ARTES PROFESSORA JULIA
Atividades para 6º anos A - B - C
6º ANO - ARTE - 2º BIMESTRE - EE PADRE ANTÃO - PROFESSORA JULIA ROCHA
|
ALUNO(A)
Olá, desejo que esteja bem, tomando todos os cuidados necessários para manter-se saudável e compartilhar saúde com as Pessoas que você ama.
Estamos todos vivendo tempos difíceis pela distância entre as pessoas, o que nos impede de fazer aquilo que estávamos habituados antes. Ao mesmo tempo, estamos em um bom momento para pensar e valorizar as pequenas coisas do nosso dia a dia que logo voltaremos a fazer. Realizem as tarefas com atenção e cuidado, nos veremos em breve.
Cuide-se muito.
SENHORES RESPONSÁVEIS PELO ALUNO(A)
As atividades a seguir são parte do conteúdo para formar as notas do 2º bimestre.
Novas atividades serão postadas, fiquem atentos ao Blog da Escola no endereço .
IMPORTANTE
Os conteúdos da disciplina Arte, deverão ser copiados (caneta azul) no caderno com linhas. Respostas escritas (caneta azul), devem feitas sempre nesse caderno. Quando o solicitado for desenho, pintura ou outras tarefas criativas, deverão ser feitos no caderno de desenho.
Os dois cadernos serão vistados por ocasião do nosso retorno às aulas presenciais.
Desejo que seja breve.
Todas as tarefas concluídas deverão ser enviadas em um único e-mail, contendo no campo ASSUNTO o nome do aluno, número e série. Observem a qualidade das imagens.
No caso de ser a mãe, pai ou outro responsável que esteja enviando as atividades, peço que se identifique também, assim poderei começar a conhecê-los.
Obrigada, fiquem bem
A Linguagem musical - Música
A Linguagem musical ou Música está presente na vida de todos os seres humanos e gostar de vários gêneros musicais acontece quando passamos a conhecê-los.
Aprender e conhecer estilos diferentes, amplia nosso ‘repertório pessoal’
A música sempre esteve presente na vida dos estudantes. Atualmente o rap, o pop, o sertanejo, o pagode, o rock, o samba entre outros, são apreciados por muitos, ouvidos em suas casas, em seus celulares, em programas de tv, em festas de família e entre amigos.
A música pode promover encontros entre jovens com os mesmos gostos, com as mesmas habilidades para tocar algum instrumento ou cantar.
Há sempre influências que determinam esse gosto que pode começar em casa.
É importante destacar que a música tradicional brasileira é uma fusão de diferentes culturas - a africana, a indígena, a europeia e outras.
A cultura paulista, por ser muito vasta, tem diferenças em cada região e isso se manifesta em suas músicas, como por exemplo, o fandango no litoral paulista, o cururu na região de Sorocaba e Piracicaba, as modas de viola no interior, entre outras.
A música folclórica
É uma forma de transmitir a cultura, os valores e até mesmo as características de atividades humanas através de melodias que tem cadência e ritmo bem específico. Muitas dessas canções retratam também as crenças religiosas ou crenças políticas de um povo ou descrevem sua história.
As músicas folclóricas podem ser:
Canções de dança - são o tipo mais antigo de música popular, cantadas como acompanhamento para dançar. São caracteristicas de uma determinada região, de um estado ou de um país.
Canções lendárias – provêm de lendas populares, tem caráter poético, expressam acontecimentos cantados.
Há também a música folclórica relacionada com danças, jogos e brincadeiras infantis e variam de região para região
Música tradicional é aquela que caracteriza um povo, está intimamente ligada à sua formação. A música tradicional brasileira por exemplo, foi influenciada pela cultura indígena, europeia e africana
As respostas não devem ser simplesmente “sim” ou “não”.
É preciso que você reflita antes de responder e faça respostas completas, pensadas.
