PORTUGUES PROFESSORA - PATRICIA

Atividades para o 1º Ano A - B-  C


1 º ANO - PORTUGUÊS – PROFESSORA PATRÍCIA -    ATIVIDADES MAIO / JUNHO                      
 ATENÇÃO:  NÃO ESQUEÇA DE PÔR NOME, NÚMERO E SÉRIE;
 NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS, PREFERENCIALMENTE DIGITADAS.
SE FOR FOTO DO CADERNO, AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS À CANETA E A FOTO DEVE ESTAR LEGÍVEL;
ATIVIDADE 1
Notícia: Esse texto também está na página 55 do seu livro de português.
Jovem cria projeto de incentivo à leitura no metrô
O desenvolvedor de software Fernando Tremonti, 26, criou há três semanas um projeto para incentivar as pessoas a lerem nos vagões dos trens da CPTM e do Metrô de São Paulo.
O jovem “abandona” diariamente um livro em alguma composição. Começou na linha 2-verde, mas já passou por outros ramais da malha de transportes sobre trilhos da cidade.
“A literatura foi muito importante para mim. Gostaria que fosse para os passageiros também. Muita gente não faz nada nesse tempo livre nos trens, podia ler mais”, diz.
Tremonti diz que lê durante todo o trajeto entre a estação Barra Funda, no bairro onde mora na zona oeste, e a estação Vergueiro, onde trabalha, na região central.
Por enquanto, ele só “esqueceu” livros de sua biblioteca particular. “Mas já estou recebendo doa ções para aumentar a oferta”, diz.
Nos livros, Tremonti deixa um recado pedindo para que quem encontre um exemplar tire uma foto com a obra e depois a publique nas redes sociais com a hashtag #leituranovagão.
O projeto “Leitura no Vagão” já possui perfis no Twitter e no Facebook.
Responda:
1-             De acordo com os elementos constituintes da notícia, responda:
a-             O quê aconteceu?
b-             Onde aconteceu?
c-             Como aconteceu?
d-             Quando aconteceu?
e-             Por que aconteceu?
2-             No título já aparece a resposta para algumas perguntas. Que perguntas são essas?
3-             O autor da notícia usa com predominância o tempo pretérito. O que isso demonstra?

Leia o texto e responda:
Assento preferencial para leitores no Metrô. Por enquanto, é só uma ideia…
Publicado por São Paulo para Curiosos | fev 5, 2015 | Cotidiano | 
Os adesivos estão sendo colocados sorrateiramente nos vagões das linhas Verde, Azul, Vermelha e Amarela há duas semanas. Diz: “Assento preferencial para leitores”. Não se trata de uma nova ideia do Metrô, mas de uma intervenção do estudante de publicidade Vinicíus Dias, 20 anos, e do publicitário Fabiano Gonçalves, 26 anos, usuários diários do meio de transporte. Eles já tinham feito
campanha parecida (a fanpage “Faz de Conta que a Água Acabou”, sobre racionamento de água, foi até assunto no programa de Ana Maria Braga) e parece que gostaram do negócio. “Assim como nós, muitas pessoas só têm tempo de ler nestes trajetos entre a casa e o trabalho ou a escola”, explica Vinicius. “Um vagão só para leitores incentivaria a leitura e não ocuparia os outros assentos preferenciais”. A nova campanha ainda está bem tímida, mas os dois acreditam que ela ganhará força com a hashtag que criaram, a #VagaodosLeitores


O rodapé do adesivo, em letras minúsculas, dá sinais de que não se trata mesmo de nada oficial: Não existe lei preferencial para leitores, mas poderia. “No fundo, a campanha serve como um incentivo à leitura”, conta Fabiano, que está sempre acompanhado de livros nos 90 minutos diários que passa a bordo do Metrô. “Mesmo que não dê certo, a ideia pode servir pelo menos como motivação para as pessoas deixarem de lado o  celular”. Os dois só não querem ser apontados como vândalos. “Foi um jeito que encontramos para passar uma mensagem”, explica Fabiano.

4-             O segundo texto faz intertextualidade com o primeiro texto. Explique.  (pesquise no seu livro didático página 71/72)


5 -         Apesar do livro físico ser algo que vem de séculos, nas notícias há uma relação com a tecnologia. Explique.

Leia e responda:
Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.

O latim na península Ibérica

O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.
Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.
No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.
Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

O português como língua oficial

Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.

Fases do português

·                Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
·                Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
·                Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
·                Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português no Brasil

Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.
Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua. 
No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.

O português no mundo

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:
·                Brasil;
·                Portugal;
·                Angola;
·                Moçambique;
·                Cabo Verde;
·                Timor-Leste;
·                Guiné-Bissau;
·                Guiné Equatorial;
·                São Tomé e Príncipe.
Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.
Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Flávia Neves
(Há mais sobre isso no seu livro didático páginas 79/80/81)

6 -          Resuma com suas palavras como a língua portuguesa foi formada?

7 -            Qual a história da língua portuguesa no Brasil? Resuma.

8 -           Qual a justificativa sobre a Língua Portuguesa ser falada em vários continentes?


