ARTES - PROFESSORA JULIA (5 ATIVIDADE)

 Atividade de Artes 3º Bimestre  Para 6º ano A - B - C (5 atividade)


EE PADRE ANTÃO

6ºA – 6ºB – 6ºC

Ensino Fundamental II

ARTE

Professora Julia Rocha

3º BIMESTRE 


Assistir aos videos do link a baixo, em seguida fazer as atividades proposta.




TEATRO


Teatro

Alunos(as), leiam pausadamente os conceitos a seguir, procurando relacioná-los com o

que vocês já viveram, já tenham ouvido falar, ao que puderem saber ouvindo a experiência

de seus pais, irmãos mais velhos, seus responsáveis e outros familiares.

Em caso de dúvidas tenho um nº celular disponível e podemos nos comunicar por

intermédio dele - Professora Julia Rocha (11) 9 5205 1727

Gênero teatral Comédia: Explora situações do dia a dia, exagera particularidades do

comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no

público.

● Gênero teatral Farsa: Apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante

na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens

são excêntricos e caricatos.

● Práticas artísticas: Ações que resultam em produtos artísticos ou artesanais de todos os

povos e matrizes estéticas e culturais (técnicas, saberes, apresentações musicais, de dança,

teatro e circo, tradicionais ou contemporâneos).

● Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por

elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode

ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida a partir de

experiências sensíveis.

● Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos nos quais seja possível ter contato com a

arte: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no

shopping etc.

● Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre

eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo, em localidades mais

próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero

sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as

influências culturais locais.

● Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de

outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

● Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos

que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo, a música do filme Titanic; o hino

da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida etc.


Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em

massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais como livros, objetos,

fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

● Dimensão Estética: Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite,

afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas

pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.

● Dimensão Ética: Relacionada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não

discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos

pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

● Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de

geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo.

Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado

artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios,

treinamento físico, divulgação e desmontagem.

● Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo

familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.

Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é

desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição

combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos,

agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham

diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético.

Outra característica importante é que não há animais.



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

1.Você sabe o que é uma prática artística?

Explique o conceito de prática artística de acordo com seu conhecimento prévio do

assunto.

2. Quantos tipos de práticas artísticas existem? Ou seja, que tipo de expressões

artísticas você conhece? Procure lembrar o que você gosta, já ouviu, já assistiu etc.

3. O que você conseguiu entender por dimensões da vida?

4. Quantas dimensões existem? Como você percebe as práticas artísticas dentro

dessas dimensões?

5. Pensando em sua vida, onde você identifica práticas artísticas?

6. Você conhece o Circo tradicional, com lona, palhaço, trapezista ou outros? Já foi

alguma vez ao circo?

7. Já assistiu pela tv algum espetáculo circense?

8. Sabe o que é um Circo Contemporâneo? Conhece algum?

9. Conhece o Circo de Soleil?

Já assistiu apresentação dessa trupe? Ao vivo, na televisão?


ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

a) Observe atentamente cada imagem abaixo. São cartazes de divulgação de espetáculos de

circo tradicional. Descreva tudo o que você conseguir ver e identificar em cada um deles.

Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3.




Atividade de Artes 3º Bimestre  Para 7º ano A - B - C (5 atividade)


Assistir aos videos do link a baixo, em seguida fazer as atividades proposta.




EE PADRE ANTÃO
7ºA – 7ºb – 7ºC
Ensino Fundamental II
ARTE
Professora Julia Rocha
3º BIMESTRE – POSTAGEM 2

TEATRO

Arte: Pode se definir a arte como uma forma de expressão por meio de uma linguagem, uma
modalidade artística, uma técnica. É um fazer, refletir, criticar, contextualizar, provocar, causar
estesia, fruir e expressar o que está sentindo através do teatro, da dança, da música, das artes
visuais e da arte híbrida, que mistura muitas destas linguagens em uma montagem única.
Artesanato: Envolve o fazer artístico com os saberes populares, oriundos de uma
determinada localidade, feito manualmente e de forma não industrializada, mas que gera
manutenção, divulgação e sustento da cultura popular de uma região.
Design: É a forma que um determinado produto tem, referindo-se ao seu formato com
linhas rebuscadas, desenhadas e funcionais. O artigo de design tem um estudo por trás de sua
concepção.
Folclore: Conjunto de saberes, costumes, causos, histórias, cantigas, danças e músicas,
tradições e crenças de um povo. a transmissão destes saberes é de geração para geração,
variando de cada região e povo do mundo.
Eurocentrismo: É uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua
cultura, seu povo, suas línguas etc.) como o elemento fundamental na constituição da
sociedade moderna, sendo, necessariamente, a protagonista da história do homem.
Narrativa: É uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história (notícias de jornal,
história em quadrinhos, romances, contos e novelas). As narrativas são expressas por diversas
linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela
representação (linguagem teatral) etc.
Teatro de Animação – É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto
“intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a
plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com
o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no
boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas
que ganham vida e interpretam as personagens.
Existem inúmeros tipos de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá
vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica
do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios presos em suas
articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos
de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou
computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel
contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku (
técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros.

Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo: Manifestação
contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola em cena outros
elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que contracenam com atores e
manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras
animadas. Grupos experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus
espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes,
pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos
ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas.
Teatro Bunraku: nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o
povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma
roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das
mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro
movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas.
Vale ressaltar, que o teatro de animação é muito utilizado na televisão brasileira, como recurso
lúdico. Dessa forma, citamos, a seguir, alguns programas utilizam e/ou utilizaram desse recurso
teatral: Programas nacionais e internacionais de televisão que utilizavam a manipulação de
bonecos e fantoches:
Nacionais: Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocóricó, X-Tudo, Glub Glub, TV
Colosso, Vila Sésamo, Programa Mais Você (Louro José), Programa do Ratinho (Xaropinho
e Tonico), Programa da Eliana (Melocoton, inicialmente era um fantoche), Topo Gigio
(finais dos episódios).
Internacionais: The Muppets, Beakman’s World (O Mundo de Beakman), ALF (ALF O
E.Teimoso), Dinosaurus (Família Dinossauro), Lazy Town, Topo Gigio ( Itália).
Companhias de Teatro de Animação e Manipulação, seguem alguns exemplos:
Paulistas: Arte & Manhas / Galhofas & Dramas, CIA TRUKS - Teatro de Bonecos, Pia
Fraus Teatro, Cia Articularte;
Nacionais: Grupo Giramundo (Belo Horizonte/MG), Grupo Sobrevento (São Paulo/SP e
Rio de Janeiro/RJ), Armatrux (Belo Horizonte/MG);

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

RESPONDA

1. Você já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches,

dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?

Comente como foi a sua experiência.

2. Onde você assistiu a esse teatro? Foi em um ambiente fechado ou em um local aberto?

Na TV ou internet?

3. Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco

“ganha vida” no palco?


4. Conhece algum artista, grupo, coletivos cênicos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros,

que participaram da produção de espetáculos de teatro de animação?

5. Em seu bairro, cidade ou região existem algum artista, grupo, coletivos cênicos que

participaram da produção de espetáculos de teatro de animação?

Na igreja que você frequenta? Quais?

6. Depois de ler o texto, você pode dizer qual a diferença entre Arte e Artesanato?

Comente

7. O que é Folclore? Você conhece algum personagem folclórico ou alguma lenda

brasileira?

8. A prática do teatro de animação é muito utilizada em programas infantis. Dos que foram

citados acima, quais você já assistiu?


ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO

Observe atentamente as seis imagens que estão na página 11 do Caderno do Aluno –

Volume 3. Escreva o que você observa em cada imagem, procure identificar o maior

número de detalhes em cada uma delas.

1. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos de Alice no País das Maravilhas. Fonte: Amábile Talita

Cavalini/Caraguatatuba/ 2019

2. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos de Os Três Porquinhos. Fonte: Amábile Talita

Cavalini/Caraguatatuba/ 2019

3. Cenário de montagem do Teatro de Bonecos. Fonte: Amábile Talita Cavalini/ Caraguatatuba/ 2019

4. Mesa de som. Fonte: Edu Santos “Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2020”

5. Bonecos feitos com materiais reciclados. Fonte: Evania Escudeiro/ São Paulo/ 2019

6. Bonecos de Sombra. Fonte: Amábile Talita Cavalini/ Caraguatatuba/ 2019


Assista aos tres vídeos indicados abaixo. Relate o que viu/compreendeu em cada um.


1) Os três porquinhos:

teatro de sombras

https://youtu.be/pMX24VAc9cs


2) Michael Jackson

https://youtu.be/M60cgjoq-6E


3) Circus - Jordi

Bertran/ Espanha

27º Festival Internacional

de Teatro de Bonecos

Canela

https://youtu.be/SCTNwjR_-Gs

Encaminhar as atividades para o email da professora: juliartrocha@gmail.com


Atividades de Artes 3º Bimestre 8º ano B ( 5 Atividade)


PADRE ANTÃO

8ºa – 8ºB

Ensino Fundamental II

ARTE

Professora Julia Rocha

3ºBIMESTRE – POSTAGEM 2


TEATRO


Criação coletiva - No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960

e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria

com base na experimentação em sala de ensaio.

Processos artísticos coletivos e colaborativos - Pode-se dizer que em se tratando do teatro popular, a

prática da criação compartilhada (coletiva) já existe há muitos séculos. O que vemos hoje é uma

atualização dessas práticas nos processos artísticos coletivos e colaborativos.

Essa forma de criação se dá a partir da necessidade de contrapor regras pré-estabelecidas em que

espaços cênicos são exclusivos, atores têm a função única de cuidar de suas personagens, o texto é

restrito somente ao seu autor e o jogo cênico, ao diretor, ou seja, uma maneira funcionalista de

procedimentos.

Esses processos de participação coletiva e colaborativa permitem a participação de todos mostrarem seus

conhecimentos e talentos na elaboração da obra teatral.

Atividade 1 – Sondagem

Levantamento de conhecimentos que você aluno(a) tem sobre as diferentes funções (atividades

desenvolvidas) teatrais, como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos

e quais tecnologias e recursos digitais que eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e

compartilhar práticas e repertórios artísticos.

RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO, NUMERANDO AS RESPOSTAS

1. Quais as diferentes funções teatrais vocês lembram?

2. Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um

colaborativo?

3. Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar,

práticas e repertórios artísticos?

4. Quais tecnologias e recursos digitais os profissionais em teatro utilizam para produzir,

registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?


Atividade 2 – Apreciação

a) Leia atentamente a TABELA QUE CONTÉM A INDICAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTADAS POR

PROFISSIONAIS DO ESPETÁCULO TEATRAL (página 10 - apostila de Arte – Volume 3 – Aluno)

As funções estão distribuídas em 4 áreas profissionais que são:

Área Técnica - Área Artística - Área de Comunicação e Imagem - Área Administrativa


b) Leia o texto “ASDRÚBAL TROUXE O TROMBONE – UM PROJETO ARTÍSTICO COLETIVO DE

CRIAÇÃO COLETIVA” (página 11 - apostila de Arte – Volume 3 – Aluno)


c) Após a leitura do texto, RESPONDA NO CADERNO, NUMERANDO AS RESPOSTAS

1. Compreenderam as características dos processos artísticos coletivos e colaborativos teatrais?

2. Como a função dos profissionais se modifica nestes processos de criação? Comente.

3. Com o uso das tecnologias e recursos digitais, mudou o modo de acessar, apreciar, produzir,

registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos? Justifique.

4. De que maneira podemos acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e

repertórios artísticos de modo reflexivo, ético e responsável?

5. É prática comum, antes do início de um espetáculo teatral, os responsáveis avisarem se o

espetáculo pode ser fotografado ou filmado., porém muitas pessoas desobedecem a este aviso

registrando e publicando cenas em Redes Sociais. Qual sua opinião sobre o fato? Quais

soluções você indicaria para resolver este problema?



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