1. Na sua opinião, para que serve a música?
2. A música tem uma razão específica para os seres humanos?
3. Relacione uma música com uma situação que você viveu.
4. Com que frequência você ouve música?
5. O que é um gênero musical (estilo de música)?
6. Quais gêneros musicais (estilos de música) você conhece?
7. O que você entende por Música Tradicional?
8. O que você entende por Música Folclórica?
9. O que diferencia a Música Tradicional da Música Folclórica?
10. Você conhece alguma Música Folclórica? Qual?
11. Você conhece alguma Música Tradicional? Qual?
12. Conhece algum músico ou grupo importante da sua cidade ou região? Qual?
13. Conhece músicos ou grupos de importância nacional? Quais?
14. Em quais espaços acontecem apresentações musicais?
15. O que você entende por “Dimensão da vida”
16. Assista o vídeo do Youtube no endereço abaixo
veja as sucessivas imagens e leia a letra da música (está no anexo 4).
Depois disso, com inspiração em tudo que você viu e ouviu, faça um ou mais
Desenho(s) que represente o que você sentiu nesta experiência com a música
17. Ouça as duas versões da música “UIRAPURU” - Waldemar Henrique. Em seguida, faça
um desenho que mostre o que você imaginou ouvindo dois vídeos do youtube.
a. Página oficial da cantora Andreia Lira1
Gênero lírico
b. Página oficial do Projeto Guri2
Gênero coral
18. Ouça as duas versões da música “O Vira” - Waldemar Henrique. Em seguida, faça
um desenho que mostre o que você imaginou ouvindo dois vídeos do youtube.
a. A primeira é uma animação contemporânea focando uma linguagem estética voltada ao público infantil, produzida pelo grupo Palavra Cantada.
b. A segunda é apresentada pela cantora Fortuna, e apresenta a
dramaturgia de um espetáculo teatral.
Canção de Esperança
A esperança tece linha do horizonte
Traz tanta paz
Em reluzente e doce olhar
Traz tanta paz
Em reluzente e doce olhar
Que nos conforta
Quando o mar não é tão manso
Quando o que resta
É só o frio sem luar
Quando o mar não é tão manso
Quando o que resta
É só o frio sem luar
E nasce leve, devagar
Em uma canção de ninar
Que nos acolhe “pra” dizer
O Amor jamais deixou você
Em uma canção de ninar
Que nos acolhe “pra” dizer
O Amor jamais deixou você
Oh, Esperança
És para sempre, sempre viva
Te ofereço a minha casa “pra” morar
Nos meus sentidos
Quero ter os teus conselhos
Na minha voz
Eu quero sempre ir te encontrar
És para sempre, sempre viva
Te ofereço a minha casa “pra” morar
Nos meus sentidos
Quero ter os teus conselhos
Na minha voz
Eu quero sempre ir te encontrar
Se alguma coisa eu temer
Estou contando com você
“Pra” me dizer ao me acalmar
Que o amor jamais me deixará
Estou contando com você
“Pra” me dizer ao me acalmar
Que o amor jamais me deixará
E nasce leve, devagar
Em uma canção de ninar
Que nos acolhe “pra” dizer
O amor jamais deixou você
Em uma canção de ninar
Que nos acolhe “pra” dizer
O amor jamais deixou você
Email do Professor. juliartrocha@gmail.com
Atividades para 7º ano
7º ANO - ARTE - 2º BIMESTRE - EE PADRE ANTÃO - PROFESSORA JULIA ROCHA
|
ALUNO(A)
Olá, desejo que esteja bem, tomando todos os cuidados necessários para manter-se saudável e compartilhar saúde com as Pessoas que você ama.
Estamos todos vivendo tempos difíceis pela distância entre as pessoas, o que nos impede de fazer aquilo que estávamos habituados a fazer antes. Ao mesmo tempo, estamos em um bom momento para pensar e valorizar as pequenas coisas do nosso dia a dia que logo voltará ao normal. Realizem as tarefas com atenção e cuidado, nos veremos em breve.
Cuide-se muito.
SENHORES RESPONSÁVEIS PELO ALUNO(A)
As atividades a seguir são conteúdo para formar as notas do 2º bimestre. Novas atividades poderão ser postadas, fiquem atentos ao Blog da Escola no endereço
IMPORTANTE
Os conteúdos da disciplina Arte, deverão ser copiados (caneta azul) no caderno com linhas. Respostas escritas (caneta azul), devem feitas sempre nesse caderno. Quando o solicitado for desenho, pintura ou outras tarefas criativas, deverão ser feitos no caderno de desenho.
Os dois cadernos serão vistados por ocasião do nosso retorno às aulas presenciais.
Desejo que seja breve.
Todas as tarefas concluídas deverão ser enviadas em um único e-mail, contendo no campo ASSUNTO o nome, número e série do aluno. Observem a qualidade das imagens enviadas.
No caso de ser a mãe, pai ou outro responsável que esteja enviando as atividades, peço que se identifique também, assim poderei começar a conhecê-los.
Obrigada, fiquem bem
Leia[JFSR1] atentamente os conceitos abaixo, eles são importantes e nós vamos falar sobre eles durante o período destinado ao 2º bimestre. Anote palavras ou termos desconhecidos que encontrar, me escreva para que eu possa tirar suas dúvidas.
- Gênero musical: é o que podemos chamar de grande categoria (um conjunto de estilos musicais), ou seja, são aquelas músicas que possuem características, instrumentação e estrutura base, e servem de referência para variações. Como exemplos, o Samba, o Axé, a musica Sertaneja, o Forró, o Funk, o Gospel, entre outras.
- Usos e funções da música: Entendemos que toda composição musical tem uma função, pensada pelo seu autor. Como os exemplo, música religiosa, música cívica (hino nacional, hino a bandeira, etc.), música para divertir, música para meditação, entre outras. Já o uso que se faz dessas composições, pode variar de acordo com a intenção de quem as utiliza.
- Gêneros da Música Clássica: “os gêneros musicais formam um imenso material sonoro que vai gradualmente se ampliando, desde a antiguidade até nossos dias, incorporando uma considerável variedade estilística e formal”. Em outras palavras, durante toda a história da humanidade, a música esteve presente e foi sendo criada, recriada, modificada de acordo com a criatividade humana na construção de instrumentos e na criação das notas musicais e suas combinações em diferentes ritmos. Os gêneros da música clássicasão: Sinfonia, Concerto, Sonata e Música de Câmara.
- Canto Coral: Um coral se configura na forma de um grupo de pessoas que interpreta canções compostas ou arranjadas para esse fim. O coral se organiza de acordo com os tipos de voz
- vozes masculinas
baixo = mais grave
barítono = intermediária entre o baixo tenor
tenor = mais aguda
- vozes femininas
contralto = mais grave
meio-soprano = intermediária entre contralto soprano
soprano = mais aguda
- Gêneros do Canto Coral: “Ao longo da evolução musical da humanidade, a voz humana sempre foi utilizada, seja em composições vocais solo (uma pessoa só), seja em coros (grupo de pessoas), com ou sem acompanhamento instrumental. Utilizam-se vozes em gêneros musicais diversos como: Canções, missas, motetos, madrigais, cantatas, oratórios, óperas e até mesmo sinfonias.”
- Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: Os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais ao ar livre ou em espaços fechados e o celular, se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais, compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
- Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada, com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis.
Apenas Observe as imagens e sua respectiva legenda, procure reconhecer o que as imagens mostram:
Legendas das imagens da página anterior
1. Coral em igreja - Imagem de K. H. J. / MCI
2. Ópera -Imagem de Travel CoffeeBook
3. Músicos de rua -Imagem de Michael Gaida
4. Fuzileiros - Imagem de squeeze
5. Escola de música - Imagem de Valéria Rodrigues Valéria
6 Smartphone - Imagem de Karolina Grabowska
7. Show - Imagem de Pexels
8. CD,HD, PenDrive - Imagem de tookapic
Atividades (01, 02, 03, 04 e 05)
1. Procure LEMBRAR e ANOTE em forma de LISTA (caneta azul) em seu CADERNO (com linhas) trilhas sonoras de filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de aparelhos smartphones, por exemplo. Observe o infográfico abaixo, copie em seu caderno deixando em branco os retângulos que você deve preencher, respondendo as perguntas que estão dentro deles:
