SILONE PORTUGUES


PROF. SILONE - PORTUGUES - 2ºA,2ºB,2ºC,2ºD e 2ºE



ATIVIDADE DE LINGUA PORTUGUESA



LEIA ATENTAMENTE O ASSUNTO ABAIXO, RESPONDA AS ATIVIDADES CONFORME SOLICITAÇÃO NO FINAL E ENVIE POR E-MAIL A PROFESSORA

ARTIGO DE OPINIÃO

É um texto onde a opinião do autor é expressa


O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento/opinião sobre um determinado tema específico. É um dissertativo-argumentativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. 

As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Os artigos de opinião são encontrados em jornais, revistas, TVs, rádios.


Estrutura do artigo de opinião

Um artigo de opinião deve obrigatoriamente ser iniciado por um título. E, além disso, possuir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Veja a seguir o que deve conter em cada parte do texto:

Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 

Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados. 

Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto.


Principais características de um artigo de opinião


Os artigos de opinião têm como principais características:


• O uso da argumentação persuasão;
• Os textos escritos na primeira e terceira pessoa;
• Normalmente os textos são assinados pelo autor;
• São textos veiculados nos meios de comunicação: rádio, TV, revista;
• Possuem uma linguagem simplesobjetiva subjetiva;
• A maioria dos seus temas é da atualidade;
• Possuem títulos polêmicos e provocativos;
• O verbo aparece no presente e no imperativo.




Um bom artigo de opinião precisa ter interlocução com o leitor. (Foto: Pixabay)



Como escrever um bom artigo de opinião?

Separei 9 dicas para escrever um ótimo artigo de opinião

Sabemos que não é todo mundo que tem facilidade em escrever textos. Tem estudantes que só de pensar na ideia já ficam super nervosos.

E é por isso que vou te mostrar 9 dicas super legais que vão te ajudar muito na hora de escrever um artigo de opinião. Confere só!
1. Pense em um título atrativo
A nossa primeira dica é sobre o título. Como mencionamos antes, este é um texto que exige que você o intitule. Então, se coloque no lugar do leitor e imagine que você vai ler aquele texto, procure então pensar em um título que, se lido por você, chamaria a sua atenção e te chamaria a ler o conteúdo do artigo.

2. Defenda seu ponto de vista de maneira bem embasada
Olha, um artigo de opinião só vai ser considerado bom se ele for bem embasado. Esse é um texto que faz parte do gênero dissertativo-argumentativo e, portanto, saber selecionar e relacionar argumentos é fundamental. 

3. Interprete, exponha e opine sobre o fato 
Antes de efetivamente escrever sobre o tema, você deve lê-lo com cuidado e interpretá-lo. Pense em como a universidade quer que você escreva sobre aquilo, faça essa breve reflexão e só depois exponha o fato ao leitor e por fim opine sobre esse fato. Essa é a melhor ordem para se escrever um artigo de opinião.

4. Abuse das expressões subjetivas
Esse é um texto que libera o uso da primeira pessoa do singular. Então, fique à vontade para abusar das expressões “eu acho”, “eu penso”, “acredito que”. Claro que as expressões objetivas também deverão existir, principalmente, quando você estiver apresentando fatos concretos, mas o uso dessas expressões subjetivas é o que dá ao texto a cara de um artigo de opinião.

5. Utilize a comparação como arma argumentativa
Bom, neste texto você deverá argumentar e uma ótima estratégia argumentativa é a comparação. Compare o tema em diferentes países e mesmo épocas. Mas para saber comparar com propriedade, você deve ter um ótimo conhecimento sociocultural e saber fazer uma contextualização histórica.

6. Narre os fatos para construir uma argumentação
Outra ótima estratégia argumentativa é a narração dos fatos. Narrar os fatos vai te ajudar a construir a sua argumentação de maneira concisa e coerente seguindo uma linha do tempo.

7. Antecipe o pensamento crítico do leitor e contra-argumente
Ainda sobre a argumentação, você deve antecipar o pensamento do leitor e pensar em como contra-argumentá-lo caso ele possa questionar algum de seus argumentos ou mesmo seu posicionamento. Essa é uma dica super legal, porque força com que você pense fora da caixinha, o que não é uma tarefa fácil, mas que se feita com atenção pode te render uma ótima nota.

8. Faça uso das marcas de interlocução
Este é um texto em que o leitor de seu artigo será também o seu interlocutor, como quando escrevemos uma carta, sabe? Então, você pode sim interagir com ele, fazendo perguntas e o chamando para dentro de seu texto, estabelecendo uma espécie de diálogo, assim será mais fácil contra-argumentar e mostrar a ele, por meio de argumentos, que o seu posicionamento é o correto.

9. Esteja sempre muito bem informado
Geralmente, esse é um texto que exigirá que você opine sobre temas pertinentes a acontecimentos atuais e polêmicos do Brasil e mundo. E para se posicionar e emitir uma opinião você precisa estar bem informado sobre aquilo, né? Pois é, e para se manter inteirado sobre atualidades você já sabe, deve ler muito jornais, revistas, podcasts… enfim, procurar por fontes de informação (sempre confiáveis!). 




Como argumentar?

Para ter bons argumentos em um artigo de opinião, o autor pode fazer relações entre causa e consequência; comparação entre épocas e lugares; retorno por meio da narração de um fato; se antecipar a uma possível crítica do leitor, de forma que já apresente os contra-argumentos; produção de afirmações de efeito e estabelecimento de diálogo com o leitor.
Veja um trecho de artigo de opinião sobre violência escrito por Macaé Evaristo

“A escola pública é uma política de promoção da cidadania de caráter universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e, sobretudo, transformadora para que o exercício pleno dos deveres e direitos seja de fato uma conquista de todos.

Segundo a edição de 2016 do Mapa de Violência, jovens, no intervalo de 15 a 29 anos de idade, representaram quase 60% das vítimas de homicídios por arma de fogo no Brasil no período de 2003 a 2014, embora essa faixa etária representasse não mais do que 27% da população total. Também de acordo com o Mapa da Violência, a incidência de homicídios entre pretos e pardos é quase o triplo da verificada na população branca.

Os jovens negros também são os principais alvos da atividade policial e do encarceramento no Brasil. Estudo do governo federal e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em dados de 2012, revelou que 55% dos presos no país tinham menos de 29 anos de idade e que se encarcerava 1,5 vezes mais negros do que brancos...”

Veja um trecho de artigo de opinião sobre religião escrito por Renato Gomez

“... A resposta pra essa pergunta é simples: a indefinição do limite entre fé e alienação. Quando as pessoas deixam de ter fé, pra acreditar cegamente nas pessoas que representam sua religião, elas passam a deixar que a religião domine suas vidas indiscriminadamente. Todo indivíduo necessita de algo para acreditar, de um norte em sua vida. O problema é quando o indivíduo acredita que a sua verdade é a verdade absoluta. Isso gera pessoas que se desfazem de todos os seus bens materiais em nome da igreja, religiões que enriquecem à custa da fé das pessoas, pessoas e religiões que justificam atitudes discriminatórias através de sua crença, pessoas que acreditam que Deus dá ou tira bens materiais, e entre várias outras situações, o charlatanismo de um modo geral.

Deus tem coisas mais importantes pra se preocupar do que os bens materiais de cada um, ou do que admirar a estética e grandiosidade arquitetônica de templos e igrejas. Lideres religiosos também tem coisas mais importantes a fazer do que se preocupar com discussões através da religião, ou com o enriquecimento material usurpado através do empobrecimento espiritual das pessoas. A representatividade de um líder religioso é formadora de opinião, é deve ser utilizada com responsabilidade para não fundamentar atos de discriminação. Ao invés de discutir através da religião, que tal discutir religião?

Religião se discute sim, provamos com os cultos e atividades ecumênicas, que podemos achar um objetivo em comum entre as religiões, seja de cunho espiritual, seja de cunho social. O importante é respeitar a crença de cada um, definindo bem os limites entre fé e alienação...


Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa:

Faça as atividades abaixo em seu caderno e envie por e-mail a sua professora.

Pensando em questões polêmicas reponsa:

1 – O uso das redes sociais tem um impacto negativo na aprendizagem?

2 - O filme é melhor que o livro?

3 - As pessoas são influenciadas por quem seguem nas redes sociais?