ATIVIDADE 2 – CONTO – Esse texto também está no seu livro didático pág.117/118)
Leia o trecho do capítulo I do livro Capão Pecado (Ferrez)

[...]    Rael acordava sempre às cinco da manhã, horário que presenciava seu pai já arrumado e sentado na cadeira, tomando café, esperando alguns minutos para ir trabalhar. Sua mãe sempre lhe trazia café com leite na cama, e ele não sabia que essa era a época mais feliz da sua vida.
Era véspera de Natal, os três em volta da árvore brilhante, se é que se pode chamar um cabo de vassoura em um pote de margarina com cimento e quatro varetas de bambu com pedaços de algodão na ponta de árvore de Natal. Rael perguntou por que Natal tem árvore de Natal e Papai Noel.
 - É porque, com o passar do tempo, o homem foi esquecendo o espírito real do Natal, então fez essa invenção toda, meu fio.
-Ah! sei. - Foi mais um suspiro que uma demonstração de entendimento.
E eram já vinte horas.
O lugar dos presentes estava vazio. E era quase Natal
. - ó Zé, tem alguém no portão! - exclamou dona Maria.
 Zé Pedro correu seguido por seu filho, por seu gato Raul e por seu cachorro Renato e mais algumas sombras.
 O carteiro, com a carta na mão, esperava pacientemente, imaginando mais uma caixinha. Zé não deu, Zé não tinha, pegou a carta rapidamente e entrou.
 - O que que é véio? - perguntou dona Maria, abalada.
 - É da Metalco! - respondeu seu Zé, reconhecendo o símbolo da empresa onde trabalhava.
 - Abre, véio, abre.
 -Abre, abre, abre - gritavam mãe e filho em coro com o latido do cachorro. O gato estava atento.
O conteúdo do envelope era um cartão de Natal.
 Todos pensaram juntos, a firma se importa com o Zé, com certeza ele é muito especial.
 Seu Zé colocou o cartão na árvore e foi dormir, acompanhado de toda a família. A cama de solteiro era apertada para os três, mas eles sempre davam um jeito, o problema mesmo era a coberta, que não dava pra cobrir os pés e a cabeça.
 Mas Rael era muito curioso, e não conseguia dormir. Algo o incomodava. Levantou-se lentamente, acendeu a luz, foi até a árvore, pegou o cartão e resolveu ler, pois quando seu pai olhava o cartão, ele só estava fingindo entender o escrito, pois tinha vergonha de ficar dizendo que era analfabeto.
 Rael leu o cartão:
 "Um Feliz Natal e que seja feliz, você e toda a família, é o que nós da MET ALCO desejamos a todos nossos funcionários, Amor & Paz!"
 E Rael continuou a observar o cartão, notou que atrás havia letrinhas minúsculas, e, curioso, as leu. "Cartão comprado de associações beneficentes com efeito de abate no imposto de renda.
" Era Rael sábio e entendeu aquilo.
 Era Zé Pedro humilde e dormia tranquilo.
 Era mais uma família comum.
Era um Natal de paz.
 Rael carregou aquilo consigo, mas com o tempo isso se tornou algo insignificante. Suas perdas eram constantes e aparentemente intermináveis: o primeiro amigo a morrer lhe causou um baque e tanto, mas a morte dos outros dois fora menos desgastante, afinal Rael estava crescendo. A necessidade de roupas e de um material melhor para a escola o fez começar a trabalhar numa padaria. Nos fins de semana, ele fazia curso de datilografia no mutirão cultural.
Naquele quinto dia do mês foi seu pagamento, seu primeiro pagamento. Ele chegou em casa todo orgulhoso, e já havia separado a parte de sua mãe, mas ela não se encontrava na cozinha, isso era sinal de que já estava dormindo. Rael foi conferir, e estava certo, dona Maria dormia, enrolada na única coberta da casa. Também, o descanso naquela hora era mais do que merecido, pois trabalhava em casa de família como diarista e ainda realizava o serviço de casa. Rael voltou para a cozinha, pegou a chaleira, pegou um copo e derramou o pouco de café que tinha em seu interior. Bebeu o café meio enojado, pois o líquido negro estava gelado; procurou fósforo para acender o fogão, mas não achou, e se lembrou que seu pai sempre esquecia as caixas de fósforos nos bares quando já estava de fogo. Ficou nervoso com a lembrança das bebedeiras de seu pai e foi dormir.

1- Fale um pouco de como é Rael, o personagem principal.

2- Qual é a situação retratada no texto?

3- O narrador é em primeira ou terceira pessoa?

4- Onde acontece a história?

5- Faça uma pesquisa sobre o escritor Ferréz. Se possível assista um vídeo dele no youtube e fale um pouco sobre ele.

AGUARDANDO ANSIOSAMENTE O RETORNO DAS AULAS.
TENHA PACIÊNCIA, SORRIA, EXERCITE-SE, ALIMENTE-SE BEM E TOME SOL.



Enviar as atividades para o EMAIL do Professor:  patriciaalves72@hotmail.com





 Atividades Para os 3º ANOS  A - B 

OS ALUNOS DEVERAO ACESSAR O LINK ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES E ENCAMINHAR AS ATIVIDADES PARA O EMAIL DO PROFESSOR.





Enviar as atividades para o EMAIL do Professor:  patriciaalves72@hotmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY