PORTUGUES - PROFESSORA ANDREIA
Atividade para o 6º ano A - B - C
Segue atividades para os sextos anos.
Atividades para o blog padre antão
Fazer uma pesquisa sobre autobiografia.
Anotar o que consideram mais importante em relação ao gênero autobiografia.
· Definição (o que é autobiografia?)
· Características
Atividade:
Leitura e interpretação.
A vida de Mahommah Baquaqua
Ele nasceu livre. Mahommah Gardo Baquaqua, como muitos outros africanos escravizados nas Américas, teve uma cidade natal, uma família e em alguma parte de sua juventude sofreu com a violência da guerra. Ele foi escravizado e exportado através do porto de escravos mais importante na África Ocidental, o porto de Uidá (Whydah), no reino de Dahomey. Foi então enviado para o Brasil em um tumbeiro (navio negreiro) e descarregado em uma praia no norte de Pernambuco em 1845.
Naquela época, o comércio transatlântico de escravos já era proibido no Brasil. Logo, sua condição de escravo, por lei, já seria ilegal.
Baquaqua primeiro foi escravo de um padeiro em Pernambuco. Depois de tentar tirar sua própria vida, ele foi vendido para um capitão de navio no Rio de Janeiro, com o qual viajou ao longo da costa brasileira, principalmente ao Rio Grande do Sul. Durante uma viagem a Nova York em 1847, ele foi capaz de escapar da escravidão, morando posteriormente dois anos no Haiti durante uma época de turbulência política. Sob a proteção da American Baptist Free Mission Society, ele voltou para os Estados Unidos da América no final de 1849 para se inscrever no New York Central College, em McGrawville, onde ele estudou entre 1850-53.
[…]
VÉRAS, Bruno; LOVEJOY, Paulo. Apresentação. Projeto Baquaqua. Disponível em: <http://www.baquaqua.com.br/>. Acesso em: 7 jun.2017.
Autobiografia de africano escravizado no Brasil é traduzida
[…]
Mahommah Gardo Baquaqua nasceu em Dijogou, atual região norte do país africano Benim. Muçulmano, era filho de um importante comerciante local, aprendeu a ler e a escrever em uma escola islâmica e atuava em rotas comerciais em seu país de origem. Sua vida, porém, acabou atravessada pelo tráfico e exploração do trabalho escravo, ainda vigente no século XIX.
Escravizado, Baquaqua foi enviado ilegalmente para o Brasil em um navio negreiro, quando o tráfico de pessoas já era proibido em terras tupiniquins. Desembarcou no litoral de Pernambuco em 1845 e passou pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul antes de chegar à Nova York e conseguir a liberdade.
Lá, escreveu, em inglês, a autobiografia que é o único registro conhecido sobre a escravidão no Brasil do ponto de vista de um escravo. Os relatos impressionam. “Fomos arremessados, nus, porão adentro, os homens apinhados de um lado, e as mulheres de outro. O porão era tão baixo que não podíamos ficar de pé, éramos obrigados a nos agachar ou sentar no chão. Dia e noite eram iguais para nós, o sono sendo negado devido ao confinamento de nossos corpos” […].
Em outro trecho, relata: “Que aqueles ‘indivíduos humanitários’ que são a favor da escravidão se coloquem no lugar do escravo no porão barulhento de um navio negreiro, apenas por uma viagem da África à América, sem sequer experimentar mais que isso dos horrores da escravidão: se não saírem abolicionistas convictos, então não tenho mais nada a dizer a favor da abolição.”
[…]
OLIVEIRA, Tory. Autobiografia de africano escravizado no Brasil é traduzida. Carta Educação. 19 nov. 2015. Disponível em: <http://www.
cartaeducacao.com.br/reportagens/unica-autobiografia-de-ex-escravo-no-brasil-e-traduzida/>. Acesso em: 27 set. 2017.
Responda:
1. O primeiro texto apresenta o percurso da vida de Mahommah Gardo Baquaqua. Quais são os fatos e os acontecimentos apresentados pelos autores a respeito da vida do biografado?
2. Qual a diferença entre o primeiro texto, em que se narra o fato de o biografado ter sido transportado em um navio negreiro, e os trechos presentes no segundo texto transcritos da autobiografia de Baquaqua que relata essa mesma experiência?
