JULIO SOCIOLOGIA


PROF. JULIO - SOCIOLOGIA - 1ºA,1ºB,1ºC,2ºA,2ºB,2ºC,2ºD,3ºA e 3ºB


ATIVIDADES PARA OS SEGUNDOS ANOS

.
 Leia e responda :
 1- "A organização do sistema de castas parte da crença de que os indivíduos estão separados em diferentes níveis hierárquicos determinados desde o nascimento. Cada casta possui um papel fixo a ser cumprido, e aqueles que não forem fiéis aos rituais e aos deveres de sua casta renascerão em uma posição inferior na próxima encarnação." Em relação a uma sociedade de castas, podemos dizer que há mobilidade entre as castas? Porquê?

 2-De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se:

 3- Leia o texto no site do "Brasil escola" que está no link:

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estratificacao-desigualdade-social.htm 

Responda:
 Os sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes:

 a) a escravidão, a servidão, o estamento e a classe.

b) as castas, os estamentos, a democracia e as classes.

c) escravidão, a casta, o estamento e a classe.

 d) a escravidão, a casta, o regimentalismo e a classe.

 4- Faça uma pirâmide de estratificação social com os seguintes elementos:
- Escravos
 - Faraó
- Camponês
- Sacerdote.
 - Nobres
 - Escribas

enviar as atividades para o e-mail: sociologiasegundos@gmail.com




ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS ANOS



 1- Leia e responda:
 ".. estágios anteriores de primitivismo social só são superados mediante a racionalização do mundo e do ser "humano, em uma lógica eurocêntrica que via o restante do mundo como 'bárbaros' ou 'primitivos'."
 Este trecho, fala sobre evolucionismo social. A qual alternativa refere-se:

 a) O evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por processo de diferenciação e integração que levam ao seu aprimoramento.

 b) O evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios sucessivos de racionalização.

c) O evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais evoluída de organização social, fundamentada na cooperação interna e obrigatória.

 2 - Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

 a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.

b) A consolidação do modelo familiar baseado na religião conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.

 c) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população nos extremos da cidade, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa a antiga realidade social gerava.

 3- A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.

 O enxerto acima é verdadeiro ou falso? Justifique a resposta.

 4- O autor considerado “pai” da sociologia, Augusto Comte, acreditava que a nova ciência das sociedades deveria igualar-se às demais ciências da natureza que se pautavam pelos fenômenos observáveis e mensuráveis para que assim fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva ideológica é chamada de:


enviar atividades para o e-mail:sociologiaprimeiros@gmail.com


ATIVIDADES PARA OS TERCEIROS ANOS



 1- Locke acreditava que o homem era um ser com a natureza “racional e social”, no entanto com inclinação para o bem e um forte senso de amor ao próximo e empatia pela dor alheia. Nesse sentido, o que motivaria o homem natural de Locke a se sujeitar ao contrato social? Explique.

 2- Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.

Considere as afirmações:

 I. Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.

II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.

 III.A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista.

 Está(ão) correta(s)

 a) apenas I.

 b) apenas II.

 c) apenas III.

 d) apenas I e II.

 e) apenas II e III.

3- O contratualismo é uma linha do pensamento,onde várias interpretações sobre a natureza humana e o surgimento das sociedades civis surgiram. Para os contratualistas, o ser humano vivia em um estado de natureza posterior às organizações sociais ou políticas que temos hoje.
 Verdadeiro ou falso? Justifique a resposta.

 4- Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:

a)A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe por todas as horas trabalhadas.

 b)A lei da mais-valia explica como o trabalhador dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo patrão, entregando -lhe apenas uma parte do que foi produzido nas horas trabalhadas.

c)A lei da mais-valia explica como o governo extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte do mês trabalhado

d)A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.


enviar as atividades para o e-mail: sociologiaterceiros@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA KATIA

ARTE - PROFESSORA JULIA

MATEMATICA - PROFESSOR EDICLEY