KAIQUE BIOLOGIA
PROF. KAIQUE - BIOLOGIA - 1ºD
Mas, afinal o que é a Biologia?
• A palavra biologia significa “estudo da vida” (bio=vida; logo= estudo). • No entanto, pela dificuldade em conceituar a vida, costumamos entender a Biologia como “a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais”.
• Essas manifestações vitais podem ser entendidas como características dos seres vivos e utilizadas para diferencia-los dos seres brutos.
Mas, afinal, o que define um ser como um organismo vivo?
Que característica um organismo deve possuir para ser classificado como uma forma de vida?
• Essas respostas, apesar de parecerem simples, são muito mais complexas do que podemos imaginar, uma vez que determinados organismos não se encaixam em determinados quesitos mesmo se comportando como uma forma de vida.
Os principais quesitos para que um organismo possa ser considerado um ser vivo.
• Composição química:
Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade.
• Células
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, estando presentes em todos os organismos vivos, com exceção dos vírus. De uma maneira simplificada, podemos dizer que as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético. Esse material genético pode estar disperso no citoplasma (células procariontes) ou ser delimitado por uma membrana (célula eucariótica). Os organismos formados por apenas uma célula são chamados de unicelulares, e aqueles formados por várias células são chamados de multicelulares.
• Material genético
Todos os seres vivos apresentam material genético, o qual é responsável por transmitir as características de um ser vivo para a próxima geração (hereditariedade) e controlar as atividades que serão realizadas pela célula. O material genético é formado por um ou dois tipos de ácidos nucleicos (DNA e RNA).
• Metabolismo
Os seres vivos apresentam no interior de seu corpo reações químicas, as quais são necessárias para as mais variadas atividades, como a obtenção de energia. Ao conjunto dessas reações químicas dá-se o nome de metabolismo. Existem reações que estão relacionadas com a síntese ou construção de moléculas, sendo esses processos chamados de anabolismo. Existe ainda o catabolismo, que consiste na destruição de partículas para a liberação de substâncias mais simples.
• É importante salientar que os vírus não apresentam seu próprio metabolismo e, por isso, devem parasitar uma célula para que possam reproduzir-se
• Nutrição
Os organismos vivos necessitam de energia para a realização de suas atividades, e essa energia é conseguida pela nutrição. Os organismos vivos podem ser divididos, a partir do critério de nutrição, em autotróficos e heterotróficos. Os autotróficos obtêm energia por meio de processos como a fotossíntese, e os heterotróficos obtêm energia a partir da quebra de produtos provenientes de outros seres vivos. De uma maneira simplificada, podemos dizer que os seres autotróficos são capazes de produzir seu próprio alimento, e os heterotróficos, não. Após a nutrição, os organismos realizam reações químicas para que a energia seja obtida e utilizada posteriormente. O processo de produção de energia é chamado de respiração celular.
• Reprodução
Os seres vivos são capazes de reproduzir-se, ou seja, produzir descendentes. A reprodução pode ocorrer de forma sexuada ou de maneira assexuada. Na forma sexuada, ocorre o envolvimento de gametas; na assexuada, não.
• Capacidade de responder a estímulos
Os seres vivos são capazes de responder a estímulos do meio ambiente, uma propriedade conhecida como irritabilidade. Como exemplo, podemos citar o fechamento dos folíolos da planta sensitiva ao toque ou ainda a fuga de um animal diante de um perigo iminente.
• Evolução
Todos os seres vivos estão sujeitos aos processos evolutivos, ou seja, sofrem modificações ao longo do tempo. Um dos fatores que causam a evolução é o surgimento de mutações, modificações que ocorrem na molécula de DNA e levam ao surgimento de novas características em um organismo. Essas modificações podem ser transmitidas aos descendentes.
Níveis de organização dos seres vivos
• A Biologia pode ser estudada em níveis de organização que nada mais são que uma hierarquia proposta na qual um nível se encaixa dentro de outro nível, desde a visão geral da galáxia, do Sistema Solar até a menor parte de um elemento químico, que é o átomo. Os sistemas vivos podem ser organizados em níveis estruturais de complexidade crescente, sendo que cada nível possui características próprias, não existentes em níveis anteriores, chamadas emergentes, resultantes do próprio aumento de complexidade.
• Átomo — partícula constituinte da matéria, formada por prótons, nêutrons e elétrons.
• Molécula — formada por dois ou mais átomos. Atualmente a vida está sendo bastante estudada no nível molecular (biologia molecular), o que tem contribuído em vários setores de estudo para compreensão de diferentes processos.
• Organela — partícula limitada por membrana (mitocôndria, complexo de Golgi, lisossomo etc.), presente em praticamente todas as células eucarióticas.
• Célula — é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Da interação de moléculas complexas resultam estruturas macromoleculares que, no seu conjunto, constituem essa unidade básica de estrutura e função dos seres vivos.
• Tecido— conjunto de células idênticas que dependem uma das outras e realizam funções integradas.
• Órgão — os tecidos associam-se formando órgãos, que realizam uma ou várias funções vitais ao organismo.
• Sistema — diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo.
• Organismo — cada indivíduo de uma população. É o nível básico de organização da comunidade, correspondente a cada um dos seres tomados individualmente.
• Espécie – um conjunto de indivíduos entre os quais pode haver algum intercâmbio genético por meio da reprodução. As vezes, indivíduos de uma mesma espécie apresentam diferentes características morfológicas ou de comportamento, o que nos leva a falar em variedades.
• População — A população é composta pelos organismos da mesma espécie que formam parte de um ecossistema e se reproduzem mais frequentemente entre si do que com membros de outras populações. As relações que ocorrem entre esses indivíduos são de caráter intraespecífico e envolvem interesses comuns nas esferas reprodutiva, alimentar, de defesa diante dos predadores etc.
• Comunidade biológica — é formada pelas diversas populações de seres vivos que habitam um mesmo ecossistema. Os membros das diferentes populações da comunidade interagem uns com os outros, mediante relações interespecíficas, destacando-se as relações traficas, isto é, as relações alimentares estabelecidas entre os seres vivos.
• Ecossistema — conjunto de comunidades biológicas que interagem com os fatores abióticos do ambiente.
• Biosfera — conjunto de regiões do planeta Terra capaz de
link onde eles terão que responder o que está sendo solicitado.
Além desse endereço de email, eu deixo disponível um número caso os alunos queiram entrar em contato para tirar suas dúvidas que é o 951460321.
O link para ser disponibilizado é https://forms.gle/ UWKvbH28FahSjBbP6
as atividades devem ser enviadas para o e-mail : kaiqueroque@professor.educaco.sp.gov.br
obs: favor informar no e-mail o nome da escola, pois o professor tem varias escolas
E pra copiar tudo isso
ResponderExcluirOlá, não é para copiar. Se atende ao link disponibilizado para que seja respondido.
Excluir