ARTES - PROFESSORA JULIA (5 ATIVIDADE)
Atividade de Artes 3º Bimestre Para 6º ano A - B - C (5 atividade)
EE PADRE ANTÃO
6ºA – 6ºB – 6ºC
Ensino Fundamental II
ARTE
Professora Julia Rocha
3º BIMESTRE
Assistir aos videos do link a baixo, em seguida fazer as atividades proposta.
TEATRO
Teatro
Alunos(as), leiam pausadamente os conceitos a seguir, procurando relacioná-los com o
que vocês já viveram, já tenham ouvido falar, ao que puderem saber ouvindo a experiência
de seus pais, irmãos mais velhos, seus responsáveis e outros familiares.
Em caso de dúvidas tenho um nº celular disponível e podemos nos comunicar por
intermédio dele - Professora Julia Rocha (11) 9 5205 1727
● Gênero teatral Comédia: Explora situações do dia a dia, exagera particularidades do
comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no
público.
● Gênero teatral Farsa: Apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante
na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens
são excêntricos e caricatos.
● Práticas artísticas: Ações que resultam em produtos artísticos ou artesanais de todos os
povos e matrizes estéticas e culturais (técnicas, saberes, apresentações musicais, de dança,
teatro e circo, tradicionais ou contemporâneos).
● Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por
elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode
ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida a partir de
experiências sensíveis.
● Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos nos quais seja possível ter contato com a
arte: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no
shopping etc.
● Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre
eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo, em localidades mais
próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero
sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as
influências culturais locais.
● Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de
outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.
● Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos
que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo, a música do filme Titanic; o hino
da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida etc.
Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em
massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais como livros, objetos,
fotografias, gravuras, mídias digitais etc.
● Dimensão Estética: Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite,
afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas
pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.
● Dimensão Ética: Relacionada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não
discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos
pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.
● Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de
geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo.
Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado
artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios,
treinamento físico, divulgação e desmontagem.
● Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo
familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.
Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é
desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição
combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos,
agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham
diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético.
Outra característica importante é que não há animais.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
1.Você sabe o que é uma prática artística?
Explique o conceito de prática artística de acordo com seu conhecimento prévio do
assunto.
2. Quantos tipos de práticas artísticas existem? Ou seja, que tipo de expressões
artísticas você conhece? Procure lembrar o que você gosta, já ouviu, já assistiu etc.
3. O que você conseguiu entender por dimensões da vida?
4. Quantas dimensões existem? Como você percebe as práticas artísticas dentro
dessas dimensões?
5. Pensando em sua vida, onde você identifica práticas artísticas?
6. Você conhece o Circo tradicional, com lona, palhaço, trapezista ou outros? Já foi
alguma vez ao circo?
7. Já assistiu pela tv algum espetáculo circense?
8. Sabe o que é um Circo Contemporâneo? Conhece algum?
9. Conhece o Circo de Soleil?
Já assistiu apresentação dessa trupe? Ao vivo, na televisão?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
a) Observe atentamente cada imagem abaixo. São cartazes de divulgação de espetáculos de
circo tradicional. Descreva tudo o que você conseguir ver e identificar em cada um deles.
Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3.
Atividade de Artes 3º Bimestre Para 7º ano A - B - C (5 atividade)
Assistir aos videos do link a baixo, em seguida fazer as atividades proposta.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
RESPONDA
1. Você já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches,
dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?
Comente como foi a sua experiência.
2. Onde você assistiu a esse teatro? Foi em um ambiente fechado ou em um local aberto?
Na TV ou internet?
3. Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco
“ganha vida” no palco?
4. Conhece algum artista, grupo, coletivos cênicos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros,
que participaram da produção de espetáculos de teatro de animação?
5. Em seu bairro, cidade ou região existem algum artista, grupo, coletivos cênicos que
participaram da produção de espetáculos de teatro de animação?
Na igreja que você frequenta? Quais?
6. Depois de ler o texto, você pode dizer qual a diferença entre Arte e Artesanato?
Comente
7. O que é Folclore? Você conhece algum personagem folclórico ou alguma lenda
brasileira?