4 – Quem são as pessoas que influenciam sua opinião no universo digital?

5 – Agora desenvolva um artigo de opinião com o tema: O papel dos influencers.






COPIE O TEXTO ABAIXO NO CADERNO, RESPONDA AS QUESTÕES E ENVIE POR E-MAIL A PROFESSORA

Esse queijo é bom demais, uai!

O queijo produzido em Minas Gerais é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e do Estado

Há quem diga que o queijo de Minas não pode faltar na boa mesa mineira. Um queijo com cafezinho, queijo com goiabada [conhecido como Romeu e Julieta], o pão de queijo ou até complementando um prato requintado, já virou receita garantida em Minas Gerais. O tradicional alimento do estado não perde em nada para os mais aprimorados queijos importados. Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho. São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso. Não é à toa que essa iguaria faz tanto sucesso e já virou patrimônio cultural brasileiro e imaterial de Minas Gerais.
Desde 2008, o modo típico de preparo dos queijos artesanais da região do Serro e da Serra da Canastra foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O título apenas comprovou o que os mineiros já sabiam. “O queijo produzido aqui é mesmo o melhor. Eu sou apaixonado por essa delícia. Não existe igual no mundo”, comenta o dono de uma loja de queijos do Mercado Central, Rodrigo Gomes de Oliveira.
Na loja dele, há queijos de vários tipos. Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra. “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, revela.
Além de fazer sucesso entre as famílias mineiras, o queijo produzido em Minas Gerais é desejado por quem não mora no estado. Rodrigo conta que já virou tradição levar na bagagem o queijinho de Minas. “Tenho vários clientes que compram aqui para levar para outros estados do Brasil. Um amigo meu abriu uma loja de vinhos em Vitória, no Espírito Santo, e levou alguns queijos daqui da loja para vender lá. O sucesso foi tanto, que hoje ele só vende queijos mineiros”, conta.
[...]
Questão 1 – A finalidade do texto é:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2 – No trecho, “Esse queijo é bom demais, uai!”, o termo “uai” é um exemplo de:
a) adjetivo
b) interjeição
c) pronome
d) substantivo

Questão 3 – Todas as expressões retomam o referente “o queijo de minas”, exceto em:
a) “o tradicional alimento do estado”
b) “essa iguaria”
c) “essa delícia”
d) “ele”

Questão 4 – “Em “[conhecido como Romeu e Julieta]”, os colchetes foram utilizados para a inserção de uma:
a) exemplificação
b) observação
c) comparação
d) explicação

Questão 5 – Em todas os períodos, ocorre a omissão de um termo da oração, exceto em:
a) “Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho.”
b) “São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso.”
c) “Eu sou apaixonado por essa delícia.”
d) “Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra.”

Questão 6 – Na passagem “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, a conjunção destacada estabelece uma relação de:
a) oposição
b) intensidade
c) adição
d) conclusão


CONJUNÇÃO E LOCUÇÃO CONJUNTIVA
Sobre a ansiedade
Karin Hueck
[...]
Tempos ansiosos?
   Saber lidar com as preocupações se tornou uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo de situação delicada. “Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamentos como ele agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos humanos da RHBrasil, empresa que recruta candidatos para o mercado de trabalho. É muito comum, aliás, as pessoas reclamarem que são ansiosas demais e os especialistas chamarem os nossos tempos de “era da ansiedade”.
   Mas essa noção  de que vivemos numa época especialmente estressante é coisa ultrapassada, na verdade. A ideia de “era da ansiedade” nasceu antes da internet e do computador. Apareceu pela primeira vez em 1947, num poema de inglês Wystan Hugh Auden, que, desiludido com a humanidade depois da 2ª Guerra Mundial, criticou o homem e sua busca sem sentido por significado. Desde então, há pelo menos uma obra por década que afirma que o ser humano está passando pelos tempos, mais difíceis de sua história e que, coitados de nós, sofremos demais com a ansiedade.[...]