Fonte: Elaborado especialmente para o Currículo Paulista
2. Questionário
1. O que é um gênero musical?
2. O que é música clássica?
3. O que é canto coral?
4. Existem diferentes gêneros de música clássica e de canto coral. Quais são?
5. O que você entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.
6. Como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, Política, histórica, econômica, estética e ética?
7. O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
8. Quais tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais?
9. Pesquise e desenhe 3 (tres) instrumentos de grupos diferentes, presentes nas orquestra Assista os vídeos do Youtube indicados abaixo
Assista os vídeos abaixo e responda os itens da atividade 03, 04 e 05
ESTE VIDEO TEM 14 MINUTOSO - O INCIO MOSTRA DEPOIMENTOS E ENSAIOS DO GRUPO - A APRESENTAÇÃO OFICIAL COMEÇA POR VOLTA DO 8º MINUTO ATÉ O FINAL
A) Projetos Especiais do Guri abre sua segunda temporada com um concerto especial realizado em outubro de 2016, comemorando o Mês das Crianças. Reuniram-se em um só palco três dos Grupos Infantis e Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, o Coral Infantil e o Coral de Familiares
ENDEREÇO https://youtu.be/ubPKIeZyp8k
B) Trem bala - Coro Projeto Guri Polo Piracicaba ( 3 MINUTOS APROXIMADAMENTE)
ENDEREÇO https://youtu.be/NmPpIMd7v7k
C) Ninguém é Igual a Ninguém (5 MINUTOS APROXIMADAMENTE)
D) DIVANO - Meninas Cantoras de Petrópolis Brasil (3 MINUTOS APROXIMADAMENTE)
E) Ave Maria - J. S. Bach/ C. Gounod (3 MINUTOS APROXIMADAMENTE)
Paulistana de Viola Caipira - OPVC
Regência: Rui Torneze DVD Viola
Teatro Pedro II - Ribeirão Preto/SP - Julho/2009
.
F) La Marsellesa (3 minutos aproximadamente)
Rouget de Lisle - Die Wacht am Rheim
Filme "Casablanca"
Direção: Miguel Roa
Cantores solidários
ENDEREÇO https://youtu.be/VwBJPZrZzKc
03. Que tipo de apresentação se vê nos vídeos A, B, C, D e E ?
A)_________________________________________________________________
B)_________________________________________________________________
C)_________________________________________________________________
D)_________________________________________________________________
E)_________________________________________________________________
F)_________________________________________________________________
04. Qual é o gênero musical nos vídeos A, B, C, D e E ?
A)_________________________________________________________________
B)_________________________________________________________________
C)_________________________________________________________________
D)_________________________________________________________________
E)_________________________________________________________________
F)_________________________________________________________________
05. Qual a dimensão cultural nos vídeos A, B, C, D e E ?
A)_________________________________________________________________
B)_________________________________________________________________
C)_________________________________________________________________
D)_________________________________________________________________
E)_________________________________________________________________
F)_________________________________________________________________
Email do Professor. juliartrocha@gmail.com
Atividades para 8º Ano A - B - C
8º ANO - ARTE - 2º BIMESTRE - EE PADRE ANTÃO - PROFESSORA JULIA ROCHA
|
ALUNO(A)
Olá, desejo que esteja bem, tomando todos os cuidados necessários para manter-se saudável e compartilhar saúde com as Pessoas que você ama.
Estamos todos vivendo tempos difíceis pela distância entre as pessoas, o que nos impede de fazer aquilo que estávamos habituados a fazer antes. Ao mesmo tempo, estamos em um bom momento para pensar e valorizar as pequenas coisas do nosso dia a dia que logo voltará ao normal. Realizem as tarefas com atenção e cuidado, nos veremos em breve.