8. A prática do teatro de animação é muito utilizada em programas infantis. Dos que foram
citados acima, quais você já assistiu?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Observe atentamente as seis imagens que estão na página 11 do Caderno do Aluno –
Volume 3. Escreva o que você observa em cada imagem, procure identificar o maior
número de detalhes em cada uma delas.
1. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos de Alice no País das Maravilhas. Fonte: Amábile Talita
Cavalini/Caraguatatuba/ 2019
2. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos de Os Três Porquinhos. Fonte: Amábile Talita
Cavalini/Caraguatatuba/ 2019
3. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos. Fonte: Amábile Talita Cavalini/ Caraguatatuba/ 2019
4. Mesa de som. Fonte: Edu Santos “Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2020”
5. Bonecos feitos com materiais reciclados. Fonte: Evania Escudeiro/ São Paulo/ 2019
6. Bonecos de Sombra. Fonte: Amábile Talita Cavalini/ Caraguatatuba/ 2019
Assista aos tres vídeos indicados abaixo. Relate o que viu/compreendeu em cada um.
1) Os três porquinhos:
teatro de sombras
2) Michael Jackson
https://youtu.be/M60cgjoq-6E
3) Circus - Jordi
Bertran/ Espanha
27º Festival Internacional
de Teatro de Bonecos
Canela
Encaminhar as atividades para o email da professora: juliartrocha@gmail.com
Atividades de Artes 3º Bimestre 8º ano B ( 5 Atividade)
PADRE ANTÃO
8ºa – 8ºB
Ensino Fundamental II
ARTE
Professora Julia Rocha
3ºBIMESTRE – POSTAGEM 2
TEATRO
Criação coletiva - No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960
e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria
com base na experimentação em sala de ensaio.
Processos artísticos coletivos e colaborativos - Pode-se dizer que em se tratando do teatro popular, a
prática da criação compartilhada (coletiva) já existe há muitos séculos. O que vemos hoje é uma
atualização dessas práticas nos processos artísticos coletivos e colaborativos.
Essa forma de criação se dá a partir da necessidade de contrapor regras pré-estabelecidas em que
espaços cênicos são exclusivos, atores têm a função única de cuidar de suas personagens, o texto é
restrito somente ao seu autor e o jogo cênico, ao diretor, ou seja, uma maneira funcionalista de
procedimentos.
Esses processos de participação coletiva e colaborativa permitem a participação de todos mostrarem seus
conhecimentos e talentos na elaboração da obra teatral.
Atividade 1 – Sondagem
Levantamento de conhecimentos que você aluno(a) tem sobre as diferentes funções (atividades
desenvolvidas) teatrais, como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos
e quais tecnologias e recursos digitais que eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos.
RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO, NUMERANDO AS RESPOSTAS
1. Quais as diferentes funções teatrais vocês lembram?
2. Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um
colaborativo?
3. Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar,
práticas e repertórios artísticos?
4. Quais tecnologias e recursos digitais os profissionais em teatro utilizam para produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?
Atividade 2 – Apreciação
a) Leia atentamente a TABELA QUE CONTÉM A INDICAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTADAS POR
PROFISSIONAIS DO ESPETÁCULO TEATRAL (página 10 - apostila de Arte – Volume 3 – Aluno)
As funções estão distribuídas em 4 áreas profissionais que são:
Área Técnica - Área Artística - Área de Comunicação e Imagem - Área Administrativa
b) Leia o texto “ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE – UM PROJETO ARTÍSTICO COLETIVO DE
CRIAÇÃO COLETIVA” (página 11 - apostila de Arte – Volume 3 – Aluno)
c) Após a leitura do texto, RESPONDA NO CADERNO, NUMERANDO AS RESPOSTAS
1. Compreenderam as características dos processos artísticos coletivos e colaborativos teatrais?
2. Como a função dos profissionais se modifica nestes processos de criação? Comente.
3. Com o uso das tecnologias e recursos digitais, mudou o modo de acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos? Justifique.
4. De que maneira podemos acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e
repertórios artísticos de modo reflexivo, ético e responsável?
5. É prática comum, antes do início de um espetáculo teatral, os responsáveis avisarem se o
espetáculo pode ser fotografado ou filmado., porém muitas pessoas desobedecem a este aviso
registrando e publicando cenas em Redes Sociais. Qual sua opinião sobre o fato? Quais
soluções você indicaria para resolver este problema?
Comentários
Postar um comentário