3. A partir da leitura dos dois parágrafos traduzidos da autobiografia escrita por Mahommah Gardo Baquaqua, presentes no segundo texto, discuta com seus colegas de classe a importância desse gênero textual, justificando sua opinião.
Observação: Como podemos perceber por meio da leitura dos textos sobre a vida de Mahommah Gardo Baquaqua, as autobiografias resgatam memórias sociais e transformam as experiências pessoais em documentos históricos.
Pensando nisso, agora é hora de você escrever uma autobiografia, ou seja, um texto em que relate sua história de vida e suas experiências pessoais, em primeira pessoa( eu).
ARTIGO
É a palavra que antepõe ao substantivo para determina-lo.
Ex.: A amiga chegou.
Uma amiga chegou.
CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO:
DEFINIDO: é aquele usado para determinar o substantivo de forma definida (precisa): o, a, os, as.
Ex.: De repente, as crianças chegaram.
INDEFINIDO: é aquele usado para determinar o substantivo de forma indefinida (vaga): um, uma, uns, umas.
Ex.: De repente, umas crianças chegaram.
ATIVIDADES:
1 – Leia o texto abaixo e complete os espaços com os artigos. Observe que os artigos acompanham os nomes (substantivo) de objetos, coisas, pessoas determinando-os ou indefinindo-os.
O LEÃO E O RATINHO
O leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmaga-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: uma boa ação ganha outra.
4 – Em uma das frases, o artigo definido está empregado erradamente. Em qual?
A) A velha Roma está sendo modernizada.
B) A “Paraíba” é uma bela fragata.
c C) Não reconheço agora a Lisboa do meu tempo.
D O gato escaldado tem medo de água fria.
E) O Havre é um porto de muito movimento.
GATO ESCALDADO, com artigo, específico, mas a frase é: Todos os gatos escaldados têm medo de água fria.
5 – Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:
a) Estes são os candidatos que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
e) Muito é a procura; pouca é a oferta.
6 – Retire os artigos destacados e classifique-os:
a) A cara dele mostrava a sua pilantragem.
b) O palhaço fez umas brincadeiras e logo depois a luz apagou.
c) A ave olhava cautelosa e o vaqueiro admirava sua beleza, uma beleza rara.
d) Quando o gato pulou sobre a mesa, derrubou uns livros empilhados.
e) Quando o sorveteiro gritou, de uma casa saiu a criançada e de outra o casal de velhos.
7 – Complete as frases com o artigo adequado: (a, o, as, os, um, uma, uns, umas.)
a) Falaram tanto e eu acabei recebendo _____ notícia com indiferença.
b) Recebi ______ recado estranho esta semana.
c) _____ vezes saímos e fizemos_____ belo passeio.
d) ____ atleta principal feriu-se no acidente.
e) “_______ espécie de vento fresco soprou-lhe _____ alma”.
8 – Classifique as orações de acordo com o código representado:
A) Artigo definido B) Artigo indefinido.
a) ( ) Uns alunos chegaram cedo à escola.
b) ( ) O bem sempre vencerá o mal.
c) ( ) Preciso de um explicação para o fato.
d) ( ) Chegaram as encomendas.
e) ( ) Nesta loja vendem-se uns artigos importados.
N U M E R A L
Entre as palavras que, na frase, se relacionam ao substantivo há também o numeral.
Exemplos:
Comprou duas caixinhas de música.
O investigador fez a primeira pergunta.
Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando ideia de número.
Ex.: “Perseguido por três policiais um homem corre pelas ruas da cidadezinha”.
“Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto...”
O numeral pode indicar:
Quantidade: Choveu durante quatro semanas.
Ordem: O terceiro aluno da fila era o mais alto.
Multiplicação: O operário pediu o dobro do salário.
Fração: Comeu meia maçã.
CLASSIFICAÇÃO DO NUMERAL
De acordo com o que indica, o numeral pode ser:
CARDINAL: Indica uma quantidade determinada de seres: um, dois, três, quatro, cinco...
ORDINAL: Indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série: primeiro, segundo, terceiro...
MULTIPLICATIVO: Expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo...