Cuide-se muito.
SENHORES RESPONSÁVEIS PELO ALUNO (A)
As atividades a seguir são conteúdo para formar as notas do 2º bimestre. Novas atividades poderão ser postadas, fiquem atentos ao Blog da Escola no endereço
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo e-mail juliartrocha@gmail.com
IMPORTANTE
Os conteúdos da disciplina Arte, deverão ser passados para o caderno com linhas (com caneta azul) ou colados se forem impressos, pois estes conteúdos serão avaliados em nosso retorno às aulas presenciais. Respostas escritas (com caneta azul), devem feitas sempre nesse caderno. Quando o solicitado for desenho, pintura ou outras tarefas criativas, deverão ser feitos no caderno de desenho.
Os dois cadernos serão vistados por ocasião do nosso retorno às aulas presenciais.
Desejo que seja breve.
Todas as tarefas concluídas deverão ser enviadas em um único e-mail, contendo no campo ASSUNTO o nome, número e série do aluno. Observem a qualidade das imagens enviadas.
No caso de ser a mãe, pai ou outro responsável que esteja enviando as atividades, peço que se identifique também, assim poderei começar a conhecê-los.
Obrigada
A Linguagem Musical
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e a apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos sobre essa linguagem também possibilitam a compreensão das sociedades. Crianças e adolescentes são capazes de diferenciar, caracterizar, reconhecer, reproduzir e classificar sons de acordo com timbre, altura, duração, intensidade, contextualizando historicamente as produções musicais. Vamos então conhecer diferentes gêneros musicais, a fim de ampliar o repertório pessoal e conhecimento. Vamos então ouvir, entender e criar, sendo que, a música produzida na escola e aquelas divulgadas na mídia, retratam contextos socioculturais. A música está bastante presente na vida de todos jovens. Gêneros como o rap, o funk, o pop e o rock, o samba, o sertanejo, entre outros, são ouvidos e apreciados, em muitos casos, retratam suas realidades ou estão ligadas ao contexto social onde estão inseridos. Vamos nos empenhar em fazer análises críticas, conhecendo e valorizando o cenário musical local, paulista e brasileiro, incluindo nas atividades diárias diferentes tipos de música com oportunidade maior de escolher o que ouvir, além de desenvolver a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades como formas de expressão e reflexão sobre as diferentes culturas. Reconhecer semelhanças e diferenças entre as culturas.
Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem
• Elementos constitutivos da música - altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo
• Práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;
Explorar e analisar instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Objetos de Conhecimento: Materialidade
• Instrumentos de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical
• Timbres e características de instrumentos musicais diversos
Elementos constitutivos da música
Altura – parâmetro que organiza os sons em toda a vasta gama que vai do grave ao agudo.
Duração - parâmetro que nos auxilia a identificar o som no tempo. Resumidamente, podemos dizer que um som pode ser longo ou curto.
Intensidade – parâmetro que corresponde à relação entre sons fracos e fortes
Timbre – parâmetro que descreve as características que determinado instrumento ou voz possui e, desta forma, nos permite identificá-lo.
Melodia – ao conectarmos sons de diversas alturas, no decorrer do tempo, obtemos uma melodia.
Ritmo - combinação entre diversas durações, num determinado tempo; é a batida regular ou pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida); é a organização do tempo, que pode ser acompanhada com o bater dos pés e ou mãos.
Composição/criação – diferentes arranjos possíveis, entre os elementos da música.
Execução musical – ato de interpretar uma composição, que pode seguir rigorosamente as regras de execução, um arranjo ou de forma improvisada.
Apreciação musical – está relacionada à escuta atenta, ajudando os estudantes a atribuir sentido às produções artísticas apresentadas durante as aulas, além de possibilitar que conheçam arte ao mesmo tempo em que realizam suas produções.
