de sua história e que,
coitados de nós, sofremos demais com a ansiedade.[...]
As palavras e expressões
destacadas no texto relacionam as ideias a respeito do tema “ansiedade” e
exercem a função da conjunção ou locução conjuntiva. Releia-o e
responda:
a 1) Que
conjunções ligam ideias no interior das frases?
b 2) Que
conjunções e locuções conjuntivas estabelecem relação entre frases ou
parágrafos?
c 3) Qual
é a função da conjunção mas, que introduz o segundo parágrafo?
d 4) Que
outras palavras poderiam substituir a conjunção mas, sem alterar o
sentido?
e 5) Qual
é o sentido da locução conjuntiva desde então?
Conjunção é a palavra não variável que
conecta duas orações ou termos que agem com a mesma função sintática. Leia o
resumo e faça os exercícios sobre conjunções.
O que são
conjunções?
Assim como a preposição, a conjunção é um importante
elemento de conexão entre as orações. A conjunção é uma palavra invariável
que liga orações, termos da oração, períodos e parágrafos, ajudando a
estabelecer relações, articular ideias e informações e a construir a coesão textual,
ou seja, conectar ideias. Vejamos a seguir:
O
garoto segurou o brinquedo e mostrou quando chegou
da escola.
A partir do exemplo
podemos analisar três informações:
- O
garoto segurou o brinquedo.
- O
garoto mostrou.
- O
garoto chegou da escola.
Logo, a segunda
oração está ligada à primeira por meio do "e", e a terceira oração
liga-se à segunda por meio do "quando". As palavras "e"
e "quando" ligam, portanto, orações.
Conjunções coordenadas
As conjunções coordenativas também conhecidas como conjunções
coordenadas, estabelecem uma ligação entre as orações coordenadas. No entanto, é importante destacar que estas
orações não dependem sintaticamente das outras, assim como também ligam termos
que têm a mesma função gramatical.
Há ainda a locução
conjuntiva, que ocorre quando duas ou mais palavras exercem a função de
conjunção. Como os casos de: ainda que, desde que, assim que, uma vez que, antes
que, logo que:
Ele
participará da festa, desde que você faça a sua parte.
As conjunções
coordenativas recebem o mesmo nome dos tipos de orações coordenadas sindéticas, a saber:
- Conjunções
aditivas - expressam soma.
- Conjunções
adversativas - expressam oposição.
- Conjunções
alternativas - expressam alternância.
- Conjunções
conclusivas - expressam conclusão.
- Conjunções
explicativas - expressam explicação.
Tipos
|
Conjunções
|
Exemplos
|
Aditivas
|
e, mas ainda, mas também, nem...
|
Gosta de chocolate, mas também de
vegetais.
|
Adversativas
|
contudo, entretanto, mas, não
obstante, no entanto, porém, todavia...
|
Correu muito, no entanto não consegui
chegar.
|
Alternativas
|
já…, já…, ou, ou…, ou…, ora…, ora…,
quer…, quer…
|
Não ouvia ou fingia não ouvir.
|
Conclusivas
|
assim, então, logo, pois (depois do
verbo), por conseguinte, por isso, portanto...
|
Farei todos os exercícios, logo terei
bom desempenho.
|
Explicativas
|
pois (antes do verbo), porquanto,
porque, que...
|
Venci porque sou a melhor cozinheira.
|
Responda os
exercícios abaixo:
1. (FCMMG-2012) “Somos
pacifistas mas não abrimos mão de estudos
e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”.
A conjunção mas, destacada no fragmento, estabelece relação
lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) concessão
d) alternância
e) adversidade
b) explicação
c) concessão
d) alternância
e) adversidade
2.
(Fuvest-SP) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila."
Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula,
explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a)
portanto
b) e
c) como
d) pois
e) embora
b) e
c) como
d) pois
e) embora
3.
(UNEMAT-2009) Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes
enunciados.
I. Como proteger seu dinheiro
O novo
guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso - e as
melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas
tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto,
começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época, 28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo
estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva - mas apenas
em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé.
(Época, 28/02/09)
As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as
orações, respectivamente, relação de:
a)
adição - explicação - conclusão
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição
4. (UNEMAT-2009) Analise o
funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.
I. Como proteger seu dinheiro
O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso
- e as melhores estratégias para enfrentar estes
tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época, 28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva
- mas apenas em excesso. É o argumento que faltava
para quem adora um filé.
(Época, 28/02/09)
As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:
a) adição - explicação - conclusão
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição
5. (UNIFESP-2008- Adaptada)
E disse [Deus]: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis
que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava
atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia
cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de
haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? (...)
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo
determinado, que Deus lhe tinha falado.
(www.bibliaonline.com.br, Gn 18. 10-12; 21, 2.)
Em
·
Assim, pois, riu-se Sara consigo...
·
...que Deus lhe tinha falado.
a conjunção pois tem
valor _________ e o pronome lhe refere-se ao termo _________ .
Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
a) conclusivo e Abraão
b) explicativo e Sara
c) causal e Sara
d) explicativo e Abraão
e) condicional e Abraão
b) explicativo e Sara
c) causal e Sara
d) explicativo e Abraão
e) condicional e Abraão
enviar as atividades para o e-mail: silonelunalima@hotmail.com
Essas atividades são para o Eja tb??
ResponderExcluirOlá! Essa atividade é apenas para o ensino médio regular.
ExcluirNa atividade anterior vc passou seu email como sendo do Gmail, ja neste Hotmail. Poderia confirmar qual o certo pra mim conseguir enviar a atividade, por favor.
ResponderExcluirOlá, desculpa o correto é @gmail.com
ExcluirOlá, desculpa o correto é @gmail.com
Excluir