TECNOLOGIA - PROFESSORA KATIA ( 5 ATIVIDADE)
Atividade de Tecnologia 3º Bimestre 6º Anos A - B - C ( 5 atividade) e 8º Ano A
5 ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 6º ANO A,B,C E 8ºANO A
PROFª KATIA MONTEIRO ALVES
EMAIL Katiamalves22@gmail.com
ATIVIDADE I:
FAÇA A LEITURA DO TEXTO :
O acesso a smartphones tem acontecido cada vez mais cedo entre crianças e jovens no
Brasil. Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que 30%
das crianças entre 4 e 6 anos têm um dispositivo móvel próprio e, ainda mais cedo que isso,
na faixa dos 0 aos 3 anos, 12% também já possuem os próprios aparelhos.
O estudo concluiu que isso pode ter relação com a influência da presença massiva da
tecnologia no dia a dia das pessoas, desde que acordam até a hora de dormir.
As crianças se espelham nos adultos, por isso se os pais fizerem uso excessivo dos
smartphones é natural que os filhos queiram imitá-los.
Em uma análise de acordo com o gênero, constatou-se que ter celulares próprios é mais
comum entre os meninos (44%) do que entre as meninas (39%).
No total, 83% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos acessam um smartphone, seja ele
próprio ou emprestado pelos responsáveis.
Além disso, o anseio pelo objeto começa logo nos primeiros anos de vida. As entrevistas
feitas com os pais para o estudo indicaram que 40% das crianças de até três anos de idade
já pediram o aparelho de presente.
Outro dado interessante é o fato dos responsáveis muitas vezes não se sentirem
influenciadores desses desejos. Somente 13% entendem que eles próprios influenciam
nesse aspecto. A maioria (45%) acredita que os amigos são os principais responsáveis pelas
crianças quererem ter um celular:
Mesmo com vários estudos comprovando que o uso excessivo de smartphones pode ser
prejudicial ao desenvolvimento das crianças, os números na frente das telas são altos. Na
faixa dos 10 aos 12 anos, por exemplo, 32% dos pequenos usam o aparelho em média de
quatro horas ou mais por dia, mesmo com 72% dos pais afirmando restringir a utilização.
Por outro lado, a tecnologia não precisa ser tratada como vilã. O uso responsável, com as
ferramentas adequadas, levando em conta a maturidade da criança e a capacidade dos pais
em gerir essa relação de maneira saudável, equilibrada e responsável, pode enriquecer o
desenvolvimento das crianças, sem atrapalhar seu desenvolvimento social e suas
experiências no mundo real.
Texto disponivel em:
https://www.consumidormoderno.com.br/2019/11/19/criancas-ganham-smartphones-mais-
jovens
Esse texto serve de base para você responder suas questões .
Você deverá copiar apenas as questões no caderno de tecnologia e responder. Depois enviar
ao email da professora. Katiamalves22@gmail.com
1) Na sua opinião, quais os efeitos da tecnologia no desenvolvimento das crianças? *
2) Você concorda que os responsáveis , não influenciam nos desejos das crianças em
quererem possuir um smartphone? Explique. *
3) Você possui um smartphone? Qual o seu tempo médio de uso durante um dia? *
4) Quais os efeitos da tecnologia no desenvolvimento das crianças?
5) Crianças e adolescentes estão mais conectados à internet ?
1) PARA QUE SERVE OS SMARTPHONES?
2) ELES INFLUENCIARAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS? EM QUE
SENTIDO?
3) POR QUE TANTAS PESSOAS TÊM OU QUEREM TER UM SMARTPHONE?
4) QUANTO TEMPO DURA UM SMARTPHONE?
5) QUAIS OS IMPACTOS ESSA QUANTIDADE DE SMARTPHONES
PRODUZIDOS CAUSAM OU PODEM CAUSAR AO MEIO AMBIENTE?
Comentários
Postar um comentário