Instrumentos de matriz indígena – Os instrumentos musicais indígenas, assim como, a produção musical, é utilitária, apresentando composições que passam de geração em geração, e é baseada no canto e em instrumentos de diferentes tipos: Idiofones: instrumentos que vibram por percussão ou atrito (chocalho); Aerofones: soam pela ação do ar soprado pela boca ou nariz (flautas e apitos); Membranofones: instrumentos que soam pela vibração de uma membrana (tambores); Zumbidores: o som é obtido ao se girar rapidamente, no ar, uma corda a uma pequena peça de madeira oval na ponta.
Instrumentos de matriz africana - Os instrumentos musicais africanos baseiam-se numa grande variedade de instrumentos de percussão membranofones (tambores), idiofones (reco-reco), xilofones, aerofones, e outros instrumentos “mistos” como a kalimba e o pandeiro, por exemplo.
Características de instrumentos musicais diversos - os instrumentos podem ser: acústicos, elétricos e eletrônicos; aerofones, cordofones, idiofones e membranofones; harmônicos, melódicos.
Uma classificação tradicional e até frequente no senso comum, é a que distingue instrumentos de sopro (trompete, trompa, oboé, fagote etc.), de cordas (piano, violino, viola, violoncelo, baixo, violão, viola caipira etc.) e de percussão (bongô, pandeiro, reco-reco, tamborim, caixa, atabaque etc.).
Há, ainda, uma classificação pelo modo de tocar o instrumento: friccionando (cuíca, violoncelo, serrote etc.), percutindo (piano, carrilhão, pandeiro etc.), pinçando (violão, cravo, alaúde, coto etc.).
Outra categoria distingue instrumentos harmônicos, que trabalham usando acordes, ou seja, fazendo soar dois ou mais sons ao mesmo tempo (cavaquinho, banjo etc.), e instrumentos melódicos, que tocam apenas a melodia, não realizando sequências de acordes sozinhos (voz, violino, flauta doce, oboé etc.).
Há, também, categorias internacionais convencionadas para a classificação do suporte sonoro, na qual se distinguem quatro grupos, segundo a característica física de produção do som: aerofones, instrumentos que necessitam de sopro (trompa, gaita, clarinete, flauta doce etc.); cordofones, instrumentos de cordas (violino, coto, harpa, piano, cravo etc.); idiofones, instrumentos cujo próprio corpo em vibração produz som (xilofone, castanholas, prato, triângulo etc.); e membranofones, instrumentos de membrana (tímpano, bumbo, caixa, atabaque etc.). (São Paulo, 2014, p. 19)
➔ Instrumentos musicais acústicos: são todos os instrumentos que não precisam de utilização de energia elétrica ou amplificadores para serem tocados. Exemplos: Atabaques, xilofones, harpas entre outros.
➔ Instrumentos musicais elétricos: São instrumentos musicais que necessitam de energia elétrica e ou amplificadores elétricos para sua utilização. Exemplos: Guitarras, órgãos e violinos elétricos, entre outros.
➔ Instrumentos musicais eletrônicos: são instrumentos que necessitam além da energia elétrica, de recursos digitais como computadores ou celulares para a sua utilização, exemplo: os sintetizadores e samplers. Hoje o sampler é um software que se instala em computadores.
ATIVIDADES 901, 02, 03, 04)
(1) QUESTIONÁRIO
(Evite respostas simples como SIM ou NÃO. Reflita antes de responder)
1. Você já ouviu músicas indígenas ou africanas? Quais?
2. . Já assistiu alguma apresentação destas etnias? Quais? Onde?
3. Como você identifica que a música é indígena, africana ou afro-brasileira?
O que você acha destes estilos musicais?
5. Você identifica elementos da música indígena em que produções musicais atuais?
6. Você identifica elementos da música africana em quais produções musicais atuais?
7. Já ouviu músicas afro-brasileiras? Quais?
8. Você conhece instrumentos musicais africanos? Quais?
9. Sabe quais são os instrumentos que os indígenas utilizam e como compõem suas músicas?
10. Será que todos os povos produzem músicas da mesma forma e com a mesma finalidade? Comente. 11. Você já ouviu falar dos elementos constitutivos da música (altura, de composição / criação, execução e apreciação musical utilizando os elementos constitutivos da música? Comente como foi.