FRACIONÁRIO: Expressa ideia de divisão, indicando em quantas partes a quantidade foi dividida: meio, terço, quarto, quinto...
UM – artigo com sentido de qualquer.
UM – numeral – sentido somente apenas.
RELAÇÃO DE ALGUNS NUMERAIS
CARDINAIS ORDINAIS
Um Primeiro
Dois Segundo.
Três Terceiro.
Quatro Quarto.
Cinco Quinto.
Seis Sexto.
Sete Sétimo
Oito Oitavo
Nove Nono.
Dez Décimo
Onze Décimo primeiro.
Doze Décimo segundo.
Treze Décimo terceiro.
Quatorze Décimo quarto.
Quinze Décimo quinto
Dezesseis Décimo sexto.
Dezessete Décimo sétimo.
Dezoito Décimo oitavo.
Dezenove Décimo nono.
Vinte Vigésimo.
Trinta Trigésimo.
Quarenta Quadragésimo.
Cem Centésimo
Duzentos Ducentésimo.
MULTIPLICATIVOS FRACIONÁRIOS
Dobro Meio.
Triplo Terço.
Quádruplo Quarto.
Quíntuplo Quinto.
Sêxtuplo Sexto.
Sétuplo Sétimo.
Óctuplo Oitavo.
Nônuplo Nono.
Décuplo Décimo.
Undécuplo Onze avos.
Duodécuplo Doze avos.
---- Vinte avos.
---- Trinta avos.
---- Noventa avos.
Cêntuplo Centésimo.
---- Ducentésimo.
---- Milésimo.
---- Milionésimo.
---- Bilionésimo.
1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
( ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
( ) Ainda resta a metade da torta.
( ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
( ) Recebi um doze avos do meu salário.
( ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
( ) Vendi duas dúzias de ovos.
2 – Complete com numeral conveniente:
a A) Hoje é o ________ dia da semana.
b B) No _________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c C) Junho é o _________ mês do ano.
d D) Oito é o _________ de quatro.
e E) D. Pedro __________, filho de D. Pedro ________ governou o Brasil durante quase _______ século.
3 – Escreva por extenso os numerais:
a A) Rodrigo e Rafael, fizeram ____________ pontos no jogo de basquete. (16).
b B) Estamos no ___________________ mês do ano (12º).
c C) Vinícius é o ____________________ da chamada (29º).
d D) Leonardo comemorou o ________________ aniversário do seu avó (60º).
e E) Joaquim tem __________ anos (11).
f F) Marcos mora no ______________ andar daquele prédio (16º).
g G) Esta é a ______________ vez que lhe telefono (1000º)
4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:
a A) Só consegui terminar _____________ do bordado. (1/4).
b B) Maria trabalhou ___________do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c C) Apliquei _______________ do meu salário na poupança. (3/12)
d D) Comprei o mesmo tecido por _______________ do preço que você pagou. (1/3).
e E) Pedi a ele que trouxesse o _____________ jornal que encontrasse. (1º).
f F) O padre João convocou os fiéis para rezar as _____________. (9).
5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
aA) Fernanda comeu um terço da torta:
bB) Esse filme é de segunda categoria:
cC) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola:
dD) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa:
eE) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita:
f F) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião:
gG) Vamos apresentar agora a décima candidata:
6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.
( A) 3 pão =
B) 12 porco =
c C) 14 papel =
dD) 660 grama =
e E) 1001 razão =
7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:
a A) Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
b B) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
c C) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.
d D) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
8 – Escreva os ordinais por extenso:
- 30º =
- 45º =
- 68º =
- 100º =
- 94º =
- 50º =
9 – Classifique os numerais das orações abaixo:
a A) Nossa equipe fez seis pontos.
b B) Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.
c C) Consegui alcançar o segundo lugar.
d D) Meu amigo recebeu o triplo de mim.
e E) Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.
Encaminhar as atividades respondidas para o email do professor: ainocencia@gmail.com
Sua aula é muito chata
ResponderExcluirEsse espaço é para momento de aprendizagens. Em momento oportuno vc deve se posicionar com argumentos e sugestões para a referida crítica. Peço que nesse momento seja mantido apenas o respeito e a realização da atividade proposta. Agradeço a compreensão.
Excluir