As palavras e expressões destacadas no texto relacionam as ideias a respeito do tema “ansiedade” e exercem a função da conjunção ou locução conjuntiva. Releia-o e responda:

a  1)   Que conjunções ligam ideias no interior das frases?
b  2)    Que conjunções e locuções conjuntivas estabelecem relação entre frases ou parágrafos?
c  3)    Qual é a função da conjunção mas, que introduz o segundo parágrafo?
d  4)    Que outras palavras poderiam substituir a conjunção mas, sem alterar o sentido?
e  5)    Qual é o sentido da locução conjuntiva desde então?



Conjunção é a palavra não variável que conecta duas orações ou termos que agem com a mesma função sintática. Leia o resumo e faça os exercícios sobre conjunções.

O que são conjunções? 
Assim como a preposição, a conjunção é um importante elemento de conexão entre as orações. A conjunção é uma palavra invariável que liga orações, termos da oração, períodos e parágrafos, ajudando a estabelecer relações, articular ideias e informações e a construir a coesão textual, ou seja, conectar ideias. Vejamos a seguir:
O garoto segurou o brinquedo e mostrou quando chegou da escola.
A partir do exemplo podemos analisar três informações:
  • O garoto segurou o brinquedo.
  • O garoto mostrou.
  • O garoto chegou da escola.
Logo, a segunda oração está ligada à primeira por meio do "e", e a terceira oração liga-se à segunda por meio do "quando". As palavras "e" e "quando" ligam, portanto, orações.
Conjunções coordenadas
As conjunções coordenativas também conhecidas como conjunções coordenadas, estabelecem uma ligação entre as orações coordenadas. No entanto, é importante destacar que estas orações não dependem sintaticamente das outras, assim como também ligam termos que têm a mesma função gramatical.
Há ainda a locução conjuntiva, que ocorre quando duas ou mais palavras exercem a função de conjunção. Como os casos de: ainda que, desde que, assim que, uma vez que, antes que, logo que:
Ele participará da festa, desde que você faça a sua parte.
As conjunções coordenativas recebem o mesmo nome dos tipos de orações coordenadas sindéticas, a saber:
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

Tipos
Conjunções
Exemplos
Aditivas
e, mas ainda, mas também, nem...
Gosta de chocolate, mas também de vegetais.
Adversativas
contudo, entretanto, mas, não obstante, no entanto, porém, todavia...
Correu muito, no entanto não consegui chegar.
Alternativas
já…, já…, ou, ou…, ou…, ora…, ora…, quer…, quer…
Não ouvia ou fingia não ouvir.
Conclusivas
assim, então, logo, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, portanto...
Farei todos os exercícios, logo terei bom desempenho.
Explicativas
pois (antes do verbo), porquanto, porque, que...
Venci porque sou a melhor cozinheira.

Responda os exercícios abaixo:

1. (FCMMG-2012) “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”.
A conjunção mas, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) concessão
d) alternância
e) adversidade

2. (Fuvest-SP) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto
b) e
c) como
d) pois
e) embora

3. (UNEMAT-2009) Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.
I. Como proteger seu dinheiro
O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso - e as melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época, 28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva - mas apenas em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé.
(Época, 28/02/09)
As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:
a) adição - explicação - conclusão
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição

4. (UNEMAT-2009) Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.

I. Como proteger seu dinheiro
O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso - e as melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época, 28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva - mas apenas em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé.
(Época, 28/02/09)
As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:
a) adição - explicação - conclusão
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição

5. (UNIFESP-2008- Adaptada)
E disse [Deus]: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? (...)
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
(www.bibliaonline.com.br, Gn 18. 10-12; 21, 2.)
Em
·         Assim, pois, riu-se Sara consigo...
·         ...que Deus lhe tinha falado.
a conjunção pois tem valor _________ e o pronome lhe refere-se ao termo _________ .
Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
a) conclusivo e Abraão
b) explicativo e Sara
c) causal e Sara
d) explicativo e Abraão
e) condicional e Abraão




enviar as atividades para o e-mail: silonelunalima@hotmail.com

Comentários

  1. Essas atividades são para o Eja tb??

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    1. Olá! Essa atividade é apenas para o ensino médio regular.

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  2. Na atividade anterior vc passou seu email como sendo do Gmail, ja neste Hotmail. Poderia confirmar qual o certo pra mim conseguir enviar a atividade, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa o correto é @gmail.com

      Excluir
    2. Olá, desculpa o correto é @gmail.com

      Excluir

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