(2) PESQUISE E ANOTE NOMES DE INSTRUMENTOS AFRICANOS NOMES DE INSTRUMENTOS INDÍGENAS
INSTRUMENTOS AFRICANOS
|
INSTRUMENTOS INDÍGENAS
|
1.
|
1.
|
2.
|
2.
|
3.
|
3.
|
4.
|
4.
|
5.
|
5.
|
6.
|
6.
|
(3) Assista os vídeos e em ordem numérica relate o que viu em cada um deles, numere as respostas
Instrumentos musicais Africanos
Instrumentos musicais Indígenas
Os indígenas se inspiraram na floresta e nos sons da natureza.
Eles imitavam os sons dos pássaros, do vento, da chuva, da vegetação e com suas mãos fizeram os instrumentos musicais.
Utilizaram cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Deram o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros.
Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.
Dos instrumentos de corda são emitidos sons que podem ser relacionados a “vozes” da natureza, como a água que corre dos rios. Existem apitos que imitam o canto dos pássaros como mostraremos no vídeo, são chamados de pios de passarinhos.
Os instrumentos de sopro, percussão e corda divulgam e mantém viva a música dos indígenas. Cada aldeia faz seu instrumento e entoam seus cânticos, conforme suas crenças, necessidades de expressão e sentimentos.
“Pataxó reproduz o som dos pássaros com instrumentos tradicionais. Este vídeo foi realizado pelo indígena Ubiranã da aldeia Pataxó durante os XII Jogos dos Povos Indígenas, que acontece em Cuiabá. O Pataxó Ubiranã mostra instrumentos que reproduzem o som de pássaros e outros animais.
5. http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=937%3 Aindios-brasileiros-instrumentos-musicais
Naná Vasconcelos
O artista Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido como Naná Vasconcelos (1944-2016), que foi um músico brasileiro. Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy. Considerado uma autoridade mundial em percussão.
Imagem do Artista Naná Vasconcelos, Espetáculo de inauguração do Auditório Ibirapuera. São Paulo. Brasil:
Naná Vasconcelos –Africadeus
Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos - Dança das Cabeças
Naná Vasconcelos
com base também nos vídeos acima, responda:
(4) QUESTIONÁRIO
1. Quais imagens, sons e movimentos chamaram mais sua atenção?
2. Você gostaria de comentar algo que o artista disse sobre a música??
3. Qual é a relação da música com o corpo?
4. Você observou se a apresentação ficou apenas nos tambores? Se não, quais outros instrumentos foram observados?
5. Existe uso de voz?
6. Você percebeu a percussão corporal? Consegue reproduzir?
7. Quais elementos constitutivos da música você percebeu durante a apreciação?
Email do Professor . juliartrocha@gmail.com
mas não dar para ver nada na do 7* Ano
ResponderExcluira foto da liçao do 7 ano nao da para ver nada
ResponderExcluirQuerido(a) Anônimo(a):
ExcluirAs imagens colocadas aqui, tem o mesmo tamanho das que estão na apostila de Arte, você pode olhar la também.
Apostila São Paulo Faz Escola 2 Caderno do aluno
precisa copiar o texto do 7ano?
ResponderExcluirProfessora.nos link que você passou . Alguns não quer dar!
ResponderExcluirQuando eu entro na página sempre tem "página não encontrada"como eu vou responder,algumas das questões?
Olá,
ExcluirVocê pode conferir os endereços/links no seu caderno do aluno, apostila São Paulo Faz Escola.
Do 8ano
ResponderExcluirE para copiar tudo isso ;-;
ResponderExcluir8°ano
Só para saber PROF
ResponderExcluir. . . . . . . . . .
. . . . . . . . . .
. . . . . . . . .
. . . . . . .
. . . . .
. .
.
°•Vc vai cobrar nota das aulas ONLINE